Artigo
Como escolher o aplicativo de atendimento ao cliente? 3 dicas!
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 13 dezembro 2022
Um aplicativo de atendimento ao cliente traz diversos benefícios estratégicos. Isso inclui: relacionamento personalizado, linhas desocupadas e ausência de filas, além da possibilidade de atingir um público cada vez mais conectado.
Porém, uma das dificuldades de trabalhar com essa ferramenta é justamente escolher o fornecedor. E, para ajudá-lo nessa decisão, separamos alguns elementos que são essenciais para escolher um parceiro de negócios. Confira!
Por que usar aplicativos de mensagens no atendimento?
Um levantamento divulgado pela Opinion Box identificou que 98% dos entrevistados têm o WhatsApp instalado em seus smartphones. E mais: 86% deles fazem uso da ferramenta diariamente.
Para se ter uma ideia, 76% dos usuários afirmam que se comunicam com marcas via WhatsApp. Em paralelo, 52% das pessoas adquirem produtos e serviços pelo aplicativo.
Já o relatório CX Trends 2022 identificou que 98% dos clientes gastam mais com empresas que oferecem sua opção preferida de atendimento, como o chat. Sabia disso?
Os dados mostram que o atendimento por aplicativo é um caminho sem volta. E as empresas que não apostarem nesse segmento perderão um diferencial competitivo no mercado.
Leia mais:
- Customer Service: o que é, qual a importância e como implementar [Guia completo]
- Chat ao vivo: a ferramenta que irá revolucionar seu atendimento e suporte ao cliente
- Omnicanal: o que é e como implementar na sua empresa?
Afinal, como escolher um aplicativo de atendimento ao cliente?
A partir de agora, confira alguns elementos que ajudam a escolher o melhor aplicativo para atendimento ao cliente.
1- Conheça as necessidades da sua empresa
O primeiro passo para escolher o aplicativo de atendimento ao cliente é descobrir as necessidades da marca. Ou seja, quais são os pontos que precisam ser resolvidos e as funcionalidades que devem ser adicionadas, refletindo sobre os pontos-chave.
- O que você espera da tecnologia?
- Qual é a ação que você gostaria que o consumidor tomasse dentro da ferramenta?
- Quais são as funcionalidades que você considera primordiais do sistema?
Quando você compreende as demandas, é mais fácil identificar as empresas mais indicadas para atendê-las. Por exemplo, você pode encontrar uma plataforma de atendimento ao cliente grátis, mas será que ela tem todas as funções necessárias?
É fundamental deixar claro que nem todas as alternativas estão preparadas para lidar com as funcionalidades e o código que sua marca exige. E, ao fazer esse filtro, você conseguirá eliminar aquelas que não prestam o serviço que você requer.
2- Faça uma pesquisa completa de mercado
Outra dica interessante na hora de escolher um aplicativo de atendimento ao cliente é pesquisar os detalhes de, pelo menos, três soluções. No primeiro momento, a dica parece óbvia, mas, na correria do dia a dia, muitos podem descuidar dessa etapa
Nesse momento, é vital comparar a qualidade de serviço de cada uma (e não apenas o preço). Vale considerar: prazo de entrega, funcionalidades, nível de personalização da ferramenta, facilidade de utilizar o sistema e outras questões.
Claro! O preço é outro fator que não deve ser ignorado. Porém, não coloque esse elemento como um item primordial durante a análise. Isso porque, quando focamos apenas na economia, o barato pode sair caro.
No relatório CX Trends que já citamos, mais de 60% dos clientes afirmam que têm padrões mais altos de atendimento. Portanto, não pense só no contato presencial, mas também em tudo que envolve o online. Caso contrário, a reputação da marca ficará manchada.
3- Teste o aplicativo
Um aplicativo não pode ser escolhido de qualquer forma. A dica é pedir para sua equipe fazer testes para identificar pontos positivos e negativos da ferramenta. Sem dúvida, essa é uma das questões mais importantes, pois impacta na linha de frente.
Se você não identificar gargalos na tecnologia escolhida, provavelmente, os seus clientes os descobrirão. E esse é outro fator que pode prejudicar a experiência do cliente e do funcionário, bem como a imagem da marca.
Portanto, ao escolher um aplicativo de atendimento ao cliente, pergunte para o fornecedor se ele permite fazer testes e qual é o período reservado para essa etapa. Dessa forma, você terá tempo hábil para estudar a ferramenta, sem pressão.
Agora, ficou mais fácil escolher um aplicativo para atendimento ao cliente para a empresa, não é mesmo? E se eu te disser que é possível ter um sistema potente na palma da mão, com diversos recursos para potencializar os resultados do negócio?
Bem, isso é possível graças ao Zendesk Service. Trata-se de uma solução completa e fácil de usar, que acompanha o crescimento da sua empresa. E o melhor: ela funciona em qualquer lugar do mundo. Basta ter um celular com acesso à internet.
Veja abaixo quais são as novidades desse sistema:
- atenda os clientes onde eles estiverem: forneça suporte em qualquer canal e a qualquer momento. A conversa permanece ativa, independentemente do canal de interação (mensagens, chat em tempo real, redes sociais, e-mail e voz);
- capacite os clientes para trazer autonomia: crie uma central de ajuda integrada e um fórum da comunidade. Assim, eles resolvem boa parte dos problemas sozinhos e você reduz o tempo de resolução dos agentes;
- dê um toque pessoal mesmo em grande escala: personalize a experiência para cada cliente, até mesmo em larga escala. Use automação e bots viabilizados por inteligência artificial para obter o contexto necessário e evitar a repetição de informações no novo contato.
Nunca foi tão fácil ter um atendimento por aplicativo de qualidade. O mais interessante do Zendesk Service é que a solução é prática, inclusive para aquelas pessoas que não têm muitas habilidades com a tecnologia.
Então, se você busca por empresas que trabalham com aplicativo de atendimento ao cliente, conheça a Zendesk. Faça o teste grátis e veja como nossa ferramenta pode potencializar seu relacionamento com o consumidor, sem burocracia.