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Artigo 8 min read

Avaliação por escala gráfica: como funciona?

Por Zendesk

Última atualização em 21 outubro 2024

Simples, didática e de fácil análise. Estas são algumas das características que fazem da avaliação por escala gráfica uma das mais utilizadas metodologias de avaliação de desempenho. 

Ainda que você nunca tenha trabalhado com este formato de avaliação no ambiente profissional, certamente já viu algo semelhante na época da escola. A metodologia é muito usada por professores no momento da avaliação comportamental de seus alunos, sobretudo os mais jovens.  

Mas, afinal, como usar escalas gráficas na gestão de pessoas? Há alguma desvantagem em seguir o modelo? 

Tire essas e outras dúvidas ao longo deste artigo. 

Resumo

  • A avaliação por escala gráfica é uma metodologia comum para avaliar o desempenho dos funcionários, quantificando comportamentos essenciais para a eficiência do trabalho. A empresa mede a aderência do colaborador a esses comportamentos, como iniciativa, pontualidade e trabalho em equipe.

  • A avaliação por escala gráfica visa medir a adequação entre uma característica fundamental para uma função e o comportamento do funcionário. Essas escalas permitem avaliar uma variedade de comportamentos, desde padrões setoriais até personalizações específicas.

  • Como vantagens, a avaliação por escala gráfica oferece uma forma objetiva de medir o desempenho dos funcionários, permitindo uma comparação direta entre critérios predefinidos e o comportamento observado. No entanto, pode ser limitada pela subjetividade na interpretação dos resultados e pela tendência de simplificar complexidades individuais e contextuais.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá:

  • O que é avaliação por escala gráfica? 
  • O que as escalas gráficas de gestão de pessoas medem?
  • Como fazer uma escala gráfica de avaliação de desempenho?
  • Vantagens e desvantagens da avaliação por escala gráfica
  • Mais tipos de avaliação de desempenho
  • Potencialize o desempenho do time com a ajuda do Zendesk Service

O que é avaliação por escala gráfica? 

A avaliação por escala gráfica é uma metodologia de avaliação de desempenho. Ela é bastante utilizada para avaliar de forma numérica o comportamento dos funcionários.

Mas o que isso significa? 

Vamos lá. A empresa identifica comportamentos necessários para a eficiência do trabalho do empregado e, durante a avaliação, mensura o nível de aderência do colaborador a estes comportamentos. 

Alguns dos atributos mais comuns são a capacidade de tomar iniciativas, cumprir prazos e trabalhar bem em equipe. 

Além disso, setores específicos podem incorporar características específicas a esta análise. Um líder de equipe de vendas, por exemplo, pode avaliar agilidade, relacionamento com o cliente e organização como atributos-chave de um profissional do setor.  

Geralmente, a classificação abrange características e habilidades pessoais e profissionais, como 2 classificações para competência pessoal, 2 para metas ou objetivos pessoais, 1 classificação para meta departamental e 2 para objetivos organizacionais gerais. 

O que as escalas gráficas de gestão de pessoas medem?

Como dissemos anteriormente, a avaliação por escala gráfica serve, de forma geral, para medir o fit entre uma característica (considerada essencial para o desempenho de determinada função) e o comportamento do funcionário. 

Dessa forma, as escalas gráficas de gestão de pessoas podem ser usadas para medir uma ampla gama de comportamentos dos funcionários. 

É possível, por exemplo, trabalhar com formulários padronizados por setor e até por empresas. Em contrapartida, a análise pode ser realizada a partir de documentos inteiramente personalizados, criados para atender a um trabalho específico ou a um grupo que desempenha tarefas semelhantes. 

Veja alguns exemplos de comportamentos comumente medidos em uma avaliação por escala gráfica:

  • capacidade de trabalhar em equipe;
  • tem iniciativa;
  • exibe motivação;
  • cumpre os prazos;
  • tem ritmo de produtividade;
  • tem bom relacionamento com clientes e outros funcionários; 
  • cumpre metas;
  • supera expectativas. 

Como fazer uma escala gráfica de avaliação de desempenho?

Agora que você já conhece a avaliação por escala gráfica na teoria, que tal visualizar o modelo de forma prática? 

Antes do passo a passo para criar a sua, veja abaixo um exemplo de escala gráfica de avaliação de desempenho. Observe a formatação do formulário e os aspectos analisados neste caso. 

Mantenha este modelo em mente e continue a leitura para entender como desenvolver uma avaliação por escala gráfica do zero. 

  • Determine os aspectos a avaliar

O primeiro passo para elaborar um modelo de avaliação por escala gráfica é determinar quais serão os aspectos considerados. Suponhamos que, nesta avaliação, um líder comercial vá observar o comportamento de seus vendedores internos. 

Neste caso, alguns dos aspectos avaliados poderiam ser: 

  • capacidade de organização;
  • senso de urgência e prioridade; 
  • relacionamento com o cliente;
  • sinergia com a força de vendas; 
  • cumprimento das metas. 
  • Escolha uma escala gráfica

Em seguida, é hora de entender como cada um dos aspectos será pontuado. O formulário de classificação gráfica pode ser formatado de várias maneiras, dependendo das necessidades do empregador. 

Entretanto, independentemente do formato escolhido, o formulário listará várias perguntas ao lado de uma escala de classificação com dois extremos (um negativo e um positivo) e opções intermediárias. 

Alguns dos formatos mais comuns de pontuação em escalas gráficas são:

  • escalas numéricas (1-10, sendo 1 equivalente a “precisa melhorar” e 10 sendo “excelente”);
  • escalas de uma palavra (excelente, bom, bom, regular, ruim)
  • escalas de comentários curtos (desempenha acima das expectativas, atende às expectativas, pode melhorar em algumas áreas, têm desempenho abaixo das expectativas). 
  • Monte a sua tabela de avaliação 

Estruture o formulário de avaliação de maneira que os critérios sejam dispostos em formato de lista. É importante que cada um deles tenha espaços pré-determinados para a atribuição da classificação, como vimos no exemplo acima. 

Você sabia que 79% dos líderes de Customer Experience planejam aumentar o orçamento para ferramentas de gerenciamento de agentes mais estratégicas? Para ficar por dentro dessas e outras tendências em Experiência do Cliente para este ano, acesse a mais recente edição do relatório CX Trends, elaborado pela Zendesk:

Vantagens e desvantagens da avaliação por escala gráfica

Por ser tão amplamente utilizada, você deve imaginar que a avaliação por escala gráfica reúna apenas vantagens, certo? 

Saiba que não é bem assim. Assim como outras metodologias de avaliação de desempenho, a escala gráfica contém algumas ressalvas que devem ser consideradas e, sempre que possível, neutralizadas com a ajuda de outros tipos de métodos. 

Veja a seguir um resumo com as principais vantagens e desvantagens da escala gráfica para avaliação de desempenho: 

Vantagens

  • É um método simples e de fácil compreensão
  • Possibilita a padronização dos critérios de comparação
  • A quantificação dos resultados facilita a avaliação e a classificação das performances

Desvantagens

  • A classificação das atribuições pode ter um viés pessoal ou ser influenciada por fatores externos (como estereótipos e preconceitos), tornando a análise parcial e pouco confiável;
  • A análise tem, como ponto forte, o destaque de performances extremas: extremamente competente ou muito pouco sintonizado com os princípios do negócio. Nesse sentido, comportamentos medianos podem ser difíceis de mapear.

Mais tipos de avaliação de desempenho? Aqui estão! 

Se você se interessa por diferentes modelos de avaliação de desempenho, sobretudo para obter resultados mais complexos e assertivos, aqui está uma dica de ouro: baixe nossa planilha com 4 modelos prontos para aplicar imediatamente. 

Utilize as abas do documento para avaliar o desempenho do seu time utilizando as ferramentas: 

  • avaliação de desempenho geral: avalia o desempenho dos colaboradores em relação a aspectos relacionados à gestão da empresa;
  • desempenho por competências: avalia os colaboradores conforme as competências essenciais para realizarem seu trabalho;
  • desempenho por produtividade: mede a produtividade dos colaboradores segundo as metas projetadas e os resultados obtidos;
  • avaliação 360: avalia o colaborador a partir do ponto de vista de sua equipe de trabalho.

Potencialize o desempenho do time com a ajuda do Zendesk Service

Com o Zendesk Service, não só o atendimento ao cliente é facilitado. Nosso sistema também prepara as equipes para o sucesso e mantém a empresa em sincronia. É uma solução completa em um pacote eficiente: um aliado de peso na obtenção de melhores performances em vendas.

E tem mais! Além de auxiliar no desempenho das equipes, o Service ajuda a liderança a acompanhar o progresso dos times, com dados que mostram o andamento de negociações, taxas de resolução de tickets e análises gráficas. 

Veja, no vídeo abaixo, um resumo das ferramentas oferecidas no Service: 

Com nossa solução equipada com Inteligência Artificial, é possível oferecer suporte inteligente em grande escala com o uso de IA e bots; eles dão respostas instantâneas aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.

Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas de que precisam sobre seus produtos ou serviços.

Quer ver como tudo isso funciona na prática? Então faça um tour pelo Zendesk Service para conhecer todos os recursos e inicie o período de avaliação gratuita do nosso sistema.

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