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Atendimento presencial em escola: como criar experiências inesquecíveis?
Por Zendesk
Última atualização em 13 dezembro 2022
Falar sobre atendimento presencial é a nossa praia.
De maneira simples e didática, você aprenderá como promover um atendimento incrível em sua instituição de ensino.
Aqui, vamos te apresentar a metodologia ICARE, que ajuda a criar experiências memórias para pais e alunos.
Ao final, você terá acesso a uma dica de ferramenta para escalar seu atendimento com agilidade, sem perder a eficiência.
Ficou curioso?
Continue a leitura e aprenda agora mesmo como ter um atendimento presencial campeão.
Como oferecer um atendimento presencial incrível?
Certamente você já teve contato com várias metodologias e dicas para melhorar o atendimento presencial no ambiente escolar.
Contudo, nem sempre todas as empresas conseguem alcançar bons resultados. Por isso, trazemos um acrônimo diferente, chamado de ICARE.
Quem nos ajuda a entender cada uma das letras da sigla é Ken Blanchard, autor do livro experiência inesquecível para o cliente: estratégias para revolucionar o atendimento.
Você gostaria de trazer esse novo cenário para sua instituição de ensino?
Então, vem com a gente entender como aplicar a metodologia ICARE na rotina da sua escola.
(I) Comece pelo serviço ideal
Inicie estabelecendo como deve ser o serviço ideal em sua escola, isto é, o que você precisa fazer para satisfazer cada necessidade dos pais ou alunos diariamente.
Ter um serviço de excelência não é uma tarefa fácil. Seus consumidores precisam ser convencidos de que foram tratados de maneira única.
Dito de outra forma, você precisa fazer pais e alunos sentirem que você se importa com as necessidades deles.
A princípio, pode parecer óbvio, mas isso traz resultados incríveis para a sua instituição, como a tão sonhada retenção de clientes.
Quer transformar a conexão com os seus clientes por meio de ótimas experiências? Assista:
(C) Envolva todos na Cultura de serviço
Quando temos apenas um colaborador disposto a proporcionar um atendimento presencial de qualidade, a escola não evolui.
É seu papel comunicar para o restante do time o que é considerado um serviço de excelência.
Para tal propósito, crie uma cultura de atendimento ao cliente. É isso que indica o “C” na metodologia do nosso autor.
Ou melhor, estimule um espaço focado nas necessidades dos pais e alunos.
Como gestores, entendemos que a cultura do atendimento de qualidade é única.
Logo, a sua escola precisa ter sua própria visão e valores, que se encaixem devidamente em seu negócio.
Aqui, não há outra saída: você vai precisar treinar seus colaboradores para que eles aprendam a entregar um ótimo serviço.
Aí vão algumas artigos que te ajudam a criar treinamentos incríveis em sua empresa:
- Script de vendas pelo WhatsApp: como montar o seu? Comece agora!
- Como desenvolver equipes de alta performance e incrementar a sua receita?
- O que é venda humanizada e como colocar em prática para encantar clientes?
(A) Mantenha sua Atenção no cliente
Uma vez que você definiu sua cultura de atendimento, o próximo passo é praticar a atenção, pensando sobre quem é seu consumidor e o que ele pretende.
Entre as principais etapas para compreender os seus clientes estão:
- Divida sua base de consumidores em grupos menores, criando segmentos conforme necessidades semelhantes ou preferências;
- Colete alguns dados. Questiona-se: quais são as preferências dos meus compradores?
- Reúna essas respostas. Tente adivinhar como vai entregar um serviço incrível e de forma mensurável.
Esse processo é essencial porque você pode abordar seus clientes da maneira como eles esperam ser atendidos.
Afinal de contas, em um mercado cada vez mais competitivo, cuidar da primeira impressão já não é mais suficiente.
Todas as etapas são igualmente fundamentais para a experiência do atendimento presencial.
Este estudo da Zendesk comprova a afirmação acima. Ele revela que 97% dos
clientes gastarão mais com empresas que personalizam o atendimento ao consumidor.
Portanto, mantenha sua atenção no cliente.
Mas o que as empresas podem fazer para alcançar esse objetivo?
Em nosso novo episódio da série Zendesk What’s NeCXt, Bruno Prodocimo, Sales Manager Commercial LATAM, compartilha dicas importantes para essa jornada, confira:
(R) Seja Responsivo
Como vimos acima, concentrar suas energias nos clientes é importante, mas só isso não basta. Você também precisa deixar claro que está disposto a atender essas demandas.
Em outras palavras, a velocidade de resposta é a chave para escutar feedbacks de clientes, como: “Eu me senti cuidado” ou “Eles se importam comigo.”
Aí vão algumas dicas de Blanchard para aplicar a responsividade em sua instituição de ensino, confira:
- Escute seus clientes com atenção;
- Tente encontrar uma forma de fazer os questionamentos corretos para que eles continuem a comunicação;
- Faça um atendimento com empatia, seja na comunicação verbal e não-verbal.
Essa prática é fundamental, sobretudo, quando os consumidores estão insatisfeitos, porque você terá dificuldades para resolver os problemas deles se não compreender o gargalo naquele momento.
(E) Empodere seus funcionários
Chegamos ao último ponto da técnica ICARE. Empoderar os colaboradores é essencial porque funcionários desanimados não vão oferecer um serviço de qualidade para pais e alunos.
Não se esqueça que os seus funcionários estão na linha de frente da escola, logo tratar cada membro do time é uma estratégia que faz a diferença para a sua marca.
Ao participar de encontros semanais em que podem aprender novas ferramentas e conceitos, eles se sentem mais valorizados e assim podem gerar mais valor para os consumidores.
Ademais, estimule os seus colaboradores a apresentar sugestões para melhorar o atendimento presencial da escola.
Isso resulta em um serviço de qualidade para seus consumidores, garantindo um diferencial competitivo para o seu negócio.
Qual é a diferença do atendimento presencial com o online?
Uma vez entendido como aplicar um atendimento presencial de qualidade em sua empresa, chegou a hora de entender o que é melhor para uma escola: serviço online ou presencial
Antes de mais nada, vamos apontar a principal diferença entre essas duas alternativas.
Resumidamente:
- Atendimento presencial: os pais precisam se deslocar até a escola para o atendimento. Nesse caso, você precisa ter um espaço maior receber os clientes;
- Atendimento online: é uma forma moderna de realizar esse atendimento. Em síntese, país e instituição de ensino conversam por meio da internet, sem a necessidade de ser presencial. Isso é possível graças a um sistema como o chatbot, por exemplo.
Agora, respondemos a pergunta mencionada logo no início deste tópico, recapitulando: qual é a melhor forma de atendimento presencial ou online?
O xis da questão é trabalhar com as duas possibilidades, aplicando o conceito de omnichannel.
Trata-se de uma estratégia que proporciona uma experiência única aos consumidores por meio do diálogo e alinhamento dos canais online e offline.
Portanto, esqueça aquele velho hábito de procurar apenas informações sobre o que é atendimento presencial. Vai além e experimente novos conceitos em sua rotina.
Quer saber mais? Assista:
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Decidir começar uma estratégia de omnichannel é apenas o início de uma boa jornada na empresa. Para isso, você precisa contar com ferramentas de qualidade que te ajudam a otimizar o processo, como o Zendesk Sell.
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Aqui, você pode oferecer suporte em qualquer canal. Assim, os clientes sempre podem entrar em contato com sua marca, seja qual for o canal de interação (mensagens, chat em tempo real, redes sociais, e-mail ou voz).
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