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Autoavaliação de desempenho profissional: o que é, importância, benefícios, como fazer e exemplos de perguntas

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Uma das formas de avaliar a performance dos colaboradores, tanto do ponto de vista técnico como comportamental, é por meio da aplicação de um questionário de autoavaliação de desempenho profissional.

Se bem utilizada, a autoavaliação é uma ferramenta capaz de fornecer informações valiosas sobre a atuação de cada colaborador, bem como seus pontos fortes e fracos em aspectos pessoais e profissionais.

Com base nos resultados desse tipo de avaliação, a empresa e o próprio profissional podem, juntos, traçar estratégias com foco no desenvolvimento do colaborador nos campos pessoal e profissional.

Neste artigo, você vai entender o que é e como funciona a autoavaliação de desempenho, qual a sua importância e benefícios que ela pode oferecer.

Prossiga com a leitura para conferir também exemplos de auto avaliação de desempenho profissional, sugestões de perguntas que você pode inserir no questionário de autoavaliação e um passo a passo completo de como promover a autoavaliação com os seus colaboradores:

  1. Defina os objetivos da autoavaliação de desempenho;
  2. Escolha o método mais adequado;
  3. Defina um cronograma para a autoavaliação;
  4. Conscientize os colaboradores.

O que é autoavaliação de desempenho?

A autoavaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que tem como finalidade permitir que o próprio colaborador reflita sobre a sua performance na empresa durante um período específico.

Por meio de um questionário, o colaborador avalia a si mesmo considerando diferentes aspectos da sua atuação, como comportamento, domínio técnico, relacionamento com líderes e colegas, habilidades etc.

A intenção da autoavaliação é convidar o profissional a pensar sobre como ele tem exercido suas funções e a identificar seus pontos fortes e suas fraquezas. O objetivo é diagnosticar aspectos que precisam ser aprimorados.

Leia também: Avaliação de desempenho: o que é e quais os seus objetivos?

Este vídeo da Siteware traz dicas importantes que te ensinam como avaliar o desempenho dos colaboradores:

https://www.youtube.com/watch?v=edMu53IETjI&t 

Qual a importância da autoavaliação de desempenho?

A autoavaliação de desempenho é importante porque dá ao colaborador a autonomia necessária para que ele reflita sobre sua performance no trabalho, suas qualidades, seu pontos de melhoria, seu comportamento e sua relação com os colegas e líderes diretos.

Com a autoavaliação, a empresa demonstra que confia em seus colaboradores e na capacidade deles de serem sinceros e honestos consigo mesmos.

Além disso, essa é uma ferramenta que favorece a identificação do potencial de desenvolvimento dos colaboradores e a utilização dos pontos fortes e fracos como verdadeiros aliados para o crescimento pessoal e profissional e aprimoramento de competências.

A autoavaliação permite que o colaborador entenda de que forma é possível explorar melhor suas habilidades. Ao se conhecer melhor, o colaborador passa a sentir maior segurança para desempenhar suas atividades, o que o leva a melhores resultados.

Leia mais: O que é avaliação 180 graus e quais as suas vantagens na avaliação de equipes

Quais são os benefícios da autoavaliação de desempenho?

A auto avaliação de desempenho pode trazer inúmeros benefícios tanto para a empresa quanto para o próprio colaborador.

1 – Valorização dos colaboradores

Com a possibilidade de avaliar a si mesmo, o colaborador se sente mais valorizado pela empresa e passa a perceber que ela confia nele.

2 – Relacionamento mais próximo

Esse sentimento de confiança ajuda a estreitar o relacionamento entre o profissional e a empresa para a qual ele trabalha, o que acaba se refletindo na melhoria do clima organizacional e da produtividade.

3 – Mais assertividade da área de Recursos Humanos

Outro benefício da autoavaliação de desempenho é que a área de Recursos Humanos pode ser mais assertiva em suas tomadas de decisão relacionadas à gestão de pessoas, como promoções, realocamento de funções, criação de programas de incentivo e bonificações.

4 – Identificação de necessidades de treinamento 

Além disso, com a autoavaliação é possível identificar lacunas relacionadas ao domínio de determinadas técnicas e habilidades. A partir disso, fica mais fácil definir as necessidades de investir em treinamento e capacitação dos funcionários para que eles possam aprimorar seus conhecimentos e utilizá-los para alcançar resultados mais satisfatórios.

5 – Desenvolvimento da inteligência emocional

A autoavaliação de desempenho favorece também o desenvolvimento da inteligência emocional dos profissionais, o autoconhecimento e a criação de equipes mais capacitadas.

6 – Diminuição da taxa de rotatividade

Ao permitir que os colaboradores avaliem o próprio desempenho, a empresa consegue também reduzir a sua taxa de rotatividade e aumentar a retenção de funcionários.

Isso ocorre porque o colaborador passa a perceber que a empresa se preocupa com o seu desenvolvimento e está disposta a ajudá-lo a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. O profissional se sente valorizado e mais integrado à organização.

Veja também: Feedback 360: o que é e por que aplicá-lo em suas avaliações de desempenho?

Quando fazer a auto avaliação de desempenho?

A autoavaliação de desempenho profissional deve ser feita periodicamente. O mais comum é que, a cada seis meses, os colaboradores tenham a oportunidade de responder a um questionário refletindo sobre a sua atuação no semestre anterior.

Mas a periodicidade vai depender das necessidades e particularidades de cada empresa.

Veja mais: Conheça as 7 melhores ferramentas de colaboração online para aprimorar o desempenho das suas equipes

Passo a passo: como promover a autoavaliação de desempenho na sua empresa

Se você está interessado em promover a autoavaliação de desempenho dos seus funcionários, separamos aqui um passo a passo que pode te ajudar nessa tarefa.

Passo 1 – Defina os objetivos da autoavaliação de desempenho

Por que você quer promover esse tipo de avaliação? Definir os objetivos específicos da autoavaliação de desempenho é o primeiro passo a ser dado.

É possível, por exemplo, que você queira avaliar a necessidade de implementar treinamentos sobre alguma área em especial ou a possibilidade de criar novos cargos ou contratar novos talentos.

Passo 2 – Escolha o método mais adequado

A autoavaliação pode ser feita de diferentes formas. Você pode, por exemplo, conduzir uma entrevista informal ou roteirizada, solicitar que os colaboradores respondam um questionário com respostas “sim” ou “não”, de múltipla escolha ou com base na escala likert.

Conhece a escala iikert? Easte vídeo da Binds.co vai te ajudar a entendê-la:

https://www.youtube.com/watch?v=7zrxuYpukJc 

Confira também em nosso blog: Escala Likert: o que é e como ela ajudará suas pesquisas?

Passo 3 – Defina um cronograma para a autoavaliação

Procure desenvolver um calendário para a aplicação do questionário de autoavaliação profissional e para a análise das respostas.

É muito importante que o momento escolhido para a autoavaliação não entre em conflito com o cumprimento das tarefas diárias dos colaboradores.

Passo 4 – Conscientize os colaboradores

Neste quarto passo, é necessário conscientizar os colaboradores sobre a importância de responder o questionário de autoavaliação.

Cabe ao gestor ou profissional de RH responsável por conduzir esse processo deixar os colaboradores confortáveis para serem sinceros em suas respostas.

Isso porque é comum que os funcionários se sintam receosos e tensos, acreditando que os resultados podem colocar em risco a sua permanência na empresa. Dessa forma, pode acontecer de eles omitirem informações relevantes para a avaliação.

Portanto, converse com os colaboradores e mostre para eles que a intenção é identificar oportunidades de melhorias e promover o desenvolvimento pessoal e profissional.

Passo 5 – Prepare o ambiente para aplicação do questionário

Para que a autoavaliação possa ser feita de maneira eficiente, é fundamental que os colaboradores possam contar com um ambiente favorável, que seja confortável, silencioso e sem interrupções que possam interferir nas suas respostas.

Passo 6 – Estruture o questionário

Com base nos objetivos que você definiu para a autoavaliação, estruture o questionário de modo que ele seja coerente a tais objetivos.

As perguntas devem seguir uma lógica de raciocínio e ser apresentadas de maneira coesa.

Passo 7 – Analise os resultados e crie um PDI

Depois que os colaboradores responderam o questionário de autoavaliação, reúna-se com cada um deles para analisar as respostas e crie um Plano de Desenvolvimento Individual.

No PDI ficarão definidas as ações com foco no desenvolvimento dos colaboradores e no seu crescimento profissional, visando o aprimoramento de competências e a entrega de resultados de excelência.

Veja como fazer um PDI perfeito para seus funcionários:

https://www.youtube.com/watch?v=y-R64PmBefU&t 

Exemplos de auto avaliação de desempenho profissional: quais perguntas fazer?

Como você pôde conferir até aqui, a autoavaliação é feita a partir da aplicação de um questionário, o qual contém perguntas sobre diferentes aspectos que se deseja avaliar na performance de um colaborador, como dificuldades, desafios, comportamento,conhecimento técnico, habilidades, fraquezas, pontos a serem melhorados etc.

Para te ajudar, trouxemos aqui alguns exemplos de perguntas que podem servir de inspiração na hora de elaborar o questionário de autoavaliação dos seus profissionais:

Perguntas relativas às qualidades do funcionário:

  • O que você acredita que faz de melhor na sua rotina de trabalho?
  • Quais características você considera serem suas maiores qualidades?
  • Quais técnicas você mais domina no trabalho?

Perguntas sobre desafios:

  • Você lida bem com novos desafios?
  • Você tem percebido algum tipo de bloqueio no desenvolvimento de suas atividades?
  • Em que situações no trabalho você costuma se sentir mais desconfortável?
  • Quais são as suas maiores dificuldades atualmente?
  • Quais são os seus pontos fracos e por que você os considera como fraquezas?
  • Como você reage perante mudanças na sua rotina ou ambiente de trabalho?
  • Você acredita ter uma boa capacidade de adaptação ou é mais resistente?
  • Você assume os seus erros?

Perguntas sobre engajamento e trabalho em equipe:

  • Você acredita que a sua conduta no trabalho está devidamente alinhada aos nossos valores organizacionais?
  • Você acredita que as suas habilidades podem ser mais bem aproveitadas em outro setor da empresa?
  • As suas habilidades podem ajudar a empresa a superar momentos de crise?
  • Você se considera um profissional pontual e que cumpre bem os seus horários?
  • Você se dá bem trabalhando em equipe e acredita que oferece contribuições relevantes para o time?
  • Você tem um bom relacionamento com seus líderes e colegas?
  • O que você acredita que possa ser feito para melhorar a sua relação com seus líderes e colegas?
  • Você costuma cumprir os prazos estabelecidos para as entregas ou tem enfrentado dificuldades em relação a isso?

Perguntas relacionadas a objetivos e planejamento:

  • O que você não deveria mais fazer no próximo semestre?
  • O que você deveria começar a fazer no próximo semestre?
  • Quais são os seus maiores sonhos?

E então, gostou de saber mais sobre a autoavaliação de desempenho profissional?

Como bem mencionamos ao longo deste conteúdo, a autoavaliação é uma ferramenta muito importante para que se tenha maior clareza sobre a percepção que os colaboradores têm sobre a própria performance.

Reconhecer a perspectiva dos funcionários na hora de avaliar o desempenho deles pode ser uma ótima forma de obter insights valiosos sobre o que pode ser feito para que eles possam alcançar a excelência e se desenvolverem cada vez mais.

Leia também: ​​Avaliação 360: o que é e como funciona?

A avaliação de desempenho ajuda a aprimorar a experiência de seus colaboradores com a empresa. Isso é muito importante. Mas e a experiência de seus clientes? O Zendesk é um software completo, uma solução de atendimento que integra as equipes, facilita a vida dos clientes por meio de diversos canais e ajuda a educá-los sobre seus serviços, dando um toque pessoal a cada contato com o cliente.

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