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Captação de alunos: 7 estratégias para fazer seu número de matrículas bombar
Por Zendesk
Última atualização em 2 fevereiro 2023
A captação de alunos é preocupação frequente de gestores que atuam na área de educação e também daqueles que trabalham de forma autônoma vendendo cursos online autorais.
Sem novos alunos, nenhuma instituição de ensino ou modelo de negócio de educação à distância consegue se sustentar por muito tempo.
Para se manter relevante e competitivo no mercado, é indispensável se dedicar na elaboração e execução de estratégias realmente capazes de atrair pessoas interessadas em investir na sua formação profissional e intelectual.
Pensando nisso, criamos aqui um conteúdo com as melhores estratégias para captação de alunos.
Continue a leitura e descubra como impulsionar o número de matrículas.
Captação de alunos: 7 passos para alavancar as matrículas
Uma escola para nível fundamental e médio, um cursinho preparatório para vestibular ou concursos públicos e uma instituição de ensino superior são, antes de tudo, empresas. E, como qualquer outra, precisam gerar receita e lucro para se manterem em funcionamento.
Para que isso aconteça, a captação de alunos é uma etapa fundamental. Basicamente, ela consiste em atrair potenciais alunos e convertê-los em matriculados.
Existem diferentes estratégias que podem ser adotadas nesse sentido. Listamos aqui as principais. Confira!
1 – Conheça o seu público-alvo
O primeiro passo para conseguir captar novos alunos consiste em ter um perfil bem definido do público que você deseja atingir.
Definir e conhecer a fundo o seu público-alvo é indispensável para orientar melhor suas estratégias de comunicação e vendas.
Ao ajustar o discurso para as dores, necessidades, preferências, expectativas, comportamentos, perfil demográfico e socioeconômico do seu público, aumentam-se as chances de você conseguir converter potenciais clientes em alunos efetivamente matriculados no seu curso online ou instituição de ensino.
2 – Mapeie a jornada do aluno até a matrícula
Nesta estratégia, você precisa mapear todo o caminho que seu potencial aluno precisa percorrer até que a matrícula seja finalizada e ele se torne, de fato, um aluno da sua escola.
Nesse sentido, o funil de vendas é uma importante ferramenta para captação de alunos. Ele permite organizar as etapas da jornada do cliente e entender como ele se comporta em cada uma delas.
A partir disso, fica mais fácil adotar as abordagens certas no momento mais adequado, que favoreçam a conversão.
Veja também: O que é funil de vendas? Quais são suas etapas e importância?
3 – Dedique-se a ações de marketing digital
O marketing digital pode ser extremamente valioso para captar novos alunos. Um exemplo de estratégia que você pode adotar é a produção de conteúdos relevantes para o seu público nas redes sociais.
Marcar presença no Instagram, no Facebook e em outras redes é importante para ganhar visibilidade, interagir com a sua audiência e se posicionar como autoridade em educação.
Outras ações de marketing digital que você pode implementar são:
- criação de um blog com conteúdos relevantes para topo, meio e fundo do funil de marketing;
- técnicas de SEO para posicionar seu blog nos primeiros resultados de buscas no Google;
- links e posts patrocinados (Google Ads e Facebook Ads);
- e-mail marketing;
- marketing de influência.
A adoção de um CRM educacional pode te ajudar a organizar e implementar essas estratégias de marketing digital. Esse tipo de ferramenta para captação de alunos permite realizar várias automações e ainda reduzir o custo de aquisição de matrículas.
O CRM educacional pode te ajudar a organizar as fichas de inscrição, fazer segmentações e elaborar um script para captação de alunos personalizado.
Veja também: Como escolher um CRM bom e barato?
4 – Utilize depoimentos de alunos e professores
Essa é uma estratégia de captação que pode imprimir maior credibilidade para a sua instituição de ensino e ativar o gatilho da Prova Social em seus potenciais alunos.
Ao criar o site para a sua escola ou curso online ou ao redigir uma mensagem para captação de alunos por e-mail marketing, não deixe de inserir depoimentos daqueles que já são seus alunos e também dos profissionais que lecionam na escola.
Você também pode utilizar esses depoimentos para produzir conteúdos que vão alimentar as suas redes sociais e também peças publicitárias.
Leia também: O que são gatilhos mentais para vendas?
5 – Crie um programa de descontos e bolsas
Você também pode aumentar o número de matrículas a partir da oferta de descontos e bolsas para novos alunos.
Esse incentivo econômico pode fazer com que potenciais alunos considerem se matricular na sua escola.
Para isso, é muito importante que as regras para concessão de bolsas e descontos sejam bem claras.
6 – Incentive a recomendação da sua escola
O boca a boca ainda possui bastante valor para o sucesso comercial de qualquer empresa.
Assim como na dica anterior, crie um programa que incentive a recomendação da sua escola ou curso online.
Por exemplo, o aluno que trouxer um novo aluno ganha 5% de desconto na mensalidade. Ou então você libera um módulo gratuito do curso online para cada nova matrícula feita por um código promocional exclusivo.
7 – Ofereça uma boa experiência de matrícula
O processo de matrícula é, muitas vezes, um dos fatores que afasta potenciais alunos e faz com que eles desistam de se matricular na sua instituição de ensino ou comprar o seu curso online.
Por isso, é muito importante desburocratizar e agilizar ao máximo a experiência de matrícula. Se esse processo ocorrer de forma online, o seu site precisa funcionar sem ficar travando, os campos para preenchimento de dados devem ser claros e a página precisa estar otimizada para rodar em dispositivos móveis.
Bom, essas são as nossas 7 estratégias para captação de alunos. O que você achou delas?
As estratégias e a maneira de implementá-las podem variar de acordo com o foco da sua escola ou curso online e o perfil do público que você deseja atingir.
Para te ajudar a colocar em prática essas ações para captar alunos, conte com o Zendesk Sell.
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No Zendesk Sell, você tem total visibilidade do pipeline e consegue visualizar com mais clareza toda a evolução dos seus leads, desde a captação de alunos até o fechamento da matrícula.
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