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Artigo 10 min read

36 palavras que vendem: o que falar em uma negociação?

Por Zendesk

Última atualização em 14 Abril 2023

Vendedores sabem da importância de incluir palavras que vendem em seu discurso comercial. Seja pela forma como você as usa, o significado que carregam ou mesmo a entonação como elas são ditas, palavras possuem um grande poder.

Essa influência pode ser para o bem ou para o mal. Afinal, se por um lado existem palavras poderosas que te ajudam a direcionar um comprador a avançar nas etapas da jornada de compra, por outro existem aquelas que colocam tudo a perder. 

Logo, aprender como usar de forma correta as palavras de impacto para vendas é indispensável para o sucesso do negócio, e é sobre elas que vamos falar, a seguir. 

Para ajudar na leitura deste artigo sobre palavras chaves para vendas, dividimos este conteúdo da seguinte forma:

  • como usar as palavras de impacto para vendas e sua importância;
  • exemplos de 36 palavras que vendem e como você pode usá-las em suas negociações;
  • o que NÃO dizer em vendas

Vamos aprender então um pouco mais sobre palavras que vendem e como você pode utilizá-las no seu dia a dia no trabalho.

O uso de palavras de impacto para vendas e sua importância

Escolher muito bem quais palavras de impacto para vendas é uma preocupação antiga. Contudo, somente há poucas décadas os termos mais eficientes para conversão de clientes começaram a ser estudados e agregados às estratégias de marketing e neuromarketing.

Por diversas vezes o uso dessas palavras funcionam como gatilhos mentais, despertando estímulos emocionais que vão direcionar uma pessoa a determinada decisão.

Na prática, os gatilhos mentais são estímulos que o cérebro humano recebe que levam uma pessoa a decidir algo.

Palavras podem funcionar como esses impulsos à ação em direção à compra, logo precisam ser muito bem escolhidas ao longo de uma apresentação, negociação, nas respostas às objeções e em todas as etapas do funil de vendas

Tendo em vista o poder que as palavras de impacto para vendas, e seus resultados, a atenção sobre elas passou a ser ainda maior. 

Afinal, a comunicação é parte primordial do marketing e do setor comercial, e você precisa fazê-la da maneira mais eficiente possível.

36 palavras que vendem e como você pode usá-las em suas negociações

A seguir, vamos conhecer quais são as palavras que vendem e que precisamos dar mais atenção durante nossa comunicação com consumidores em potencial:

  1. Agora: é uma palavra de impacto para vendas. Traz com ela um senso de urgência que muitas vezes funciona como o empurrão final que seu cliente precisa para aceitar uma proposta. Um “agora” bem colocado impede que a decisão seja adiada;
  2. Autêntico: a palavra autêntico traz segurança e pode ser usada para descrever características físicas ou abstratas de um produto. Quando você usa a palavra autêntico para algo, demonstra que não há outra opção mais segura;
  3. Barato: barato é uma palavra poderosa que você deve usar com muito cuidado, pois o seu mau uso pode fazer com que o produto ou serviço perca valor. Isso pelo fato de que um produto pode estar com o preço barato ou ele pode ter aparência e qualidades baratas. Portanto, use com cuidado e apenas em momentos realmente apropriados;
  4. Comprovado: essa é aquela palavra que também traz segurança e conforto. Quando algo é comprovado por especialistas, por exemplo, automaticamente é esperado que seja funcional e apresente bons resultados;
  5. Confiável: seguindo o mesmo princípio, a palavra confiável traz segurança e conforto;
  6. Consenso: essa é uma palavra-chave para vendas. Um consenso leva a uma união, um comum acordo sobre algo, algo que outras pessoas também concordam. Portanto, algo que dispensa discussão;
  7. Economize: uma palavra clássica no meio publicitário, porém, que não sai de moda. Afinal, quem não quer economizar? É um ótimo exemplo de palavra que vende;
  8. Evite: usada como forma de substituir o uso da palavra “não”. Por exemplo: ao invés de falar “não faça” fale “evite fazer”, ao invés de “não desperdice” fale “evite o desperdício”;
  9. Faço: a palavra “faço” também vem para substituir outra. No caso dela, pode ser usada para substituir frases como: “posso fazer”, “vou tentar”. Adicionando uma pitada de firmeza à comunicação, trazendo segurança ao que é falado;
  10. Garantido: seguindo essa mesma linha de termos que trazem a sensação de segurança, a palavra “garantido” é uma grande aliada do seu discurso. O fato de você garantir algo coloca a responsabilidade sobre você, portanto, use com cuidado;
  11. Genuíno: assim como a palavra “autêntico”, a palavra “genuíno” descreve uma característica segura para a escolha daquele produto. Ela demonstra que o cliente terá o melhor disponível daquilo que ele conhece;
  12. Grátis: tem palavra melhor para se ouvir do que “grátis”?! Quem não gosta de receber algo de forma gratuita que levante a mão;
  13. Imagine: essa é uma palavra muito boa para fazer com que seu cliente visualize uma situação ideal sobre algo que você deseja demonstrar. Uma boa forma de compartilhar a sua visão;
  14. Impulsionar: essa é uma palavra que ganhou muito uso nos últimos anos e é muito bem vista quando você quer apresentar que algo teve ou pode oferecer uma melhoria além da esperada;
  15. Incrível: esta é uma palavra poderosa que chama a atenção e faz com que as pessoas voltem sua atenção para o que está sendo apresentado;
  16. Inspirador: assim como a própria palavra, apenas o fato de ouvi-la já nos faz sentir motivados. Uma boa palavra para trazer um pouco mais de subjetividade;
  17. Legítimo: mais um termo da lista de palavras que vendem que transmite segurança ao comprador. Assim como “autêntico” e “genuíno”;
  18. Motivo: mostrar o motivo ou a razão de algo pode ajudar a fazer seu cliente entender melhor certas questões, caso você sinta que ele pode não entender certa situação. Portanto, justifique-se dando uma razão para aquilo que necessita de um motivo concreto;
  19. Nome do cliente: repetir o nome do seu cliente cria uma sensação de conexão muito importante para as vendas;
  20. Novo: a palavra “novo” traz consigo muitas características que apreciamos. Portanto, quando algo é novo, geralmente temos a impressão de que tudo está correto e sem defeitos;
  21. Oficial: assim como “genuíno”, o termo “oficial” transmite uma impressão de segurança sobre um produto ou serviço. Compartilhando a ideia de que você está recebendo o melhor, pois a solução foi criada e desenvolvida pela “marca oficial”;
  22. Oportunidade: entre as palavras chave para venda mais usadas, “oportunidade” tem um lugar especial no processo de compra e venda. Apesar de muito utilizada e até mesmo desgastada, ela traz consigo um senso de urgência e escassez que funciona muito bem em determinadas estratégias de persuasão;
  23. Ousado: uma palavra de impacto para vendas que traz consigo a ideia de inovação. Pode se encaixar muito bem em certos momentos e produtos;
  24. Prático: dependendo do nicho de mercado que você está, seus produtos podem chamar grande atenção por serem um pouco complexos. Use o termo “prático” para reforçar a simplicidade por trás dos diferenciais de seu produto;
  25. Primeiro: entre as principais palavras que vendem, essa está sempre lá, sendo usada como gatilho mental de exclusividade. Por exemplo: “seja o primeiro a testar…”. Além disso, ela também pode ser usada para divulgar notoriedade sobre sua empresa, ao falar que sua empresa “foi a primeira a…”;
  26. Resolver: como ela própria diz, use o termo para mostrar que o item ou serviço pode resolver alguma dor de seu cliente. Todos nós queremos ouvir alguém dizendo que vai resolver algum de nossos problemas, não é mesmo?!;
  27. Robusto:  deve ser usada para falar de produtos completos ou seguros, que não podem quebrar facilmente. Uma palavra forte que ajuda a passar essa imagem de resistência e confiança que seu cliente precisa;
  28. Sem esforço: mais uma das palavras que tiram “peso” de seus clientes ao fazer com que eles se tranquilizem quanto a alguma preocupação. Quando você diz “sem esforço”, você abre espaço para um “sim”.
  29. Simples: dificuldade todos nós passamos no dia a dia de nossas empresas. Quando um vendedor aparece, nós precisamos de soluções simples para nossas dores.
  30. Solução: essa é, sem dúvida, uma das palavras chave para vender. Muito usada desde sempre também, passa de forma simples o objetivo daquilo que você quer vender: uma solução.
  31. Transformar: assim como “converter”, essa é uma palavra que remete a uma mudança completa. Portanto, você pode se sair muito bem ao usá-la, se o seu cliente espera algo assim de você;
  32. Único: uma ótima palavra para transmitir exclusividade. Para aquele cliente que precisa se sentir diferenciado, nada melhor do que ele ouvir a palavra “único”;
  33. Vantagem: é comum que os clientes busquem vantagens em suas compras e só se sintam realizados quando percebem o benefício que será atingido. Por isso, inclua o conceito em suas abordagens;
  34. Veja: ótima para você tomar a palavra de novo, sem precisar demonstrar concordância ou não em uma conversa com seu cliente. Uma forma neutra de ter a palavra de novo: “Veja bem…”;
  35. Verdade: uma ótima palavra para demonstrar concordância com seu cliente e criar empatia. Quando ele disser algo que você concorde, use essa palavra para corroborar com ele. Ao concordar usando a palavra “verdade” você reforça confiança na relação;
  36. Você: muito usado nas publicidades, o “você” é simples e direciona a mensagem como poucas palavras. 

O que não dizer em vendas?

Como já vimos anteriormente, às vezes uma simples palavra dita na hora errada pode colocar tudo a perder.

Há algumas dicas que já são bem conhecidas, como evitar o uso da palavra “não”, que pode trazer negatividade para uma negociação ou até mesmo facilitar uma associação negativa ao seu produto.

Falar com o seu cliente que você “acha” algo sobre seu produto, serviço ou qualquer coisa relacionada a sua venda, também não é uma boa ideia. Você é um vendedor e precisa passar credibilidade sobre seus produtos e sua empresa.

Evite fazer críticas ao produto ou empresa concorrente. Esse tipo de comportamento pode passar uma imagem ruim sobre você. 

Você não sabe se o cliente conhece, usa ou já experimentou e gostou do produto de seu concorrente. 

Ao fazer uma crítica você corre o risco de criar uma discordância onde só quem tem a perder é você.

Pronto para treinar estas palavras poderosas?

Agora que você conhece uma lista de palavras que vendem e sabe quais podem te ajudar no seu dia a dia, vai ficar ainda mais fácil dominar as negociações que você precisar fazer.

Vá distribuindo os termos em suas conversas e com o tempo isso vai se tornar natural para você. 

Além da escolha certa de palavras poderosas, lembre-se que um processo comercial atual precisa contar com um CRM de vendas, que irá organizar todos os prospects da marca de acordo com o funil de vendas, armazenando e facilitando a atualização do funil de conversão. 

A Zendesk oferece uma ferramenta de vendas que permite que seu time transforme conversas em conversões, facilitando a gestão do pipeline de vendas, mantendo o time focado nos leads e nas oportunidades de maior valor. 

Ficou interessado? Então, assista ao vídeo abaixo para conhecer mais sobre nossas soluções e faça uma avaliação grátis!

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