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Como funciona o autoatendimento impulsionado por IA? Guia!
Por Zendesk
Última atualização em 26 Agosto 2024
A nova era da experiência do cliente (CX) chegou. E a fase tem, como forte, o autoatendimento impulsionado por IA (Inteligência Artificial), que impacta cada vez mais o público de modo positivo.
Essas experiências mais ricas e personalizadas existem de diversas formas, como em chatbots e totens inteligentes, que revolucionam o mercado ao propor outro conceito de interação com os clientes.
De acordo com o último relatório CX Trends da Zendesk, 59% dos consumidores entrevistados acreditam que a maneira de interagir com as marcas mudará completamente em dois anos.
Adicionalmente, 70% dos participantes disseram que a IA se tornou uma parte moderna do atendimento ao cliente.
E a sua empresa, vai ficar para trás?
Os consumidores modernos desejam praticidade e rapidez ao tirar dúvidas e até mesmo realizar seus pedidos. Sendo assim, a inteligência artificial é o melhor caminho para oferecer uma experiência altamente personalizada, impactante e inovadora.
Vamos aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira os benefícios de unir o autoatendimento com IA, como o processo funciona na prática e como adotar um sistema inteligente para ajudar a melhorar seus resultados.
A IA melhora a qualidade e a eficiência do autoatendimento, que ocorre por meio de chatbots e totens presenciais. O objetivo é facilitar a vida do cliente e aumentar o valor da marca.
O autoatendimento impulsionado por IA funciona com o suporte de integrações com tecnologias que permitem a autonomia do cliente em buscar o que deseja em todos os pontos de contato com a empresa.
A IA ajuda a fornecer respostas mais rápidas e precisas, com base no contexto da conversa e nos hábitos do cliente. Ou seja, o serviço se torna mais personalizado e humanizado.
Os maiores benefícios de adotar um sistema de autoatendimento com IA são escalar o atendimento, reduzir custos, aumentar a produtividade dos agentes e melhorar a experiência recebida pelo cliente.
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Neste artigo, você aprenderá:
- Qual a relação do autoatendimento com a inteligência artificial?
- Como funciona o autoatendimento impulsionado por IA?
- Como a inteligência artificial pode melhorar o autoatendimento?
- Tendências em inteligência artificial para autoatendimento
- Benefícios do autoatendimento com IA
- Como fazer a adoção de sistemas de autoatendimento?
Qual a relação do autoatendimento com a inteligência artificial?
Se antes o autoatendimento era considerado apenas uma página de FAQ nos sites corporativos, hoje, ultrapassa barreiras e oferece ferramentas eficientes para facilitar a vida do cliente.
Seguindo o raciocínio do notório Benjamin Franklin, que disse que “quando você para de mudar, você para de evoluir”, o autoatendimento se aliou à tecnologia e tornou-se uma poderosa estratégia de atração e fidelização de consumidores.
Por exemplo, os totens de autoatendimento, encontrados em diversos tipos de locais, como restaurantes, aeroportos e mercados, permitem mais agilidade nas compras e no atendimento.
No aeroporto, o totem serve para o passageiro realizar o check-in de maneira autônoma. No metrô ou na rodoviária, para o cliente comprar a passagem. Em supermercados, para os escanearem e pagarem sozinhos seus produtos.
Já os chatbots instalados em sites, redes sociais e aplicativos de mensagens fornecem informações simples de modo rápido e eficaz, como a segunda via da fatura, acompanhamento do pedido, problemas com a entrega, entre outros.
E qual a relação da IA com os serviços de autoatendimento?
Essa tecnologia associada ao aprendizado de máquina (machine learning) possibilita uma interação inteligente e personalizada com o público, pois reconhece em segundos suas preferências e avalia últimos pedidos e comportamento de compra.
Dessa forma, independentemente do canal de contato, o cliente resolve sozinho suas necessidades, mas com o suporte da IA, que faz recomendações personalizadas de acordo com os hábitos e o perfil de consumo.
E essa relação entre autoatendimento e inteligência artificial pode ir além, ao responder a comandos de voz ou usar reconhecimento facial para identificação rápida.
Saiba mais: Ferramentas com inteligência artificial: como podem ser úteis?
Como funciona o autoatendimento impulsionado por IA?
O autoatendimento impulsionado por IA funciona pela integração de tecnologias no serviço, como totens e chatbots, disponíveis nos principais pontos de contato da empresa.
Os totens devem se integrar ao sistema de vendas da marca, assim como o chatbot ao software de atendimento e suporte ao cliente.
Entretanto, quando falamos de chatbots inteligentes, destacamos a sua capacidade de processar a linguagem natural, bem como identificar o contexto antes de dar respostas mais precisas ao cliente.
E, com o machine learning, os robôs aprendem com as conversas e buscam as melhores respostas. Não existem mais aquelas mensagens automáticas. Logo, os fluxos de atendimento não têm padrão: se adaptam a cada interação.
Como a inteligência artificial pode melhorar o autoatendimento?
A inteligência artificial pode melhorar o autoatendimento pela possibilidade de oferecer respostas mais rápidas e precisas, personalizar as conversas e recomendações de produtos, dar melhor suporte onde o consumidor está e atender mais clientes ao mesmo tempo. Além claro, de fornecer uma experiência eficiente e completa ao público.
No CX Trends, 22% dos clientes participantes responderam que a IA e os bots fazem um ótimo trabalho ao explicar por que uma sugestão foi dada. E qual é o impacto disso no seu público?
O aumento da satisfação do cliente e do sentimento de valorização. Ele se sente reconhecido pela marca.
Destacamos, ainda, que a IA no autoatendimento torna a jornada do consumidor mais ágil, influenciando sua decisão de compra.
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Tendências em inteligência artificial para autoatendimento
E para tornar a jornada do cliente fluida, ágil e sem barreiras, é preciso entender quais são as tendências do autoatendimento para os próximos anos.
Uma delas ganhou destaque na pesquisa CX Trends da Zendesk: a IA generativa para entregar uma jornada mais humanizada, personalizada e interativa.
Aproximadamente 70% dos líderes executivos que participaram da pesquisa afirmaram que a IA generativa torna cada interação digital com o cliente mais eficiente, desde funções de pesquisas até assistentes de voz.
A IA generativa é capaz de oferecer uma conversa fluida, pessoal e com a identidade da marca por meio de chatbots, mas também atua em outros pontos de contato, como suporte por e-mail.
Leia também: Como usar a IA generativa para as equipes de atendimento?
Benefícios do autoatendimento com IA
São diversos benefícios do autoatendimento com IA para empresas. Confira os principais a seguir.
1. Escalar o atendimento
O cliente não precisa ficar na fila de espera presencial ou on-line. O chatbot inteligente pode atender a vários consumidores ao mesmo tempo, bem como escalar a capacidade ― e a qualidade ― do atendimento.
Além disso, há atendimento 24 horas, durante os sete dias da semana. Logo, o consumidor não precisa esperar o horário comercial para tirar dúvidas e resolver suas necessidades.
2. Redução de custos
Oferecer um atendimento ágil e eficiente a todos os clientes pode parecer uma missão humanamente impossível. E é.
Mesmo grandes empresas não conseguem ter uma equipe tão grande para dar conta de responder a todos em questão de segundos.
Por isso, ao usar tecnologias, atendem a mais pessoas, elevam a produtividade da equipe e reduzem custos operacionais.
3. Aumento da produtividade
Usar bots e totens de autoatendimento ajuda a manter uma equipe com agentes prontos para solucionar questões mais complexas, sem que gastem tempo com dúvidas comuns e corriqueiras, como onde baixar a segunda via do boleto ou acompanhar o status do seu pedido.
Assim, os atendentes prestam um melhor trabalho em questões mais críticas e sensíveis à empresa, o que ajuda a garantir a satisfação do cliente.
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4. Melhor experiência do cliente
Sem demora no atendimento e esforço para comprar, a tendência é que o cliente se sinta mais satisfeito com a empresa.
Isso sem falar na possibilidade de se comunicar por vários canais (omnichannel), como site, chat, blog, redes sociais, e-mail e WhatsApp, e de obter uma resposta rápida e precisa em todos eles.
Já os totens evitam que as pessoas fiquem na fila, agilizam sua rotina e dão mais autonomia às suas escolhas.
E, como consequência, os clientes ficam mais satisfeitos com a experiência vivenciada, o que eleva as chances de se tornarem fiéis à marca.
Como fazer a adoção de sistemas de autoatendimento?
Depois de ler todos esses benefícios das tecnologias de IA para autoatendimento, é possível que esteja se perguntando como adotá-las.
E já adiantamos: a implementação e o uso de IA no autoatendimento podem ser simples e práticos.
O Zendesk IA, por exemplo, é um sistema completo de atendimento ao cliente, com recursos focados em oferecer um autoatendimento excepcional ao seu público.
Como? O recurso se baseia em bilhões de interações reais com o público, entende sua experiência e seu contexto completo. Logo, desde o primeiro dia de uso, a empresa pode oferecer um suporte ágil e personalizado.
Entenda as vantagens de usar o software de atendimento do Zendesk IA:
- automação de tarefas e processos;
- inteligência integrada em cada interação;
- atendimento em grande escala;
- otimização dos fluxos de trabalho;
- sugestão de respostas e ações aos agentes;
- envio de respostas personalizadas em segundos.
E muito mais!
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