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Conheça 5 formas de chegar ao atendimento 5 estrelas

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 27 Abril 2021

Atendimento 5 estrelas

A transformação digital tornou a necessidade das empresas oferecerem uma experiência de atendimento excelente aos consumidores, um fator determinante na fidelização de clientes. Oferecer um atendimento 5 estrelas deixou de ser exceção para ser diferencial, e a oferta de um bom atendimento digital se tornou vital.

Melhorar a experiência de atendimento do cliente digital não é apenas uma estratégia para vender mais, a experiência do cliente é tudo, e para 73% dos consumidores, é essa experiência o principal motivador na decisão de compra, o que reflete diretamente no sucesso de uma marca.

Um bom atendimento digital pode ser a resposta para quem deseja oferecer um atendimento 5 estrelas, principalmente quando consideramos o aumento de 30% nas vendas de e-commerce durante a pandemia, e o fortalecimento da experiência do cliente nesse mesmo período, como mostra o Relatório de Tendências CX 2021 da Zendesk.

Outro fator que o relatório da Zendesk avaliou, é que 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais para comprar de empresas que proporcionam uma boa experiência de atendimento, ou seja, investir em estratégias de excelência no atendimento ao cliente tende a melhorar não só a imagem das empresas, mas também os ganhos.

Pensando em todos os benefícios que um bom atendimento digital pode causar, reunimos 5 formas de chegar ao atendimento 5 estrelas, garantindo a melhor experiência de atendimento ao cliente digital. Confira!

5 formas de chegar ao atendimento 5 estrelas

Os motivos que tornam um cliente fiel a uma marca mudaram. Hoje, com toda a tecnologia e a necessidade de atendimentos ágeis, a velocidade no atendimento é tão importante quanto o preço de um produto.

Com o crescimento do atendimento digital, os chamados clientes digitais mudaram o tipo de experiência de atendimento que procuram, mudando também a forma de lealdade com uma marca. Hoje, três fatores principais inspiram lealdade em um cliente:

  • A qualidade do produto;

  • O valor;

  • O atendimento.

Esses fatores foram levantados na pesquisa sobre a verdade da fidelização do cliente, realizada pela KPMG, que ressaltou também a necessidade de conexão emocional que uma marca precisa ter com seus clientes, para que o atendimento 5 estrelas seja conquistado.

Outras formas de chegar ao atendimento 5 estrelas são:

Tenha um atendimento digital 24/7

O tempo de resposta em um atendimento é um fator determinante para a boa experiência e fidelização de clientes, como mostrou uma pesquisa do Customer Think, onde 40% dos pesquisados citaram desejar respostas mais rápidas durante um atendimento.

Um atendimento digital que não oferece agilidade de resposta, compromete a imagem da empresa e também a qualidade de atendimento ao cliente. 

Uma empresa com boas estratégias de excelência no atendimento ao cliente, precisa:

  • Aproveitar as tecnologias para automatizar atendimentos;

  • Ter um script padronizado de respostas;

  • Sempre avaliar as respostas dadas;

  • Sempre trabalhar para agilizar respostas.

Relacionando a experiência de clientes a velocidade, oferece um atendimento sempre disponível, 24 horas por dia, 7 dias por semana, evita problemas e uma imagem negativa para a empresa, e deixa a empresa mais próxima do atendimento 5 estrelas.

Conheça o seu cliente

Como melhorar a experiência do cliente? Quanto mais se conhece o perfil de quem procura sua marca e seus produtos, mais fácil fica atender esse consumidor com qualidade. 

É sempre importante lembrar que boas estratégias de atendimento ao cliente estão diretamente ligadas ao relacionamento. Não basta apenas atender rapidamente, é preciso gerar valor, só assim uma empresa chega a fidelização de clientes

Chegar ao atendimento 5 estrelas conhecendo o cliente depende da:

  • Atendimento personalizado;

  • Criação do perfil de cada cliente, por meio das tecnologias de automatização;

  • Demonstre a apreciação que sente pelos clientes;

  • Solicitação de feedbacks sobre atendimentos;

  • Realização de pesquisas de satisfação.

Atenda de forma humanizada

A humanização do atendimento está diretamente alinhada com o jeito que uma empresa conhece seu cliente, e a forma que ela interage com o mesmo. 

Não é porque o atendimento se torna digital, que a empatia deve deixar de existir. Para chegar ao atendimento 5 estrelas uma empresa percorre um longo caminho de conquista do cliente, e no digital, a melhor forma de conquistar é humanizando o atendimento.

Só oferecer atendimento por meio da tecnologia não é o caminho. Os clientes querem ter uma ligação com as empresas das quais consomem, e também precisam se sentir importantes. Isso está diretamente ligado à experiência do consumidor, e é determinante para a fidelização de clientes.

Invista em tecnologia

O cliente digital busca personalização e usabilidade no atendimento digital, é uma das melhores formas de uma empresa conquistar esse cliente, é oferecendo um atendimento omnichannel.

Ter um atendimento omnichannel significa ser presente para o consumidor, através de e-mail, chatbot, SMS, redes sociais, whatsapp, messenger, e quaisquer outras tecnologias que surgirem. Isso torna o atendimento mais personalizado, diversifica os meios de atendimento, aumenta a capacidade de respostas e ainda melhora o pós-venda.

Tenha uma equipe de atendimento 5 estrelas

Não basta criar diversas estratégias de atendimento para melhorar a experiência dos consumidores, investir em tecnologias, e ter manuais perfeitos de comunicação, se a equipe de atendimento não estiver à altura de todas as mudanças para conquistar um atendimento 5 estrelas.

É fundamental escolher bem a equipe de atendimento, pois é ela quem terá o contato direto com os clientes. Além de escolher a equipe, é preciso treiná-la sempre, buscando suprir todos os problemas e dúvidas.

Uma equipe preparada, fazendo uso de tecnologias que auxiliem no bom atendimento, tendem a resultar em um atendimento 5 estrelas, que refletirá na produtividade e nas vendas da empresa.

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