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Artigo 6 min read

O que é Analysis Services? Para que serve e como usar?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

As ferramentas de Analysis Services são utilizadas para o Processamento Analítico Online (OLAP) e mineração de dados, ou seja, o processo de explorar dados em busca por padrões consistentes.

Sendo assim, o Analysis Services funciona como uma ferramenta de análise de dados para as empresas avaliarem e darem sentido às informações compartilhadas entre vários bancos de dados, tabelas ou arquivos.

Como a revista Forbes mencionou em um artigo de 2019, “os dados são o novo petróleo”. Existem diversas formas de utilizá-los para promover mudanças reais nos mais diferentes segmentos, incluindo o mundo dos negócios. 

Além disso, segundo o relatório da Forrester, Insights-Driven Businesses Set The Pace For Global Growth, as empresas que norteiam suas decisões baseadas em dados podem crescer mais de 30% ao ano.

No atendimento ao cliente, por exemplo, as empresas geram uma grande quantidade de dados que podem servir como insights valiosos para melhorar seus serviços e o próprio relacionamento com os consumidores.

Mas, afinal, o que é Analysis Services? Como funciona? Acompanhe a leitura deste artigo até o final e descubra!

O que é Analysis Services?

O Analysis Services é um conjunto de ferramentas de Business Intelligence que permite criar uma visão multidimensional de um banco de dados. Em outras palavras, é um mecanismo utilizado para dar suporte à tomada de decisões e na análise de dados para negócios.

A tecnologia auxilia a construir estruturas conhecidas como Cubos para pré-calcular e armazenar agregações complexas. Ou seja, gerenciar e  transformar uma quantidade grande de dados em conjuntos essenciais de informação.

Além disso, serve para a construção de modelos de mineração com o objetivo que citamos acima, a fim de identificar informações valiosas, como tendências e padrões dentro da organização, no setor de atuação e no mercado empresarial.

O Analysis Services está disponível em diferentes plataformas, como a Azure, Power BI e SQL Server Analysis Services.

Azure Analysis Services

O Azure Analysis Services é uma plataforma como serviço (PaaS) que fornece recursos de modelagem semântica de BI (Business Intelligence) em nível corporativo. 

Ou seja, a plataforma ajuda as empresas a transformarem dados complexos em ações práticas e ainda traz vantagens, como escala, flexibilidade e gestão em nuvem. 

Ela permite utilizar recursos avançados para combinar dados de várias fontes, definir as KPIs de Analysis Services e proteger os dados em um único modelo confiável. 

O Azure fornece uma forma mais fácil e rápida para usuários executarem análises de dados usando ferramentas, por exemplo, o próprio Power BI ou, então, o Excel.

Leia também: como montar uma análise do atendimento ao cliente?

Power BI Premium

O Power BI Premium é um Analysis Services que oferece capacidade de programação e suporte à ferramenta e ao aplicativo cliente por meio de bibliotecas de APIs que dão suporte ao protocolo XMLA de padrão aberto. 

A ferramenta funciona por meio de um serviço SaaS que permite reunir dados e compartilhar relatórios com qualquer funcionário dentro de sua organização.

Além dos conjuntos de dados (que representam uma fonte pronta para geração de relatórios e visualização), o Power BI Premium também possui várias outras funcionalidades, como os fluxos de dados, relatórios paginados e Inteligência Artificial (IA).

Quando falamos sobre escolher entre Azure e Power BI, podemos ver o segundo como principal aposta em futuros investimentos. O Power BI Premium deve se tornar uma das ferramentas de Analysis Services mais completa quando comparado ao Azure.

SQL Server Analysis Services

Por fim, temos a plataforma SQL Server Analysis Services que é instalada como uma instância de servidor local ou VM (Virtual Machine, ou Máquina Virtual). Dependendo da versão, ela oferece suporte a modelos tabulares em todos os níveis de compatibilidade, modelos multidimensionais e Power Pivot para SharePoint.

Saiba mais sobre Analysis Services e todas as suas opções pela própria documentação da Microsoft!

Como o Analysis Services pode ajudar o atendimento ao cliente?

Personalizar a experiência do cliente

Quando clientes entram em contato com as empresas, ainda que seja para fazer uma reclamação ou dar um feedback negativo, eles iniciam uma conversa e interação as quais podem ajudar a obter dados importantes. 

Isto é, trata-se de um momento no qual é possível coletar informações pessoais e observar o comportamento dos consumidores.

A análise de atendimento ao cliente coleta e analisa o feedback para descobrir informações valiosas. Ela ajuda a entender melhor as necessidades e expectativas do seu público, aprimorar as estratégias de experiência do cliente (CX), além de aumentar a fidelidade e a retenção.

Medir a satisfação dos clientes

Clientes satisfeitos são mais propensos a comprar novamente e deixar recomendações positivas. Com uma ferramenta de Analysis Services, é possível analisar as interações de suporte,  verificar métricas para medir a satisfação do cliente e identificar os seus promotores.

Ela fornece insights acionáveis sobre os motivos específicos pelos quais os clientes estão ou não satisfeitos com o atendimento ao cliente. Dessa forma, você pode saber exatamente o que impulsiona a fidelidade e quais aspectos do seu negócio precisam de melhorias.

Antecipar as necessidades dos consumidores

Antecipar o comportamento do cliente é uma das vantagens mais interessantes da análise de dados. Ao estudar os históricos dos consumidores, você se prepara melhor para eventuais problemas que possam surgir, adaptando suas soluções de suporte às necessidades de seu cliente.

O modelo preditivo de análise de dados se baseia na previsão de cenários futuros, avaliando padrões revelados pelos dados. Claro, não é possível prever o que vai acontecer de fato, mas sim o que deve ocorrer caso determinadas condições se cumpram.

Logo, o objetivo da análise preditiva é determinar uma tendência, correlação, causa ou probabilidade.

Não deixe de ler: como os dados ajudam a melhorar a experiência do cliente?

Facilite a análise de dados dos seus clientes

Dados podem ser intimidadores. Afinal, são tantos gráficos, números e planilhas. Mas o  Zendesk Service facilita a compreensão de seus dados de atendimento ao cliente

Nosso software de relatórios e análise permite acessar na hora informações sobre o cliente que podem ajudar sua empresa a ir além. E sem precisar de formação em estatística!

  • ajuste suas operações de experiência do cliente: identifique áreas problemáticas e resolva tudo rapidamente para que seus agentes possam dedicar mais tempo aos clientes;
  • melhorar a produtividade do agente: monitore o desempenho e identifique oportunidades de desenvolvimento para a sua equipe;
  • entenda os seus clientes: veja como eles interagem com a sua empresa para melhorar a experiência geral.

Trata-se de uma solução de atendimento ao cliente completa, que permite a integração de todos os seus canais, priorização de tickets, geração de relatórios e muito mais.Conheça mais o Zendesk Service e confira todas as suas funcionalidades.

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