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Aposte em Atendimento Inteligente e personalize suas interações com o cliente

Por Pedro Muller

Última atualização em 8 setembro 2017

De um lado, os clientes novos. De outro, os antigos. Todas as empresas que existem vivem desses dois fluxos. E gerenciar corretamente esses dois aspectos acabam gerando uma grande vantagem competitiva. 

Por um lado, as corporações precisam aproveitar o contato que possuem com os clientes, conhecer profundamente seu perfil e ainda conhecer o seu emocional (!) para poder conduzir o processo de compras da melhor maneira. Por outro, precisam fidelizar os clientes e gerenciar o relacionamento de forma altamente personalizada. 

Isso só é viável se a empresa valorizar a manutenção da base de dados dos clientes ativos, gerenciar corretamente o programa de relacionamento, conhecer profundamente a identidade do negócio e investir pesado em atendimento inteligente. Promover o relacionamento com os clientes é algo que deve fazer parte da cultura e da missão das empresas, principalmente, porque a competitividade atualmente está muito próxima da qualidade e intensidade do relacionamento entre as corporações e os consumidores. 

Entenda a importância de personalizar suas interações 

Um aumento na fidelidade pode acrescentar em até 5% os lucros de um negócio. Analisando por um outro ângulo, podemos aumentar essas porcentagem para 100% já que clientes satisfeitos continuam comprando de uma mesma empresa. Em mais frequência e em maior quantidade.

Veja a importância das empresas melhorem a sua forma de atendimento. Um cliente feliz traz consigo novos clientes. Esse é um ponto que precisa ficar bem claro. Ainda, no novo cenário mundial em que vivemos liderado pelo setor se serviços, o atendimento surge como uma fator absolutamente DECISIVO para que uma empresa tenha sucesso com seus clientes. Um divisor de águas entre quem vai se manter e quem vai desaparecer do mercado.

Para conseguir colher os frutos, um longo caminho ainda precisa ser percorrido. A criação de relações sólidas – a ponto de se tornarem relações fiéis – é difícil. Afinal, se coloque no lugar do cliente: em um mundo com tantas opções, a única forma de mantê-lo é investir em personalização e resolução pontual das suas necessidades. 

Como personalizar a suas interações com os clientes? 
Primeiro, procure compreender a fundo como os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa são utilizados pelos seus consumidores e assim, faça uma análise detalhada do comportamento de uma forma geral. Os empreendedores considerados estratégicos são aqueles que procuram entender os gostos e os hábitos dos consumidores e ainda possuem responsabilidade em todo processo de criação e entrega de valor da companhia. 

A partir disso, o empresário pode segmentar seu público com a intenção de oferecer soluções precisas para cada categoria de cliente. Como também resolver seus problemas e administrar cada interação de maneira personalizada, transformando-a em única. Uma das formas de fazer isso é oferecer um tratamento em que sinta consideração, recebendo a prova de que é importante para a companhia. 

Para elaborar todo esse cenário, é essencial investir em tecnologias para gerenciar esse marketing de relacionamento. Oferecer multiplataformas para que ele possa entrar em contato com a sua empresa é explorar um conceito chamado de atendimento inteligente. Além de poder escolher como falar com a sua empresa, por e-mail, web chat ou telefone, os colaboradores devem oferecer uma comunicação pessoal altamente personalizada – a melhor maneira de interagir com ele. 

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