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Auxiliar de vendas: o que faz? E quais são suas habilidades?
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 13 dezembro 2022
Por acaso, você já se perguntou o que faz um auxiliar de vendas? Qual é a descrição do trabalho do também chamado assistente comercial? E, ainda, quais são as habilidades necessárias para se tornar um deles?
Todas essas dúvidas costumam ser bem comuns, afinal, dentro do setor comercial, existem diversas funções, certo? E esse profissional pode aparecer como responsável em muitas delas, até as que não estão diretamente relacionadas com a área.
Caso esteja tentando entender quais as principais funções desse funcionário, este artigo é para você. Ele explicará qual seu papel no processo comercial, suas habilidades e, também, as diferenças entre um auxiliar de vendas e um vendedor.
Não perca tempo e confira!
Auxiliar de vendas, o que faz?
Um auxiliar de vendas, que também pode ser chamado de assistente comercial, presta suporte ao time de vendedores. Suas funções variam conforme o modelo de negócio, podendo incluir:
- preparar propostas comerciais;
- elaborar relatórios;
- entrar em contato com clientes;
- emitir notas fiscais;
- participar de negociações;
- organizar as vitrines;
- colocar informações sobre as mercadorias nos sistemas integrados;
- ajudar na realização de pesquisas de mercado;
- auxiliar na orientação de vendedores externos;
- solicitar orçamentos;
- organizar arquivos de produtos e clientes;
- entre outras funções administrativas e comerciais.
Qual é a descrição do cargo de assistente comercial?
Como deu para perceber, esse profissional pode ter diversas funções, as quais variam de acordo com o segmento. Por isso, escrever as especificações para preencher uma vaga do tipo pode confundir muita gente.
Para acabar com essa dúvida, uma possível descrição do cargo de assistente comercial poderia ser algo do tipo:
É o profissional que ficará responsável por realizar tarefas administrativas e prestar apoio à área comercial da empresa. Ele deverá lançar mercadorias e demais informações no sistema, fazer relatórios, criar propostas comerciais, realizar pesquisas dos dados dos clientes, organizar o espaço onde ocorrem as vendas e acompanhar as entregas.
Lembre-se, no entanto, que a companhia pode não necessitar de todas essas funções ou, ainda, precisar de outras que não aparecem aí. Portanto, você poderá ter que adaptar a descrição para retirar ou incluir alguns itens importantes para o funcionamento do negócio.
Afinal, qual é a diferença entre auxiliar de vendas e vendedor?
A principal diferença entre auxiliar de vendas e vendedor é o que cada um desses profissionais faz no local de trabalho. Além disso, o primeiro deles tende a estar no começo da carreira, enquanto o segundo costuma ser mais experiente.
Como já foi citado, a função de um auxiliar de vendas é prestar apoio para as operações do time comercial. Logo, ele se envolve em atividades variadas, incluindo aquelas que são mais voltadas para a área administrativa.
Já o vendedor é aquele que trabalha direto com o público. Sendo assim, todos os seus esforços são voltados para converter o lead em cliente, finalizando a compra e fazendo com que ele saia satisfeito.
Isso pode ser feito de muitas maneiras. Por exemplo, em um local que faz exclusivamente vendas internas, ele entrará em contato com os possíveis compradores, por telefone, e-mail e outros canais.
Já em operações comerciais externas, ele precisa se deslocar até os clientes para apresentar as mercadorias ou até mesmo fazer demonstrações. De qualquer forma, ele está focado em satisfazer as necessidades e oferecer soluções para os compradores.
Quais as habilidades de um auxiliar de vendas?
Você já viu o que o auxiliar de vendas faz no dia a dia e qual a diferença entre ele e um vendedor, certo? Mas quais habilidades esse profissional deve ter para se destacar no mercado de trabalho?
Bem, as principais exigidas ao auxiliar de vendas são:
- ter boas noções sobre administração;
- ser simpático e sociável;
- saber se comunicar bem;
- falar inglês.
Confira a seguir o que cada uma dessas habilidades exige na prática!
1. Saber sobre administração de empresas
Como já foi mencionado, um auxiliar de vendas também fará alguns serviços administrativos dentro da empresa. Por esse motivo, é importante ter boas noções sobre administração.
Por sinal, muitas vagas disponíveis no segmento exigem, pelo menos, habilidades básicas na área. A propósito, vale dizer que muitos dos que estão inseridos no mercado atualmente possuem alguma formação na área de administração.
2. Ser simpático e sociável
Essa é uma habilidade essencial para qualquer pessoa que trabalha no setor comercial, inclusive para o auxiliar de vendas. Isso porque um profissional simpático e que sabe ser sociável consegue ganhar a confiança do público de maneira mais rápida.
Consequentemente, ele vende mais e aumenta os lucros da empresa. E, mesmo que um auxiliar não precise estar sempre na linha de frente, é vital saber como interagir com os clientes quando necessário.
3. Saber se comunicar bem
Junto com ser simpático e sociável, é fundamental que o auxiliar de vendas saiba se comunicar bem. Isso significa entender e transmitir as informações-chave, com clareza e assertividade, seja para o público interno ou externo.
4. Saber falar inglês
Por último, inúmeras vagas para auxiliar de venda exigem que os candidatos sejam fluentes em inglês. Isso acontece porque, em um mundo cada vez mais conectado, ele poderá entrar em contato com clientes de todos os lugares, especialmente nas multinacionais.
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