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API WhatsApp: saiba o que é e como funciona essa integração!
Por Zendesk
Última atualização em 15 fevereiro 2024
O WhatsApp é um dos aplicativos mais usados não só por pessoas físicas, mas também por pessoas jurídicas. Nesse sentido, o API WhatsApp é uma ferramenta que permite às organizações explorar ainda mais o potencial de relacionamento junto aos seus clientes.
O recurso foi lançado no dia 1º de agosto de 2018, chegando ao mercado como uma importante solução para as empresas de médio e grande porte, principalmente. Até porque ele facilita o trabalho com uma ampla base de contatos.
Aliás, contatos são o que não faltam quando o assunto é WhatsApp. Só para ter uma ideia, um estudo recente mostrou que mais de 80% dos consumidores já usam o mensageiro para perguntar sobre os produtos e serviços antes de efetuar uma compra.
Desse total, 74% usam mensagens para fazer compras pelo WhatsApp e 76% costumam buscar suportes para suas dúvidas. Não é para menos que o aplicativo está chamando a atenção das empresas do mercado.
Neste artigo vamos explicar mais a fundo sobre o que é WhatsApp Business API, quais as suas vantagens e como usar o API do WhatsApp.
API é a sigla de Application Programming Interface, ou, em português, Interface de Programação de Aplicação. Trata-se de um conjunto de normas que possibilita a integração de várias plataformas — como o WhatsApp, tema deste artigo.
A API do WhatsApp viabiliza sua conexão com outras plataformas, incluindo aquelas que ajudam a gerenciar canais de contato, tickets e dados comportamentais dos clientes.
Com o recurso, é possível ter escalabilidade, agilidade nas respostas, campanhas mais efetivas e um aumento nos índices de satisfação.
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Neste artigo, você aprenderá
- O que é API?
- O que é o WhatsApp Business API?
- Como usar o API do WhatsApp?
- Quais são as funções do API WhatsApp?
- Vantagens do WhatsApp Business
- Quais são os tipos de API WhatsApp?
- Por que usar o API WhatsApp?
- Vale a pena fazer a integração pelo WhatsApp?
- Como fazer a integração WhatsApp?
O que é API?
Antes de falar sobre o que é o API do WhatsApp, vamos entender o que é um API de fato. Em linhas gerais, API é a sigla de Application Programming Interface, que significa Interface de Programação de Aplicação.
Ele nada mais é que um conjunto de normas que permite a comunicação entre várias plataformas, com determinados padrões e protocolos. É através do API que os desenvolvedores podem criar softwares que se comunicam com outros sistemas.
De modo geral, a função de um API é facilitar e simplificar o trabalho dos desenvolvedores e oferecer um padrão para a criação de novas plataformas. Assim sendo, isso evita a necessidade de criar códigos personalizados para cada função que o programa executar.
O que é o WhatsApp Business API?
O WhatsApp Business API oficial é um recurso que foi lançado no dia 1º de agosto de 2018. Seu objetivo é facilitar o trabalho dos empresários, por meio de uma ampla base de contatos de diversas regiões do Brasil.
A ideia é fazer com que as organizações suportem o envio de milhares de mensagens com respostas rápidas e eficientes. Por sinal, o serviço consiste em uma tecnologia disponibilizada pelo WhatsApp para a integração desta plataforma com outras funções.
A consequência é que a empresa passa a ter uma grande melhora no atendimento e no relacionamento com seus clientes. Só para ilustrar, é possível fazer a automatização do atendimento via WhatsApp usando chatbots.
Como usar o API do WhatsApp?
Para usar o API WhatsApp e conectar a solução às outras funções do app, como a capacidade de ter mais atendentes, o primeiro passo é ter uma conta verificada no Facebook. Portanto, se você não possui uma conta, será necessário criá-la.
Em geral, ter uma conta verificada da sua empresa mostra que é uma organização autêntica. E, como o Facebook é o dono do WhatsApp, é por lá que você fará toda a parte burocrática para finalmente usar o API.
Outro passo imprescindível é ter uma conta em um broker, que são empresas autorizadas pelo WhatsApp para ter acesso ao seu API oficial. Vale destacar que se a solução não tiver acesso ao seu API oficial, isso pode acarretar em diversos problemas.
Para exemplificar, você pode ter atraso no recebimento e envio de mensagens, ver as respostas travando, dentre outros. Já com um sistema que tenha acesso ao API oficial, o WhatsApp vai funcionar redondinho.
Tendo escolhido o API que fará a integração, deve-se fazer algumas configurações, como as mensagens que serão enviadas para os clientes, dentre outros detalhes.
Quais são as funções do API WhatsApp?
A principal função do WhatsApp Business API é fazer a integração dele com outros sistemas, como: chatbots, softwares de gestão e controle logístico, entre outros.
A empresa também pode construir relacionamentos duradouros em toda a jornada do consumidor, mantendo um fluxo de comunicação constante com a base de contatos.
Por consequência, as companhias otimizam sua comunicação, o que envolve trazer inovação a todo o processo, tornando-se disponíveis para mais de 2 bilhões de usuários.
Isso permite um ganho de escalabilidade para as empresas que atuam na rede, além de proporcionar outras vantagens. Isso inclui os relatórios de conversas, o atendimento híbrido (com agentes humanos e bots) etc.
Um ponto interessante é que a organização não precisa se limitar ao envio de notificações promocionais. Aqui, também é possível enviar cobranças, embora esse serviço tenha um custo um pouco mais elevado.
Leia também:
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- O que é software de gestão empresarial e qual modelo faz mais sentido para o seu negócio?
Vantagens do WhatsApp Business
São muitas as vantagens que uma empresa tem em implementar o API WhatsApp, começando pelo fortalecimento das relações com o cliente. Além disso, a solução permite às empresas:
- ter mais escalabilidade;
- responder clientes mais rapidamente, de forma automática;
- melhorar as campanhas de marketing;
- ganhar a confiança e credibilidade do cliente.
Mais escalabilidade
A escalabilidade é um dos principais benefícios que o WhatsApp Business API proporciona. Afinal, isso permite que as empresas possam escalar a comunicação com os clientes, atendendo várias pessoas ao mesmo tempo.
Até porque uma das principais dores dos consumidores, quando querem conversar com a empresa, é ter que esperar muito tempo para serem atendidos. E isso já não acontece com as organizações que possuem essa interligação.
Respostas rápidas e eficientes
Outra vantagem que o API WhatsApp apresenta é a possibilidade de configurar respostas automáticas e personalizadas. Inclusive, essa é uma vantagem totalmente atrelada à própria escalabilidade da empresa.
Vale dizer que existem várias dúvidas que podem ser sanadas com respostas automáticas. E, quando um problema é resolvido prontamente, a marca se consolida, mostrando sua preocupação em atender de maneira rápida e eficaz, o que aumenta a satisfação do cliente.
Campanhas de marketing mais personalizadas
As mensagens que são enviadas pelo WhatsApp devem seguir algumas diretrizes. No entanto, isso não impede que a empresa use o mensageiro como uma ferramenta essencial para sua divulgação.
Nessa linha, o WhatsApp incorporou mais alternativas de comunicação entre as organizações e seus consumidores. Consequentemente, isso aumentou o leque de oportunidades para trabalhar o marketing por intermédio do mensageiro.
Sua empresa pode, portanto, criar novas estratégias para conduzir o lead através da jornada do consumidor. Isto é, qualificando-o e melhorando a prospecção, sem que, com isso, as diretrizes da plataforma sejam comprometidas.
Mais credibilidade e confiança do cliente
Ao atender mais clientes simultaneamente e ter mais eficiência nas soluções propostas, a empresa ganha mais confiança e credibilidade dos consumidores.
Em paralelo, estar presente no WhatsApp mostra que a companhia está mais próxima do seu cliente. E a proximidade é um dos pontos centrais para facilitar a comunicação com os consumidores.
Quais são os tipos de API WhatsApp?
O WhatsApp API, conforme antecipamos, possibilita que a empresa tenha mais proximidade com os clientes. Adicionalmente, é possível integrar diversos sistemas de back-end, como CRM (Customer Relationship Management) e plataformas de marketing.
Dentre os APIs que estão disponíveis no WhatsApp, podemos citar:
1. API de nuvem
Possibilita o envio e recebimento de mensagens de clientes usando servidores baseados em nuvem da Meta, com o intuito de hospedar o cliente do WhatsApp Business API.
A solução em nuvem possibilita a implementação das APIs do WhatsApp sem custo de hospedagem dos próprios servidores, facilitando a expansão de serviços de mensagens da própria organização.
Essa é uma proposta bastante atraente e que está ganhando cada vez mais espaço entre as grandes e médias empresas. Além disso, é uma boa alternativa para as organizações de pequeno porte que estão em expansão.
2. API Local
Essa é uma API que necessita de servidores próprios para hospedar a empresa cliente do WhatsApp Business. Geralmente, é uma boa alternativa para grandes organizações que já possuem um time de desenvolvedores.
3. API de Gerenciamento de Negócios
Trata-se de uma alternativa para empresas que querem gerenciar as configurações de modo programático, assim como os ativos da conta do WhatsApp Business. Assim, pode-se receber atualizações de status de qualidade.
Por que usar o API WhatsApp?
Usar o API WhatsApp aproxima a companhia dos clientes, pois os atendimentos se tornam mais rápidos, eficazes e humanizados, visto que atacam diretamente a raiz do problema.
Com o devido investimento, ele permite até aumentar as vendas, já que pode-se criar uma estratégia de marketing e atendimento usando o mensageiro efetivamente.
Estratégia de vendas usando WhatsApp
Qualquer cliente segue uma jornada de consumo desde o momento que descobre uma necessidade até realmente efetuar a compra do produto, certo? Do lado da empresa, essa jornada é conhecida como funil de vendas.
Ou seja, o ideal é ter um tipo de comunicação para cada etapa em que o cliente se encontra, sendo ela dividida em basicamente três fases:
- topo de funil: aprendizado e descoberta;
- meio de funil: reconhecimento do problema e consideração da solução;
- fundo de funil: fechamento do negócio.
Com o API WhatsApp, a organização pode padronizar ações e mensagens para cada uma das etapas em que o cliente se encontra. Logo, o resultado é conduzi-lo pela jornada de compras de maneira muito mais rápida e efetiva.
Maior proximidade no pós-venda
Uma vez que a empresa concretize a venda de um produto ao cliente, ela precisa garantir que ele consiga tirar todas as dúvidas que possui. E, para isso, o caminho é ter um canal aberto.
Aqui está outra razão para que sua empresa implemente o API WhatsApp. A propósito, isso faz com que o cliente tenha soluções mais rápidas para suas dúvidas e, assim, fique ainda mais satisfeito com o produto que foi adquirido.
Um cliente mais satisfeito é capaz de propagar positivamente a marca, ocasionando um aumento significativo nas vendas.
Vale a pena fazer a integração pelo WhatsApp?
Para se fazer a integração do API WhatsApp, existe um custo que não é dos menores. Mas esse custo depende muito de qual é o broker usado e a quantidade de clientes que serão atendidos simultaneamente pela empresa.
Contudo, para cada R$1 que investir, você terá um valor muito superior de retorno. Para começar, o cliente não esperará muito tempo por uma resposta simples, nem ficará na fila de espera por um retorno.
Para empresas que ainda estão em fase embrionária, a solução pode ser um pouco custosa. Mas, na medida em que vão crescendo, elas devem se estruturar para garantir um melhor atendimento ao cliente.
Sem contar com uma ferramenta otimizada, é muito mais difícil gerar a tão sonhada satisfação do consumidor. Por isso, é crucial saber a hora certa de fazer a integração do WhatsApp para não perder clientes para os concorrentes.
Como fazer a integração WhatsApp?
Para fazer a integração do WhatsApp API, é necessário ter desenvolvedores capacitados, além de uma plataforma que permita essa integração. No mercado, há várias alternativas disponíveis.
Vale destacar, entretanto, que a solução escolhida precisa ser uma provedora oficial do WhatsApp API para ter acesso ao API oficial, certo? E esse é o caso do Zendesk CRM para Vendas.
Trata-se de um moderno sistema de vendas que maximiza a produtividade, mantém a visibilidade do pipeline e aumenta a receita do negócio. E mais: com o Zendesk Sell, pode-se montar equipes focadas em dados e acompanhar as expectativas dos clientes.
Outra alternativa é o Zendesk Service, software de atendimento da Zendesk que permite que você personalize as experiências do cliente, gerando fidelidade e receita.
Com o Service, você cria conexões significativas com a clientela, expande sua oferta de atendimento, mantém o time flexível durante as mudanças e ainda conta com recursos como o complemento de IA, que humaniza e personaliza experiências conversacionais no WhatsApp ou em outros canais.
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