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Artigo 7 min read

Aplicativo CRM: veja como alavancar suas vendas

Por Zendesk

Última atualização em 7 janeiro 2025

Um aplicativo CRM colabora para que sua empresa crie uma nova cultura de atendimento ao cliente. Até porque, muito mais do que um software, ele é uma verdadeira estratégia de relacionamento.

Com essa plataforma, a organização conhece mais profundamente sua base de clientes, o que significa saber quais são suas necessidades, desejos e problemas, a fim de encontrar a melhor forma de se relacionar com eles.

Nesse sentido, uma estratégia CRM oferece o produto certo, na hora certa e pelo preço que o cliente está disposto a pagar. Por conseguinte, isso contribui para a fidelização dele e a recorrência.

Neste artigo, vamos entender o que é um app CRM, quais são os mais utilizados e como isso pode alavancar suas vendas.

Resumo
  • O CRM funciona como uma base de dados, que pode ser acessada por toda a equipe de vendas, marketing, gestão, etc, e contém as informações mais relevantes dos clientes.

  • Um aplicativo de CRM permite o uso da tecnologia na gestão do relacionamento com o cliente, facilitando o dia a dia dos agentes, que conseguem acessar qualquer dado em qualquer lugar.

  • As funcionalidades de um app CRM facilitam a rotina do time comercial, ajudando na criação de propostas, no envio de orçamentos, no agendamento de reuniões, entre outras tarefas.

  • Para que o CRM cumpra seu papel em uma empresa, é fundamental que os colaboradores engajem com o uso da ferramenta e atualizem as informações com frequência.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá 

  • O que é um app CRM?
  • Quais são as funcionalidades de um software CRM de vendas?
  • Qual a necessidade da implementação da cultura CRM na empresa?
  • Software CRM: exemplos

O que é um app CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que, traduzido ao português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Basicamente, consiste em uma estratégia de gestão empresarial com foco no cliente.

Nesse contexto, um aplicativo CRM é aquele que une a tecnologia a essa estratégia. Ou seja, a ferramenta colabora para que sua empresa conheça os hábitos e o histórico do seu cliente.

Por ser um app, ele pode ser acessado de qualquer lugar pelos vendedores da empresa, que passam a ter informações valiosas em tempo real. Isso inclui: a quantidade mensal que o cliente compra, última transação feita por ele e afins.

Qual a importância de um aplicativo CRM?

Um dos pontos mais importantes de um aplicativo CRM é a facilidade que ele traz para o dia a dia da empresa. Afinal, imagine um vendedor ter que abrir o laptop na hora do almoço e começar a procurar o e-mail de um cliente na caixa de entrada.

Seria bastante trabalhoso, não? Com o aplicativo CRM, ele encontra todos os dados do cliente em poucos cliques, na palma da mão. Isso traz muito mais agilidade e fortalece o relacionamento com o cliente, que não precisa esperar tanto tempo pela resposta.

Até porque o vendedor se antecipa às necessidades e sabe a hora certa de entrar em contato com o consumidor. Nessa ocasião, ele tem a chance de ofertar o produto certo, o que aumenta a chance de conversão.

Leia também:

Como funciona um app CRM?

Um aplicativo CRM funciona como uma verdadeira base de dados de quem faz negócios com a organização. Nele, é possível preencher todos os dados relevantes dos clientes e fazer uma integração com toda a equipe de vendas.

O resultado é que os vendedores, o time de marketing e os gestores têm sempre à mão as informações necessárias sobre seus consumidores. Em alguns casos, pode-se saber a etapa do funil em que eles se encontram.

Isso permite criar estratégias de visitas e até mesmo de comunicação assertiva, fortalecendo o relacionamento. Por exemplo, isso evita “atropelos” e até mesmo o eventual esquecimento de visitas.

Quais são as funcionalidades de um software CRM de vendas?

Uma das principais funcionalidades do software CRM de vendas é que ele permite fazer um mapeamento de cada cliente, sem perder tempo. Só para se ter uma ideia, pode-se ver a localização do consumidor em tempo real.

Além disso, ele ajuda os vendedores a organizar melhor suas tarefas no dia a dia, inclusive:

  • criando propostas comerciais;
  • marcando reuniões;
  • respondendo e-mails;
  • enviando orçamentos;
  • fazendo contatos.

Em paralelo, o próprio app permite a sincronização para uso offline, caso o vendedor esteja em um local sem acesso à internet. Ou seja, a solução propicia uma verdadeira aproximação do cliente com a empresa.

Se quiser entender melhor como o CRM funciona na prática e o que ele pode fazer pelo seu negócio, cadastre-se e faça um teste gratuito do software da Zendesk!

Qual a necessidade da implementação da cultura CRM na empresa?

Embora um aplicativo de CRM seja de suma importância para o negócio, é essencial implementar a cultura CRM. Caso contrário, o software por si só não fará tanta diferença, pois as informações precisam ser atualizadas com frequência.

Conforme dissemos, o CRM é uma estratégia que visa criar a melhor experiência para os clientes. E isso consiste em:

  • entender suas necessidades;
  • antecipar-se a elas;
  • oferecer soluções para seus problemas;
  • fidelizar os clientes.

Todas essas etapas são fortalecidas por meio de um aplicativo CRM, entretanto, não é possível pensar em uma implantação desse tipo sem o “choque de cultura”. Em outras palavras, é vital colocar o cliente no centro do negócio.

Para “viver” essa cultura em seu negócio, um dos primeiros passos é utilizar um software de atendimento ao cliente. Se seu time ainda não conta com essa ferramenta, é hora de começar! 

Software CRM: exemplos

Está curioso em saber quais são os softwares CRM mais utilizados no Brasil? Por sinal, o próprio aumento da procura está ocasionando o aumento da oferta. Por isso, é muito importante procurar bem para encontrar aquele que atende às suas expectativas.

Primeiramente, é necessário adotar a cultura CRM na sua empresa, para depois encontrar um software que corresponda às demandas. O ideal é avaliar opções que permitam uma verdadeira adequação às suas necessidades para que a estratégia CRM seja aplicada em sua verdadeira essência, garantindo assim a máxima satisfação do seu cliente.

CRM de vendas da Zendesk

A Zendesk oferece para os empresários um aplicativo CRM que permite vendas mais inteligentes e com menos trabalho. Essa é uma forma de maximizar a produtividade e manter a visibilidade do pipeline, aumentando a receita.

Um ponto interessante é que, com a solução da Zendesk, pode-se montar equipes focadas em dados, de modo que sejam mais produtivas. Por exemplo, o CRM oferece desde gerenciamento de contato e oportunidade até monitoramento de atividades e geração de leads.

É uma forma de ver todas as informações dos clientes em um só lugar e se antecipar às suas dores e necessidades. E o vendedor pode acessar o aplicativo de qualquer lugar do Brasil.

Por meio dos gráficos, as informações relevantes ficam disponíveis de maneira interativa e prática. E isso inclui as relacionadas às vendas e visitas, bem como os demais dados pertinentes para o fechamento do negócio.

Portanto, para quem está em busca de implementar essa estratégia dentro da empresa, o Zendesk realmente pode fazer a diferença para o seu negócio. Faça uma demonstração gratuita e conheça mais a nossa ferramenta!

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