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Auxiliar de vendas: o que faz e quais são suas habilidades?
Por Zendesk
Última atualização em 18 fevereiro 2025
Por acaso, você já se perguntou o que faz um auxiliar de vendas? Qual é a descrição do trabalho do também chamado assistente comercial? E, ainda, quais são as habilidades necessárias para se tornar um deles?
Todas essas dúvidas costumam ser bem comuns, afinal, dentro do setor comercial, existem diversas funções, certo? E esse profissional pode aparecer como responsável em muitas delas, até as que não estão diretamente relacionadas com a área.
Caso esteja tentando entender quais as principais funções desse funcionário, este artigo é para você. Ele explicará qual seu papel no processo comercial, suas habilidades e, também, as diferenças entre um auxiliar de vendas e um vendedor.
Não perca tempo e confira!
Um auxiliar de vendas dá apoio à equipe de vendas em tarefas variadas, como preparação de propostas comerciais e organização de informações sobre mercadorias em sistemas integrados.
A função do auxiliar de vendas engloba tarefas administrativas e suporte comercial — e até atendimento ao cliente —, o que requer flexibilidade para adaptar a descrição do cargo às necessidades específicas da empresa.
Diferente dos vendedores, que focam na interação direta para conversão de vendas, o auxiliar de vendas oferece assistência operacional e administrativa para facilitar as etapas iniciais do processo de venda.
O auxiliar de vendas deve ter noções de administração, soft skills como boa comunicação e simpatia, saber utilizar tecnologia como CRMs de vendas e atendimento. Falar inglês também é uma habilidade valorizada.
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Neste artigo, você aprenderá
- O que faz um auxiliar de vendas;
- Qual é a diferença entre auxiliar de vendas e vendedor;
- Quais as habilidade de um auxiliar de vendas;
- Otimize o trabalho do seu auxiliar de vendas.
O que faz um auxiliar de vendas?
Um auxiliar de vendas, que também pode ser chamado de assistente comercial, presta suporte ao time de vendedores. Suas funções variam conforme o modelo de negócio, podendo incluir:
- preparar propostas comerciais;
- elaborar relatórios;
- entrar em contato com clientes;
- emitir notas fiscais;
- participar de negociações;
- organizar as vitrines;
- colocar informações sobre as mercadorias nos sistemas integrados;
- ajudar na realização de pesquisas de mercado;
- auxiliar na orientação de vendedores externos;
- solicitar orçamentos;
- organizar arquivos de produtos e clientes;
- entre outras funções administrativas e comerciais.
Qual é a descrição do cargo de assistente comercial?
Como deu para perceber, esse profissional pode ter diversas funções, as quais variam de acordo com o segmento. Por isso, escrever as especificações para preencher uma vaga do tipo pode confundir muita gente.
Para acabar com essa dúvida, uma possível descrição do cargo de assistente comercial poderia ser algo do tipo:
É o profissional que ficará responsável por realizar tarefas administrativas e prestar apoio à área comercial da empresa. Ele deverá lançar mercadorias e demais informações no sistema, fazer relatórios, criar propostas comerciais, realizar pesquisas dos dados dos clientes, organizar o espaço onde ocorrem as vendas e acompanhar as entregas.
Lembre-se, no entanto, que a companhia pode não necessitar de todas essas funções ou, ainda, precisar de outras que não aparecem aí — como é o caso da função de atendimento ao cliente em algum ponto da transação comercial.
Portanto, você poderá ter que adaptar a descrição para retirar ou incluir alguns itens importantes para o funcionamento do negócio.
Afinal, qual é a diferença entre auxiliar de vendas e vendedor?
A principal diferença entre auxiliar de vendas e vendedor é o que cada um desses profissionais faz no local de trabalho. Além disso, o primeiro deles tende a estar no começo da carreira, enquanto o segundo costuma ser mais experiente. Veja mais diferenças a seguir.
Função do auxiliar de vendas
Como citado, a função de um auxiliar de vendas é prestar apoio para as operações do time comercial. Logo, ele se envolve em atividades variadas, incluindo aquelas que são mais voltadas para a área administrativa.
Além disso, o auxiliar de vendas atua no atendimento prévio de clientes, como cadastro de leads e suporte para esclarecimento de dúvidas e para as etapas iniciais da negociação.
Aliás, o Relatório CX Trends da Zendesk aponta que a linha entre suporte e vendas já começou a se sobrepor: 80% dos consumidores esperam que os agentes de suporte os auxiliem com tudo o que precisam, desde o primeiro contato com a empresa.
Função do vendedor
Já o vendedor é aquele que trabalha direto com o público. Sendo assim, todos os seus esforços são voltados para converter o lead em cliente, finalizando a compra e fazendo com que ele saia satisfeito.
Esse trabalho pode ser realizado de muitas maneiras. Por exemplo, em um local que faz exclusivamente vendas internas, ele entrará em contato com os possíveis compradores, por telefone, e-mail e outros canais.
Em operações comerciais externas, o vendedor precisa se deslocar até os clientes para apresentar as mercadorias ou até mesmo fazer demonstrações. De qualquer forma, ele está focado em satisfazer as necessidades e oferecer soluções para os compradores.
Quais as habilidades de um auxiliar de vendas?
Você já viu o que o auxiliar de vendas faz no dia a dia e qual a diferença entre ele e um vendedor, certo? Mas quais habilidades esse profissional deve ter para se destacar no mercado de trabalho?
Bem, as principais exigidas ao auxiliar de vendas são:
- ter boas noções sobre administração;
- ser simpático e sociável;
- saber se comunicar bem;
- utilizar recursos para produtividade;
- falar inglês.
Confira a seguir o que cada uma dessas habilidades exige na prática!
1. Saber sobre administração de empresas
Como já foi mencionado, um auxiliar de vendas também fará alguns serviços administrativos dentro da empresa. Por esse motivo, é importante ter boas noções sobre administração.
Por sinal, muitas vagas disponíveis no segmento exigem, pelo menos, habilidades básicas na área. A propósito, vale dizer que muitos dos que estão inseridos no mercado atualmente possuem alguma formação na área de administração.
2. Ser simpático e sociável
Essa é uma habilidade essencial para qualquer pessoa que trabalha no setor comercial, inclusive para o auxiliar de vendas. Isso porque um profissional simpático e que sabe ser sociável consegue ganhar a confiança do público de maneira mais rápida.
Consequentemente, ele vende mais e aumenta os lucros da empresa. E, mesmo que um auxiliar não precise estar sempre na linha de frente, é vital saber como interagir com os clientes quando necessário.
3. Saber se comunicar bem
Junto com ser simpático e sociável, é fundamental que o auxiliar de vendas saiba se comunicar bem, o que significa entender e transmitir as informações-chave, com clareza e assertividade, seja para o público interno ou externo.
4. Utilizar recursos para produtividade
Atualmente, a maioria das empresas utiliza softwares e plataformas de gestão para aprimorar a experiência do colaborador e aumentar a produtividade, o que normalmente resulta em um melhor atendimento e maiores chances de venda.
Esses sistemas de CRM não apenas simplificam as tarefas administrativas, como também contribuem para a construção de um relacionamento sólido com o cliente — um fator decisivo para o sucesso no setor de vendas.
Quando dotados de ferramentas e recursos com inteligência artificial (IA), os CRMs conseguem analisar grandes volumes de dados de clientes em tempo real, proporcionando insights valiosos que podem ser usados para personalizar o atendimento e direcionar as abordagens de vendas.
Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade
Por exemplo, um CRM inteligente pode identificar padrões de compra de clientes, prever necessidades futuras e até sugerir ações específicas para o auxiliar de vendas.
Assim, o profissional tem como saber o melhor momento para entrar em contato com um cliente, quando fazer follow-up ou que tipo de produtos oferecer, aumentando assim as chances de fechar uma venda.
É claro que o auxiliar de vendas não precisa começar no cargo já sabendo tudo sobre CRMs, até porque não existe uma única solução do tipo no mercado. Contudo, ele precisa se mostrar disponível e interessado nos treinamentos de equipe para que possa incorporar a tecnologia no seu dia a dia e melhorar continuamente o processo de vendas.
5. Saber falar inglês
Por último, inúmeras vagas para auxiliar de venda exigem que os candidatos sejam fluentes em inglês. Esse requisito é necessário porque, em um mundo cada vez mais conectado, ele poderá entrar em contato com clientes de todos os lugares, especialmente nas multinacionais.
Otimize o trabalho do seu auxiliar de vendas
Agora que você aprendeu mais sobre o que faz um auxiliar de vendas e as habilidades do cargo, que tal otimizar o trabalho do time? Para isso, conte com os CRMs da Zendesk.
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