No ambiente de suporte, a atribuição de tickets de chat é uma etapa importante para garantir uma experiência positiva aos clientes, além de aumentar a eficiência operacional no setor de atendimento.
No entanto, conforme as expectativas dos clientes evoluem progressivamente, as tarefas de responder rapidamente às suas necessidades e fornecer soluções personalizadas se tornam ainda mais desafiadoras.
Nesse sentido, o uso de ferramentas de IA para suporte ao cliente ajuda a aumentar a eficiência na gestão de tickets de chat.
Para explorar mais o tema, convidamos você a continuar a leitura deste artigo. Ao longo das próximas linhas, explicamos como é possível otimizar a atribuição de ticket de chat, e destacamos o papel fundamental da tecnologia avançada, especialmente da inteligência artificial (IA).
O que é ticket de chat?
Ticket de chat é uma forma de registro de uma interação entre um cliente e uma equipe de suporte ou atendimento ao cliente por meio de uma ferramenta de chat on-line.
Quando um cliente inicia uma conversa por chat com uma empresa, o sistema gera um ticket para acompanhar e documentar todas as informações relevantes relacionadas à essa interação.
A atribuição de ticket, por sua vez, se refere ao direcionamento de cada consulta para o agente mais adequado para lidar com ela.
Entenda abaixo como funciona esse processo.
- Início da conversa: o cliente inicia uma conversa por chat, geralmente ao clicar em um ícone presente no site da empresa ou em um aplicativo específico, como o WhatsApp.
- Geração do ticket: assim que a conversa começa, o sistema gera um ticket automaticamente, com informações como o nome do cliente, histórico de interações, detalhes da conversa atual e outros dados relevantes.
- Atribuição do ticket: o ticket é atribuído a um agente de suporte específico, responsável por responder à consulta e resolver o problema do cliente — tal atribuição ocorre manual ou automaticamente com base em critérios predefinidos.
- Resolução do problema: o agente de suporte fornece assistência e responde a perguntas para resolver os problemas apresentados.
- Atualização do ticket: durante a conversa, o agente de suporte atualiza o ticket com detalhes sobre a interação, incluindo respostas dadas, soluções propostas e outras informações relevantes.
- Encerramento do ticket: com o problema resolvido satisfatoriamente e a conversa concluída, o ticket é encerrado e arquivado para consultas futuras.
Veja também: Ticket de atendimento: 5 dicas para uma gestão eficiente
Como a IA pode melhorar a atribuição de tickets de chat?
A IA pode melhorar a atribuição de tickets de chat ao analisar o contexto da consulta do cliente, o histórico de interações e o perfil do agente para direcionar o ticket ao especialista mais qualificado em tempo real, o que resulta em mais eficiência na gestão de tickets de chat.
Entenda melhor os benefícios que a IA e a automatização do processo de tickets de suporte têm a oferecer.
- Análise de contexto: a IA analisa o contexto da conversa do cliente em tempo real, incluindo o assunto da mensagem, as palavras-chave utilizadas e o histórico de interações.
- Aprendizado de máquina: por meio do aprendizado de máquina, a IA analisa padrões de conversas e identifica quais tipos de consultas são mais frequentes e como foram resolvidas anteriormente, o que viabiliza uma atribuição mais precisa dos tickets.
- Priorização de tickets: a IA dá prioridade aos tickets conforme a urgência e a gravidade dos problemas apresentados.
- Atribuição dinâmica: a IA ajusta dinamicamente a atribuição de tickets com base em mudanças na carga de trabalho dos agentes, disponibilidade e especialização.
- Personalização: a partir das preferências do cliente e do histórico de interações, a IA personaliza a atribuição de tickets para garantir que o cliente seja atendido pelo agente com quem teve interações positivas no passado.
Você sabia que cerca de 70% dos líderes de CX têm planos de integrar a Inteligência Artificial generativa em múltiplos pontos de contato nos próximos dois anos? Para ficar por dentro dessa e de outras tendências em Experiência do Cliente para este ano, acesse a mais recente edição do relatório CX Trends:
Relatório da Zendesk – CX Trends
Zendesk: ferramentas de IA para suporte ao cliente
Ao aderir à atribuição de ticket de chat e à personalização da experiência do cliente com IA, as companhias podem elevar a satisfação do cliente por meio da entrega de respostas rápidas e precisas e aumentar a produtividade da equipe de suporte.
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Além disso, o sistema oferece recursos muito interessantes, como:
- integração de diversos canais de atendimento, como mensagens, chat em tempo real, email ou voz;
- espaço de trabalho do agente unificado para facilitar o monitoramento, a priorização e as respostas aos clientes;
- central de ajuda e um fórum da comunidade integrados para oferecer um melhor atendimento ao cliente;
- ferramenta de colaboração, que conecta parceiros internos e externos e facilita o trabalho dos atendentes;
- criação, gestão e disponibilização de uma base de conhecimento inteligente para melhorar o autoatendimento dos clientes e capacitar a equipe, e mais.
Com nossa solução equipada com Inteligência Artificial, é possível oferecer suporte inteligente em grande escala com o uso de IA e bots; eles dão respostas instantâneas aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.
Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas que precisam sobre seus produtos ou serviços.
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