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Canais de marketing digital: quais usar na sua empresa?
Por Zendesk
Última atualização em 6 fevereiro 2024
Canais de marketing digital são todos os caminhos que você pode usar para apresentar ao público-alvo da sua empresa os produtos e/ou serviços que comercializa. Esses ambientes também são excelentes para captar leads, estruturar bons relacionamento com os clientes e ampliar a presença da sua marca na internet.
Parte fundamental de uma boa estratégia de marketing digital, tais canais têm forte impacto nos resultados. Um dos motivos é que são eles que ajudam a sua marca a se conectar genuinamente com o lead e guiá-lo até o fundo do funil de vendas, convertendo-o em cliente.
Como você deve saber, ao longo desse trajeto, existem muitas etapas importantes, e uma comunicação eficiente, juntamente à oferta de soluções que realmente melhoram a experiência dos clientes, é essencial para chegar aos resultados esperados.
A ideia, portanto, é que os canais de marketing digital criem uma ligação direta e real do seu produto com as necessidades do cliente.
Porém, em meio a tantas opções disponíveis, como saber quais os melhores para a sua empresa e para o seu público-alvo?
Para ajudar você a chegar até a resposta, neste artigo apresentaremos exemplos de canais que podem ser usados no marketing digital, sua importância, como escolher o ideal e muito mais sobre o tema.
Siga a leitura e confira tudo agora mesmo!
O que é marketing digital?
O marketing digital pode ser definido como uma estratégia que tem como campo de atuação a internet. Entre os objetivos da prática estão a divulgação via web das soluções oferecidas por uma empresa, a atração e fidelização dos clientes e a melhora da presença da marca na web.
Uma das principais diferenças entre o marketing digital e as estratégias dos canais de comunicação off-line é que no ambiente on-line é possível mensurar exatamente o que está acontecendo — muitas vezes em tempo real — e descobrir se os resultados pretendidos estão realmente sendo alcançados.
E de onde tudo isso surgiu? Podemos dizer que o marketing digital “nasceu” logo após o surgimento da internet, como uma forma de adaptação do marketing tradicional às mudanças tecnológicas e da sociedade ao longo do tempo.
O que antes era feito por meio de banners, panfletos e outras formas de anúncios impressos passou a ser realizado via as redes sociais, sites, blogs, e diversas outras ferramentas de marketing on-line.
Uma das grandes vantagens é que esse modelo de propaganda ajuda a alcançar um número bem maior de pessoas que as feitas por meios físicos (off-line).
Nessa trajetória, o Google assumiu o papel de principal direcionador de estratégias de marketing digital. É possível dizer que foi essa plataforma de pesquisa que abriu novos espaços para empresas e profissionais disputarem um bom posicionamento na internet — o que acontece até hoje, porém, com algumas atualizações.
O que mudou com a chegada do marketing digital?
A comunicação comercial que antes ficava presa ao mundo físico, atualmente, chega às mãos e aos olhos dos consumidores em novos formatos, como vídeos, podcasts, artigos para blogs e até interações sociais. Tais alternativas agregam muito mais valor à marca e ao produto, bem como contribuem para atender com mais precisão às necessidades dos consumidores e aumentar as vendas.
É justamente neste ponto que os canais de marketing digital passam a realmente fazer diferença nos negócios.
As empresas que direcionam seus investimentos em marketing digital conseguem, por exemplo, obter resultados melhores que os alcançados com o formato off-line.
Além disso, com o marketing digital, é muito mais fácil gerar relatórios que ajudam a acompanhar e entender as mudanças de comportamento do consumidor. Essas informações ajudam a embasar as estratégias e a melhorar a relação com os consumidores da marca.
O que são canais de marketing digital?
Canais de marketing digital são todas as soluções usadas para chegar virtualmente ao público-alvo de uma marca. Por meio de plataformas e ferramentas web, é possível captar leads e direcioná-los pelo funil de vendas, fidelizar os clientes que já estão na base da empresa, entre diversas outras possibilidades.
Para ficar mais claro o significado de canais de marketing digital, usaremos um exemplo prático.
Sabe o seu smartphone, seu carro, ou mesmo suas roupas e sapatos? Pois bem, os itens percorreram um longo caminho até chegar a você, o qual foi pavimentado pelas empresas que os venderam por meio de diferentes canais de mídia on-line — quem nunca comprou algo que viu em uma rede social, não é mesmo?
De acordo com a escritora e professora de marketing, Anne Coughlan, em seu livro “Canais de Marketing” estamos falando de “conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilização de um produto ou serviço para o consumo”.
A possibilidade de aplicação no marketing digital se dá por metodologias e estratégias para atingir a persona do negócio no universo virtual. Isto é, utilizando plataformas digitais para estabelecer o contato.
Nesse cenário, idealização, desenvolvimento, divulgação e análise de métricas são fases essenciais para uma estratégia de marketing digital dar certo.
É preciso realizar também um bom planejamento inicial, pautado no perfil do público-alvo, suas preferências e expectativas. Tudo isso deve ser alinhado também à imagem da marca e seus valores.
Quais os principais canais de marketing digital?
São vários os canais de marketing digital que você pode usar na sua empresa. Entre os principais e mais indicados, estão:
- redes sociais;
- e-mail marketing;
- tráfego orgânico;
- tráfego direto;
- tráfego de referência;
- mídia paga;
- blogs.
Antes de escolher quais usar na sua estratégia, é importante identificar as necessidades e as preferências da sua persona, relacionando-as ao que cada um desses meios de divulgação on-line oferece.
Para ajudar você a tomar a sua decisão, explicaremos a seguir detalhes sobre cada um. Dessa forma, ficará mais fácil descobrir quais os melhores canais de marketing digital para o seu negócio.
1. Redes sociais
Há diversas maneiras de estabelecer uma conexão forte com sua persona, e as redes sociais assumem esse papel de uma forma muito mais descontraída.
A conexão on-line gerada por esses canais ajuda sua empresa a atingir um elevado número de pessoas e a criar uma significativa proximidade, ao mesmo tempo em que divulga suas soluções.
Você certamente já parou para pensar no poder de alcance das redes sociais, não é? O relatório Digital 2023 trouxe excelentes dados sobre o tema.
Até janeiro de 2023, o Brasil já contava com 152,4 milhões de usuários de mídia social. O número equivale a 70,6% da população total do nosso país.
Separando por redes, o levantamento apontou as seguintes totais de usuários:
- WhatsApp: 147 milhões;
- YouTube: 142,0 milhões;
- Instagram: 113,5 milhões;
- Facebook: 109,1 milhões;
- TikTok: 82,21 milhões;
- LinkedIn: 59 milhões;
- Pinterest: 28 milhões;
- X (antigo Twitter); 24,30 milhões.
2. E-mail Marketing
Entre os principais canais de marketing digital, existe um que opera de forma mais tradicional se comparado aos demais, mas que gera resultados tão significativos quanto
O e-mail marketing é uma forma de enviar mensagens via endereços eletrônicos. A ferramenta dispara informações para os consumidores, entrega conteúdos exclusivos e interessantes para sua buyer-persona, entre várias outras estratégias.
Um dos principais objetivos do canal é nutrir o lead, dando a ele todas as informações que precisa para caminhar em direção à última etapa do funil de compra.
Ao projetar uma campanha forte de e-mail marketing, é possível alcançar uma boa visibilidade perante ao público e realizar ótimas conversões, graças à entrega de valor que o recurso ajuda a atingir.
3. Tráfego orgânico
Este é um dos canais de marketing digital mais usados pelas empresas, principalmente em suas fases iniciais. É por meio do tráfego orgânico que a marca pode construir autoridade e relevância, entregando conteúdos ricos e instigantes ao público-alvo.
Para aumentar a assertividade das entregas, o SEO (Search Engine Optimization) é a melhor estratégia, pois possibilita a apresentação de soluções para uma busca orgânica feita pelo usuário, que são aquelas que não são pagas para serem propagadas.
Estar entre os melhores resultados indicados pelo Google aumenta a visibilidade e a autoridade do seu negócio, impulsionando as conversões.
4. Tráfego direto
O tráfego direto é aquele feito por meio da URL do seu site. Isto é, a pessoa já conhece sua empresa e, muito provavelmente, já visitou sua página, retornando em busca de mais conteúdos ou informações sobre as soluções que você oferece.
Uma entrega valiosa para o usuário facilita muito esse tipo de tráfego, levando-o a, por exemplo, favoritar sua página para visitas posteriores. A estratégia também aumenta a possibilidade de indicações para novos usuários.
5. Tráfego de Referência
O tráfego de referência é feito por meio de links inseridos no corpo do texto da sua página ou na de terceiros.
Tal ação torna o seu conteúdo um referencial para os mecanismos de busca, aumentando as chances de haver indicação para outras pessoas. Isso eleva o volume das entregas e ajuda (muito) sua empresa a ocupar boas posições nos resultados das plataformas de pesquisa on-line, como o Google.
6. Mídia Paga
A mídia paga é aquela que você precisa investir dinheiro para divulgar. Funciona de forma oposta à busca orgânica, que não requer pagamento às plataformas. Entretanto, é fundamental ver esse canal de marketing digital como uma abordagem complementar a esse tipo de tráfego.
Existem alguns exemplos de mídia paga que podemos elencar como os mais comuns em uma estratégia digital, que são:
- links patrocinados;
- conteúdos impulsionados;
- campanhas robustas de tráfego pago.
7. Blogs
Quem acredita que conteúdos de blog são ultrapassados e que não auxiliam na captação de leads qualificados muito provavelmente não enxergou ainda o potencial desse importante canal de marketing digital — ou nunca conseguiu utilizá-lo de forma correta na estratégia da marca.
Conteúdos ricos e devidamente planejados ajudam a atrair interessados para os produtos e/ou serviços oferecidos, a alavancar vendas e a aumentar a autoridade de empresas e profissionais.
Porém, nem todas as companhias conseguem usar a ferramenta do jeito certo, e o resultado acaba sendo um conteúdo raso ou sem qualquer ligação com a persona.
Por isso, não basta apenas produzir conteúdos sobre o seu negócio, as soluções que oferece ou assuntos relacionados ao seu ramo de atuação que são de interesse do seu público-alvo.
Para bons resultados, é fundamental analisar a concorrência, as tendências do mercado, compreender o que a sua audiência está precisando e de que forma ela espera obter esse resultado ideal.
Extra! Como usar corretamente o poder dos blogs?
Que tal algumas dicas para começar a planejar o seu blog e torná-lo um dos seus canais de marketing digital mais ambiciosos? Separamos as principais para você. Veja:
- tenha um mapa da persona bem traçado e detalhado para direcionar seus conteúdos;
- crie uma linha editorial com os principais temas que a sua empresa quer comunicar e dialogar com o público;
- defina um calendário de postagem de conteúdo, estabelecendo uma periodicidade estratégica;
- mantenha a constância da produção e entrega dos conteúdos;
- utilize ferramentas para o planejamento, publicação e mensuração de resultados;
- adote técnicas de SEO para otimizar seus artigos e buscar as melhores posições nos resultados dos principais buscadores;
- análise a experiência do usuário e de que forma seu lead está se comportando na página;
- atualize constantemente seus conteúdos e páginas;
- busque por parcerias atrativas e backlinks de relevância para seus posts;
- use seus CTAs (chamada para a ação) com sabedoria;
- fique de olho na parte técnica do site de forma a evitar erros, falhas e penalizações pelas plataformas de pesquisa, como costuma acontecer no Google.
Quais tipos de canais de marketing digital existem?
Não basta conhecer alguns dos melhores canais de marketing digital, suas características e formas de uma. Para uma estratégia de resultado, é essencial conhecer também como essa comunicação e seus conteúdos chegam até seu público-alvo.
Basicamente, existem três formatos de canais de distribuição rotineiramente utilizados para entregas eficazes. Entendê-los auxilia a direcionar suas abordagens e a chegar ao formato mais alinhado com o que pretende para a sua empresa.
São eles:
- canal direto;
- canal indireto;
- canal híbrido.
1- Canal direto
A entrega do produto, serviço ou conteúdo é feita diretamente pela empresa. Neste caso, não há espaço para intermediários, possibilitando controle total por parte da marca ou do produtor.
Há pontos bons e ruins neste formato, por exemplo, enquanto a liberdade de precificação e oferta está nas mãos do produtor, possibilitando uma maleabilidade, a probabilidade de alcançar um número grande clientes tende a ser comprometida.
Um modelo de profissional que atua com canal direto de marketing é o vendedor por catálogo.
2- Canal indireto
Neste formato, o contato sai das mãos do produtor e é centralizado em uma rede de intermediários. Estes, por sua vez, disseminam a marca por diversos canais e com variadas estratégias.
Pelo canal direto, o produtor não tem controle total sobre os canais de marketing digital utilizados, mas, em contraponto, tem a vantagem de conseguir um alcance de público muito maior, viabilizando a escalabilidade do produto ou serviço.
Aqui, podemos exemplificar com a atuação do afiliado que promove a sua marca e o infoproduto em questão, ganhando uma comissão respectiva aos lucros e, em alguns casos, recebendo um valor fixo para incentivar a expansão da identidade e dos valores da marca.
3- Canal híbrido
Se você entendeu o regime híbrido como uma mistura dos dois canais anteriores, está no caminho certo! Este é o modelo mais buscado pelos produtores, afinal, com ele, é possível explorar os dois lados da divulgação.
Marcas que indicam distribuidores autorizados utilizam esse método.
Como escolher canais de marketing digital para a sua empresa?
Após todas essas informações, voltamos à pergunta que fizemos logo na abertura deste artigo: com tantas opções disponíveis, como saber quais os melhores para a sua empresa e para o seu público-alvo?
Essa resposta é bastante individual para cada empresa e segmento. Porém, uma boa maneira de chegar até ela é:
- definir os objetivos do seu negócio com a estratégia digital;
- identificar as necessidades, preferências e características do seu público-alvo;
- segmentar as personas de acordo com o que pretende oferecer a elas;
- estudar a concorrência, como forma de buscar inspiração para as tomadas de decisão;
- conhecer bem as particularidades dos produtos/serviços para conseguir apresentar o melhor de cada solução;
- alinhar o orçamento disponível ao valor necessário para implementar o canal de marketing digital escolhido;
- testar diferentes formatos e tipos de canais de marketing digital e fazendo as devidas mensurações para identificar os que atendem melhor sua ideia.
Qual a importância dos canais de marketing digital para uma empresa?
Se você está se perguntando por quais motivos deve explorar o potencial dos canais de marketing digital para alavancar a performance da sua empresa, separamos uma lista com os principais que justificam essa abordagem.
São eles:
- contribui para tornar a sua marca mais conhecida na internet;
- ajuda a atribuir ao nome da sua empresa a característica de autoridade;
- melhora a dinâmica de atração de leads, a chance de transformá-los em clientes e, posteriormente, de fidelizá-los;
- garante que sua empresa esteja nos lugares digitais que seus clientes usam e preferem;
- potencializa a divulgação dos seus produtos e/ou serviços;
- aumenta o poder de vendas, levando ao aumento do faturamento;
- auxilia na conquista de mais espaço no mercado de atuação.
Qual o impacto da Inteligência Artificial nos canais de marketing digital?
Algumas vezes, ao longo deste artigo, falamos sobre a importância de identificar e acompanhar o comportamento do cliente para saber quais estratégias digitais adotar para chegar até ele, se lembra?
A questão é que, com fluxos cada vez maiores de dados e informações, como realizar esse monitoramento de uma maneira eficiente e que ajuda a trazer bons resultados?
Certamente, a resposta é usar as tecnologias certas, e a Inteligência Artificial não poderia ficar de fora. E o mais interessante é que os clientes querem que as empresas usem esse recurso.
Para você ter uma ideia, o relatório CX Trends da Zendesk revelou que 73% dos consumidores esperam mais interações com a IA no dia a dia, e acreditam que o recurso melhorará a qualidade do atendimento ao cliente.
No que se refere às ações de marketing, 60% dos consumidores acham que as recomendações personalizadas são valiosas. Isso pode ser alcançado com o uso correto de dados, que podem ser mais bem segmentados com Inteligência Artificial.
A própria Zendesk oferece, para os usuários dos seus sistemas, um complemento de IA avançada que ajuda a entregar interações de atendimento mais precisas, dinâmicas, rápidas e eficientes.
Esse recurso é elegível para os clientes dos planos Suite Professional ou superior. Se você ainda não conhece as soluções da Zendesk, veja uma demonstração agora mesmo.