Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

Atendimento personalizado: o que é, quais os ganhos dessa prática e como aplicar?

Por Zendesk

Última atualização em 15 Agosto 2023

O atendimento personalizado contribui para as empresas ampliarem suas taxas de retenção de clientes, reduzir custos, gerar mais negócios, ampliar ticket médio, melhorar a reputação da marca e mais. Por isso, se a sua empresa ainda não oferece esse tipo de relacionamento, é hora de mudar essa realidade. 

Entender o que é e quais são as técnicas e tipos de atendimento personalizados vai ajudar na compreensão completa sobre como aproveitar as vantagens dessa forma de se relacionar com seus clientes. 

O que é atendimento personalizado?

Atendimento personalizado é uma estratégia de relacionamento que prioriza a adaptação da linguagem e do roteiro de atendimento a cada consumidor da empresa, considerando suas necessidades, dores, demandas, linguagem e comportamento. 

Isso quer dizer que quando um cliente entrar em contato com a empresa, ele não vai sentir que está sendo tratado como se fosse apenas mais um, mas sim, como um cliente especial, que é bem vindo e que merece atenção

Um atendimento personalizado envolve mais do que a criação de processos, mas principalmente, depende:

  • da cultura organizacional
  • de atendentes gentis e proativos, 
  • de ferramentas que permitem a cada profissional aprender sobre o cliente em questão, por meio do acesso ao seu histórico com a organização. 

Segundo o relatório State of Global Customer Service, 72% dos clientes esperam que os atendentes conheçam seu histórico com a empresa. Ao mesmo tempo, no Relatório de Tendências para a Experiência do Cliente, você encontra destaque para o fato do agente de suporte ser amigável é um dos aspectos mais importantes para os clientes, em relação a experiência que vivem com as marcas. 

Com essas duas informações começamos a compreender o impacto do atendimento personalizado na experiência dos clientes com a marca. 

Quais são as vantagens do atendimento personalizado?

Ninguém gosta de ser mal atendido quando entra em contato ou é contactado por uma empresa. O atendimento frio, distante e mecânico impacta negativamente a experiência do cliente, isso pode acarretar problemas como insatisfação e o aumento da taxa de rotatividade de clientes. 

De fato, ainda segundo o relatório State of Global Customer Service, 56% dos clientes deixariam de comprar com uma empresa devido a uma experiência de atendimento e 96% deles acreditam que o atendimento é importante na escolha de se tornarem fiéis a uma marca. 

Quando a sua empresa mantém clientes satisfeitos existem ganhos financeiros diretos. Como vemos na pesquisa da Call Miner ‘s é de 5 a 25 vezes mais caro adquirir um novo cliente do que manter um cliente atual. Além disso, segundo a pesquisa da Harvard Business School, aumentar as taxas de retenção de clientes em 5% aumenta lucros de 25% a 95%.

Até aqui as vantagens do atendimento personalizado incluem: 

  • melhor experiência para os clientes,
  • maior satisfação por parte dos consumidores, 
  • contribuição para retenção de clientes, 
  • auxílio na busca por maiores lucros, 
  • controle e redução de despesas

Vale ainda lembrar que pesquisas como a da Epsilon indicam que 80% dos consumidores estão mais propensos a comprar de companhias que ofereçam experiências personalizada, logo, o atendimento personalizado também tem impacto na capacidade da sua empresa gerar novos negócios. Afinal, o atendimento não está apenas no pós-venda, mas também no atua como incentivador da venda. 

E se você tem dúvida se tudo isso se transforma em realidade na prática, saiba que o estudo State of CX Management descobriu que 73% das organizações que se focam na experiência do cliente têm melhores receitas.

5 técnicas e tipos de atendimento personalizados

Entre as cinco técnicas de atendimento personalizado estão: 

  1. Preste um atendimento humanizado
  2. Invista em treinamento
  3. Seja omnichannel
  4. Mantenha um histórico dos consumidores
  5. Colete feedbacks e aplique pesquisas de satisfação

Entenda mais, a seguir.

1. Preste um atendimento humanizado

O atendimento humanizado prioriza a escuta ativa e comunicação empática. Na prática isso quer dizer que é fundamental que os profissionais envolvidos realmente se dediquem a ouvir seus clientes, em busca de entender o que eles precisam e encontrar a melhor solução para solucionar suas dores. 

O atendimento humanizado é o oposto do atendimento robótico que segue um script engessado e distante do consumidor.

2. Invista em treinamento

A equipe deve receber treinamento em vários aspectos, como inteligência emocional e comunicação assertiva. Além disso, deve ser incentivada a ter iniciativa e proatividade em relação ao atendimento e as demandas do cliente.

Os treinamentos desse setor devem incluir os processos e fluxo de trabalho, o uso das ferramentas da área e os scripts, mas também habilidades de relacionamento.

3. Seja omnichannel

Omnichannel envolve a criação de múltiplos canais de atendimento, todos integrados para oferecer uma excelente experiência ao consumidor. 

Ao fazer isso, sua empresa mostra que valoriza a preferência do cliente, contribuindo para a sensação de personalização da comunicação.

4. Mantenha um histórico dos consumidores

Esse é um dos principais cuidados que a sua empresa deve ter ao desenvolver um atendimento personalizado, afinal, ele só é possível quando você realmente conhece o consumidor. 

Com o acesso ao histórico, qualquer atendente poderá “conhecer” o cliente em poucos segundos, enquanto faz a saudação e entende suas demandas. 

Lembre-se de chamar o cliente pelo nome e evite que ele tenha que repetir informações.

5. Colete feedbacks e aplique pesquisas de satisfação

Para saber se o atendimento oferecido está alcançando os resultados esperados, sua empresa precisará aplicar pesquisas de satisfação e coletar feedbacks de clientes, além de acompanhar os indicadores de atendimento

Ferramenta para colocar em prática o atendimento personalizado 

É claro que para colocar tudo isso em prática e atender às diversas demandas do consumidor atual, a sua empresa vai precisar contar com a tecnologia como aliada. 

O software de suporte ao cliente da Zendesk é fácil de usar e ajuda sua empresa a oferecer uma experiência mais completa aos consumidores da sua marca, contribuindo para um atendimento mais ágil, assertivo e personalizado.

Tudo isso, tem como objetivo gerar uma melhor experiência para o cliente da empresa, permitindo que a empresa aproveite os benefícios que a satisfação dos cliente pode trazer para o negócio, como:

  • maiores taxas de fidelização, 
  • tickets médios mais elevados, 
  • menores custos de aquisição e muito mais. 

Entre os recursos oferecidos pela plataforma estão: 

  • Integração de diversos canais de atendimento como mensagens, chat em tempo real, email ou voz.
  • Espaço de trabalho do agente unificado para facilitar o monitoramento, a priorização e as respostas aos clientes.
  • Central de ajuda e um fórum da comunidade integrados que podem ser criados para oferecer melhor atendimento ao cliente,
  • Ferramenta de colaboração, que conecta parceiros internos e externos, facilitando o trabalho dos atendentes,
  • Automação e bots com IA para obter o contexto necessário dos clientes,
  • criação, gestão e disponibilização de uma base de conhecimento inteligente para melhorar o autoatendimento dos clientes e capacitar a equipe, e mais.  

Ficou curioso? Então, entre em contato com a Zendesk e descubra o que podemos fazer para te ajudar a melhorar a experiência do cliente por meio de um atendimento ágil. 

Histórias relacionadas

Artigo
14 min read

Como dar feedback negativo de maneira construtiva? 10 dicas

Descubra como dar um feedback negativo da maneira certa, ao fazer uma crítica construtiva e auxiliar o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores.

Artigo
13 min read

O que é Teoria dos Dois Fatores? Como aplicar em uma empresa?

Descubra como a Teoria dos Dois Fatores pode impulsionar a motivação e a produtividade da sua equipe. O que é, benefícios, como aplicar e muito mais.

Artigo
18 min read

O que é a escala Likert? Como funciona? [Guia completo]

A escala Likert é um modelo de pesquisa de satisfação que permite mensurar e analisar a opinião dos consumidores com mais eficiência. Veja como utilizá-la!

Artigo
11 min read

O que é telemarketing ativo e receptivo? Diferenças e vantagens

As estratégias de telemarketing ativo e receptivo podem ser usadas em conjunto para potencializar os resultados. Veja como cada uma funciona!