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Artigo 6 min read

Capacitando as equipes de CX com IA generativa: importância!

Por Zendesk

Última atualização em 26 Agosto 2024

Com o avanço tecnológico acelerado, a inteligência artificial (IA) revoluciona o modo como ocorrem as interações com os clientes, sobretudo ao oferecer soluções mais personalizadas. Nesse sentido, e cada vez mais, empresas estão capacitando equipes de CX com IA generativa

As mudanças de mindset resultam em uma nova era, a Customer Experience Inteligente, onde as empresas aprimoram a experiência do cliente (CX) pelo uso de tecnologias inteligentes, como a IA, a automação e a análise de dados.

Embora ainda nova, essa já é a realidade de muitos negócios, que investem no potencial da tecnologia para não serem deixados para trás, e oferecem um suporte cada vez mais ágil e eficiente para superar a expectativa dos consumidores. 

Para isso, é preciso usar essas ferramentas em seus processos, capacitando as equipes de CX com IA generativa e outros recursos. 

Em outras palavras, seu time precisa ter acesso à inteligência artificial e saber extrair o que o recurso oferece de melhor para, de fato, se tornar mais eficiente. 

Mas como fazer isso? Continue a leitura até o final para descobrir! 

Resumo
  • O uso de inteligência artificial generativa no setor de customer experience contribui para um atendimento e suporte mais humanizado, personalizado e eficiente.

  • Atualmente, uma experiência de atendimento positiva é mais importante do que o preço e a qualidade dos produtos/serviços, e é fator crucial para a fidelização dos clientes.

  • A IA generativa pode ser implementada na rotina das equipes de CX para automatizar processos, segmentar atendimentos, oferecer opções de autoatendimento e melhorar a personalização.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá: 

  • Treinamento de equipe em IA generativa para CX: qual a importância? 
  • Quais são os principais benefícios da IA generativa para as equipes de CX?
  • Como usar a IA generativa para a otimização de CX? 
  • Capacitando equipes de CX com IA generativa

Treinamento de equipe em IA generativa para CX: qual a importância? 

A inteligência artificial veio para ficar e trouxe benefícios realmente vantajosos para a experiência do cliente, o que possibilita uma jornada mais humanizada, pessoal e interativa.

Por essa razão, cerca de 62% dos líderes de CX afirmam que as equipes são pressionadas para usar IA generativa. Diante disso, 70% planejam integrar a IA generativa nos pontos de contato com o consumidor nos próximos dois anos, segundo o relatório CX Trends da Zendesk. 

Tal implementação, a esta altura do campeonato, não é mais uma opção, mas uma obrigação para empresas que querem aumentar a satisfação do cliente e, consequentemente, sua fidelização. 

Isso porque, para 61% dos consumidores, receber um bom atendimento é mais importante do que o preço ou a qualidade do produto adquirido. Além disso, para 94% deles, uma boa experiência de atendimento é o fator mais relevante para se tornar leal a uma marca. 

Por isso, é importante capacitar as equipes de CX de maneira contínua com IA generativa e oferecer treinamentos para que a tecnologia se torne uma aliada, e não uma desvantagem competitiva para seu negócio.

Quais são os principais benefícios da IA generativa para as equipes de CX?

Entre os principais benefícios da IA generativa para o setor de CX, estão:

  • automatização de processos de CX;
  • segmentação de chamados;
  • acesso rápido às informações dos clientes; 
  • personalização de atendimento ao cliente com IA generativa;
  • atendimento e suporte disponível 24/7, entre outros. 

Como usar a IA generativa para a otimização de CX? 

Já deu para entender por que as empresas estão capacitando as equipes de CX com IA generativa, não é? 

Porém, se você ainda ficou com alguma dúvida sobre como o recurso pode contribuir para a rotina dos seus agentes, chegou a hora de descobrir como utilizá-la de maneira eficaz. 

Confira! 

Interações mais personalizadas

A personalização do atendimento é um fator crucial para a satisfação do cliente. E esse é apenas um dos diversos aspectos em que o uso da IA generativa pode ser muito útil. 

Isso porque a tecnologia analisa as interações antigas e acessa dados sobre os clientes, entendendo exatamente com quem lida, seus comportamentos e histórico. 

Dessa forma, é possível fornecer respostas mais pessoais e recomendações mais assertivas a partir dos dados obtidos.

Esse, inclusive, é um dos desejos dos consumidores. Segundo o CX Trends, os clientes veem os bons chatbots como companheiros úteis, que apresentam produtos interessantes e informações relevantes. 

Automatização de processos 

A inteligência artificial generativa contribui com a automatização de processos no setor de customer experience de várias maneiras, desde oferecer respostas por meio dos chatbots até o envio de e-mails, mensagens de texto e afins de forma automática.  

Não apenas isso, já que a IA também encabeça tarefas repetitivas, como o agendamento de compromissos, o envio de lembretes e outras demandas automatizáveis.

Segmentação dos atendimentos

Ao capacitar sua equipe com recursos de inteligência artificial, você também contribui para melhorar a produtividade do setor de CX, uma vez que a segmentação dos atendimentos tende a melhorar. 

Isso porque a tecnologia ajuda a separar as demandas de menor complexidade, que podem ser repassadas para os bots, das mais complexas, que seus agentes priorizam e solucionam.

Capacitando as equipes de CX com IA generativa

Agora você já sabe como a inteligência artificial pode melhorar, e muito, a experiência e a satisfação do seu cliente. O próximo passo é começar a capacitar sua equipe com os recursos de IA. 

Primeiro, você precisa entender as necessidades do time e os desejos dos seus clientes. Lembre-se de pedir a opinião dos agentes, afinal, eles usam as ferramentas no dia a dia. 

Em seguida, escolha a que melhor se encaixa com sua estratégia. Pode parecer difícil decidir, mas nós temos uma dica que pode te ajudar bastante: a solução de IA da Zendesk

Devido à sua capacidade de aprendizagem, a ferramenta aprendeu a se comunicar com consumidores de forma humanizada e hiperpersonalizada, e se tornou um braço direito para os agentes de CX.  

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