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O que são AdTechs e por que investir nessas ferramentas?
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 13 dezembro 2022
Você sabe o que é AdTech? Talvez até saiba do que se trata, mas não está ligando o uso dessa tecnologia ao nome que ela leva.
AdTech é um termo utilizado para nomear algumas tecnologias que as empresas costumam utilizar na hora de preparar as estratégias de publicidade da empresa, e essa ferramenta, quando alinhada ao chamado MarTech, amplia ainda mais os resultados, que passam a atingir também as estratégias de marketing do negócio.
Essa é apenas uma das diversas tecnologias que têm sido aplicadas no dia a dia dos empreendimentos, e, fortalecidas pelo avanço da transformação digital, essas estratégias tendem a se tornar cada dia mais comuns
Isso fica claro quando observamos que 75% das empresas anteciparam a aquisição de novas tecnologias em 2020, como levantado pelo relatório de tendência da experiência do cliente 2021, da Zendesk.
Para que você entenda com mais detalhes o que é AdTech, continue essa leitura e aproveite o aprendizado!
O que é Adtech?
O termo AdTechs surgiu da união das palavras asversiting (publicidade) + tecnology (tecnologia), que se referem a tecnologias voltadas para a análise e administração de publicidade no universo digital.
Ou seja, trata-se de ferramentas usadas para a análise e gerenciamento de campanhas publicitárias, a fim de garantir uma melhor entrega dos anúncios digitais aos clientes.
Essas ferramentas são essenciais para que os negócios consigam gerenciar suas ações digitais, e são muito importantes na identificação dos reais resultados das estratégias de mídias pagas desenvolvidas pelo setor de publicidade das empresas.
Como surgiram as AdTechs?
Assim como outras tecnologias, as AdTechs surgiram com o avanço da transformação digital, para suprir uma necessidade de gerenciamento da publicidade no ambiente digital.
Essa estratégia foi evoluindo com o passar dos anos, e hoje, auxilia as empresas a lidar com a compra de mídias, e principalmente com a identificação de potenciais clientes no universo digital.
Como as AdTechs funcionam?
As AdTechs utilizam ferramentas que captam dados constantemente, e com esses dados geram informações relevantes para a análise, gestão e entrega de anúncios.
Todas as informações utilizadas no desenvolvimento de novas publicidades para uma empresa, são coletadas por meio de redes sociais ou plataformas de suporte e vendas, e, por meio dessas informações são criados anúncios mais direcionados ao público-alvo do negócio.
Confira a seguir alguns exemplos de AdTechs usados nesse processo.
Exemplos de AdTechs
Agora que já entendemos o que é AdTech, e como essa estratégia funciona, é chegado o momento de identificarmos algumas das ferramentas tecnológicas onde essa técnica pode ser implementada. Confira!
Plataforma de demanda (DSP)
A plataforma de demanda (DSP) é um software onde anunciantes compram anúncios de vídeo, display e dispositivos móveis, a fim de melhorar o alcance dos seus leads específicos.
Esse é um exemplo de AdTech muito utilizado, pois, por meio desse tipo de plataforma os negócios conseguem avaliar anúncios de uma maneira mais estratégica, e assim definem o momento e o orçamento de impulsionar ou não uma propaganda.
Publicidade programática
A publicidade programática é um tipo de AdTech que utiliza a tecnologia dos algoritmos, e a automação do fluxo de trabalho e machine learning, para comprar e também veicular anúncios publicitários.
Essa ferramenta tem muitos benefícios, pois, utilizando essa estratégia as empresas tornam seus anúncios mais eficientes, com um alcance mais focado e otimizado, graças a possibilidade de veiculação das propagandas em tempo real.
Balcão de negociação de agências (ATD)
O balcão de negociação de agências (ATD) é uma ferramenta utilizada no planejamento das publicidades de um empreendimento, e, por meio dessa plataforma as empresas conseguem gerenciar suas demandas e também comprar ou vender anúncios.
O ART funciona de maneira como um CRM, armazenando informações de demandas, e gerando lances em anúncios, conforme surgem as necessidades. Essa é uma ferramenta muito utilizada por grandes empresas, e que também pode ser contratada por empreendimentos menores.
Servidor de anúncios
Um servidor de anúncios é um exemplo de AdTech utilizado na veiculação de propagandas em um site ou aplicativo. Esse tipo de ferramenta gera relatórios com as métricas de desempenho dos anúncios, e também possui tecnologia de automatização.
O gerenciador de anúncios para Facebook é um exemplo muito utilizado de servidor de anúncios, que permite que as empresas criem campanhas pré-moldadas, que podem engajar publicidades, criar tráfego específico, aumentar as conversões e muito mais.
E MarTech, o que é?
Assim como o AdTech, MarTech também é uma palavra que surgiu da união de outros dois termos, sendo eles marketing + technology, que representam o uso de tecnologia no Marketing.
Basicamente, podemos definir que todas as empresas que recorrem à tecnologia em suas estratégias de marketing digital, estão desenvolvendo um trabalho de MarTech em seus empreendimentos.
Além disso, o conceito de MarTech está ligado a três principais tecnologias, sendo elas: o Web Analytics, o CRM e a automação das estratégias de marketing da empresa.
Quais as diferenças entre AdTech e MarTech?
Só de ler os conceitos de AdTech e MarTech a principal diferença entre esses conceitos já fica nítida!
Basicamente, enquanto o uso da tecnologia em AdTech está relacionado a publicidade, as MarTech dizem respeito a utilização da tecnologia em questões ligadas ao marketing.
Para exemplificar a diferença, podemos pensar que em AdTech a tecnologia é aplicada ao gerenciamento de campanhas publicitárias feitas digitalmente, já as MarTech ficam na análise de SEO, Email Marketing, Marketing de conteúdo e outras questões específicas do marketing.
Por que investir em AdTech?
Essa ferramenta estratégica, auxilia que as empresas alcancem muitos resultados de maneira mais expressiva, e dentre os benefícios do AdTech, podemos destacar:
- o aumento de vendas;
- o reconhecimento da marca;
- maior transparência das ações do negócio;
- o gerenciamento mais inteligente das publicidades;
- redução de custos;
- dentre outros.
É nítido que a tecnologia impulsiona os negócios a desenvolverem melhores ações de vendas, e, quanto mais ferramentas tecnológicas as empresas utilizarem, maiores serão os benefícios para os empreendimentos.
Por isso, investir em AdTechs e outras soluções automatizadas, como um software de atendimento e suporte personalizado, são maneiras dos negócios se comunicarem melhor com seus potenciais clientes, e ainda alcançarem resultados mais expressivos nas vendas.
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