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Abordagem de cliente via WhatsApp: como fazer da melhor forma?
Por Zendesk
Última atualização em 1 novembro 2024
Como a sua empresa aplica a abordagem de cliente via WhatsApp? Será que utiliza todo o potencial desta ferramenta para criar a melhor experiência para o seu público?
Neste artigo, vamos ajudar você a responder essas e outras perguntas sobre o assunto.
Vale lembrar que se a sua empresa ainda não utiliza o WhatsApp, deveria adotá-lo como um dos canais para chegar até seu cliente. Isso porque a plataforma é uma das mais populares, tendo ultrapassado a marca de 2 bilhões usuários no mundo todo, segundo o site SinchEngage.
Quando falamos especificamente do Brasil, esta realidade não é diferente. O WhatsApp é realmente onde as conversas acontecem, com 147 milhões de pessoas com uma conta, o que representa 99% dos smartphones, segundo a mesma pesquisa.
As organizações não ficam de fora: o SinchEngage também confirmou que 95% das empresas usam o WhatsApp. Isso significa que são cerca de 5 milhões de empresas de todos os tamanhos aproveitando o WhatsApp Business ou WhatsApp Business API para falar com seus clientes.
Ainda sobre a utilização do WhatsApp por organizações, a pesquisa “Panorama Mensageria”, revelou que 82% dos usuários utilizam o aplicativo para falar com as instituições com o principal intuito esclarecer dúvidas e obter informações.
Além disso, segundo a mesma pesquisa, 69% dos clientes utilizam o aplicativo para suporte técnico e 62% para fazer compras de produtos e serviços. Surpreendentemente, cerca de 54% dos entrevistados estão de olho em promoções, enquanto 39% aproveitam o aplicativo para cancelar serviços.
Parece que o WhatsApp se tornou um verdadeiro hub para as necessidades do consumidor moderno, com um enorme potencial para relacionamento entre marcas e consumidores, não é mesmo?
Se você quer saber como enviar mensagem de abordagem ao cliente pelo WhatsApp que seja certeira, continue a leitura e aprenda como converter leads em clientes – tudo a partir de uma boa estratégia de comunicação nesta ferramenta.
Boas práticas na abordagem de cliente via WhatsApp
Enviar uma mensagem de abordagem ao cliente pelo WhatsApp pode ajudar a atraí-lo ou afastá-lo, já que o aplicativo é uma ferramenta de comunicação pessoal, onde as mensagens são percebidas como significativas e individuais.
Aqui vão algumas boas práticas do que fazer na abordagem de cliente via WhatsApp que sua equipe pode e deve adotar:
1. Utilize o WhatsApp Business
Os perfis comerciais são recomendados para empresas no WhatsApp e permitem que sua equipe adicione informações sobre o seu negócio, como:
- o nome da empresa;
- endereço;
- categoria;
- catálogo de produtos e serviços;
- descrição;
- imagem da sua marca;
- e-mail;
- site.
A ferramenta também permite que você cadastre uma frase de resposta automática, recurso conhecido como quick reply. Desta forma, o cliente não precisa esperar pela confirmação de recebimento de mensagem.
Além de conferir uma identidade comercial para sua marca, realizar a abordagem de cliente via conta do WhatsApp Business aumentará sua credibilidade aos olhos de quem entra em contato com você.
2. Utilize o WhatsApp API
A versão do WhatsApp API é recomendada para empresas de médio a grande porte. Essa integração oferece diversas vantagens, como a não necessidade de um celular ativo para utilização, por exemplo.
Isso significa que sua empresa não fica restrita ao aplicativo e pode realizar múltiplos atendimentos simultaneamente.
O WhatsApp API também permite criar fluxos de conversas automatizadas, o que garante maior agilidade no atendimento ao cliente e autonomia para a equipe.
Aprenda também: O que é API? Vantagens e aplicações.
3. Seja casual, porém profissional
O WhatsApp é onde muitos consumidores interagem informalmente com seus amigos, portanto, ser confiável, familiar e criativo em suas mensagens comerciais é essencial.
Suas campanhas dentro desse aplicativo de mensagens devem refletir (e respeitar) o tom pessoal deste canal, sem abrir mão do profissionalismo. Afinal, você e seu time falarão em nome do seu negócio.
Portanto, mantenha um equilíbrio entre a casualidade e a profissionalidade ao se comunicar com os clientes no WhatsApp.
4. Vá direto ao ponto
Mantenha suas respostas curtas e diretas no WhatsApp. Os clientes que conversam no app provavelmente estão engajados em outra atividades ou se deslocando de um lugar ao outro enquanto checam o telefone.
É melhor manter as respostas o mais concisas possível, tornando-as fáceis de ler rapidamente. Se sua resposta não couber na tela de um smartphone, é muito longa.
Aprenda como fazer atendimento via WhatsApp com 5 dicas para começar!
5. Seja criativo
Como o WhatsApp permite comunicações multimídia – como fotos, documentos, vídeos, compartilhamentos de slides e muito mais – as marcas têm a liberdade para serem criativas em suas conversas.
Ao ir além de um simples texto, você pode transmitir o espírito da sua marca de maneiras inovadoras para criar conexões com os clientes ainda mais envolventes.
6. Seja produtivo
O WhatsApp oferece a possibilidade de criar listas de transmissão, por meio das quais você envia mensagens para múltiplos contatos ao mesmo tempo, o que simplifica a comunicação em massa.
Além disso, é possível usar os recursos de etiquetas para organizar e categorizar as conversas com os clientes. Isso facilitao acompanhamento de cada interação e o fornecimento de um serviço mais personalizado e eficiente.
Saiba o que escrever na mensagem automática do WhatsApp Business com 5 modelos para se inspirar.
7. Utilize chatbots para enviar mensagem para clientes no WhatsApp
Como alternativa para agilizar o atendimento, o chatbots no WhatsApp é uma ótima opção. Na versão API do aplicativo, esses assistentes virtuais ficam disponíveis 24 horas por dia e demandam pouca manutenção.
Essa opção é interessante porque muitas das consultas dos clientes são repetitivas e usar o chatbot para responder a essas perguntas ajuda a economizar tempo tanto para a empresa quanto para o consumidor.
Contudo, embora a utilização do chatbot para o contato inicial seja uma solução prática, é importante que a continuidade do atendimento seja humanizado.