Artigo • 11 min read
Como a avaliação de produtos pode alavancar as vendas no e-commerce
Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM
Última atualização em 17 Agosto 2022
Se você já comprou online, deve ter notado que é comum a avaliação de produtos por parte de outros consumidores. De fato, essa é uma estratégia adotada pelas lojas virtuais pelo retorno que traz ao negócio.
Quando você vai vender pela internet, é uma boa ideia lançar mão de recursos que vão incentivar a compra dos visitantes. E é aí que entram os reviews dos usuários nas páginas de produtos.
Portanto, se você pensa em criar uma loja virtual — ou já tem a sua — e quer entender um pouco mais dos benefícios dessa funcionalidade, continue a leitura!
Ao longo deste artigo, vamos entender o que é a avaliação de produtos e como ela pode ajudar sua loja virtual, além de como tornar essa estratégia viável para seu negócio.
Então, está pronto para começar? Boa leitura!
O que é avaliação de produto?
A avaliação de produto se refere às notas e comentários feitos por outras pessoas a respeito de um produto ou serviço.
Normalmente, os clientes dão uma nota de 1 a 5 para os produtos, além de poderem escrever o que acharam da compra.
Essas opiniões de outros compradores ficam, em geral, abaixo ou ao lado da foto e das informações dos produtos. Dessa forma, os visitantes podem ver, juntamente com as descrições oferecidas pela loja virtual, o que outras pessoas acharam da mercadoria.
Como a avaliação de produtos ajuda sua loja virtual?
A avaliação de produtos pode ser considerada uma forma de prova social. Isso significa que ela demonstra para os novos compradores que outras pessoas já adquiriram aqueles produtos e deram suas opiniões legítimas e imparciais sobre eles.
A ideia aqui é ter outras pessoas, que não você mesmo, falando sobre seus produtos e sua marca. Dessa forma, essas notas e comentários acabam funcionando como um gatilho mental para a compra do visitante.
Estatísticas sobre a avaliação de produtos
De fato, o estudo E-commerce Quality Index (EQI) aponta que as avaliações são o quesito mais importante para o consumidor no momento de uma compra online.
Além disso, o levantamento aponta que 95% dos clientes leem reviews antes de fazer uma aquisição pela internet. É por isso que grandes marketplaces como o Mercado Livre, por exemplo, se baseiam tanto nesse pilar.
Nesse sentido, disponibilizar a avaliação de produtos em seu e-commerce pode ser uma ótima forma de conquistar a confiança das pessoas e, consequentemente, uma das soluções para quem se pergunta como aumentar as vendas.
É claro que esse fator sozinho não vai salvar sua loja virtual. Mas, se combinado com outras iniciativas visando o aumento da taxa de conversão em sua loja virtual em seu plano de marketing, ele pode ser um dos seus diferenciais.
Apesar de parecer uma iniciativa pequena, ela pode fazer toda a diferença. De acordo com o EQI 2019, entre todos os e-commerces estudados, apenas 7% dos produtos possuíam pelo menos um comentário.
A mesma quantidade de artigos tinham uma nota superior a 4 estrelas. Ademais, só 4,6% dos produtos recebem avaliações nos sites de venda brasileiros.
Se você tem medo do que os clientes podem ter a dizer sobre seus produtos, saiba que esse não deve ser um motivo de grande preocupação.
Isso porque o EQI aponta que 76,2% dos produtos avaliados pelos consumidores no Brasil têm uma nota entre 4,5 e 5. Dessa forma, essa estratégia tem muito mais a ajudar do que a atrapalhar seu negócio.
Além disso, caso receba notas baixas e comentários negativos, você pode aproveitar para observar melhorias em seus produtos, bem como entrar em contato com os clientes insatisfeitos para tentar ajudá-los.
Esse tipo de ação pode transformar a relação daquela pessoa com a marca e ajudar na fidelização do cliente.
Como incentivar o consumidor a avaliar e comentar?
Agora que já conhecemos a importância da avaliação de produtos, hora de saber como promover essa iniciativa em sua loja virtual.
O primeiro ponto que você precisa saber é que, a depender da plataforma de e-commerce que você utilize, será possível usar serviços de avaliação integrados a ela. Desse modo, as avaliações poderão ser diretamente disponibilizadas nas páginas de produtos.
Depois de providenciado o serviço para exibir as opiniões dos clientes, é importante incentivar essa atitude por parte deles. Para isso, utilize as dicas abaixo:
1. Envie um e-mail depois da compra
Você pode enviar um e-mail após a compra, perguntando se o consumidor ficou satisfeito e, então, aproveitar para pedir que ele faça a avaliação de produto, dê uma nota e escreva um comentário sobre o artigo.
Facilite o caminho do cliente e inclua o link para a página do produto, destacando-o com um botão no corpo do e-mail. Exemplo: “Clique aqui para avaliar”
Outra opção é permitir a avaliação sem precisar sair do e-mail. Nesse caso, o layout da mensagem é configurado para conter os campos principais: avaliação com estrelas e espaço para comentários.
Tem dificuldade de fazer os clientes lerem suas mensagens? Confira as dicas do artigo: Taxa de abertura de e-mail: por que essa métrica é importante?
2. Coloque um bilhete junto com o pedido
Outra abordagem possível para incentivar a avaliação de produto é mandar um bilhete escrito à mão junto com a compra, agradecendo pela preferência e pedindo que o cliente teça comentários sobre o produto no site.
Assim, o cliente vai sentir que a experiência de compra foi personalizada e também valorizar o contato mais próximo da loja.
Dessa forma, a empresa pode trabalhar em conjunto a fidelização dos clientes e, à medida que as vendas aumentarem, os bilhetes podem ser impressos, mas mantendo a caligrafia escrita em estilo “escrito a mão”. Vale a pena investir nesse design!
3. Crie recompensas
Nada como uma boa recompensa para incentivar a avaliação de produto pelos clientes, não é mesmo?
Então, se não tiver muita adesão das pessoas, você pode tentar oferecer cupons de desconto ou brindes em troca de reviews.
Os benefícios podem ser simbólicos, mas é possível que deem um incentivo extra para que as pessoas façam a avaliação dos produtos.
Outra possibilidade que pode ser estruturada a partir dessa ideia é criar um programa de recompensas para os clientes que tiverem as avaliações mais curtidas ou marcadas como úteis.
Para que o esquema seja claro, é importante criar um regulamento com as regras e prêmios e também ajustar o sistema da loja virtual de forma que ele permita a interação com os comentários deixados pelos clientes.
4. Permita o upload de fotos e vídeos
A avaliação de produto em formato de texto é muito útil e o site da loja virtual deve permitir tantos caracteres quanto for possível.
Mas se você adicionar a opção de upload para fotos e vídeo, essa seção do site pode ficar ainda melhor. Os consumidores que estão decidindo a compra vão gostar de ver como o produto chegou, os detalhes e as considerações das pessoas que compraram.
Caso o seu site não tenha essa opção, considere esse update para incentivar os clientes a fazerem uma avaliação de produto mais completa.
5. Inclua uma classificação com estrelas
A avaliação de produto também pode ter um detalhe lúdico que também é muito visual e estratégico: a avaliação com estrelas.
Mas além de aparecer a quantidade de estrelas junto do comentário do cliente, o sistema pode fazer uma média das avaliações que existem para que cada produto tenha uma nota.
A nota, geralmente, é posicionada no topo da parte de avaliação e, abaixo, ficam os comentários com suas respectivas notas. Isso pode incentivar bastante a contribuição de outros clientes.
6. Responda as avaliações dos clientes
Outra forma de incentivar a avaliação de produto é respondendo as avaliações dos clientes tanto as positivas quanto as negativas.
Isso mesmo, nunca ignore uma colocação do cliente, mesmo que não seja um elogio. Pelo contrário, use os feedbacks para coletar pontos de melhorias e evitar que algo se torne um comentário frequente.
Ver as respostas da loja demonstra para os clientes e potenciais compradores que a loja está de olho na opinião dos consumidores e que a avaliação é realmente vista por alguém.
Leia também: O que é experiência do cliente e qual a importância?
7. Use as avaliações para divulgar a loja virtual
A avaliação de produto serve como prova social, ou seja, valida o serviço ou produto da marca pelo ponto de vista do cliente.
E como 88% dos consumidores afirmam que já foram influenciados por avaliações em lojas virtuais, aproveitar os comentários positivos na divulgação dos produtos é tanto uma forma de vender mais quanto de incentivar que os clientes avaliem, pois eles podem aparecer nas mídias da empresa.
Os comentários podem entrar em um vídeo sobre um produto, no carrossel de fotos do Instagram junto com imagens de um item, em uma imagem exclusiva, principalmente se for uma avaliação muito positiva.
Quais os benefícios de um site com avaliação de produtos?
Será que vale a pena ter tanto trabalho para incentivar a avaliação de produto? A resposta é um sim gigante, pois uma simples avaliação traz informações que vão beneficiar muito o seu negócio. Confira quais são os benefícios que seu negócio pode obter com essa prática:
Entender e melhorar o atendimento ao cliente
Uma boa experiência de compra e atendimento ao cliente nunca é esquecida. Então, por meio da avaliação de produto, você pode entender melhor as necessidades do público que compra na sua loja.
Com isso, fica mais fácil criar novas estratégias e melhorar aspectos do atendimento e até do site, quando um mesmo comentário é percebido em várias avaliações. Fique ligado!
Ganhar credibilidade no mercado
Já citamos que a avaliação de produto é uma prova social riquíssima para o marketing de uma loja virtual. Então, quanto mais comentários positivos existirem no site, mais a credibilidade do negócio tende a crescer.
Mesmo já tendo conquistado muitos consumidores, a compra online ainda é novidade para muitas pessoas e a primeira coisa que elas buscam são sites que oferecem credibilidade e segurança.
Dar voz aos consumidores e fidelizar os clientes
A avaliação de produto também é uma forma de dar voz aos consumidores e essa voz inspira uma certa lealdade que aumenta as chances de um cliente se tornar recorrente.
Afinal, ele tirou um tempo para avaliar seu pedido, recebeu feedback de agradecimento, então, manter esse relacionamento pode fazer também com que mais clientes se fidelizem a empresa.
Melhorar o posicionamento nas buscas
Outro benefício da avaliação de produto é que os comentários tornam as páginas mais ricas e cheias de palavras-chave que podem melhorar o posicionamento nos mecanismos de buscas.
Então, ajuste a estrutura do site para que os textos das avaliações também sejam indexados e tornem as páginas de produto relevantes para quem pesquisa produtos online.
Leia também >>> Marketing digital para vendas: 6 dicas para melhorar o seu!
Ter uma divulgação espontânea
As avaliações de produto são um ativo de marketing valioso porque são opiniões genuínas e sem filtro sobre as mercadorias vendidas.
É como se os consumidores estivessem fazendo a divulgação por você ou, no mínimo, sendo um grande apoio para destacar a qualidade do que sua loja virtual vende.
Avaliações geram mais avaliações
Por fim, outro benefício da avaliação de produto em uma loja virtual é criar uma biblioteca de avaliações, onde os consumidores possam pesquisar e interagir, enriquecendo a experiência de compra.
Por isso, se o seu site não tem um espaço para avaliações, é hora de investir em um sistema mais atual para hospedar o seu negócio.
Tudo certo?
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor a importância da avaliação de produto para seu negócio online, além de como incluir esse tipo de estratégia em seu e-commerce.
Então, está pronto para incentivar que seus clientes deem notas e comentem sobre os artigos que você vende?
—
Informações da autora: Victoria Salemi é a editora responsável pelas parcerias de conteúdo da Nuvemshop, a maior plataforma de comércio digital da América Latina, com mais de 30 mil lojas ativas. Formada em Jornalismo, ama escrever e tornar assuntos complicados acessíveis a todos!