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Como fazer uma avaliação por objetivos? Qual sua importância?
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 13 dezembro 2022
Definir metas para uma avaliação por objetivos tem o potencial de aumentar os resultados de toda a sua empresa, além de beneficiar seus funcionários e o engajamento de equipe.
O processo de avaliação de desempenho baseado nos objetivos é justo e motivador, principalmente na retenção de talentos, já que costuma acompanhar recompensas pelos resultados alcançados.
Por outro lado, quando não há a definição de objetivos e metas claras, surgem dificuldades e desmotivação entre os colaboradores. Logo, a produtividade no trabalho de toda a equipe cai, o que com certeza afeta o sucesso da empresa.
Mas, então, como criar e acompanhar uma avaliação por objetivos para manter a equipe motivada e inspirada?
Continue a leitura e veja tudo sobre:
o que é avaliação por objetivos;
a importância da avaliação de desempenho;
como fazer uma avaliação por objetivos.
O que é avaliação por objetivos?
A avaliação por objetivos pelo RH acompanha de perto os esforços de funcionários e desempenho de equipes na busca para atingir suas metas individuais e coletivas.
Neste exemplo de avaliação, é possível identificar quais colaboradores se sobressaem e estão comprometidos tanto com os objetivos da empresa quanto sua evolução profissional.
A definição das metas inclui desde os objetivos da organização, de equipes e departamentos e, claro, os objetivos individuais de cada funcionário.
Após planejar e identificar os objetivos, eles devem ser comunicados aos colaboradores para que possam tomar as medidas necessárias a fim de completá-los.
A intenção da avaliação por objetivos é garantir que os colaboradores se desenvolvam para contribuir com o crescimento da empresa.
Por isso, é importante se encarregar de motivar, inspirar e melhorar o engajamento das equipes e indivíduos.
Entre os diferentes tipos e exemplos de avaliação de desempenho, o modelo por objetivos revela se a performance dos funcionários e setores dentro de determinado período foi satisfatória ou não.
Leia mais: 7 dicas de alta performance em vendas, como aprimorar seu time e alcançar melhores resultados
Qual a importância da avaliação por objetivos?
A avaliação de desempenho por objetivo é importante para o colaborador em diversos aspectos, como a motivação e seu desenvolvimento profissional dentro da empresa.
Portanto, uma comunicação clara sobre o que a organização espera dos funcionários pode ajudá-los a permanecer positivos e focados em seus objetivos. Ao fornecer feedbacks e avaliações de desempenho conforme esses objetivos, é possível se concentrar nas melhorias que beneficiem ambas as partes.
Além de motivar a equipe, a avaliação por objetivos no RH é uma ferramenta que os colaboradores podem utilizar para se dedicar ao crescimento dentro da empresa e atingir seus próprios objetivos profissionais.
Em resumo, na avaliação de desempenho, o gestor e o funcionário devem conversar sobre os resultados que desejam alcançar e chegar a um acordo sobre como chegar lá. Assim, o colaborador se compromete a atingir as metas atribuídas, enquanto seu líder deve apoiá-lo no desenvolvimento de sua carreira.
Uma opção para este tipo de avaliação de desempenho é conhecida como APPO, Avaliação Participativa por Objetivos. Trata-se de um modelo democrático e motivador que aumenta o engajamento de equipe e segue os seguintes passos:
Definição dos objetivos;
Comprometimento dos funcionários;
Negociação para alocação de recursos;
Tomada das ações elaboradas;
Constante acompanhamento e monitoração dos resultados;
Retroação contínua e intensiva para melhorias dos processos.
Leia também: a importância do feedback na gestão de pessoas
Exemplos de objetivos para avaliação
Afinal, quais podem ser os objetivos pelos quais os funcionários serão avaliados?
Antes de nosso passo a passo de como fazer a avaliação, separamos alguns exemplos de objetivos para identificar quais condizem com as necessidades de sua empresa. Confira:
- produtividade: permite que a empresa produza mais no mesmo período de tempo. Pode-se medir as metas de produtividade de cada funcionário de acordo com suas tarefas, como no número de clientes atendidos, unidades vendidas ou em porcentagens;
- eficiência: o objetivo aqui é cometer menos erros, realizar mais e produzir melhores resultados ao longo do tempo. Incentive o funcionário a ser mais estratégico em sua abordagem ao trabalho e o direcione a resolução de problemas com mais eficiência;
- capacitação: a capacitação agrega valor tanto para o funcionário quanto para a empresa. Esse objetivo pode ser motivador para profissionais que desejam ser promovidos ou receber um aumento salarial;
- comunicação: por ser uma das soft skills mais importantes, a comunicação clara e assertiva também pode ser um objetivo para desenvolver dentro da companhia. O supervisor pode ajudar um funcionário a adquirir e melhorar suas habilidades sociais, desafiando-o a atingir metas específicas;
- criatividade: a criatividade é outra soft skill fundamental, ainda mais quando falamos em resolução de problemas. Neste caso, é possível incentivar os colaboradores a tentarem novas abordagens práticas para desenvolver soluções criativas;
- gerenciamento de tempo: assim como na produtividade e eficiência, a gestão de tempo é uma habilidade que um funcionário pode adquirir com apoio, ajudando-o entender o que precisa para concluir algumas tarefas e como criar um plano;
- gestão de projetos: caso o objetivo seja melhorar as habilidades de gestão de projetos, incentive o funcionário a estruturar e planejar melhor suas tarefas.
Lembre-se que esses são apenas alguns exemplos de avaliação e os objetivos devem estar de acordo com o que a empresa deseja alcançar.
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A seguir, confira as principais etapas para fazer uma avaliação por objetivos junto ao setor de RH!
Como fazer uma avaliação por objetivos?
1. Defina objetivos e metas
Por estarmos falando sobre avaliação por objetivos, a primeira etapa não poderia ser outra senão esta. Planejar e definir tanto os objetivos quanto as metas de maneira clara e direta é essencial para a empresa como um todo, as equipes e cada funcionário.
De certa forma, o colaborador deve ter seus objetivos e metas coerentes com os da organização. Cabe aos gestores e líderes dos diferentes departamentos, junto aos profissionais de RH, estabelecer esses objetivos e definir o peso de cada meta.
O método SMART é uma excelente opção como exemplo de avaliação por objetivos. Por meio da metodologia, o gestor pode traçar metas que são fáceis de mensurar e acompanhar, auxiliando no feedback contínuo.
A sigla SMART significa:
- S: specific (específica);
- M: measurable (mensurável);
- A: attainable (alcançável);
- R: relevant (relevante);
- T: time based (tempo para ser executada).
Em resumo, o método cria objetivos concretos para uma avaliação justa e bem direcionada. Além disso, saber exatamente o que busca mantém a equipe motivada e inspirada.
2. Mantenha os colaboradores sempre informados
Do começo ao fim da avaliação de desempenho por objetivo, todos os colaboradores devem estar plenamente cientes do que precisam alcançar e quais os fatores e critérios de avaliações. Ou seja, a transparência é crucial para o processo ser fluído e sem ruídos.
Portanto, os gestores devem mantê-los informados, inclusive sobre todos os prazos determinados para cada meta e objetivo. Aliás, os recursos e as tecnologias à disposição também devem ser de conhecimento para os funcionários.
O contato deve ser constante e contínuo, em especial quando há mudanças no meio do caminho que afetem as tarefas e objetivos dos profissionais e equipes. Reuniões periódicas ideais para que todos estejam em sintonia.
3. Ofereça feedbacks constantes
O feedback é uma prática para avaliar o desempenho com o parecer sobre os colaboradores das empresas, como seus pontos fortes e fracos. O seu intuito é melhorar a performance do profissional em sua função, a produtividade no trabalho e o clima organizacional como um todo.
Desta forma, junto das informações contínuas, a cultura de feedback deve ser aplicada à empresa para as avaliações por objetivos. Ofereça feedbacks constantes para criar um ambiente de comunicação frequente entre colaboradores e a gestão da empresa.
Entre os diferentes tipos de feedback que existem, neste caso, os que mais se adéquam à avaliação por objetivo são: feedback motivacional e feedback 90 graus, o clássico no qual o superior imediato avalia os resultados da equipe ou indivíduo.
Não deixe de ler: o que é feedback 360 e por que aplicá-lo em suas avaliações de desempenho?
4. Mantenha as equipes engajadas
O engajamento de equipes e a motivação dos funcionários são dois fatores que influenciam nos resultados finais das avaliações. Mesmo com os objetivos em mente, as equipes devem sentir que há um líder por trás de tudo, as orientando pelo caminho certo.
Ao mesmo tempo, é necessário dar certa liberdade para que os funcionários se expressem criativamente. Afinal, a criatividade pode muito bem ser um dos objetivos pelo qual um profissional é avaliado.
O segredo para o sucesso no engajamento de equipes é encontrar o equilíbrio na liderança, confiança e motivação dentro do relacionamento entre gestores e colaboradores. As decisões devem sempre contribuir para o alcance do objetivo da equipe, do funcionário ou da empresa.
Aliás, para ir além no engajamento de equipes, considere a avaliação participativa por objetivos, como mencionamos anteriormente.
Leia mais: como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho e aumentar o engajamento?
5. Crie um formulário de avaliação por objetivos
Levando em conta todos os pontos até aqui, finalmente chegou a hora de elaborar um formulário com as questões sobre a avaliação. Crie um modelo funcional que permita avaliar os resultados de forma objetiva.
Ou seja, o formulário para avaliação por objetivos deve ser simples e prático. Apenas verifique e confirme se o desempenho das equipes e funcionários foi atingido ou não e se os resultados foram satisfatórios em comparação com o que ficou decidido nas etapas das metas.
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6. Forneça a avaliação final
Por fim, é hora de marcar a reunião com a equipe ou com os funcionários individualmente para dar o feedback. Tanto os resultados negativos quanto positivos exigem uma liderança carismática para que o final do processo seja o mais tranquilo possível.
É importante ser específico sobre os resultados para que a situação não cause algum tipo de ruído.
Por falar nisso, o próprio estilo de comunicação precisa ser levado em conta: aposte em uma comunicação assertiva. Ou seja, crie uma conexão com o profissional avaliado e utilize um tom tranquilo durante o feedback.
Em alguns casos, quando os objetivos não foram cumpridos, vale a pena considerar a criação de treinamentos e capacitações junto ao RH para melhorar o desempenho das equipes e dos profissionais.
É um investimento que se paga na forma de resultados, além de gerar um maior engajamento com a equipe motivada e inspirada a enfrentar novos desafios.
Outro elemento indispensável na rotina de qualquer empresa hoje em dia é o uso de tecnologias que aceleram processos e facilitam o fluxo de tarefas dos funcionários.
Um CRM para a equipe de vendas ou um software de atendimento ao cliente são dois excelentes exemplos de como a tecnologia pode contribuir para o sucesso do seu negócio.
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