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Artigo 16 min read

Ambiente de trabalho tóxico: 7 sinais para você ficar alerta!

Por Zendesk

Última atualização em 17 Mai 2023

ambiente de trabalho tóxico

Um ambiente de trabalho tóxico pode ser definido como aquele que afeta negativamente os trabalhadores de uma empresa, destacando que o resultado disso pode ser sentido dentro e fora dela.

Entre os motivos que levam lugares assim a afetarem a qualidade de vida dos profissionais – mesmo quando não estão em horário de trabalho – é que, geralmente, os problemas relacionados impactam na sua saúde mental e no seu comportamento.

Isso, inclusive, foi constatado em uma pesquisa realizada pela Society for Human Resource Management, SHRM, associação profissional de membros de recursos humanos da Virgínia. O estudo revelou que 3 a cada 10 trabalhadores entrevistados afirmam que a cultura da empresa os deixa irritados também em suas casas.

Se, ao saírem do espaço de trabalho, os funcionários ainda se sentem impactados, você consegue imaginar o que vivenciam e têm que lidar ao longo da sua jornada?

Considerando que, de modo geral, boa parte do dia de uma pessoa é dedicado ao emprego que tem, a quantidade de horas que ela fica em um ambiente de trabalho tóxico tende a ser superior a que a passa fora dele.

Essa condição ajuda a explicar também porque empresas que se encontram nessa situação têm tantas pessoas improdutivas e desmotivadas em seu quadro de funcionários.

Para as companhias, as consequências podem ser vistas na perda de produtividade, no aumento do número de afastamentos médicos, crescimento do turnover e em outros pontos que, no final, afetam seriamente a imagem da marca e o faturamento.

A boa notícia é que é possível evitar esses resultados insatisfatórios. E um dos principais passos para isso é saber identificar os sinais que apontam para um ambiente de trabalho tóxico.

Neste artigo, você vai conferir quais são esses indícios, as consequências de cada um e impedir que aconteçam também na sua empresa.

Continue a leitura e confira!

O que é um ambiente de trabalho tóxico?

Um ambiente de trabalho tóxico é aquele cujas ações, comportamentos, regras e rotinas da empresa comprometem a qualidade de vida e o bem-estar dos profissionais, impactando no desempenho das suas funções, na sua produtividade e nos seus relacionamentos interpessoais

Aqui, vale destacar que a toxicidade nas companhias tende a aumentar o estresse no ambiente de trabalho. Isso, consequentemente, afeta a saúde física e a saúde mental dos funcionários, fazendo com que as consequências de um lugar assim comprometa a sua vida e rotina mesmo quando estão fora dele.

Ambiente de trabalho tóxico: 7 principais consequências

Os efeitos negativos de um ambiente de trabalho tóxico vão além desses que acabamos de mencionar. Entre as consequências que mais se destacam, podemos citar:

  1. Comprometimento da relação entre empregado e empregador
  2. Maior probabilidade de acidentes de trabalho
  3. Comprometimento da imagem da empresa
  4. Queda na produtividade
  5. Perda da qualidade dos produtos e serviços oferecidos
  6. Perda da qualidade do atendimento prestado aos clientes
  7. Mais chances de responder a processos trabalhistas

1 – Comprometimento da relação entre empregado e empregador

Em um ambiente de trabalho tóxico, a relação entre empregado e empregador costuma ser seriamente comprometida. Um dos motivos são os constantes desentendimentos, comuns em situações como essa.

Também não é raro haver perda da confiança, da credibilidade e, infelizmente, do respeito. Essas são condições que podem levar os trabalhadores a questionarem a atuação e as ordens dos seus líderes, ou os gestores a duvidarem do talento, do comprometimento e da lealdade dos membros do seu time.

Não deixe de ler: “Saúde organizacional: definição, importância e 4 dicas para tornar a sua empresa mais saudável e competitiva

2 – Maior probabilidade de acidentes de trabalho

Pessoas improdutivas e desmotivadas tendem a ter o seu nível de atenção reduzido durante a execução de uma tarefa. Por conta disso, as chances de sofrerem ou de causarem um acidente de trabalho aumentam.

Dessa forma, conviver com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho pode colocar em risco a integridade física dos colaboradores. Adicionalmente, esses acidentes podem resultar em danos financeiros para a empresa, que terá que arcar com indenizações, substituição temporária do colaborador afastado, novos treinamentos, entre outros aspectos.

3 – Comprometimento da imagem da empresa

Ambientes de trabalho tóxico também afetam a imagem e reputação da empresa, o que pode refletir diretamente no relacionamento que têm com o público. Afinal, fica mais difícil encontrar clientes que queiram fechar negócio com uma companhia que não oferece um ambiente saudável para os próprios colaboradores.

Além disso, locais assim tendem a impactar na contratação de novos talentos, considerando que os profissionais costumam pesquisar sobre as empresas antes de aceitarem uma proposta de trabalho – especialmente quando falamos dessa nova geração (Gen Z) que está entrando agora no mercado de trabalho.

Sugestão de leitura: “Customer Success Team: 7 dicas para montar uma equipe de sucesso!

4 – Queda na produtividade

Um estudo realizado pela Harvard Business School revelou que 38% dos trabalhadores reduzem intencionalmente a qualidade dos seus serviços quando estão em ambiente de trabalho tóxico.

Esse comportamento faz com que empresas com esse perfil de toxicidade tenham em seus times pessoas improdutivas e desmotivadas. Isso tende a comprometer os ganhos da empresa e impedir que o time alcance o seu verdadeiro potencial na entrega de resultados.

5 – Perda da qualidade dos produtos e serviços oferecidos

Consequentemente, os produtos dessa companhia e/ou os serviços prestados também perdem qualidade, situação que reflete diretamente no que é entregue aos clientes e na experiência oferecida a eles.

Por falar nisso, você sabia que 70% dos consumidores gastam mais com empresas que são capazes de oferecer experiências mais fluidas, personalizadas e integradas?

Essa é uma das conclusões do relatório anual feito pela Zendesk sobre as tendências em Customer Experience. Na versão de 2023, o CX Trends aponta também que 62% dos consumidores acreditam que as companhias podem fazer um trabalho melhor ao personalizar suas experiências.

Quer conferir o relatório completo e ficar por dentro das principais tendências em CX para este ano? Então clica no banner e baixe gratuitamente:

Leia também: “Gestão de experiência do cliente: eleve a experiência e se destaque

6 – Perda da qualidade do atendimento prestado aos clientes

Outro fator resultante das duas consequências de um ambiente de trabalho tóxico que acabamos de citar é a perda de qualidade no atendimento ao cliente.

Para se ter uma ideia, de acordo com o nosso relatório, 49% dos consumidores querem que os agentes tenham empatia

A pergunta que fica é: como o profissional consegue atender essa necessidade quando precisa lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho que afetam a sua atuação?

7 – Mais chances de responder a processos trabalhistas

Não se pode descartar também que um ambiente de trabalho tóxico pode elevar as chances de uma empresa ser processada judicialmente. As razões são variadas, sendo as mais comuns as voltadas para danos morais, tais como assédios e discriminação.

Quais são os sinais de um ambiente de trabalho tóxico?

Agora que você tem todas essas informações, é essencial saber também como identificar um ambiente de trabalho tóxico, certo? Os indícios mais recorrentes que devem estar sob o alerta dos gestores são:

  • Baixo engajamento dos profissionais
  • Desentendimentos constantes
  • Sérios problemas de relacionamento
  • Pouca influência e/ou influência negativa dos líderes
  • Jogos de poder e beneficiamentos 
  • Aumento no número de ausências e afastamentos médicos
  • Alta rotatividade de colaboradores

Baixo engajamento dos profissionais

Como dissemos anteriormente, trabalhadores que estão lidando com a toxicidade no local de trabalho costumam perder o engajamento.

Ter um colega de trabalho tóxico faz com que os profissionais que antes eram comprometidos e entusiasmados com a empresa percam o interesse nas suas funções e em contribuir para o crescimento do negócio.

Os funcionários se sentem desmotivados em contribuir com novas ideias, em explorar sua criatividade para encontrar soluções para a empresa e clientes. Tudo parece que passa a ser feito no modo automático, sem vontade, com dedicação em executar “o mínimo do mínimo” que se espera deles.

Os colaboradores têm medo de posicionar

Em um ambiente de trabalho tóxico, os colaboradores tendem a se sentir acuados para expressar seu ponto de vista, se posicionar em determinadas situações e fazer críticas aos colegas e àqueles que ocupam posição de liderança.

Os funcionários não reconhecem o local de trabalho como um ambiente acolhedor para a expressão de diferentes perspectivas e sentem medo de sofrer algum tipo de retaliação.

Desentendimentos constantes

Desentendimentos costumam ser um dos primeiros sinais de um ambiente de trabalho tóxico. Os comportamentos que geram isso, geralmente, são falta de confiança mútua, luta por poder, comunicação ineficiente, pontos de discordância, entre outros.

Existe também a competitividade nada saudável, muitas vezes estimulada pelo próprio gestor e que coloca os funcionários uns contra os outros.

O artigo “Falta de comunicação interna: entenda os problemas que isso pode causar” pode ajudar você!

Falta de empatia

O ambiente tóxico favorece a ausência de empatia entre os colaboradores e também entre eles e os gestores. Cada um só quer saber de si e não há muita preocupação com o outro e os desafios que ele enfrenta.

Sérios problemas de relacionamento

Mas além dos desentendimentos e potenciais discussões, um ambiente de trabalho tóxico é propício para fofocas, boatos, intolerância, preconceito e bullying.

Comportamentos como esses intensificam o problema e comprometem a qualidade de vida e o bem-estar dos profissionais, assim como o bom funcionamento do negócio.

Pouca influência e/ou influência negativa dos líderes

Líderes omissos tendem a contribuir para formação de locais de trabalho tóxicos, especialmente quando nada fazem para impedir ou reverter a situação.

Porém, não se pode negar que existem também casos de gestores que fomentam esse comportamento, a exemplo dos que têm atitudes errôneas, como abuso de autoridade.

Jogos de poder e beneficiamentos 

Similar ao sinal anterior, jogos de poder e beneficiamentos são outros pontos que ajudam na formação de pessoas tóxicas no ambiente de trabalho. 

Aqui, estamos nos referindo a, por exemplo, preferir um funcionário a outro, dando a um mais vantagens e privilégios do que para os outros. Posturas como essas tendem a gerar descontentamento, perda da credibilidade e do respeito pelo gestor.

Este artigo vai interessar a você: “O que é liderança carismática e quais as suas características?

Aumento no número de ausências e afastamentos médicos

Chega um momento em que ter que lidar com um colega de trabalho tóxico se torna altamente desgastante e insalubre. Quando isso acontece, é comum (e até compreensível) que o profissional não queira estar na empresa até que a situação seja resolvida.

O resultado disso pode ser visto no aumento do número de ausências, absenteísmo, presenteísmo e, em casos mais graves, afastamentos médicos para cuidados com a saúde, decorrente do impacto mental e emocional.

Alta rotatividade de colaboradores

Mas quando a situação se torna realmente insustentável, a tendência é que o profissional saia da empresa.

Aqui, vale um alerta! Quando esse sinal de um ambiente de trabalho tóxico é ignorado pelos gestores, é de se esperar que a rotatividade de colaboradores aumente, fazendo com que o negócio perca importantes talentos.

A elevação do turnover pode “puxar” outras consequências ruins para a organização. Por exemplo: ao não conseguir reter os seus talentos, aumentam-se os gastos com processos de recrutamento e seleção e onboarding de novos colaboradores.

Sobre esse tema, leia o artigo: “Saiba o que significa turnover e confira 7 dicas para diminuir a rotatividade de funcionários na sua empresa + 1 dica extra

O que fazer quando o ambiente de trabalho é ruim?

Quando o ambiente de trabalho é ruim e tóxico, o gestor pode adotar algumas medidas para torná-lo mais acolhedor, harmonioso e produtivo. Por exemplo:

  • Aprimore e incentive a comunicação interna
  • Proponha metas realistas e alcançáveis
  • Considere o bem-estar dos colaboradores
  • Adote a cultura do feedback
  • Promova a integração de novos funcionários
  • Reconheça os esforços dos funcionários
  • Realize pesquisas de clima organizacional

Aprimore e incentive a comunicação interna

Melhorar a comunicação no ambiente de trabalho, sem dúvida, é o primeiro passo para a criação de lugares saudáveis. Muitos conflitos têm início devido a falhas na comunicação entre os colaboradores e na troca de informações erradas e desencontradas entre os departamentos da organização.

Entre as boas práticas para alcançar isso estão:

  • Fomentar a conversação entre os membros da equipe, como compartilhamento de experiências, vivências e informações
  • Realizar reuniões periodicamente
  • Aumentar a interação e promover a integração entre os setores
  • Usar boas ferramentas de comunicação interna

A Zendesk possui várias soluções capazes de melhorar significativamente a comunicação interna na sua empresa e reduzir o estresse no ambiente de trabalho.

Dica extra! Assista e este TED sobre comunicação não violenta:

Proponha metas realistas e alcançáveis

Infelizmente, uma prática que ainda é muito comum no mundo corporativo e que gera conflitos e estresse no ambiente de trabalho é a implementação de metas muito descoladas da realidade e praticamente inalcançáveis.

Quando isso acontece, os colaboradores tendem a ficar desmotivados e desengajados, pois sabem que não vão conseguir atingir aqueles resultados. Isso somado à pressão feita pelos líderes, à falta de flexibilidade e à comunicação interna deficitária forma a receita perfeita para instaurar um ambiente de trabalho tóxico.

Tendo isso em vista, é indispensável que se busque traçar metas realistas e possíveis de serem alcançadas. Para tanto, deve-se analisar o histórico de desempenho dos times e o contexto atual em que a empresa se encontra – considerando a influência de fatores internos e externos.

Considere o bem-estar dos colaboradores

A qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores devem ser os pontos principais para evitar ambientes de trabalho tóxicos.

Uma maneira de fazer isso é estimulando boas práticas de cuidado com a saúde física e mental, dentro e fora da empresa. Por exemplo, exercícios para redução do estresse, orientações sobre como manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, etc.

Inclusive, sobre esse último ponto, é primordial que os gestores e líderes respeitem o horário de trabalho dos seus funcionários. Especialmente agora que muitos negócios implementaram o home office, deve-se evitar agendar reuniões ou iniciar conversas com os funcionários fora dos seus horários de trabalho.

É interessante que a gestão seja mais flexível também em relação aos horários. Permita que em alguns dias da semana os colaboradores trabalhem de casa e implemente a política de banco de horas para que eles possam sair mais cedo para resolver problemas pessoais e emergências.

Adote a cultura do feedback

Ouvir o que os membros da sua equipe têm a dizer também é fundamental para a criação de ambientes de trabalho saudáveis.

Uma boa prática que ajuda com isso é adotar a cultura do feedback, a qual deve ser usada para apontar os pontos positivos e negativos da atuação do profissional, mas também dar espaço para ele revelar a sua percepção sobre a empresa, gestores e colegas de trabalho.

Além disso, o feedback é uma ferramenta extremamente valiosa para ajudar os colaboradores a alcançarem as metas estabelecidas. Por meio de conversas com o gestor, os funcionários conseguem ter mais clareza sobre seus erros, acertos e caminhos que eles podem seguir para potencializar sua performance.

O feedback é também uma forma de motivar os colaboradores ao mostrar para eles que a gestão se importa com o desempenho deles e quer ajudá-los a explorar o seu verdadeiro potencial.

Dica de leitura: “A importância do feedback na gestão de pessoas: porque implementar essa cultura?

Promova a integração de novos funcionários

Quando novos talentos passam a fazer parte do quadro de funcionários da empresa, é fundamental que eles sejam devidamente apresentados aos colegas, líderes, clientes, ferramentas e processos internos.

Quando essa integração não é feita da forma correta, abre-se espaço para possíveis conflitos que podem tornar o ambiente de trabalho em um local tóxico.

Uma reunião de boas vindas, realização de treinamento e a presença de um tutor nos primeiros dias são boas práticas para promover o onboarding de talentos recém-contratados.

Reconheça os esforços dos funcionários

Além de ouvir os seus funcionários, reconhecer o esforço deles também tem grande peso na formação de uma empresa mais harmônica. Esse comportamento evita que os profissionais se sintam desvalorizados, sentimento que tende a levar à perda do engajamento e da produtividade.

Estude a possibilidade de implementar programas de incentivo. Por exemplo, ofereça recompensas para cada meta alcançada. Escolha prêmios que sejam relevantes para os colaboradores e compatíveis com a relevância dos resultados alcançados.

Isso mostra que a gestão valoriza seus talentos e favorece a criação de um clima organizacional mais leve.

Realize pesquisas de clima organizacional

Também é bastante indicado realizar, periodicamente, uma pesquisa de clima organizacional. Trata-se de uma ferramenta de gestão que ajuda a avaliar o ambiente de trabalho e o impacto sobre os profissionais.

Desse modo, você consegue monitorar o local e identificar antecipadamente sinais que a sua empresa pode estar se tornando tóxica.

As pesquisas podem ser feitas por meio de questionários ou por reuniões individuais. Seja como for, é indispensável garantir a confidencialidade das respostas e fazer com que os colaboradores se sintam seguros para expressar a opinião deles e fazer sugestões de melhoria.

E como o foco dessa estratégia também é deixar os seus colaboradores mais satisfeitos, nossa dica é aproveitar que está no blog da Zendesk e ler agora mesmo o artigo “Como manter a satisfação do cliente interno? 5 dicas para o sucesso

Bom, agora que você já sabe como identificar um ambiente de trabalho tóxico, suas consequências e como lidar com isso, conte as soluções da Zendesk para te ajudar a fazer da sua empresa um melhor local para se trabalhar.

Modernize seu suporte interno, promova a integração entre os times, faça um onboarding mais eficaz e melhore a experiência dos funcionários com a Zendesk!

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