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Artigo 12 min read

8 aplicativos de venda online que podem alavancar seu faturamento

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Se manter ao alcance do seu cliente onde ele estiver é uma das melhores formas de gerar oportunidades de venda. No mercado atual, uma das alternativas mais interessantes, tanto para e-commerces quanto lojas físicas, é colocar sua marca em aplicativos de venda online.

Dispositivos móveis são utilizados cada vez mais para fazer compras, desde objetos de desejo, como uma nova TV ou outro eletrônico, a itens de consumo diário, como produtos de farmácia ou compras de mercado.

O que já era possível antes, ficou ainda mais forte com a crise provocada pela pandemia, que impactou e alterou para sempre o comportamento do consumidor. A partir desse momento, a comodidade de comprar pelo celular, sem contato direto, se tornou uma preferência.

Essa aceleração impulsionou a transformação digital em empresas, especialmente em setores que ainda se mantinham enraizados no modelo convencional. Como isso foi interrompido, tivemos de nos reinventar e, os apps de venda online se tornaram uma grande tendência.

Mesmo que eles já existiam antes, seus recursos solucionaram problemas específicos enfrentados pelo consumidor, se mantendo como alternativas viáveis mesmo depois que medidas de prevenção foram flexibilizadas.

Mais que isso, vemos que o consumidor moderno está cada vez mais interessado em pesquisar, comparar e encontrar a melhor oferta, o que fica mais fácil quando todos os vendedores estão no mesmo local, dessa forma, sua proposta ideal ganha mais visibilidade e gera mais oportunidades.

Entenda de uma vez por todas os motivos para colocar sua marca em aplicativos de venda online e conheça nossas indicações de apps para alavancar seu faturamento. Continue lendo!

O que é um aplicativo de vendas online?

De modo geral, aplicativos de vendas online são canais onde o consumidor pode acessar ofertas de diversos vendedores, tendo a oportunidade de comparar preço, condições de frete e outras variáveis relacionadas ao produto de seu interesse.

Para o lojista, funciona como um tipo de marketplace com app próprio, facilitando a sua utilização pelos consumidores e configurando um novo canal de vendas, com vantagens específicas até mesmo para outros modelos de comércio eletrônico, como lojas online.

Presente no comércio eletrônico brasileiro desde seus estágios iniciais, o Mercado Livre é um dos mais notáveis apps de vendas online, mas certamente não é o único. 

Temos a Shoppee como uma das últimas novidades no setor, apps focados em itens usados, como OLX e Enjoei, e outros que atendem nichos de mercado, como iFood (refeições, mercados e farmácias) e o Tradr (moda).

Junto disso, ainda temos a possibilidade de venda via WhatsApp, que pode ser uma alternativa ainda mais versátil e barata para aumentar a clientela e gerar receita.

Um fator que contribui para a popularidade desses canais é que temos muitos aplicativos de vendas online gratuitos, onde qualquer pessoa pode anunciar seus produtos, sejam eles novos ou usados. Para compensar, esses apps aplicam uma taxa sobre a venda realizada.

Também é relevante que eles apresentam um ótimo alcance, similar ao que vemos no e-commerce como um todo, já que fazem a ponte entre consumidores e vendedores de diferentes localidades.

Por fim, vale mencionar que essas plataformas possuem estratégias próprias para estimular a venda, com campanhas de divulgação e impulsionamento, sistemas seguros para pagamento, cupons de desconto e soluções de logística integradas.

Assim, todas as etapas da compra são feitas em um único ambiente, oferecendo um nível de praticidade e comodidade que é muito bem-vindo para o cliente. 

Qual a importância de colocar sua marca em apps de vendas online?

Depois de conferir sua definição, podemos passar ao estágio seguinte, que aborda a importância dos aplicativos de vendas online para a atuação e o faturamento de marcas em diversos segmentos de mercado.

De imediato, podemos listar os seguintes pontos a favor da adoção desses canais de vendas digitais:

  • são extremamente populares;
  • oferecem estratégias próprias de impulsionamento;
  • ambiente digital seguro e amigável ao cliente;
  • utilização fácil e intuitiva;
  • permitem a abertura de lojas oficiais;
  • oferecem soluções em logística e gestão de estoque;
  • possuem ferramentas exclusivas de estimular o consumo;
  • permitem gestão integrada e atuação simultânea.

Vamos entender melhor esses pontos? 

Em primeiro lugar, aplicativos de venda como esses estão presentes na maioria dos smartphones e é difícil encontrar uma pessoa que tenha apenas um deles. 

Isso é comprovado ao observar que o consumidor atual pode acessar até oito canais diferentes antes de efetuar uma compra. Ou seja, ele acessa diferentes plataformas para comparar ofertas e tomar uma decisão mais vantajosa, o que é facilitado por esse tipo de serviço.

Dessa forma, vemos uma extensão prática do cliente omnichannel, aumentando a relevância de uma empresa atuar em diferentes canais de vendas para aumentar suas chances de atrair o público.

Também notamos que a capacidade dessas plataformas de estimular o consumo e facilitar as etapas que antecedem a conversão em uma jornada de compras, como comparação e pesquisa, o processo se torna cada vez mais rápido e assertivo, exigindo menos esforço por parte do consumidor.

Tudo isso não seria o bastante se os ambientes de compra não fossem seguros, fator que ganhou relevância com o passar dos anos. Se buscarmos na memória, o risco de comprar um produto e não receber era alto, mas agora é quase nulo.

De modo geral, é inegável que os aplicativos de vendas online trazem vantagens para o comércio eletrônico e até soluções para a concretização de negócios locais. Assim, o que resta é conhecer os principais agentes desse mercado para escolher os mais interessantes para sua marca.

8 melhores aplicativos de vendas online para sua marca

É importante citar que existe uma infinidade de aplicativos de vendas, alguns servem para múltiplos mercados, enquanto outros são bem nichados e específicos. Assim, é essencial conhecer os principais modelos para definir o que mais atende o seu negócio.

Ao mesmo tempo, é muito recomendado pesquisar o perfil de consumidor que compra em cada plataforma e como você pode impacta-lo, afinal de contas, é preciso criar estratégias específicas para se comunicar e atrair vendas nesses canais.

Sem mais enrolação, aqui vai uma lista dos melhores aplicativos de vendas online, com as principais características, vantagens e desvantagens de cada um deles.

1. Mercado Livre

Desde sua criação em 1999, o Mercado Livre já mudou bastante e hoje é uma das maiores plataformas de compra e venda online no Brasil, sendo o quinto site mais acessado no país. Fortalecendo cada vez mais sua atuação como marketplace, é uma ótima forma de começar a vender na internet.

Para marcas já consolidadas, o app de vendas online do Mercado Livre também apresenta suas vantagens. Com logística integrada, sistema próprio para pagamentos e estratégias de impulsionamento muito interessantes, é uma forma excelente de atingir novos consumidores.

Também é relevante apontar que o sistema de avaliação do lojista e para fazer perguntas ao vendedor permite um alto nível de satisfação com as vendas, já que é simples e rápido tirar dúvidas antes de comprar, além de avaliar o lojista para que ele seja mais indicado pela plataforma.

2. Shoppee

A Shoppee teve um salto em quantidade de acessos e vendas concretizadas nos últimos anos. 

É uma versão melhorada do AliExpress, possibilitando compras internacionais com mais facilidade e segurança, ao mesmo tempo que dá acesso para lojistas locais aproveitarem seu sistema de cupons de desconto para atingir mais e mais clientes.

Assim como o Mercado Livre, a variedade de mercados que atende é muito grande, embora seja mais comum a compra de itens de menor valor, como eletrônicos simples e utilidades para casa, enquanto o ML trabalha de vestuário a móveis com total facilidade.

3. WhatsApp

Não podemos descartar a aplicação do WhatsApp como canal de vendas, tanto para lojas físicas quanto virtuais. Esse app de mensagens, que também é crucial para oferecer um bom atendimento ao cliente, possui recursos que favorecem até mesmo a concretização de negócios.

Com a integração de chatbots e ferramentas de autoatendimento, com respostas programadas, é possível realizar vendas de produtos com extrema facilidade. Nesse formato, o WhatsApp serve como um dos principais aplicativos de venda online grátis para o vendedor.

4. Enjoei

O Enjoei ficou conhecido pela abordagem moderna, criteriosa e com forte identificação como brechó online. 

Surfando na onda do desapego, a comunicação jovem aumentou a credibilidade da plataforma com o público, que enxerga os itens vendidos nela como sendo mais chiques e de qualidade comprovada, mesmo sendo um catálogo de produtos usados.

A plataforma cobra uma comissão de até 20% + tarifas, mas é interessante citar que é possível abrir uma lojinha própria e ter seus itens avaliados antes da venda, agregando valor para o consumidor.

5. OLX

Não há como falar em desapego sem mencionar a OLX. Essa plataforma reúne anúncios dos mais variados setores, até mesmo do mercado imobiliário, venda de automóveis e itens usados. O foco da plataforma é em estabelecer uma conexão entre vendedor e comprador, para que eles realizem a negociação direta.

Nesse formato, é um aplicativo de vendas online grátis, que está iniciando sua atualização com a inclusão de serviços premium, oferecendo possibilidade de pagamento direto na plataforma. 

6. Tradr

O Tradr é um app de vendas focado em produtos de moda, que utiliza um sistema onde a pessoa pode curtir ou descartar um item anunciado, de maneira similar ao que temos em aplicativos de relacionamento, como o Tinder.

Essa abordagem diferenciada é bem moderna e arrojada, mas abre uma ótima oportunidade de gerar identificação com o consumidor. Quando ele curte um item, o chat é disponibilizado para que a venda seja negociada.

Seu grande diferencial está no algoritmo, que observa o comportamento do consumidor para sugerir itens que possam interessá-lo, o que pode ser trabalhado pelo lojista com grande potencial para o sucesso.

7. eBay

Famoso por permitir negociações em formato de leilão, o eBay é um tipo de marketplace bem interessante, similar ao que vemos no Mercado Livre, com diversos segmentos de mercado, assim como a compra e venda de itens novos e usados.

Atualizações realizadas nos últimos anos permitiram que o site fosse acessado em Português do Brasil, além de mostrar anúncios com o preço já convertido para o Real.

8. Facebook Marketplace / Instagram Shopping

Por fim, temos duas plataformas muito similares. O Facebook Marketplace cresceu na venda de produtos usados para pessoas próximas, enquanto o Instagram Shopping aproveita o elevado engajamento da plataforma para integrar anúncios de lojas com seus posts.

De todo modo, esses aplicativos de vendas online funcionam com base na página ou perfil da sua loja, por isso estão agrupados na mesma indicação, embora cada um atende um público específico.

A grande vantagem de ambos está na grande quantidade de usuários dessas redes sociais, estratégias de impulsionamento e recursos de integração com lojas virtuais.

Quais cuidados tomar antes de escolher um aplicativo de vendas online?

Agora que você conhece os principais aplicativos de vendas online, é preciso considerar alguns cuidados antes de iniciar sua atuação em cada um deles.

Desse modo, é importante seguir essas recomendações para vender por apps:

1. Escolha do aplicativo

Em primeiro lugar, faça uma pesquisa detalhada para escolher o aplicativo ideal para sua loja. Para isso, busque saber qual app é mais utilizado pelo seu público, qual é mais fácil de integrar ao seu crm de vendas, qual o nível de personalização da estratégia e qual a demanda de investimento que eles exigem.

2. Atenção especial ao atendimento

Um ponto muito importante dos aplicativos de vendas online é que eles servem como ponte entre lojistas e consumidores. Com isso, é importante manter um sistema de atendimento ativo, que responda às dúvidas dos clientes com rapidez, para não deixar uma oportunidade de venda passar batida.

3. Anúncios detalhados

Nem todo cliente está disposto a entrar em contato para saber mais sobre o produto, por isso, é recomendado que a seção de detalhes do produto seja bem explicativa e completa. Inclua o máximo de informações relevantes que puder, coloque dados técnicos e inclua sugestões de uso.

Assim, você fica mais relevante para mecanismos de busca e ainda oferece uma proposta mais completa para o consumidor. Também vale citar que uma descrição com poucos dados pode fazer o seu anúncio parecer amador, o que diminui sua confiabilidade.

4. Solicitação de avaliação da compra

Um dos grandes diferenciais de apps de vendas online são os sistemas de avaliação dos vendedores, que são o principal indicativo de que um lojista é confiável, o que é frequentemente checado por pessoas interessadas nos anúncios.

Dessa forma, é essencial incluir uma estratégia de pós-venda para estimular o cliente a deixar uma avaliação positiva, de forma que a relevância da marca dentro da plataforma será otimizada.

5. Integração

É essencial que a inclusão desse canal de vendas na sua estratégia comercial seja prática e direta, para isso, é importante que a gestão da plataforma seja feita em um software externo, como um CRM de Vendas.

Assim, é possível gerenciar seus anúncios e atender seus clientes nesses apps com mais facilidade, além de permitir que esse acompanhamento ocorra no mesmo ambiente de seus outros canais de venda, como lojas virtuais, marketplaces e similares.

Dessa forma, a utilização do aplicativo de vendas online agrega valor para sua estratégia, sem torná-la mais complexa ou imprevisível.

Uma boa dica também é utilizar o Zendesk Sell para gestão das suas vendas. Esse CRM de vendas foi desenvolvido para oferecer uma visibilidade clara do pipeline, ao mesmo tempo que facilita a comunicação e gestão de leads.

Fácil de integrar e fácil de usar, é a solução ideal para empresas de todos os tamanhos, além de oferecer recursos específicos para agilizar o processo de vendas. Conheça nossos diferenciais e veja como obter uma avaliação gratuita!

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