Você sabia que a tecnologia pode ser uma grande aliada no atendimento ao cliente? Em um mundo cada vez mais digital, se prender aos antigos moldes não é mais o suficiente.
Por esse motivo, ferramentas como o Business Facebook Chat podem ajudar a sua empresa.
É comum que as maneiras de se comunicar passem por transformações conforme o avanço de gerações. Se para a geração X o falar ao telefone não é incômodo, para os Millennials e a geração Z isso significa perda de tempo.
Uma pesquisa realizada pela La Sociedad Digital en España em 2018 revela uma preferência. Cerca de 96,8% dos espanhóis entre 14 e 24 anos optam pelos apps de mensagens para se comunicar.
Outro estudo, desta vez realizado pelo BankMyCell nos EUA, também mostrou essa aversão dos Millennials pelos telefonemas. Foi revelado que 81% das pessoas nessa faixa etária sentem ansiedade ou nervosismo quando precisam fazer ou receber alguma ligação.
Além disso, o último Relatório de Tendências da Experiência do Consumidor realizado pela Zendesk, revelou que a troca de mensagens ganhou impulso com a pandemia. E, a maioria não pensa em deixar de usá-lo.
Refletindo sobre todos esses dados, como montar uma nova maneira de se conectar com os clientes? O uso de chatbots são a opção do momento!
Para te ajudar a entender os principais motivos de utilizar o Business Facebook Chat na sua empresa, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Continue a leitura para não perder nada!
O que é chatbot?
Antes de qualquer coisa, você sabe o que é chatbot? Afinal esse deve ser o princípio de todo o aprendizado acerca do chatbot do Facebook.
Basicamente, os chatbots são parte do processo de um atendimento ao cliente mais otimizado. Com ele é possível configurar um robô ou “bot” para resolver as principais dúvidas de clientes.
Claro que eles não substituem a assistência humana, mas agilizam processos. E se engana quem pensa que a conversa com chatbots é engessada. Atualmente, existem meios de programar o atendente virtual para fazê-lo mais “humano”, com o machine learning, por exemplo.
Pensando também na otimização do tempo mecanismos como o Business Facebook Chat, exercem esse papel. Como?
- Utilizam mensagem de texto pensando na prioridade da geração consumidora atual;
Respondem perguntas iniciais, facilitando o trabalho do atendimento humano;
Podem solucionar um problema sem que seja preciso outro tipo de suporte.
Business Facebook Chat: por que usar na sua empresa?
Em pesquisa realizada pelo Facebook, com 8.156 pessoas do Brasil, Reino Unido, Índia e EUA, foi revelado por quais motivos clientes enviam mensagens para empresas. As respostas foram divididas em três etapas do ciclo de compras.
Antes da compra:
para fazer perguntas gerais: 84%;
perguntar sobre um produto ou serviço: 81%.
Durante a compra:
compram algo: 74%;
agendar compromisso: 71%.
Após a compra:
ajuda do suporte: 76%;
- comentar sobre o produto ou serviço: 79%.
Esses números mostram de fato a importância que aplicativos de mensagem, como o Messenger, estão tendo no processo de venda. Confira a seguir os detalhes dos cinco principais motivos para aderir ao Business Facebook Chat na sua empresa.
1- Simplifica a aquisição de clientes
O primeiro motivo para se utilizar o chat do Facebook na sua empresa é que a aquisição de clientes se torna mais simples. Ficou confuso? Vamos te explicar!
Não é novidade que o mundo está digital e tudo pode ser encontrado com um smartphone. Então ter na sua empresa o Business Facebook Chat faz com que o contato com clientes seja simplificado.
Qualquer dúvida que existir acerca do seu negócio, basta o cliente acessar o aplicativo de mensagens do Facebook e digitar o nome da empresa. Sem ligações e com otimização do tempo!
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2- Cria saudações automáticas
Um dos benefícios de utilizar o chatbot do Facebook é a possibilidade de atender os clientes em qualquer hora. Criar uma saudação automática é uma ótima estratégia para o atendimento inicial.
Para ativar essa ferramenta no Messenger é bem simples. Siga os passos abaixo.
Acesse a página da sua empresa no Facebook;
Clique em Configurações: no desktop ela estará à esquerda, no celular se localiza na parte superior da página;
Clique no ícone “Mensagens”. No desktop se localiza à esquerda;
Na seção “Como iniciar uma conversa do Messenger” ative a opção de mostrar uma saudação;
Clique em alterar, para colocar um “oi” mais a cara da sua empresa e salve.
Pronto! Agora toda vez que um cliente entrar em contato com o seu negócio, ele será recepcionado por uma mensagem.
3- Configura respostas automáticas
Além de configurar saudações, com o Business Facebook Chat também é possível criar respostas automáticas. É possível aplicar a ferramenta tanto no desktop quanto no celular.
Independentemente do caminho que escolher para configurar a opção de resposta automática, o Facebook te dá duas opções: criar a sua própria ou usar respostas predefinidas. Confira no vídeo abaixo como isso funciona.
4- Mais organização nas demandas
Além de otimizar o trabalho do atendimento ao cliente, o Messenger também possui ferramentas que auxiliam na organização do funcionário. Em cada conversa é possível realizar um série de ações, como:
marcar conversas como importantes;
adicionar notas e lembretes;
marcar tarefas elencadas na conversa como concluídas.
Com mais esse suporte na organização, o atendimento ganha ainda mais comprometimento com o cliente.
5- Facilita as transações
O último dos benefícios de utilizar o Business Facebook Chat também está relacionado com a otimização de funções. Mas, dessa vez, direcionado a venda dos seus produtos ou serviços.
Um dos atendentes pode facilmente enviar aos clientes informações sobre promoções ou algo imperdível. Além de mostrar outros canais que a empresa se encontra.
Mas cuidado! É importante dosar a quantidade de vezes que fará isso, para não causar uma impressão errada.
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Abordagem omnichannel: o que é?
Como mostramos no último motivo de utilizar o Business Facebook Chat, a possibilidade de integrá-lo com outros canais pode ser benéfico. Mas, você sabia que essa prática tem um nome?
A abordagem omnichannel significa a integração dos vários canais de comunicação de uma empresa. Atualmente existem diversas ferramentas que auxiliam um atendimento ao cliente omnichannel.
Entre elas, podemos citar o software de atendimento ao cliente da Zendesk. Confira abaixo como essa ferramenta pode te ajudar.