Artigo • 6 min read
5 técnicas de vendas mais eficientes do mercado
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 15 julho 2022
Você possui boa oratória, mas precisa aprimorar as suas técnicas de abordagem? Essa é uma das maiores dificuldades enfrentadas por todos que integram alguma equipe comercial.
Por isso, selecionamos 5 técnicas de vendas para facilitar a sua negociação. Até porque, com metodologias de vendas variadas você não é surpreendido durante a reunião com clientes, sabendo fazer boas escolhas de argumentos.
Elas são a base para alcançar o sucesso e atingir os resultados esperados. Apenas as boas técnicas conseguem alavancar as suas vendas e fidelizar cada vez mais os consumidores.
Benefícios das técnicas de abordagem
As técnicas de vendas, são maneiras de conduzir a negociação com foco em gerar relacionamento e fazer o cliente comprar seu produto ou serviço.
Não importa o tipo e a forma de abordagem escolhidos. É extremamente relevante que a técnica de vendas se baseie em um diálogo positivo, transparente e informacional.
Elas precisam ofertar muito além de apenas informações de produtos e serviços. As melhores técnicas de vendas oferecem soluções que resolvam os problemas dos clientes. Ou seja, elas focam nos benefícios e nos diferenciais do que está sendo vendido.
Flexíveis, as técnicas de abordagem são adaptáveis e personalizáveis em qualquer tipo de negociação e mercado de atuação da empresa. Logo, é preciso entender o contexto para escolher quais serão as mais indicadas para usar.
Por isso, você precisa conhecer as técnicas de vendas que costumam mais apresentar resultados em prospecção, captação e fidelização de clientes.
5 técnicas de vendas eficientes
1. Domine as características e os benefícios do que é vendido
Conhecer profundamente todas as informações do seu produto ou serviço é essencial para desenvolver qualquer tipo de negociação.
Como o vendedor vai indicar algum item da empresa se ele não domina os seus detalhes técnicos? Como o cliente vai confiar no vendedor se ele perceber que a explicação está confusa e superficial?
Por isso, a primeira das 5 técnicas de vendas é fundamental para tornar a negociação mais consultiva. Ao dominar minuciosamente as informações sobre a marca e os produtos e serviços vendidos, é possível saber quais são os diferenciais competitivos e as desvantagens entre mercadorias parecidas.
Além disso, essa metodologia de venda gera mais confiança e credibilidade no trabalho do vendedor e agrega valor ao produto ou serviço.
Algumas dicas do que estudar sobre os seus produtos e serviços:
qual a diferença entre o seu produto/serviço e o do seu concorrente?;
qual é o diferencial do produto/serviço?;
como o seu produto/serviço ajuda os clientes?
Um fator muito importante a se destacar aqui é: não critique a concorrência. Deixe o tom da sua conversa mais animado, inspirador e positivo. Foque no que você tem a oferecer e deixe que o cliente reflita e faça essa comparação entre marcas.
Se quiser entender mais sobre esse assunto, leia o artigo Análise de concorrência: 5 atalhos + 7 ferramentas para aprender na prática.
2. Conheça o seu cliente
Depois de estudar profundamente a sua empresa e os produtos e serviços oferecidos, chegou a hora de conhecer o seu cliente para aplicar umas das principais técnicas de vendas.
Mas, o que significa conhecer bem o cliente? Isso quer dizer para pesquisar e compreender as necessidades e as dores enfrentadas por ele e pelo mercado do qual faz parte.
Ao criar esse conhecimento, é possível optar pelas técnicas de abordagem mais eficientes em determinado contexto, além de oferecer os produtos e os serviços adequados para suprir suas carências corporativas.
Para entender melhor, veja um exemplo abaixo.
O cliente quer uma geladeira espaçosa, mas econômica. Durante a aplicação de uma dessas 5 técnicas de vendas, você descobre que ele, na verdade, precisa do produto para abrir uma pequena padaria. Ao conversar, entende a expectativa de demanda do pequeno negócio e oferece uma geladeira mais adequada para a situação.
Ou seja, ao unir todo o seu conhecimento sobre o produto e as necessidades do cliente, o vendedor consegue oferecer o modelo mais adequado, aumentando as chances de vendas.
O cliente é sempre o foco e deve ter suas necessidades atendidas, independente das metodologias de vendas utilizadas.
3. Saiba escutar as objeções
Após usar algumas dessas 5 técnicas de vendas é preciso ser compreensivo ao ouvir um “não vou comprar agora”. Não insista, não sufoque o seu cliente caso escute alguma objeção.
A dica é ainda manter um relacionamento com ele para, quem sabe, no futuro, ele comprar com você. Afinal, os contextos mudam e você pode se aproveitar deles.
Na conversa com o cliente, faça perguntas abertas para entender o que ele quer, os motivos, seus limites e suas dúvidas. Assim, você anota o telefone, o nome e o produto de interesse. Mas, por que fazer isso? Vamos explicar!
Uma pessoa entrou na loja de móveis que você trabalha e adorou uma mesa de jantar. Após conferir detalhes técnicos e as especificações de tamanho do produto, ele chegou à conclusão que ele gostaria de uma mesa com seis lugares. Mas, no final, disse que iria pesquisar em outros locais e voltaria ali caso precisasse.
Depois de uma semana desse ocorrido, a loja inicia preços promocionais de todas as mesas. Como você já tem todos os dados do cliente anotados, faz uma ligação e conta a novidade, falando que o desconto é por tempo limitado.
E, se for possível, você pode ainda oferecer mais benefícios, como formas de pagamento mais atrativas.
Entendeu o motivo de nunca desistir de uma venda? É muito importante coletar e armazenar os dados de leads e entender o momento certo de realizar uma das 5 técnicas de vendas novamente.
4. Fidelize seu cliente
Se você acha que iríamos abordar apenas 5 técnicas de vendas antes e durante a negociação, achou errado! Até porque, precisamos destacar a importância de um pós-venda eficiente.
Afinal, fidelizar clientes e investir na recorrência da compra é tão importante quanto captar novos clientes.
E a fase da jornada do cliente que garante essa fidelização é um excelente pós-venda. O vendedor pode ligar para o cliente e perguntar o que achou do produto ou do serviço, por exemplo.
Ou ainda mandar um e-mail ou uma mensagem agradecendo pela compra e pedindo um feedback da qualidade da entrega e do produto.
<div id="in-content-banner" class="js-in-content-banner in-content-banner banner-green"5. Mantenha-se atualizado
A última das 5 técnicas de vendas é o aprendizado contínuo sobre as tendências do mercado de atuação da sua empresa e dos produtos e serviços oferecidos por ela e ainda sobre a sua área profissional.
Como o mercado é bastante dinâmico, assim como as necessidades e as demandas dos clientes, é preciso acompanhar essas transformações e sazonalidades. O que está sendo eficaz agora, pode não ser mais daqui a alguns meses.
A dica é ler notícias, livros e revistas e participar de cursos e treinamentos específicos para equipe comercial. Dessa forma, você terá uma bagagem relevante de conteúdo e conhecimento mercadológico que pode fazer a diferença durante a negociação.
Gostou de saber quais são as melhores técnicas de vendas que funcionam no dia a dia? Elas podem parecer simples, mas, na verdade, até são. Por isso mesmo são tão eficientes.
Essas principais técnicas de vendas englobam tudo o que é necessário aprender antes de escrever aquele roteiro de argumentos antes de uma reunião. Estude, analise, compare, busque inovações e comprovações dos argumentos em pesquisas e estudos recentes.
Assim, aplicar essas 5 técnicas de vendas vão ajudar você a bater suas metas e conquistar os resultados tão desejados!
Se quiser potencializar ainda mais o seu processo comercial, faça um teste gratuito do software de CRM de vendas e relacionamento com o cliente da Zendesk. Entre muitas funcionalidades inteligentes e estratégicas, ele oferece melhor visibilidade do pipeline e da receita das equipes comerciais.