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Atendimento 24 horas: por que implementar na sua empresa? Entenda!
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 13 dezembro 2022
Quer oferecer uma melhor experiência ao seu cliente? Implementar um atendimento 24 horas no seu negócio pode te ajudar nesse objetivo.
Com um serviço de suporte 24 por 7 seu cliente poderá ter dúvidas respondidas no momento que precisar. Ficou interessado?
Continue por aqui para compreender os motivos e como aplicar esse tipo de atendimento na sua empresa. Ao longo do conteúdo você entenderá acerca dos seguintes tópicos:
- atendimento 24×7: o que é?;
- como funciona a central de atendimento 24 horas?;
- atendimento 24 horas: 3 motivos para implementar;
- inteligência artificial no atendimento ao cliente;
- CRM de vendas: otimize seus processos.
Boa leitura!
Atendimento 24×7: o que é?
O atendimento 24×7 pode ser entendido basicamente como um serviço de suporte 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Por esse motivo a numeração 24×7.
Para oferecer um atendimento 24 horas eficiente, somente estar presente a todo momento não é o suficiente. É preciso estar de fato disponível para solucionar as dúvidas e problemas dos clientes.
Mas você pode estar pensando:
“Como proporcionar esse tipo de suporte sem prejudicar minhas equipes de atendimento ao cliente?”
Nesse caso, você pode encontrar empresas especializadas nesse tipo de serviço e terceirizar seu atendimento apenas nos dias e horários em que seus funcionários não estarão trabalhando. Mas, há também a opção de aliar o atendimento ao cliente à inteligência artificial, utilizando chatbots.
Explicaremos mais sobre como aliá-los no decorrer do conteúdo. Enquanto isso, continue por aqui para não perder nada!
Como funciona a central de atendimento 24 horas?
Como o próprio nome já diz, uma central de atendimento 24 horas está disponível para solucionar qualquer tipo de dúvida durante todo o dia. Para oferecer um bom serviço, pense na opção de terceirizar esse setor, ou então propor o trabalho por escala.
Nesse sentido sempre terá funcionários prontos para atender seus clientes independentemente do horário que eles façam essa comunicação. É muito importante que o bem-estar dos agentes seja evidenciado, além claro, da experiência do cliente.
O motivo é simples: funcionários felizes e bem desenvolvidos, mais chances da sua empresa atingir uma alta performance.
Também pode te interessar: 7 tendências de atendimento ao cliente que você precisa conhecer.
Atendimento 24 horas: 3 motivos para implementar
Agora que já sabe o que é e como funciona um atendimento 24 por 7, quais seriam os principais motivos para implementá-lo na sua empresa? Em primeiro lugar, é preciso entender que o foco desse suporte 24 horas é melhorar a experiência do cliente.
Este fator vem sendo cada vez mais primordial para o sucesso de um negócio. No Relatório de Tendências da Experiência do Cliente 2022, realizado pela Zendesk, foi revelado que os clientes estão cada vez mais visando uma boa experiência.
Em números, 61% já recorrem a outra empresa quando vivenciam uma má experiência. Esse número aumenta para 76% ao serem duas experiências negativas.
Portanto, já está mais do que na hora de dar mais atenção ao seu cliente! Veja a seguir os principais benefícios do atendimento 24 horas.
1- Esteja sempre disponível para o cliente
O primeiro benefício é que com um atendimento 24 por 7, seu cliente sempre estará assistido quando precisar de algum suporte. Mesmo que esse serviço seja feito com o auxílio da inteligência artificial, seu cliente sentirá que a sua empresa quer atendê-lo quando a dúvida surgir.
Mas atenção! É preciso que esse atendimento seja eficiente, direto ao ponto e ao mesmo tempo humanizado.
Leia também: Como treinar chatbots inteligentes para oferecer atendimento humanizado?
2- Diferencial competitivo
Oferecer um atendimento 24 horas faz com que sua empresa tenha um diferencial competitivo. E, se tratando de um mundo de variadas opções, se destacar positivamente é um grande começo.
3- Maior possibilidade de aumentar a receita
Os dois primeiros benefícios já mostraram que implementar o suporte 24 horas na empresa, pode:
- melhorar a experiência do cliente;
- fazer com que o seu negócio tenha um diferencial competitivo entre a concorrência.
Seguindo a linha de raciocínio, o terceiro benefício desse tipo de atendimento é a possibilidade de aumentar a receita da sua empresa. Afinal, há maiores chances de converter um possível cliente.
O motivo é que ele sente que obteve suas dúvidas ou problemas resolvidos sem grandes burocracias. Além de ser atendido com empatia.
Inteligência artificial no atendimento ao cliente
Até aqui você já entendeu o que é, como funciona e os benefícios de implantar um atendimento 24 horas na sua empresa. Mas, será que existe algum meio que facilite e otimize esse serviço?
Utilizando a Inteligência artificial isso é possível!
Com a IA é possível criar chatbots inteligentes capazes de responder às dúvidas dos clientes a qualquer momento. Utilizando-os é possível prover a otimização do tempo tanto dos consumidores, quanto dos agentes humanos.
Além disso, com a inteligência artificial sua base de clientes pode aumentar independentemente da capacidade da sua equipe. Por exemplo: se com 10 agentes humanos é possível prover um atendimento eficaz a 200 pessoas por semana, com o uso da IA esse número se torna infinito.
O motivo é que um chatbot pode atender várias pessoas ao mesmo tempo. Mas, para além desses benefícios, existem muitos outros com a aliança da inteligência artificial e atendimento ao cliente.
Alguns exemplos são:
- atendimento omnichannel;
- melhor suporte nos canais onde o cliente está;
- melhoria da experiência do cliente.
Entenda mais: Como usar o suporte via WhatsApp Business na sua empresa.
CRM de vendas: otimize seus processos
Agora que sabe a importância de implementar um atendimento 24 horas, que tal oferecer mais produtividade nesse suporte e gerenciamento dos clientes e leads? É o que faz um CRM de vendas.
Softwares de vendas como o CRM – Customer Relationship Management (em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente) ajudam o trabalho dos profissionais de vendas e atendimento. Um dos principais do mercado é o Zendesk Sell.
A Zendesk é uma empresa bem conhecida no que se diz respeito a soluções de atendimento ao cliente. Com esse software a equipe de vendas fica mais preparada para oferecer uma melhor experiência.
Sabendo que o cliente é o foco para a estratégia de crescimento da sua empresa, ter um software de CRM de vendas é parte importante nessa evolução. Faça uma avaliação gratuita do Zendesk Sell e dê mais um passo para o desenvolvimento do seu negócio.