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O que é análise Pestel e como aplicar na sua empresa? Importância e fatores analisados
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 29 Abril 2022
A análise Pestel é uma ferramenta utilizada para analisar aspectos do mercado que impactam a empresa de forma positiva ou negativa. Por isso é importante conhecer mais sobre essa estratégia e entender como aplicar no planejamento de seu negócio.
Ao compreender o que o mercado apresenta, a sua empresa pode agir para aproveitar as oportunidades que ele oferece. Ao mesmo tempo que permite que a empresa se previna e proteja de ameaças que podem desestabilizar o negócio e fazer com que ele perca a competitividade.
Mas, afinal, o que é análise Pestel, quais fatores devem ser analisados e qual é a sua importância dentro de um planejamento estratégico?
Continue lendo e descubra as respostas para essas perguntas.
Análise Pestel: o que é?
A análise Pestel é uma metodologia usada para avaliar o mercado externo à empresa, a partir da observação de diversos fatores.
Pestel é um acrônimo para Political (P), Economic (E), Socio-Cultural (S), Technological (T), Environmental (E) and Legal (L). Sendo traduzidos como: Político, Econômico, Social, Tecnológico, Ambiental e Jurídico (ou Legal).
A partir da observação desses fatores, a empresa identifica quais são as oportunidades e ameaças que o mercado no qual ela está inserida apresenta para o negócio.
Principais fatores da análise Pestel
A análise Pestel é, na verdade, a análise dos fatores que ela representa:
Fatores Políticos
Fatores Econômicos
Fatores Sócio-culturais
Fatores Tecnológicos
Fatores Ambientais
Fatores Jurídicos
Cada um desses fatores tem um grande impacto no mercado e, consequentemente, nas empresas que fazem parte dele. Entretanto, são fatores exclusivamente externos.
Observe que, diferente da análise SWOT que avalia o ambiente interno, com as forças e fraquezas da empresa, e o ambiente externo, com as ameaças e oportunidades, a análise Pestel se concentra apenas no ambiente externo.
Entretanto, as duas análises, SWOT e Pestel, não são excludentes. Ao contrário, podem ser usadas de forma complementar.
Enquanto a SWOT incorpora uma avaliação interna do negócio, a análise Pestel contribui com uma avaliação mais aprofundada, robusta e diversificada sobre diversos fatores externos que impactam nos resultados da organização.
E é justamente sobre esses fatores analisados pela ferramenta Pestel que falaremos a seguir.
Fatores Políticos
O mercado em que a sua empresa está inserida é impactado por qualquer movimentação política que ocorra no país e no mundo.
Se o mundo está vivenciando uma crise política, com instabilidade, troca de poder e guerras, por exemplo, o mercado é afetado e todas as empresas que estão inseridas nele, também.
Por isso, ao buscar por ameaças e oportunidades externas, sua empresa deve considerar os fatores políticos.
Além disso, alguns setores da economia sofrem mais com a interferência do governo do que outros. Se esse é o seu caso, isso pode ser uma ameaça ou oportunidade.
Fique atento também a medidas provisórias e programas governamentais que possam representar oportunidades ou ameaças. Assim você pode aproveitar o que o mercado traz de novo e de bom. Ao mesmo tempo, pode buscar caminhos para não ser sofrer tanto com as ameaças que aparecem.
Observe e considere também a situação política atual do país e da sua região e fique atento com a proximidade de novas eleições. Elas podem causar movimentações significativas no mercado.
Fatores Econômicos
Fatores econômicos são especialmente relevantes para as empresas, afinal, a economia está diretamente relacionada à capacidade financeira da empresa.
Aumentos e reduções em impostos, por exemplo, são fatores econômicos que impactam na lucratividade das organizações. Isso quer dizer que qualquer mudança nessa área pode representar uma oportunidade ou ameaça.
Além da questão tributária, também é preciso considerar aspectos como taxas de câmbio e taxas de juros.
Principalmente empresas que trabalham com importação e exportação de produtos precisam considerar as alterações das taxas de câmbio ao fazer sua análise do mercado.
Dessa forma, elas evitam ser pegas de surpresa por essas mudanças, sendo possível buscar por alternativas para problemas como aumento do custo de uma mercadoria.
Ao mesmo tempo, observar a flutuação do câmbio também pode ser mostrar uma oportunidade para ampliar seu mercado para outros países.
Uma mudança na taxa de juros pode representar um ganho ou perda para empresas que buscam por empréstimos para ampliar suas operações ou fazem investimentos para garantir maior segurança para o futuro.
Também é preciso avaliar as ameaças e oportunidades que o fator econômico apresenta em outros aspectos como:
alta ou baixa da inflação,
taxa de desemprego,
índices de crescimento da economia,
capacidade de compra do público atendido pela empresa,
facilidade de acesso ao crédito, e mais.
Fatores Sociais
Fatores sociais e culturais estão muito relacionados ao comportamento de compra dos consumidores.
Nos últimos anos os movimentos dentro dessa área estão em constante ebulição.
Sem dúvidas as mudanças do comportamento e estilo de vida podem ser uma oportunidade para empresas que estão ligadas nas tendências e buscam por inovação.
Entretanto, organizações que não estão atentas às mudanças do mercado podem acabar ficando para trás e perdendo espaço para a concorrência.
Para avaliar os fatores sócio-culturais do mercado busque mais informações sobre as demandas dos consumidores alinhados à persona da sua empresa.
Existe alguma mudança em relação ao estilo de vida? O que eles procuram em um produto?
Quais valores eles admiram nas empresas? Existe algum movimento para o fim de determinado tipo de consumo?
Diferentes faixas etárias estão entrando no mercado que você atua? Existem novas necessidades de consumo?
Responder a essas perguntas é uma forma de olhar para o mercado e entender o que ele quer e o que não quer.
A partir disso, é possível tomar decisões sobre a criação ou adaptação de novos produtos e serviços para atender a estas novas necessidades.
Pesquisas de mercado são muito relevantes porque observam as tendências de consumo. Atualmente, diferentes institutos de pesquisa lançam estudos sobre o tema.
Então fique atento para estar em dia com esses resultados e quando for montar a sua análise Pestel, busque por esse tipo de informação.
Um exemplo da análise de Pestel sobre fatores sociais e culturais é a identificação de que o mercado de produtos veganos está em crescimento.
Empresas que trabalham com alimentação ou mesmo com produtos estéticos podem identificar isso como uma oportunidade lançando uma linha de produtos que siga os critérios para ser um produto vegano.
Por outro lado, a empresa também pode decidir que não há estrutura atual com capacidade para oferecer a incorporação desse tipo de produto. Nesses casos, esse comportamento de consumo pode ser entendido como uma ameaça.
Ter em seu radar esse tipo de ameaça também é importante. Saber que um problema existe é sempre melhor do que não saber. Isso te ajuda a se preparar e evitar surpresas.
Um outro caminho que pode te ajudar a entender mais sobre o comportamento social e cultural do mercado é uma avaliação sobre os clientes que chegam até a sua empresa e sobre o que eles buscam e quem são.
Esse pode ser um recorte que mostra um novo momento do mercado, chegando à sua empresa.
Para ter acesso a esse tipo de dado você precisa ter ao seu lado ferramentas de gestão como CRM de vendas e software de atendimento ao cliente que coletam dados e montam relatórios.
Fatores Tecnológicos
A inovação e a tecnologia são fatores indispensáveis para as empresas que buscam crescer e expandir.
Se esses elementos ainda não fazem parte da rotina e dos processos da sua empresa, existe um problema muito grande a ser resolvido. Entretanto, esse não é o assunto do texto.
Quer saber mais sobre o assunto? Separamos dois artigo abaixo:
- Por que investir em transformação digital nas empresas?
- O que é cultura de inovação e como inovar no dia a dia da empresa?
Voltando ao tema central, ao fazer uma análise Pestel para o planejamento estratégico da sua empresa, será necessário observar as novas ferramentas que surgem no setor, o nível de automação dos concorrentes e mais.
Entre os elementos que podem ser observado aqui estão:
surgimento de novidades que transformam a maneira de executar processos,
nível de tecnologia presente o setor,
implementação de tecnologia pela concorrência e mais.
Fatores ambientais
Fatores ambientais envolvem as novas normas sobre a área e também o aumento da preocupação dos consumidores em relação às boas práticas adotadas pelas empresas das quais eles consomem.
Segundo uma pesquisa da Euromonitor sobre as tendências de consumo dos clientes, 67% dos profissionais afirmaram que sua empresa se dedicou ao consumo e à produção responsáveis (SDG12) em 2021.
Isso indica que há um crescimento da necessidade de preocupação com essa área.
Com isso, torna-se indispensável para uma matriz Pestel considerar esses aspectos na identificação de oportunidades e ameaças.
Se a sua empresa não possui ações ambientalmente responsáveis isso pode ser uma ameaça, mas também pode se tornar uma oportunidade. Afinal, é possível buscar práticas para o setor e apresentá-la ao mercado.
Lembre-se de ficar atento e considerar as novas regulamentações e leis que surgem sobre este aspecto.
Fatores legais
Toda atividade econômica possui regras e leis que regulamentam a prática. É fundamental considerar esses aspectos ao avaliar as oportunidades e ameaças que o mercado oferece.
Avalie, por exemplo, se existe algum tipo de limitação apresentada por algum tipo de Lei que limita o seu crescimento e expansão. Ou que proíbe o uso de algum tipo de produto ou mesmo realização de algum tipo de ação que poderia impulsionar seus negócios.
Essas regras e proibições podem ser oportunidades ou ameaças.
Além disso, lembre-se de considerar aspectos como as Leis de Proteção do Consumidor e as Leis Trabalhistas.
O não cumprimento de alguma obrigação legal pode ser um problema para a sua saúde financeira.
Qual a sua importância para os negócios?
Por meio da análise Pestel é possível preparar a empresa para as ameaças do mercado que se mostram na avaliação.
Sem dúvida, saber que um problema existe, mesmo que você não tenha o poder de resolvê-lo, permitirá que você se prepare para enfrentá-lo. Ser pego de surpresa nunca é uma boa escolha.
Ao identificar suas próprias fraquezas, sua empresa também pode agir para minimizá-las ou mesmo eliminá-las. Com isso, você aumenta significativamente sua chance de sucesso.
Na prática, tudo isso pode resultar em uma posição estratégica favorável, com uma visão global do que pode contribuir ou atrapalhar sua empresa a crescer.
Essa visão, permite a criação de estratégias que vão aproveitar melhor as oportunidades e reduzir o impacto das ameaças.
Também é possível identificar a necessidade de melhoria nos seus produtos e serviços. O que contribui para o avanço da organização e para a satisfação dos consumidores, que são apresentados a ofertas mais completas, inovadoras e atuais.
Outros benefícios também podem ser notados pelas empresas que usam a ferramenta Pestel para criar seus planos de ação e avaliar o mercado, entre eles:
melhora da tomada de decisão estratégica,
priorização de ações de acordo com as demandas do mercado,
análise das estratégias realizadas e em andamento, observando se fazem parte e se estão alinhadas às tendências que o mercado apresenta,
conhecimento mais realista sobre o cenário em que a empresa está inserida,
- análise da concorrência,
antecipação de tendências ainda quando estão despontando, permitindo que a empresa encabece esta inovação e mais.
Análise Pestel: exemplos
Nem todas as informações encontradas em uma análise Pestel devem fazer parte da matriz criada por sua empresa.
É necessário que você saiba priorizar os resultados encontrados que representam uma oportunidade ou ameaça para o seu negócio.
Com essa filtragem do que realmente deve entrar na matriz Pestel da sua empresa, será mais eficiente o seu uso para a tomada de decisões e para a criação de planos de ação que agem sobre determinados aspectos.
Observe na imagem abaixo um exemplo de análise Pestel que organiza alguns elementos do mercado externo, de acordo com o fator avaliado.