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3 benefícios da IA generativa na personalização da CX

Por Zendesk

Última atualização em 8 março 2024

Você sabe quais são os benefícios da IA generativa na personalização da experiência do cliente e na otimização dos processos nas empresas? Caso esteja por fora, é melhor começar a se antenar, pois a transformação digital encabeçada pela inteligência artificial e cultura de dados veio para ficar.

O atual mercado de transformação digital vale cerca de U$880.28 bilhões no mundo afora, segundo o site Exploding Topics. Além disso, a expectativa é de que essa transformação, acompanhada por investimentos em inteligência artificial e tecnologias de big data e machine learning alcance a marca de U$3.4 trilhões até 2026.

Para fechar com os dados estatísticos, o Relatório CX Trends aponta que 70% dos líderes em CX planejam integrar IA generativa em diversos canais de contato com os clientes nos próximos dois anos.

O relatório aponta, ainda, que há uma forte expectativa por parte das empresas e dos consumidores em ver a IA e os chatbots como verdadeiros agentes digitais de atendimento em prol de interações mais assertivas e personalizadas.

Os números mostram um pouco de como os benefícios da IA generativa na personalização do atendimento e da experiência do cliente vieram para ficar, não é verdade? 

Então continue a leitura até o fim e aprenda ainda mais sobre o assunto!

O que é IA generativa?

Vamos começar falando do básico. Afinal, o que significa inteligência artificial generativa? Esse é um ramo da IA voltado para a geração automática de conteúdos, sejam de texto, códigos de programação, imagens, vídeos, etc. 

A partir de uma vasta base de dados e de prompts de comando enviados pelos usuários, é possível treinar o algoritmo da tecnologia para gerar conteúdos e trazer respostas de forma automática a partir de solicitações.

Ela se difere do modelo mais conhecido de IA porque não se contenta em apenas interpretar e analisar dados; também é capaz de criar conteúdos originais novinhos em folha.

Por meio do aprendizado de máquina, a inteligência artificial consegue memorizar padrões e relações presentes nos dados previamente programados.

Modelos semelhantes já são testados e implementados desde a década de 50, mas a IA generativa atingiu patamares inéditos nos últimos anos, principalmente após o lançamento de plataformas como o Chat GPT, Bard e, claro, a consolidação dos chatbots para atendimento ao cliente.

Quais são os benefícios da IA generativa na personalização?

Mas, afinal, quais são os benefícios da IA generativa na personalização da experiência do cliente? As principais vantagens podem ser vistas principalmente na automatização de processos que aceleram o envio de conteúdo e a consolidação de interações mais precisas entre empresas e seus consumidores.

A IA generativa pode ser utilizada em chatbots para realizar o primeiro atendimento com clientes em serviços de SAC ou até na área comercial. 

A ideia é investir em inteligências artificiais ricas e capazes de trazer respostas claras, coletar dados e conduzir interações de forma objetiva, precisa e sem concentrar todo o trabalho nos agentes humanos.

Além disso, clientes podem receber recomendações de produtos e serviços em tempo real a partir da análise de dados do histórico de compras, interações e visitas no site de uma marca.

Também podemos ver aplicações da IA generativa na personalização de interações nos disparos de e-mail marketing, anúncios em redes sociais, ofertas via WhatsApp e muito mais.

Como a IA generativa pode personalizar a experiência do cliente? Veja exemplos

Que tal falar de três exemplos nos quais podemos ver as vantagens da IA generativa na personalização da experiência do cliente? Vamos mostrar casos do varejo, do mercado de cobranças e do atendimento ao cliente. Confira!

IA generativa no varejo

Os benefícios da IA generativa na personalização das interações no varejo são perceptíveis. 

Você já deve ter navegado por grandes marketplaces, por exemplo, e, já na página inicial, ter encontrado ofertas exclusivas baseadas nos seus gostos, demandas e estilo de vida, não é verdade?

Isso é a IA generativa atuando a todo vapor no e-commerce. A tecnologia faz uma análise minuciosa e precisa de seu histórico de compras, adições no carrinho, visitas em páginas de produtos, etc.

A partir daí, consegue mapear seu comportamento e gerar ofertas automáticas e personalizadas!

IA generativa no mercado de cobranças

O papel da IA generativa no mercado de cobranças beneficia tanto a otimização de processos internos de uma empresa quanto a personalização da experiência do cliente.

Por exemplo, tarefas repetitivas e tradicionalmente vinculadas ao erro humano, como geração e envio de boletos para os clientes, sofreram um enorme upgrade com o suporte da inteligência artificial.

Afinal, com a tecnologia, é possível programar tanto a geração de boletos ou de outros métodos de pagamento, como numeração do código de barra, data de vencimento e valores de acordo com as especificidades do cliente, quanto o disparo automático e as notificações para facilitar o acesso aos meios de pagamento e lembrá-los dos prazos.

Ganha a empresa, que obtém meios mais eficientes e lucrativos de cobranças, e ganha o consumidor, que não sofre com erros, atrasos ou dificuldades de acesso aos meios de pagamento.

IA generativa no atendimento o cliente

Por fim, chegamos aos benefícios da IA generativa na personalização do atendimento ao cliente. Aqui, surge como grande protagonista o chatbot. 

Essa tecnologia treinada por uma vasta base de dados e técnicas de machine learning consegue gerar respostas claras e objetivas para solucionar as demandas do cliente que entram em contato com o SAC das empresas.

Além de agilizar a velocidade do atendimento, diminuir o tempo de espera e melhorar as métricas de First Call Resolution (FCR), os chatbots eliminam gargalos e diminuem a sobrecarga de tarefas em cima dos agentes humanos. 

Segundo o CX Trends, a ideia é que o IA aprimore bastante a eficiência da equipe de atendimento ao cliente, deixando para os agentes humanos os trabalhos de nível superior e mais complexidade.

Como melhorar a experiência do cliente no seu negócio?

Afinal, como personalizar a jornada do cliente e contar com os benefícios da IA generativa na personalização do atendimento ao cliente? A resposta está na ferramenta Zendesk Service.

A inteligência artificial da Zendesk consegue agir em conjunto com a ferramenta de atendimento e levar a experiência do cliente a um novo patamar. Aqui, a IA generativa é protagonizada pelos chatbots, sobre os quais já falamos logo acima.

O recurso envia mensagens automatizadas para os consumidores que solicitam um atendimento via SAC. 

Dessa forma, a IA funciona como uma triagem na qual é feita a coleta de dados do cliente e a tentativa de responder às suas demandas sem a necessidade de requisitar um agente de atendimento humano.

Caso a demanda não seja solucionada, o chatbot repassa automaticamente a solicitação para o agente humano mais preparado e disponível no momento.

Os benefícios da IA generativa da Zendesk na personalização do atendimento ao cliente vêm de uma base de bilhões de interações entre empresa e consumidor para fornecer as melhores respostas e um atendimento preciso e objetivo, eliminando gargalos e otimizando os processos.

Faça uma demonstração agora mesmo com o Zendesk Service e eleve o patamar da experiência dos seus clientes com a ajuda da inteligência artificial.

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