Ir para o conteúdo principal

Artigo 15 min read

Canais de marketing digital: quais usar na sua empresa?

Por Zendesk

Última atualização em 6 fevereiro 2024

Canais de marketing digital são todos os caminhos que você pode usar para apresentar ao público-alvo da sua empresa os produtos e/ou serviços que comercializa. Esses ambientes também são excelentes para captar leads, estruturar bons relacionamento com os clientes e ampliar a presença da sua marca na internet.

Parte fundamental de uma boa estratégia de marketing digital, tais canais têm forte impacto nos resultados. Um dos motivos é que são eles que ajudam a sua marca a se conectar genuinamente com o lead e guiá-lo até o fundo do funil de vendas, convertendo-o em cliente. 

Como você deve saber, ao longo desse trajeto, existem muitas etapas importantes, e uma comunicação eficiente, juntamente à oferta de soluções que realmente melhoram a experiência dos clientes, é essencial para chegar aos resultados esperados.

A ideia, portanto, é que os canais de marketing digital criem uma ligação direta e real do seu produto com as necessidades do cliente. 

Porém, em meio a tantas opções disponíveis, como saber quais os melhores para a sua empresa e para o seu público-alvo?

Para ajudar você a chegar até a resposta, neste artigo apresentaremos exemplos de canais que podem ser usados no marketing digital, sua importância, como escolher o ideal e muito mais sobre o tema.

Siga a leitura e confira tudo agora mesmo!

O que é marketing digital?

O marketing digital pode ser definido como uma estratégia que tem como campo de atuação a internet. Entre os objetivos da prática estão a divulgação via web das soluções oferecidas por uma empresa, a atração e fidelização dos clientes e a melhora da presença da marca na web.

Uma das principais diferenças entre o marketing digital e as estratégias dos canais de comunicação off-line é que no ambiente on-line é possível mensurar exatamente o que está acontecendo — muitas vezes em tempo real — e descobrir se os resultados pretendidos estão realmente sendo alcançados.

E de onde tudo isso surgiu? Podemos dizer que o marketing digital “nasceu” logo após o surgimento da internet, como uma forma de adaptação do marketing tradicional às mudanças tecnológicas e da sociedade ao longo do tempo. 

O que antes era feito por meio de banners, panfletos e outras formas de anúncios impressos passou a ser realizado via as redes sociais, sites, blogs, e diversas outras ferramentas de marketing on-line. 

Uma das grandes vantagens é que esse modelo de propaganda ajuda a alcançar um número bem maior de pessoas que as feitas por meios físicos (off-line).

Nessa trajetória, o Google assumiu o papel de principal direcionador de estratégias de marketing digital. É possível dizer que foi essa plataforma de pesquisa que abriu novos espaços para empresas e profissionais disputarem um bom posicionamento na internet — o que acontece até hoje, porém, com algumas atualizações.

O que mudou com a chegada do marketing digital?

A comunicação comercial que antes ficava presa ao mundo físico, atualmente, chega às mãos e aos olhos dos consumidores em novos formatos, como vídeos, podcasts, artigos para blogs e até interações sociais. Tais alternativas agregam muito mais valor à marca e ao produto, bem como contribuem para atender com mais precisão às necessidades dos consumidores e aumentar as vendas.

É justamente neste ponto que os canais de marketing digital passam a realmente fazer diferença nos negócios.

As empresas que direcionam seus investimentos em marketing digital conseguem, por exemplo, obter resultados melhores que os alcançados com o formato off-line.

Além disso, com o marketing digital, é muito mais fácil gerar relatórios que ajudam a acompanhar e entender as mudanças de comportamento do consumidor. Essas informações ajudam a embasar as estratégias e a melhorar a relação com os consumidores da marca.

O que são canais de marketing digital?

Canais de marketing digital são todas as soluções usadas para chegar virtualmente ao público-alvo de uma marca. Por meio de plataformas e ferramentas web, é possível captar leads e direcioná-los pelo funil de vendas, fidelizar os clientes que já estão na base da empresa, entre diversas outras possibilidades.

Para ficar mais claro o significado de canais de marketing digital, usaremos um exemplo prático. 

Sabe o seu smartphone, seu carro, ou mesmo suas roupas e sapatos? Pois bem, os itens percorreram um longo caminho até chegar a você, o qual foi pavimentado pelas empresas que os venderam por meio de diferentes canais de mídia on-line — quem nunca comprou algo que viu em uma rede social, não é mesmo?

De acordo com a escritora e professora de marketing, Anne Coughlan, em seu livro “Canais de Marketing”  estamos falando de “conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilização de um produto ou serviço para o consumo”.

A possibilidade de aplicação no marketing digital se dá por metodologias e estratégias para atingir a persona do negócio no universo virtual. Isto é, utilizando plataformas digitais para estabelecer o contato.

Nesse cenário, idealização, desenvolvimento, divulgação e análise de métricas são fases essenciais para uma estratégia de marketing digital dar certo.

É preciso realizar também um bom planejamento inicial, pautado no perfil do público-alvo, suas preferências e expectativas. Tudo isso deve ser alinhado também à imagem da marca e seus valores.

Quais os principais canais de marketing digital?

São vários os canais de marketing digital que você pode usar na sua empresa. Entre os principais e mais indicados, estão:

  1. redes sociais;
  2. e-mail marketing;
  3. tráfego orgânico;
  4. tráfego direto;
  5. tráfego de referência;
  6. mídia paga;
  7. blogs.

Antes de escolher quais usar na sua estratégia, é importante identificar as necessidades e as preferências da sua persona, relacionando-as ao que cada um desses meios de divulgação on-line oferece.

Para ajudar você a tomar a sua decisão, explicaremos a seguir detalhes sobre cada um. Dessa forma, ficará mais fácil descobrir quais os melhores canais de marketing digital para o seu negócio.

1. Redes sociais

Há diversas maneiras de estabelecer uma conexão forte com sua persona, e as redes sociais assumem esse papel de uma forma muito mais descontraída. 

A conexão on-line gerada por esses canais ajuda sua empresa a atingir um elevado número de pessoas e a criar uma significativa proximidade, ao mesmo tempo em que divulga suas soluções.

Você certamente já parou para pensar no poder de alcance das redes sociais, não é? O relatório Digital 2023 trouxe excelentes dados sobre o tema.

Até janeiro de 2023, o Brasil já contava com 152,4 milhões de usuários de mídia social. O número equivale a 70,6% da população total do nosso país. 

Separando por redes, o levantamento apontou as seguintes totais de usuários:

  • WhatsApp: 147 milhões;  
  • YouTube: 142,0 milhões; 
  • Instagram: 113,5 milhões;  
  • Facebook: 109,1 milhões;  
  • TikTok: 82,21 milhões;  
  • LinkedIn: 59 milhões;
  • Pinterest: 28 milhões;
  • X (antigo Twitter); 24,30 milhões.  

2. E-mail Marketing

Entre os principais canais de marketing digital, existe um que opera de forma mais tradicional se comparado aos demais, mas que gera resultados tão significativos quanto 

O e-mail marketing é uma forma de enviar mensagens via endereços eletrônicos. A ferramenta dispara informações para os consumidores, entrega conteúdos exclusivos e interessantes para sua buyer-persona, entre várias outras estratégias.

Um dos principais objetivos do canal é nutrir o lead, dando a ele todas as informações que precisa para caminhar em direção à última etapa do funil de compra.

Ao projetar uma campanha forte de e-mail marketing, é possível alcançar uma boa visibilidade perante ao público e realizar ótimas conversões, graças à entrega de valor que o recurso ajuda a atingir.

3. Tráfego orgânico

Este é um dos canais de marketing digital mais usados pelas empresas, principalmente em suas fases iniciais. É por meio do tráfego orgânico que a marca pode construir autoridade e relevância, entregando conteúdos ricos e instigantes ao público-alvo.

Para aumentar a assertividade das entregas, o SEO (Search Engine Optimization) é a melhor estratégia, pois possibilita a apresentação de soluções para uma busca orgânica feita pelo usuário, que são aquelas que não são pagas para serem propagadas.

Estar entre os melhores resultados indicados pelo Google aumenta a visibilidade e a autoridade do seu negócio, impulsionando as conversões.

4. Tráfego direto

O tráfego direto é aquele feito por meio da URL do seu site. Isto é, a pessoa já conhece sua empresa e, muito provavelmente, já visitou sua página, retornando em busca de mais conteúdos ou informações sobre as soluções que você oferece.

Uma entrega valiosa para o usuário facilita muito esse tipo de tráfego, levando-o a, por exemplo, favoritar sua página para visitas posteriores. A estratégia também aumenta a possibilidade de indicações para novos usuários.

5. Tráfego de Referência

O tráfego de referência é feito por meio de links inseridos no corpo do texto da sua página ou na de terceiros. 

Tal ação torna o seu conteúdo um referencial para os mecanismos de busca, aumentando as chances de haver indicação para outras pessoas. Isso eleva o volume das entregas e ajuda (muito) sua empresa a ocupar boas posições nos resultados das plataformas de pesquisa on-line, como o Google.

6. Mídia Paga

A mídia paga é aquela que você precisa investir dinheiro para divulgar. Funciona de forma oposta à busca orgânica, que não requer pagamento às plataformas. Entretanto, é fundamental ver esse canal de marketing digital como uma abordagem complementar a esse tipo de tráfego.

Existem alguns exemplos de mídia paga que podemos elencar como os mais comuns em uma estratégia digital, que são:

  • links patrocinados;
  • conteúdos impulsionados;
  • campanhas robustas de tráfego pago.

7. Blogs

Quem acredita que conteúdos de blog são ultrapassados e que não auxiliam na captação de leads qualificados muito provavelmente não enxergou ainda o potencial desse importante canal de marketing digital — ou nunca conseguiu utilizá-lo de forma correta na estratégia da marca. 

Conteúdos ricos e devidamente planejados ajudam a atrair interessados para os produtos e/ou serviços oferecidos, a alavancar vendas e a aumentar a autoridade de empresas e profissionais.

Porém, nem todas as companhias conseguem usar a ferramenta do jeito certo, e o resultado acaba sendo um conteúdo raso ou sem qualquer ligação com a persona.

Por isso, não basta apenas produzir conteúdos sobre o seu negócio, as soluções que oferece ou assuntos relacionados ao seu ramo de atuação que são de interesse do seu público-alvo. 

Para bons resultados, é fundamental analisar a concorrência, as tendências do mercado, compreender o que a sua audiência está precisando e de que forma ela espera obter esse resultado ideal.

Extra! Como usar corretamente o poder dos blogs?

Que tal algumas dicas para começar a planejar o seu blog e torná-lo um dos seus canais de marketing digital mais ambiciosos? Separamos as principais para você. Veja:

  • tenha um mapa da persona bem traçado e detalhado para direcionar seus conteúdos;
  • crie uma linha editorial com os principais temas que a sua empresa quer comunicar e dialogar com o público;
  • defina um calendário de postagem de conteúdo, estabelecendo uma periodicidade estratégica;
  • mantenha a constância da produção e entrega dos conteúdos;
  • utilize ferramentas para o planejamento, publicação e mensuração de resultados;
  • adote técnicas de SEO para otimizar seus artigos e buscar as melhores posições nos resultados dos principais buscadores;
  • análise a experiência do usuário e de que forma seu lead está se comportando na página;
  • atualize constantemente seus conteúdos e páginas;
  • busque por parcerias atrativas e backlinks de relevância para seus posts;
  • use seus CTAs (chamada para a ação) com sabedoria;
  • fique de olho na parte técnica do site de forma a evitar erros, falhas e penalizações pelas plataformas de pesquisa, como costuma acontecer no Google.

Quais tipos de canais de marketing digital existem?

Não basta conhecer alguns dos melhores canais de marketing digital, suas características e formas de uma. Para uma estratégia de resultado, é essencial conhecer também como essa comunicação e seus conteúdos chegam até seu público-alvo.

Basicamente, existem três formatos de canais de distribuição rotineiramente utilizados para entregas eficazes. Entendê-los auxilia a direcionar suas abordagens e a chegar ao formato mais alinhado com o que pretende para a sua empresa.

São eles:

  1. canal direto;
  2. canal indireto;
  3. canal híbrido.

1- Canal direto

A entrega do produto, serviço ou conteúdo é feita diretamente pela empresa. Neste caso, não há espaço para intermediários, possibilitando controle total por parte da marca ou do produtor. 

Há pontos bons e ruins neste formato, por exemplo, enquanto a liberdade de precificação e oferta está nas mãos do produtor, possibilitando uma maleabilidade, a probabilidade de alcançar um número grande clientes tende a ser comprometida.

Um modelo de profissional que atua com canal direto de marketing é o vendedor por catálogo.

2- Canal indireto

Neste formato, o contato sai das mãos do produtor e é centralizado em uma rede de intermediários. Estes, por sua vez, disseminam a marca por diversos canais e com variadas estratégias.

Pelo canal direto, o produtor não tem controle total sobre os canais de marketing digital utilizados, mas, em contraponto, tem a vantagem de conseguir um alcance de público muito maior, viabilizando a escalabilidade do produto ou serviço.

Aqui, podemos exemplificar com a atuação do afiliado que promove a sua marca e o infoproduto em questão, ganhando uma comissão respectiva aos lucros e, em alguns casos, recebendo um valor fixo para incentivar a expansão da identidade e dos valores da marca.

3- Canal híbrido

Se você entendeu o regime híbrido como uma mistura dos dois canais anteriores, está no caminho certo! Este é o modelo mais buscado pelos produtores, afinal, com ele, é possível explorar os dois lados da divulgação. 

Marcas que indicam distribuidores autorizados utilizam esse método.

Como escolher canais de marketing digital para a sua empresa?

Após todas essas informações, voltamos à pergunta que fizemos logo na abertura deste artigo: com tantas opções disponíveis, como saber quais os melhores para a sua empresa e para o seu público-alvo?

Essa resposta é bastante individual para cada empresa e segmento. Porém, uma boa maneira de chegar até ela é:

  • definir os objetivos do seu negócio com a estratégia digital;
  • identificar as necessidades, preferências e características do seu público-alvo;
  • segmentar as personas de acordo com o que pretende oferecer a elas;
  • estudar a concorrência, como forma de buscar inspiração para as tomadas de decisão;
  • conhecer bem as particularidades dos produtos/serviços para conseguir apresentar o melhor de cada solução;
  • alinhar o orçamento disponível ao valor necessário para implementar o canal de marketing digital escolhido;
  • testar diferentes formatos e tipos de canais de marketing digital e fazendo as devidas mensurações para identificar os que atendem melhor sua ideia.

Qual a importância dos canais de marketing digital para uma empresa?

Se você está se perguntando por quais motivos deve explorar o potencial dos canais de marketing digital para alavancar a performance da sua empresa, separamos uma lista com os principais que justificam essa abordagem. 

São eles:

  • contribui para tornar a sua marca mais conhecida na internet;
  • ajuda a atribuir ao nome da sua empresa a característica de autoridade;
  • melhora a dinâmica de atração de leads, a chance de transformá-los em clientes e, posteriormente, de fidelizá-los;
  • garante que sua empresa esteja nos lugares digitais que seus clientes usam e preferem;
  • potencializa a divulgação dos seus produtos e/ou serviços;
  • aumenta o poder de vendas, levando ao aumento do faturamento;
  • auxilia na conquista de mais espaço no mercado de atuação.

Qual o impacto da Inteligência Artificial nos canais de marketing digital?

Algumas vezes, ao longo deste artigo, falamos sobre a importância de identificar e acompanhar o comportamento do cliente para saber quais estratégias digitais adotar para chegar até ele, se lembra?

A questão é que, com fluxos cada vez maiores de dados e informações, como realizar esse monitoramento de uma maneira eficiente e que ajuda a trazer bons resultados?

Certamente, a resposta é usar as tecnologias certas, e a Inteligência Artificial não poderia ficar de fora. E o mais interessante é que os clientes querem que as empresas usem esse recurso.

Para você ter uma ideia, o relatório CX Trends da Zendesk revelou que 73% dos consumidores esperam mais interações com a IA no dia a dia, e acreditam que o recurso melhorará a qualidade do atendimento ao cliente.

No que se refere às ações de marketing, 60% dos consumidores acham que as recomendações personalizadas são valiosas. Isso pode ser alcançado com o uso correto de dados, que podem ser mais bem segmentados com Inteligência Artificial.

A própria Zendesk oferece, para os usuários dos seus sistemas, um complemento de IA avançada que ajuda a entregar interações de atendimento mais precisas, dinâmicas, rápidas e eficientes.

Esse recurso é elegível para os clientes dos planos Suite Professional ou superior. Se você ainda não conhece as soluções da Zendesk, veja uma demonstração agora mesmo.

Histórias relacionadas

Artigo
13 min read

Exemplos de negociação para você se inspirar: como fazer?

Aumentar as vendas, melhorar a performance, quebrar objeções e muitos outros exemplos de negociação fazem com…

Artigo
10 min read

45 perguntas para vendas que o vendedor deve fazer ao cliente

Como fazer perguntas para vendas? Veja 4 dicas para fechar mais negócios e mais 45 exemplos de perguntas que um vendedor deve fazer ao cliente!

Artigo
7 min read

10 livros de vendas mais vendidos e o que você tem a aprender com eles

Conheça os 10 melhores livros de vendas mais vendidos e saiba como eles podem orientar você e o seu time para a alta performance.

Artigo
9 min read

Vender por chat: como abordar o cliente? Confira 6 dicas para atendimento!

Confira 6 dicas de como vender por chat e saiba como utilizar essa ferramenta para aumentar as vendas e melhorar o relacionamento com clientes.