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6 ações para aumentar as vendas no varejo

Por Zendesk

Última atualização em 27 março 2023

Entender como aumentar as vendas no varejo é o desafio e o sonho de 10 em cada 10 empreendedores e gestores. Afinal, quem não gostaria de surfar na onda de um setor em constante crescimento?

Para você ter uma ideia, o estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira”, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), mostrou que o Varejo Restrito (varejo de bens de consumo, exceto automóveis e materiais de construção) fechou 2021 com uma expansão de 13,9%. Isso representa 3 vezes o crescimento de 4,6% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil.  

Impressionante, não? 

E tem mais: o setor segue este ritmo pelo quinto ano consecutivo, já que, desde 2016, supera o desempenho da economia total do país. 

Você é empreendedor e tem dificuldades para converter seus investimentos em resultados? Gerencia uma equipe de vendas e esbarra em constantes desafios? 

Continue a leitura deste artigo e entenda como aumentar as vendas no varejo com dicas que funcionam de verdade. 

Ações de vendas no varejo: principais desafios do setor

Estruturar boas ações de vendas no varejo pode sim, ser complexo e desafiador. 

Nós reconhecemos as particularidades do segmento. Mais do que isso: sabemos que, em muitos casos, obstáculos relacionados aos padrões anteriormente desenvolvidos são entraves para a adoção de novos comportamentos.

Por isso, nesse momento, te convidamos a uma reflexão: quantos destes fatores impedem o seu negócio ou equipe de crescer? 

1. Habilidades em engajamento digital

Criar a chamada “presença digital” demanda habilidades específicas em ferramentas e estratégias do mundo conectado. Mas mais do que estar lá, é preciso saber como captar a atenção do público-alvo e torná-los frequentadores assíduos dos canais da empresa. 

Usar técnicas de engajamento passa por conhecer diferentes formatos de conteúdo, produzir textos atrativos e convidativos, ter à disposição do consumidor uma equipe pronta para responder a qualquer demanda e por aí vai. 

2. Tornar o e-commerce um “braço” lucrativo do negócio

Sua empresa mergulhou de cabeça no mundo do marketing digital, mas o e-commerce ainda não gera lucros? Sabemos o quão complexo pode ser trabalhar as vendas em duas diferentes frentes de ação. 

Da mesma forma, compreendemos os percalços de empresas que decidem expandir seu universo de atuação e eliminar os limites geográficos das lojas físicas, migrando exclusivamente para os sites de vendas. 

3. Aplicar o omnichannel à empresa

O novo consumidor deseja poder falar com a empresa usando o canal de sua preferência. Para isso, é fundamental que os negócios ofereçam diferentes possibilidades. 

Além disso, os fornecedores devem garantir que os clientes não precisem repetir suas demandas a cada vez que fazem um contato. E ainda, que todos os canais transmitem a mesma informação. Essa é a essência do omnichannel: múltiplos canais integrados e disponíveis. 

4. Construir uma cadeia de suprimentos resiliente e eficiente

A cadeia de suprimentos é uma ponta estratégica, mas frágil, do processo comercial. Se mal gerenciada, pode ocasionar prejuízos dificilmente reparáveis, e perdas financeiras, logísticas e de produção. 

Conseguiu se identificar com algum destes desafios? Se sua resposta foi “um” ou “todos”, não se preocupe. A seguir, elencamos 6 dicas para contornar os obstáculos e aumentar as vendas no varejo. 

Como aumentar as vendas no varejo? 6 dicas

Veja quais atitudes adotar se quiser aumentar as vendas e se adaptar às novas demandas do segmento de varejo. 

1- Cuide da primeira impressão (em múltiplos canais!)

Você sabia que você e seu negócio têm aproximadamente 7 segundos para formular uma boa impressão nos clientes? 

Diante de um número tão impactante, cuidar da sua imagem torna-se fundamental para prosperar nas vendas. 

Por isso, caso opere em lojas físicas, construa vitrines organizadas e atrativas, e posicione novidades em displays estratégicos que captem a atenção do consumidor. 

Paralelamente, alimente sua versão digital com imagens bonitas e conteúdos interessantes. Utilize frases de efeito na biografia das redes sociais e não perca a oportunidade de encantar no primeiro contato.

2- Desenvolva vendedores internos e externos

Você certamente já ouviu falar em técnicas de vendas que potencializam as chances de conversão, certo? 

Postura, tom de voz, melhores argumentos e controle de objeções são algumas das dicas que ajudam a desenvolver os vendedores e torná-los aptos a vender até para os clientes mais difíceis. 

Saiba, porém, que não apenas os vendedores externos precisam conhecer técnicas como estas. Os agentes de vendas internas, ou inside sales, também precisam conhecer caminhos para se aproximar do cliente, transparecer confiança e credibilidade mesmo em encontros virtuais e, claro, fechar mais negócios.

Quer algumas dicas para desenvolver seus vendedores? Veja 13 técnicas de vendas e atendimento para encantar! 

3- Ouça as demandas do consumidor

Como aumentar as vendas no varejo sem entender o que o cliente precisa? Fica muito mais difícil acertar o alvo quando damos o tiro no escuro, não é mesmo? Por isso, estabeleça momentos de escuta dos clientes e colete feedbacks sempre que possível. 

Aplique pesquisas breves, ouça a opinião do potencial cliente mesmo antes da compra e incorpore sugestões continuamente. 

4- Ofereça uma experiência de compra inesquecível 

Cuidar da experiência de compra do seu consumidor deve ser o objetivo primordial da empresa. Toda a força de vendas deve se esforçar para encantar nos pontos de contato, sabendo que clientes satisfeitos geram um duplo impacto positivo nas vendas: fidelização e indicação. 

5-Use gatilhos de venda inteligentes

Vivemos em uma era em que o sentimento de FOMO (Fear Of Missing Out, ou “medo de perder alguma coisa”) domina a sociedade. Pesquisas mostram que quase 7 em 10 integrantes da  geração Millennial (nascidos entre os anos 90 e os anos 2000) experimentam o FOMO.

Nesse sentido, gatilhos de venda como a urgência e a escassez — que remetem à possibilidade de perder algo exclusivo e único —, quando bem empregados, podem trazer resultados de destaque em conversões de vendas. 

6- Aprenda com seus sucessos e falhas

Por fim, lembre-se de que o pensamento analítico pode trazer muitos insights que ajudam a aumentar as vendas no varejo. Por isso, reveja processos, avalie progressos, mensure resultados e aprenda com os seus sucessos e falhas. 

Boas práticas podem ser aperfeiçoadas e repetidas, assim como erros podem ser compreendidos e evitados.

Conte com a ajuda da tecnologia para integrar processos e aumentar as vendas 

Agora, você já tem em mãos tudo o que precisa para estruturar seu plano de vendas, exemplos e dicas para reverter obstáculos e impulsionar os resultados da empresa. 

Entretanto, é possível tornar a adaptação às novas rotinas mais fluida e integrada com a ajuda da tecnologia. 

Com sistemas como o CRM — Gestão de Relacionamento com o Cliente, seu time trabalha organizado e alinhado. O software reúne pipeline de vendas, históricos de negociações e relatórios constantemente atualizados em uma só plataforma. Dessa maneira, facilita a observação da performance e a identificação prévia de oportunidades de venda. 

Quer conhecer o Sell, CRM da Zendesk? Aqui está um formulário exclusivo que te dá acesso gratuito a todas as funcionalidades por um período de teste. 

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