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Atendimento ao cliente em start-ups: como acertar desde o início
Última atualização em 3 Mai 2016
Começar um negócio é algo que exige muito planejamento. É preciso ter bem definido o produto ou serviço que será comercializado, fazer pesquisas de mercado e conhecer a concorrência. Também é necessário conhecer muito bem o público-alvo da empresa e garantir que o atendimento oferecido seja o melhor desde o início. Afinal, você não quer que sua empresa fique conhecida como um local que não identifica as necessidades dos seus clientes e não soluciona problemas.
O atendimento de uma empresa influencia muito em sua reputação no mercado. E a reputação da empresa, por sua vez, reflete diretamente nas vendas. Em outro artigo do blog, falamos sobre como um negócio pode crescer por meio do atendimento ao cliente (se você não viu o post? É só acessar este link). No artigo de hoje, trazemos dicas especiais para quem está abrindo uma start-up e quer garantir o melhor atendimento ao cliente desde o começo. Confira nossas dicas:
Como acertar no atendimento da sua start-up desde o início
Conheça o seu público
Um bom atendimento, é um atendimento personalizado. Para isso, é essencial conhecer quem são os consumidores da sua start-up. Um novo aplicativo desenvolvido para pessoas que buscam encontrar o par ideal, por exemplo, tem uma audiência bem definida: são pessoas que usam smartphones no seu dia a dia, solteiras e adeptas de redes sociais, certo? Com base nestes dados, a empresa sabe que meios como o Facebook e o Twitter são boas opções para contatar os seus consumidores. Podemos afirmar que quanto mais informações a empresa tem sobre o seu público, mais efetivo e customizado pode ser o atendimento.
Abra diferentes canais de comunicação com o cliente
É essencial garantir uma boa interação com o consumidor desde o início. Assim, o seu negócio mostra que é transparente e que sabe dialogar com o consumidor desde sempre. Por isso, é importante que a empresa esteja presente nas principais redes sociais, tenha e-mails acessíveis para que clientes entrem em contato e possua um site que apresente os serviços, tire dúvidas e aceite sugestões. Mas atenção, não basta abrir estes canais de comunicação, é preciso usá-los como meios para garantir um excelente atendimento ao cliente. Sobre isso, falamos mais no próximo tópico.
Monitoramento constante
Ignorar ou demorar para responder um cliente é algo que pode prejudicar muito a imagem da empresa. Afinal, ninguém quer fazer negócio ou comprar produtos de uma start-up que não soluciona as dúvidas e problemas dos seus consumidores. Por isso, além de oferecer diferentes opções para que os seus clientes entrem em contato com a empresa, é necessário monitorar todas as mensagens enviadas para os canais oficiais da start-up. Assim, não há risco de que seus clientes fiquem sem respostas ou demorem para receber uma solução. O resultado são consumidores mais satisfeitos, fidelizados a sua marca e que falam bem do atendimento da empresa – algo que todo negócio deve buscar!
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