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Artigo 6 min read

O guia prático para a automação de e-mails

Por Zendesk

Última atualização em 10 março 2023

Um estudo recente da Dimensional Research mostrou que 46% dos consumidores preferem se comunicar por meios digitais e 78% esperam uma resposta rápida dos representantes de vendas. 

Para estar à frente da concorrência, seus representantes de vendas precisam se comunicar com os leads na hora e da forma que eles esperam. 

Mas como conseguir isso? 

Simples: mantendo um contato para vendas consistente e emails de acompanhamento constantes. 

Em outras palavras: você precisa fazer seu follow-up de vendas!

E, no final das contas, isso é quase impossível sem automação.

Criar emails personalizados para cada lead em seu pipeline é um processo demorado e tedioso. 

Mas a boa notícia é que a sua ferramenta de automação de emails de vendas pode ajudar você a expandir esse processo sem abrir mão da qualidade ou da personalização dos conteúdos

Para isso, basta ter conhecimento sólido das boas práticas recomendadas para automação de emails de vendas e definir uma estratégia bem planejada para implementá-las. 

Neste post, você aprenderá como usar uma ferramenta de automação de emails para desenvolver um processo ágil de contato para vendas, manter uma sequência de mensagens consistente para a nutrição de leads e entrar em contato com eles quando estiverem mais aptos a comprar.

Além disso, terá acesso a um ebook completo, com todas as dicas de como automatizar email marketing, explicadas em seus mínimos detalhes.

Leia também: Automação da força de vendas: entenda o que é e como usar a seu favor

Automação de email: o guia definitivo

Você sabe como automatizar o envio de emails de uma forma rápida, prática e com resultados efetivos?

Usar ferramentas gratuitas e planilhas com listas de contatos pode funcionar? Sim, pode funcionar, mas quanto tempo você vai gastar com esse processo excessivamente manual?

O ideal, quando se pensa em como automatizar emails, é contar com um software especialmente criado para isso, com as funcionalidades certas.

Assim, você ganha tempo e tem acesso a ferramentas que facilitam o acesso às informações que você precisa para conseguir, rapidamente, segmentar sua lista de envios, criar o conteúdo certo e enviar com agilidade e segurança, alcançando os melhores resultados. 

Por isso, trazemos para você um verdadeiro guia de emails, que você pode baixar agora mesmo, gratuitamente, clicando no botão “baixar” no topo da página.

Confira um pouco do conteúdo que você vai achar nesse guia de emails.

Veja também: Automação de marketing digital: entenda o seu conceito e aplicabilidade

Como automatizar emails: um guia completo

O guia de emails traz algumas dicas importantes que vão ajudar seus vendedores a contactar os clientes certos, na hora certa e com o conteúdo certo.

Confira cada uma delas e aplique em seu negócio, os resultados vão surpreender você!

Qual a melhor hora para tentar fechar a venda?

A jornada do cliente ao longo de seu funil de vendas apresenta vária etapas do processo de compra.

Em cada uma delas, diferentes tipos de mensagens devem ser enviadas. Mas, especificamente para buscar o fechamento de suas vendas, como saber quando e como entrar em contato com seu lead? 

A verdade é que isso só vai acontecer no final da jornada do cliente, por isso, é preciso ser paciente e seguir um passo a passo de interações. Só depois de concluir essas etapas iniciais do processo é que a equipe de vendas encontrará oportunidades realmente boas de abordar os clientes com propostas de compra.

Assim, antes de tentar fechar a venda, será preciso gerar os leads, interagir com eles e qualificá-los.

Veja como fazer isso nos próximos itens.

  • Quer entender melhor a importância de abordar seus clientes no momento certo da jornada de compra? Então, dê uma olhada neste vídeo:

Como identificar os melhores clientes?

Você já ouviu falar em smarketing?

Smarketing é uma estratégia de integração entre as equipes de marketing e de vendas para trabalharem juntas e atingirem os melhores resultados.

Assim, os vendedores que falam com os clientes todos os dias podem passar valiosos feedbacks para a equipe de marketing. Da mesma forma, o pessoal de marketing é especializado em criar perfis de clientes ideais que vão ajudar muito a equipe de vendas a identificar os leads que deve abordar.

A dica é, com ajuda do pessoal de marketing, analisar o comportamento desses leads para perceber se estão mesmo interessados nos produtos ou serviços que sua empresa oferece ao mercado.

Alguns indícios do interesse do lead são:

  • se cadastrar em sua newsletter;
  • baixar e-books;
  • assistir vídeos de sua empresa;
  • baixar infográficos;
  • particular de webinars.

Mas esse é apenas o primeiro passo. Em vendas no mercado B2B, é fundamental descobrir quem é o tomador de decisão, pois esse é o contato que deve ser impactado por sua comunicação

Para isso, se você conta com um sistema organizado com o histórico das interações com os clientes, poderá descobrir as características mais comuns dos tomadores de decisões que interagem com sua empresa.

São aspectos como estes: 

  • que função ocupa;
  • qual é o seu cargo;
  • a qual departamento pertence;
  • em que nível hierárquico se encontra.

Se esses dados estiverem automatizados, facilmente você descobrirá com quem deve falar, isto é, quais são os melhores clientes para incluir em sua lista de automação de emails.

De quanto e quanto tempo contactar seu lead?

Falar pouco com um lead pode fazer com que sua empresa caia no esquecimento. Por outro lado, abarrotar a caixa de entrada de email dele com mensagens, com certeza não agradará nem um pouco.

Como definir o ritmo certo de contato com os clientes?

A Zendesk fez a lição de casa e tem a resposta para você. Ela analisou dados de milhares de clientes de sua base e descobriu que mandar de 14 a 16 mensagens em um período de 20 dias é a cadência de envio que traz os melhores resultados.

Mas cuidado! Isso varia de setor para setor. Estude seu mercado antes de tomar esse tipo de decisão.

Outra dica é não levar mais de 30 segundos para reagir a uma interação do cliente, seja qual for. Para conseguir ser e ágil, use modelos prontos de mensagens. 

Como? Veja no tópico a seguir.

Com ganhar tempo na elaboração dos conteúdos?

Um bom sistema de automação de e-mail deve conter modelos para você usar na hora de impactar seus clientes.

Assim, já inclua diferentes conteúdos para diferentes perfis de clientes e os acione conforme diferentes ações por parte dos clientes acontecerem.

Ao criar esse modelos, lembre-se:

  • Não escreva demais, seja breve e objetivo!
  • Nada de formalismos, use uma linguagem coloquial com seus clientes.
  • Não fale sobre a sua empresa, mas mostre o valor de suas soluções para facilitar a vida do cliente.

Gostou deste aperitivo? Veja tudo com mais detalhes baixando o e-book!

A Zendesk conta com um conjunto de softwares especialmente criados para manter contato com seus leads e clientes, por meio de diversos canais integrados.

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