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O que é atendimento ao cliente e como usar a tecnologia para implantá-lo em sua empresa
Por Zendesk
Última atualização em 2 março 2023
Podemos definir de forma sucinta o que é atendimento inteligente como o uso das tecnologias da quarta revolução industrial para captar dados, tratá-los, organizá-los e, assim, possibilitar que sejam analisados para gerar insights que permitem melhorar o atendimento ao cliente de forma automatizada e, ao mesmo tempo, personalizada.
Mas quais os benefícios do atendimento inteligente? Como ele funciona na prática?
De um lado, os clientes novos. De outro, os antigos. Todas as empresas que existem vivem desses dois fluxos. E gerenciar corretamente esses dois aspectos acaba gerando uma grande vantagem competitiva.
Por um lado, as corporações precisam aproveitar o contato que possuem com os clientes, conhecer profundamente seu perfil e ainda conhecer o seu emocional (!) para poder conduzir o processo de compras da melhor maneira.
Por outro, precisam fidelizar os clientes e gerenciar o relacionamento de forma altamente personalizada.
Isso só é viável se a empresa valorizar a manutenção da base de dados dos clientes ativos, gerenciar corretamente o programa de relacionamento, conhecer profundamente a identidade do negócio e investir pesado em atendimento inteligente.
Isto é: usar todos esses dados obtidos durante o relacionamento com o cliente para conhecê-lo melhor, entender suas necessidades e oferecer as soluções que ele deseja, na hora que mais precisa.
Portanto, promover o relacionamento com os clientes é algo que deve fazer parte da cultura e da missão das empresas, principalmente, porque a competitividade atualmente está muito próxima da qualidade e intensidade do relacionamento entre as corporações e os consumidores.
Neste post, você vai entender mais profundamente o que é atendimento inteligente, sua importância e como usar a interação personalizada que ele proporciona no seu negócio.
O que é o atendimento inteligente na prática?
Na prática, o atendimento inteligente proporciona as informações e as ferramentas necessárias para que se faça a automatização de alguns processos de atendimento, porém, sem substituir totalmente o atendimento humanizado. Deve-se promover um balanceamento entre a automatização, a personalização e o uso ágil e confiável dos dados e informações por atendentes humanos.
Assim, o atendimento inteligente integra diversos canais de relacionamento com o cliente, coleta e estrutura essas informações e as disponibiliza tanto para a automatização de processos, como para um atendimento humanizado mais eficiente e personalizado.
Agora que você já entendeu o que é atendimento inteligente, vamos entender qual é a sua importância para a empresa?
Veja também: Crie experiências únicas usando Centrais de Ajuda
Entenda a importância de personalizar suas interações
Um aumento na fidelidade pode acrescentar até 5% nos lucros de um negócio. Analisando por um outro ângulo, podemos aumentar essas porcentagem para 100%, já que clientes satisfeitos continuam comprando de uma mesma empresa, com mais frequência e em maior quantidade.
Veja a importância das empresas melhorem a sua forma de atendimento: um cliente feliz traz consigo novos clientes. Esse é um ponto que precisa ficar bem claro.
Ainda, no novo cenário mundial em que vivemos, liderado pelo setor se serviços, o atendimento surge como uma fator absolutamente DECISIVO para que uma empresa tenha sucesso com seus clientes. Um divisor de águas entre quem vai se manter e quem vai desaparecer do mercado.
Para conseguir colher os frutos, um longo caminho ainda precisa ser percorrido. A criação de relações sólidas – a ponto de se tornarem relações fiéis – é difícil.
Afinal, se coloque no lugar do cliente: em um mundo com tantas opções, a única forma de mantê-lo é investir em personalização e resolução pontual das suas necessidades.
Por isso, os benefícios do atendimento inteligente ficam cada vez mais claros para as empresas.
Veja mais: Personalize o contato em larga escala com a automação do engajamento para vendas
Como usar interação personalizada com os seus clientes?
Primeiro, procure compreender a fundo como os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa são utilizados pelos seus consumidores. De posse desse entendimento, faça uma análise detalhada do comportamento de uma forma geral.
Os empreendedores considerados estratégicos são aqueles que procuram entender os gostos e os hábitos dos consumidores e ainda possuem responsabilidade em todo processo de criação e entrega de valor da companhia.
A partir disso, o empresário pode segmentar seu público com a intenção de oferecer soluções precisas para cada categoria de cliente. Como também resolver seus problemas e administrar cada interação de maneira personalizada, transformando-a em única.
Uma das formas de fazer isso é oferecer um tratamento em que ele sinta consideração, recebendo a prova de que é importante para a empresa.
Para elaborar todo esse cenário, é essencial investir em tecnologias para gerenciar esse marketing de relacionamento.
Oferecer plataformas integradas para que ele possa entrar em contato com a sua empresa é explorar um conceito chamado de atendimento inteligente.
Além de poder escolher como falar com a sua empresa, por e-mail, web chat ou telefone, os colaboradores devem oferecer uma comunicação pessoal altamente personalizada – a melhor maneira de interagir com seu cliente.
A Zendesk conta com diversas ferramentas de relacionamento com o cliente integradas entre si e que disponibilizam a inteligência que você precisa para proporcionar uma experiência memorável a seus clientes.