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Artigo 6 min read

Captação de alunos para escolas de idiomas: 9 estratégias infalíveis

Por Zendesk

Última atualização em 4 dezembro 2024

O inglês é um dos idiomas mais falados no mundo. Ter o domínio sobre essa língua ou pelo menos um nível avançado de compreensão, leitura e conversação é considerado como diferencial para se conseguir boas colocações no mercado de trabalho.

No entanto, segundo um levantamento feito pela British Council, 95% da população brasileira não fala nada de inglês. Somente 1% dos brasileiros são influentes nesse idioma.

Isso mostra que há ainda um vasto potencial a ser explorado por escolas que se dedicam a ensinar essa e outras línguas.

Mas como fazer uma boa captação de alunos para escolas de idiomas?

A seguir, vamos mostrar 9 estratégias para você ampliar o número de novas matrículas em sua instituição e conquistar mais estudantes.

Neste artigo, você aprenderá:

  • Captação de alunos para escolas de idiomas: como fazer?
  1. Trace um perfil do seu público-alvo
  2. Crie um site para a escola
  3. Marque presença nas redes sociais
  4. Invista em marketing de influência
  5. Crie um blog e faça marketing de conteúdo
  6. Realize promoções em datas especiais
  7. Ofereça cursos “in company”
  8. Adote a modalidade de ensino a distância (EAD)
  9. Ofereça um atendimento de alto nível

Captação de alunos para escolas de idiomas: como fazer?

O interesse das pessoas em aprender novos idiomas tem crescido nos últimos anos, e houve um especial aumento durante a pandemia de covid-19. Segundo uma matéria publicada no portal Terra, a busca por cursos de línguas a distância aumentou 59% em 2020.

Tendo isso em vista, separamos aqui uma lista com 9 estratégias infalíveis com foco na captação de alunos para escolas de idiomas. Confira!

1. Trace um perfil do seu público-alvo

Se você quer vender curso de inglês ou de qualquer outro idioma, é imprescindível que você tenha um perfil bem definido do seu público-alvo.

Ao conhecer o perfil de aluno que você quer atrair para sua escola, é possível traçar estratégias de marketing e vendas mais eficazes.

Destacamos alguns aspectos que você pode considerar ao criar o perfil do seu público-alvo para captação de alunos para escolas de idiomas.

Demografia

  • Idade: determine a faixa etária predominante do seu público. Por exemplo, adolescentes, jovens adultos ou profissionais mais maduros.
  • Localização: analise se o seu público está localizado em áreas urbanas, suburbanas ou rurais.
  • Nível socioeconômico: considere a renda média do seu público-alvo, pois isso pode influenciar suas decisões de compra.

Motivações e objetivos

  • Identifique as razões pelas quais seu público deseja aprender inglês ou outro idioma. Pode ser para avanço na carreira, viagens, estudos no exterior ou simplesmente interesse no idioma.
  • Entenda os objetivos específicos, como obter certificações, melhorar habilidades de comunicação ou aprimorar competências acadêmicas.

Nível de proficiência atual

  • Determine o nível de proficiência do seu público-alvo, pois isso ajudará a personalizar o conteúdo do curso — evitando a frustração de alunos avançados ou a sobrecarga de iniciantes.

Estilo de aprendizagem

  • Descubra como seu público prefere aprender, pois alguns podem se beneficiar mais de aulas presenciais, enquanto outros de cursos on-line com horários flexíveis.
  • Considere se seu público é mais receptivo a métodos tradicionais, tecnológicos ou uma combinação de ambos.

Barreiras e desafios

  • Identifique as possíveis barreiras que seu público enfrenta ao buscar aulas de idiomas, como limitações de tempo, orçamento ou falta de confiança.

Interesses culturais

  • Explore os interesses culturais do seu público, pois isso pode influenciar a abordagem do curso e ser incorporado ao material didático.

Canais de comunicação preferidos

  • Saiba onde seu público está presente on-line e off-line. Assim, é possível direcionar suas campanhas de marketing para os canais mais eficazes.

2 . Crie um site para a escola

O site funciona como um cartão de visitas virtual da sua escola de idiomas. As pessoas que querem aprender uma nova língua costumam fazer buscas on-line, e o seu site pode ser o primeiro contato que um potencial aluno terá com sua escola.

Portanto, crie um site que contenha todas as informações mais relevantes sobre os cursos que você oferece, sua metodologia de ensino, valores e também depoimentos de outros alunos.

Além disso, otimize seu site com técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que ele apareça sempre bem posicionado nos resultados das buscas no Google.

Saiba mais: SEO para vendas: saiba a importância para os negócios e como aplicar essa estratégia

3. Marque presença nas redes sociais

Segundo a pesquisa Social Commerce, feita pela All iN | Social Miner, o Instagram e o Facebook são as principais redes sociais às quais os consumidores recorrem para pesquisar alguma marca e consultar a avaliação de outros compradores.

Por isso, é muito importante que você crie um perfil para sua escola de idiomas nas redes sociais e marque presença produzindo conteúdos relevantes e interagindo com sua audiência.

Ao produzir conteúdos relevantes e interagir com a audiência nas redes sociais, a escola pode construir uma comunidade engajada. Isso atrai novos alunos e ajuda a reter os existentes, criando um ambiente de aprendizagem colaborativo.

Ter uma presença on-line significa que a escola está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os interessados podem acessar informações sobre os cursos a qualquer momento, aumentando a visibilidade e a acessibilidade da escola.

Além disso, as redes sociais oferecem ferramentas avançadas de segmentação, permitindo que a escola oriente sua comunicação para públicos específicos, considerando idade, interesses, preferências, localização e outros critérios. Isso torna o marketing mais eficaz e econômico.

4. Invista em marketing de influência

Ainda falando sobre redes sociais, uma boa estratégia de como captar alunos para cursos de inglês consiste em firmar parcerias com influenciadores digitais.

Essa abordagem capitaliza a influência e alcance significativos que os influenciadores têm sobre sua audiência, muitas vezes caracterizada por uma base de seguidores engajados e diversificados.

Um levantamento realizado pela startup israelense Rapyd mostrou que 76% das pessoas confiam e acreditam nas recomendações dos influenciadores que elas seguem nas redes sociais. E tem mais: 83% dos entrevistados afirmaram estar mais dispostos a comprar um produto indicado por um influencer que elas seguem.

Sendo assim, busque identificar quem são os digital influencers que se comunicam com sua audiência e feche parcerias com eles para divulgar sua escola de idiomas. 

Ao escolher influenciadores cujo público se alinha com os potenciais alunos da escola de idiomas, você ganha acesso a uma audiência já interessada no tema.

Parcerias com influenciadores proporcionam uma abordagem mais pessoal e humanizada à promoção da escola. Os influenciadores, comumente, compartilham experiências pessoais, o que ajuda a criar uma conexão emocional entre a audiência e a instituição de ensino.

5. Crie um blog e faça marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma vertente muito poderosa do marketing digital e que pode ajudar você a aumentar as conversões de alunos na sua escola de idiomas.

Crie um blog e o alimente com conteúdos que sejam relevantes para seu público-alvo, buscando direcioná-los para cada momento do funil de vendas em que seus leads e prospects se encontram.

Além de atrair potenciais alunos, você consegue se posicionar como autoridade no assunto e referência no mercado.

Não deixe de implementar também as técnicas de SEO para que seus conteúdos sejam encontrados mais facilmente.

6. Realize promoções em datas especiais

Outra estratégia que pode ajudar a captar mais alunos é a realização de promoções em datas especiais.

Além do período de “Volta às Aulas”, você também pode fazer campanhas, por exemplo, para:

  • Semana da Criança em outubro, se o seu público for o infantojuvenil;
  • Dia das Mães e dos Pais, caso seu público seja mais adulto; e
  • cursos intensivos de férias, entre outros.

Enfim, são várias as possibilidades. Campanhas promocionais costumam despertar um maior interesse em potenciais alunos.

7. Ofereça cursos “in company”

Oferecer cursos de idiomas “in company” (dentro da empresa) é uma estratégia inteligente que pode trazer benefícios significativos tanto para a escola de idiomas quanto para as empresas envolvidas.

Essa abordagem visa atender às necessidades específicas das organizações, proporcionando uma solução personalizada de aprendizado de idiomas para seus colaboradores. 

Ao fornecer cursos de idiomas in company, a escola tem a oportunidade de ajustar o conteúdo e a abordagem de ensino de acordo com as necessidades e intenções específicas da empresa.

Isso assegura que a aprendizagem seja pertinente e aplicável ao contexto profissional dos colaboradores.

Por exemplo, sua escola pode oferecer cursos adaptados às necessidades de setores específicos, como negócios, tecnologia, saúde, entre outros.

8. Adote a modalidade de ensino a distância (EAD)

O ensino a distância (EAD) tem se consolidado como uma tendência significativa no cenário educacional, oferecendo oportunidades e vantagens tanto para instituições de ensino quanto para alunos. No contexto específico de cursos de idiomas, o EAD pode ser uma estratégia eficaz para atrair novas matrículas.

Uma das principais vantagens do EAD refere-se aos horários flexíveis. Alunos podem acessar o conteúdo do curso no momento que melhor se adequar a eles, o que é particularmente benéfico para indivíduos com horários sobrecarregados, como profissionais e estudantes.

Além disso, plataformas de EAD geralmente oferecem recursos para personalizar o aprendizado, permitindo que os alunos progridam em seu próprio passo.

Esse aspecto é crucial para a aprendizagem de idiomas, já que os alunos têm níveis diferentes de proficiência e objetivos específicos.

Aliás, “personalização” é um ponto-chave para atrair e fidelizar clientes. Com a ajuda da inteligência artificial, as interações cada vez mais personalizadas integram uma das principais tendências para este e os próximos anos, segundo a edição mais recente do relatório CX Trends da Zendesk.

9. Ofereça um atendimento de alto nível

Por fim, encerrando nossas dicas de como captar alunos para curso de inglês e outras línguas, é de extrema importância oferecer para seu público um atendimento de alto nível.

Não importa o canal utilizado durante essas interações. O potencial aluno que você deseja captar precisa sentir confiança na sua marca, ter suas dúvidas esclarecidas e perceber que sua escola está disposta a ajudá-lo no que for preciso.

Sem um atendimento de qualidade, você acabará perdendo grandes oportunidades de fechar negócio.

Portanto, busque treinar os colaboradores que vão lidar diretamente com o público e invista em soluções tecnológicas especializadas em atendimento e relacionamento com os clientes.

Veja também: Como falar bem ao telefone com cliente? 14 práticas essenciais

IA da Zendesk: atendimento de alto nível

Bom, ficou claro para você como fazer a captação de alunos para escolas de idiomas?

Ao contrário do que alguns gestores de escolas de idiomas podem pensar, a captação de novos estudantes não deve ser uma preocupação exclusiva dos meses de janeiro e julho — os quais marcam a transição entre semestres letivos.

Para conseguir obter bons resultados, os esforços voltados à captação de alunos devem permear todo o ano.

Tendo isso em vista, que tal contar com uma ferramenta capaz de oferecer uma jornada satisfatória que resultará em mais matrículas e na fidelização de mais alunos?

Um bom software de atendimento, como o Zendesk Service, permite que você atenda pais e alunos onde eles estiverem, personalizando os processos e otimizando as tarefas dos seus agentes. 

Além disso, o sistema oferece recursos muito interessantes, como: 

  • integração de diversos canais de atendimento, como mensagens, chat em tempo real, e-mail ou voz;
  • espaço de trabalho do agente unificado para facilitar o monitoramento, a priorização e as respostas aos alunos;
  • central de ajuda e um fórum da comunidade integrados que podem ser criados para oferecer melhor atendimento;
  • ferramenta de colaboração, que conecta parceiros internos e externos, facilitando o trabalho dos atendentes;
  • criação, gestão e disponibilização de uma base de conhecimento inteligente para melhorar o autoatendimento e capacitar a equipe, e mais.  

Com nossa solução equipada com inteligência artificial, é possível oferecer suporte inteligente em grande escala com o uso de IA e bots; eles dão respostas instantâneas, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade do setor de atendimento.

Fica muito mais fácil para os pais e alunos obterem as respostas de que precisam sobre seus cursos de idiomas.

Quer ver como tudo isso funciona na prática? Então faça um tour pelo Zendesk Service para conhecer todos os recursos e inicie o período de avaliação gratuita do nosso sistema.

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