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Campanhas Sazonais: o que são, exemplos e como criar
Por Zendesk
Última atualização em 7 Abril 2023
Sempre que existe uma data, época comemorativa ou simbólica, é comum observarmos campanhas sazonais sendo feitas pelos variados tipos de negócios. Este tipo de estratégia de marketing pode ser muito útil para aumentar os resultados de vendas ao longo do ano.
Datas comemorativas como Natal, Dia das Mães e Black Friday são exemplos de épocas propícias de se criar campanhas de marketing sazonal, pois são ocasiões que movimentam muito o mercado e a procura por produtos e serviços por parte dos consumidores tende a ser maior.
Com um mercado cada vez mais concorrido, sobretudo online, é importante se destacar para vender mais. Afinal, de nada adianta ter muitos clientes em potencial em busca de um produto se a sua marca não consegue se apresentar para ele.
Por isso, realizar campanhas sazonais ao decorrer do ano ajuda as empresas a aproveitar as épocas em que os consumidores estão em busca de produtos e serviços e estão mais propensos a realizar uma compra.
Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo para explicar o que é sazonalidade e como o marketing sazonal pode ser uma boa estratégia de fidelização de clientes. Confira!
O que é sazonalidade?
Podemos definir o que é sazonalidade como algo que é temporário, o que implica um acontecimento que é marcado por uma data ou época do ano em específico.
Esse tipo de denominação também serve para produtos ou serviços que possuem uma característica sazonal. Ou seja, funcionam ou têm maior procura em determinada época do ano.
Por exemplo, o protetor solar é um produto que vende durante todo o ano, mas durante a época do verão ele tem uma procura e um volume de vendas maior.
Entretanto, existem muitos locais que vendem protetor solar. Logo, investir em campanhas sazonais ajuda a ampliar as chances dos consumidores escolherem a sua empresa para fazer negócio.
Abra o olho: identifique oportunidades de campanhas sazonais
Uma das coisas mais importantes para um negócio prosperar é você conhecer bem o perfil de cliente ideal da sua empresa e seu tipo de negócio.
As campanhas sazonais não se limitam ao Natal ou Dia das Mães. Cada tipo de negócio, na verdade, possui uma série de oportunidades sazonais. Por exemplo, para empresas de serviço B2B, o início do ano é uma boa época para atrair clientes que estão em busca de reformulação em seus negócios.
Diante da compreensão de quem é o seu cliente, é possível entender suas vontades e anseios e oferecer o que o cliente quer, da forma que ele quer e pelo canal que ele quer.
Isso porque uma campanha sazonal atende a uma demanda alta e pontual do mercado. Para identificá-la, você precisa conhecer bem o seu cliente.
Marketing sazonal para ganhar vantagem competitiva
Como dissemos acima, campanhas sazonais vão muito além do Natal e Dia das Mães. Para identificar essas datas dentro do seu modelo de empresa, ou seja, para identificar períodos do ano em que seu cliente está mais propenso a fazer negócio, é preciso conhecer seu cliente.
Além disso, ao conhecer bem seu cliente, sua empresa tem mais chances de acertar na hora de oferecer uma proposta de valor e uma oferta que realmente vai atraí-lo.
Conhecer seu produto e seu cliente, além de te ajudar a identificar datas ideais para campanhas sazonais, também te oferece vantagem competitiva.
No caso de empresas que vendem produtos, entender em quais datas seu cliente tem mais estímulo para fazer uma compra vai te ajudar a se planejar para oferecer a melhor experiência do cliente possível.
Se você sabe quando fazer suas campanhas sazonais e o que oferecer, você poderá se programar para ter um estoque maior em uma determinada situação, por exemplo.
Comprar matéria-prima no atacado ou contratar terceirizadas com mais antecedência faz com que você consiga negociar preços muito melhores do que se for comprar durante a alta temporada daquele segmento.
Por exemplo, uma loja que vende uniformes escolares tem na época de final e começo de ano uma procura alta, porque é quando as aulas começam.
Se o dono desta loja comprar o material com antecedência e fizer o estoque antes que esse período efetivamente se inicie, ele está preparado para esta época e vai pagar mais barato, por exemplo, pelo tecido para confecção das peças. Isso vai ajudá-lo a ter uma margem de lucro melhor.
Campanhas sazonais fidelizam clientes?
Muitas vezes, as empresas se vêem reféns de épocas de maior e menor movimento para realizarem suas vendas. Quando não se tem controle sobre isso, é normal ver negócios sofrendo com os altos e baixos.
Essa instabilidade pode gerar problemas financeiros e até a falência do negócio em casos que saírem do controle. Por isso, o mais aconselhável é tentar fidelizar os clientes que são adquiridos durante essas ocasiões mais movimentadas do ano.
Segundo dados de atendimento ao cliente, fidelizar um consumidor é de 5 a 25 vezes mais barato que adquirir um novo cliente.
Isso porque, para converter um novo consumidor, é preciso investimento em todas as etapas do funil de vendas. Sua empresa precisa de publicidade para que o cliente conheça a sua marca, depois deve criar uma relação em que ele veja na sua empresa com confiança, e por fim tome a decisão de comprar com você e não em outro concorrente.
Todos nós sabemos que esse é um longo caminho, desde a entrada no funil de conversão até sua potencial venda.
É por isso que utilizar bem essas épocas do ano de maior movimento através de campanhas sazonais é uma ótima estratégia de fidelização de clientes.
Aproveitar esses períodos do ano, em que seus potenciais clientes têm mais predisposição para “ouvir” sua proposta, ajuda não apenas que você avance o prospect mais rapidamente pelas etapas do processo de tomada de decisão, como também é o momento ideal para tornar os novos clientes em clientes recorrentes.
Quanto mais clientes você fidelizar, menos terá que gastar para adquirir novos clientes. Isso porque, além de ter clientes recorrentes que vão te garantir recursos por mais tempo, esses mesmos clientes têm mais chances de se tornarem promotores da marca e influenciar outros potenciais clientes a negociarem com você.
O “pulo do gato” aqui está em se aproveitar do número maior de clientes durante essas campanhas sazonais para aplicar um bom atendimento ao cliente, antes, durante e depois da venda concretizada.
Se você só vender para ele um produto e não trabalhar mais com este novo consumidor em uma estratégia de pós-venda, ele não criará nenhum vínculo com a marca e as chances dele nem lembrar de você e ser influenciado por um concorrente em um outro período são muito grandes. Por isso, não abandone este cliente! Lembre-se: sua relação com ele não deve acabar na venda.
Leia também: Pós-venda: entenda o que é, sua importância e 5 estratégias que podem ser utilizadas
Como fidelizar clientes com campanhas sazonais? Passo a passo
Principalmente em anos de crise financeira, as campanhas sazonais podem equilibrar as contas das empresas em relação a outras épocas menos lucrativas.
Além disso, como vimos no tópico anterior, empresas que buscam como fidelizar clientes podem conseguir isso por meio do marketing sazonal.
Para te ajudar, separamos aqui um passo a passo para você montar uma estratégia de fidelização a partir de campanhas sazonais.
1. Faça um planejamento e defina uma estratégia
A primeira coisa a se fazer é definir quais as datas comemorativas são relevantes para o seu negócio. Escolher bem as datas que você quer e aplicar uma estratégia certeira dá muito mais resultados do que utilizar todas as datas existentes sem nenhum critério.
É claro que, no geral, datas como Natal, Dia das Mães e Black Friday são comuns a muitos tipos de negócios. Agora, o quanto você vai investir em cada campanha sazonal, qual a estratégia e como você vai aplicá-la, vai depender da análise sobre qual data é mais interessante para o seu negócio.
Além disso, também é a partir do planejamento que você poderá identificar outras datas que são valiosas para sua empresa, como início do ano, virada de estação, início do segundo semestre e mais.
Não existe uma fórmula para definir isso, você vai precisar levantar os números de vendas da sua empresa para identificar os períodos mais movimentados e fazer pesquisas de mercado e com seus clientes para entender melhor quando seu produto ou serviço é mais requisitado.
2. Planeje-se com antecedência
Feito isso, é preciso planejar suas campanhas sazonais com antecedência. Afinal, para conseguir o resultado esperado, você precisa atingir seus clientes e isso demanda tempo.
Não será uma propaganda apenas que o fará ter a certeza de realizar uma compra. É preciso considerar todas as etapas de marketing e vendas. Todo um processo de atração, consideração e conversão que está envolvido.
Por isso, é necessário que tudo seja detalhado, cada passo da campanha, cada fase dela deve conter todas as informações possíveis para ser aplicada da forma mais assertiva possível.
Isso vai desde o levantamento de ideias, criação de promoções e condições especiais, até toda a divulgação da campanha, contato do vendedor, criação do fluxo de cadência, atenção a todas as etapas do processo de vendas e mais
3. Defina a mensagem da sua campanha
A mensagem de uma campanha de marketing sazonal trata do tema central que vai orientar todas as estratégias de comunicação entre a marca e o seu público-alvo.
A Coca-Cola, por exemplo, em suas campanhas sazonais de Natal, gosta muito de levar a mensagem de união, importância de estar junto à família, amizade, etc.
Confira abaixo como a mensagem da campanha sazonal da marca é incorporada em uma de suas peças publicitárias:
Como toda campanha de marketing e vendas, é necessário que seja definido:
- qual mensagem ela quer passar,
- o que de fato você quer dizer ao seu cliente,
- como isso vai chegar até ele,
- como isso fará com que ele compre de você.
Pense no que você quer passar, qual a história você quer conduzir e como isso pode se encaixar na jornada do cliente até a compra – sempre levando em conta todas as características dele que você tiver acesso.
Para isso, é preciso que você pense quais as sensações, emoções e sentimentos quer despertar no seu cliente, o que você quer que ele pense e como esse pensamento vai levá-lo a uma cadeia de ações de forma a conduzi-lo pelas etapas do processo de compra.
4. Crie um cronograma
Como já dissemos, planejar é muito importante e, para isso, é preciso colocar no papel o cronograma que vai orientar quanto tempo uma etapa da campanha tem para ser concluída e qual o próximo passo a ser dado, seja dentro do setor de marketing ou vendas.
Você deve ter em mente que, para que uma campanha sazonal tenha êxito, é preciso tempo. Por isso, seja franco com sua equipe e defina prazos possíveis para que não haja atrasos que possam comprometer o sucesso da campanha.
Escolha bem as datas para que todos os conteúdos estejam prontos a tempo de serem lançados nos dias mais interessantes. Definir datas ajuda muito a sair na frente da concorrência.
5. Junte recursos e faça parcerias se necessário
Você já fez todo o seu planejamento, já criou um cronograma para aplicá-lo, definiu a mensagem e a estratégia de divulgação da sua campanha e agora é a hora de pôr a mão no bolso, mas não sem antes definir o quanto pode gastar.
Ao fazer o seu cronograma, você tem que levantar o quanto vai custar cada etapa, o quanto você pode gastar e entender se será viável financeiramente. Se não for, você precisará recuar algumas casas e adequar seu planejamento e estratégia.
Para ter os números reais, você terá que levantar todos os custos, e isso envolve:
- contratação de plataformas online para criação e envio de email marketing, marketing de conteúdo, landing pages, anúncios patrocinados e etc.
- mão-de-obra especializada que precisará ser contratada: autônomos ou agência de publicidade
- demais espaços e materiais físicos a serem contratados e produzidos: Outdoors, panfletos, banners e etc.
Buscar parcerias é sempre interessante, seja para dividir custos e aliviar o caixa ou mesmo para a realização de campanhas mais completas e bem elaboradas, que sozinho não seria possível de viabilizar.
Procure firmar parcerias com empresas sérias, que tenham credibilidade no mercado e que não sejam concorrentes diretos do seu modelo de negócio.
É interessante que você faça campanhas sazonais com empresas que comercializam soluções complementares às suas.
6. Se prepare para lidar com imprevistos
Mesmo que você faça tudo certo – planejamento com antecedência, mensagem e estratégias bem escolhidas, cronograma bem distribuído e recursos definidos e dentro da realidade -, imprevistos invariavelmente vão acontecer.
Todos os passos acima citados visam minimizar as chances de algo não planejado acontecer, mas mesmo assim alguns imprevistos fogem do nosso controle. Porém, é possível criar formas de contorná-los.
Não dá pra impedir que chova em um dia que você precisa fazer fotos, mas é possível, por exemplo, conferir a previsão do tempo e pensar em um plano B e C se for possível para contornar um problema em potencial como esse.
Para isso, é importante ter na equipe profissionais dinâmicos e criativos, com boa capacidade de improviso. Só assim será possível contornar situações que fujam do cronograma que, por mais que seja essencial, não pode ser uma corrente que te prenda de seguir com a campanha.
7. Automatize tudo o que for possível
Campanhas desenvolvidas especificamente para certas épocas do ano em que a demanda por suas soluções é maior requerem muito esforço coletivo de todas as equipes envolvidas.
Nesse sentido, tecnologias de automação podem ser verdadeiras aliadas. Sistemas especializados são capazes de automatizar várias tarefas manuais e repetitivas, que tomam muito tempo dos colaboradores.
Com a automatização, fica mais fácil se concentrar nos clientes e nas oportunidades de negócio que são geradas pela campanha.
A demanda costuma ser bem grande durante os períodos de campanhas sazonais. Para conseguir atender bem todos os clientes, é fundamental investir na automação de processos como: disparo de mensagens e e-mails de comunicação das ofertas, emissão de notas fiscais, controle de estoque e atendimento aos clientes.
Os chatbots são exemplos de ferramentas de automação que podem ser incorporadas à sua estratégia de marketing sazonal. Esses robôs conversacionais operam à base de Inteligência Artificial e podem interagir com clientes e leads para atender solicitações menos complexas, nutrir as oportunidades com conteúdos, disparar alertas sobre promoções e até mesmo efetuar novas compras.
Segundo o mais recente relatório da Zendesk sobre as tendências de experiência do cliente para 2023, 64% dos consumidores esperam que os chatbots ofereçam o mesmo nível de serviço que os atendentes humanos. Além disso, o documento mostra também que 60% dos líderes planejam implementar atendimento ao cliente utilizando robôs conversacionais.
Para acessar o relatório completo, basta clicar no banner abaixo:
8. Invista em ferramentas de controle
Colocar campanhas sazonais que envolvem marketing e vendas, vai demandar uma organização que envolve levantamento e coleta de dados, controle de ações de relacionamento com o cliente, otimização de estratégias e mais.
Nesse sentido, o uso de indicadores de desempenho é indispensável. Esses instrumentos de gestão permitem mensurar os resultados da sua estratégia e apontar oportunidades de melhoria.
Alguns exemplos de indicadores que te ajudam a ter mais controle sobre os resultados da sua campanha e estratégia de fidelização são:
- Custo de Aquisição de Clientes;
- Tempo Médio de Atendimento;
- Taxa de Recompra;
- Taxa de Conversão;
- Ticket Médio;
- Lifetime Value;
- Lucros líquidos.
Veja também: Calculadora: como calcular o custo de aquisição de clientes
Quando o assunto é coleta e análise de dados, você pode contar com a solução de atendimento da Zendesk, que fornece análises do cliente para as empresas gerenciarem e aprimorarem seu atendimento ao cliente.
Logo, além de promover a produtividade de seus funcionários, ele também ajuda a elevar a experiência de seus clientes, contribuindo não apenas com a geração de novos clientes, mas também com a sua fidelização.
Se quiser saber como as ferramentas da Zendesk podem ajudar o seu negócio a engajar e fidelizar clientes em tempos de crise, visite nosso site e explore nossas soluções.