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Captação escolar: 3 dicas de especialistas da Forbes
Por Zendesk
Última atualização em 13 Abril 2023
Simplifique a captação escolar com este guia valioso sobre o assunto.
Aqui, você aprenderá:
- 9 estratégias de captação de alunos;
- 3 dicas da Forbes;
- 3 ferramentas para decolar a jornada do aluno;
- 3 Teds para aperfeiçoar o marketing escolar.
Ficou curioso?
Continue a leitura e aprenda como captar alunos para escolas particulares de maneira simples e didática.
Como fazer a captação escolar? Confira 9 dicas!
Estas são as principais dicas de captação escolar:
- conheça o diferencial do seu negócio;
- defina o posicionamento da marca;
- construa a persona;
- tenha presença constante nas redes sociais;
- use o marketing de conteúdo a seu favor;
- priorize o marketing local;
- invista em depoimentos e avaliação de clientes;
- trabalhe com programas de indicação;
- acompanhe os resultados.
Vamos entender cada uma delas!
1- Conheça o diferencial do seu negócio
Ao definir os pontos positivos do seu negócio, você garante um diferencial competitivo em relação à concorrência. Seu “charme” pode ser:
- ter um bom projeto pedagógico;
- corpo docente de qualidade;
- comunicação rápida e envolvente;
- atividades voltadas para a família;
- atividades extracurriculares;
- ensino de várias línguas;
- uso da tecnologia.
Outra forma de se diferenciar, pode ser a aplicação de metodologias de ensino inovadoras.
Um bom exemplo disso é a sala de aula invertida. Aqui, o professor se transforma em tutor, ou seja, ele guia o aluno ao conhecimento, ao invés de apenas expor a teoria.
Na prática, o estudante tem acesso a aulas menos expositivas e o aluno pode desenvolver diversas habilidades, como a autonomia e o raciocínio prévio.
Quer saber mais? Assista:
2- Defina o posicionamento da marca
Para que sua audiência entenda qual é seu diferencial, é preciso dar “pistas” por meio de vários recursos, desde a escolha de nomes para a instituição de ensino, passando pela identidade visual corporativa, como logos e cores.
Logo, se você decidiu atender prioritariamente crianças, cores e figuras que lembram o desenho animado do pequeno são ótimas estratégias para captar a audiência.
3- Construa a persona
Essa é a primeira etapa de como captar alunos para escolas particulares ou qualquer outro tipo de instituição na prática.
Aqui, você deve indicar claramente quem é o seu consumidor, podendo ser algo assim:
“João Guilherme tem 18 anos e está cursando o 2º ano do ensino médio. Dentre seus desejos pessoais está a formação acadêmica em uma escola com alta credibilidade.
Em seu tempo livre, gosta de assistir a séries e filmes, conversar com os seus amigos e frequentar festas, shows e bares.”
Mas como criar uma persona?
Abaixo, você confere três conteúdos que te ajudam nesta missão:
- Entenda as principais diferenças entre persona e público-alvo
- Saiba a importância da criação de persona para um bom atendimento
- Qual persona se encaixa em cada etapa do funil de vendas? Entenda!
4- Tenha presença constante nas redes sociais
Uma boa dica de como prospectar novos alunos em sua instituição de ensino é ter presença nas redes sociais. Mas atenção!
É interessante ter um LinkedIn, um Facebook e talvez até um Twitter, contudo eles devem ser majoritariamente profissionais e tratar apenas de assuntos associados a sua instituição.
Não significa ficar falando apenas de seus cursos, mas de temas que possam interessar à sua persona.
A ferramenta mais indicada para isso é o LinkedIn.
Por falar em redes sociais, confira nove dicas para otimizar os seus resultados.
5- Use o marketing de conteúdo a seu favor
Uma estratégia que tem se mostrado poderosa na forma de como prospectar novos alunos para escola – e diversos outros negócios – é a construção de um blog com temas de interesse de seus clientes.
Para que isso traga resultados, é necessário que se usem recursos na internet que informam quais as palavras-chave que seus consumidores mais usam em buscas no Google e que estão associadas a sua instituição.
Em seguida, cria-se um artigo sobre esse tema, que usa como base as técnicas de SEO.
Por exemplo: se você se especializou em cursos técnicos, assuntos como empreendedorismo, novas tendências no mercado, vagas de trabalho, rotina de um estudante etc, podem estar na mira desses clientes.
Depois que começar a observar que sua página sempre tem algo útil a oferecer, ele pode assinar uma newsletter, baixar um e-book ou se inscrever para um seminário e, para isso, deixar suas informações pessoais em um formulário.
A partir daí, ele se torna um potencial cliente a quem você poderá contatar. Interessante, não é mesmo?
Porém, como é um assunto que envolve várias questões, separamos este vídeo que te ajuda a aprofundar neste tema, confira:
6- Priorize o marketing local
Primeiramente, veja só estes dados:
- 46% de todas as pesquisas do Google estão procurando por informações locais. (Fonte: GoGulf )
- 88% das pesquisas de empresas locais em um dispositivo móvel ligam ou visitam a empresa em 24 horas. (Fonte: Nectafy)
- 18% das buscas locais em smartphones levaram a uma compra em um dia, enquanto apenas 7% das buscas não locais levaram a uma venda. (Fonte: Pense com o Google)
- 78% das pesquisas móveis baseadas em localização resultaram em uma compra offline. (Fonte: SEO Tribunal)
- As pesquisas do tipo “perto de mim” ou “perto de” cresceram mais de 900% em dois anos. (Fonte: Medidor de bate -papo)
Ao observar esses dados, podemos concluir que o marketing local é uma estratégia vital para que sua escola seja encontrada com mais facilidade pelos potenciais clientes que buscam por instituições pela web.
Com ferramentas gratuitas como o Google My Business, você pode planejar o que um usuário verá ao concluir uma busca que tenha sinergia com a sua empresa.
Por meio da sua localização, o potencial cliente recebe uma recomendação pelo Google sobre escolas que podem atendê-lo e que estão próximas a ele.
Ficou curioso? Aprenda como cadastrar sua instituição no Google e otimize seus resultados:
7- Invista em depoimentos e avaliação de clientes
Quando estamos buscando por possíveis escolas, é normal pesquisarmos sobre as avaliações relacionadas a programas educacionais, inovação tecnológica, relacionamento com a família e estrutura do local.
Afinal, é um parâmetro que temos para compreender se uma instituição é confiável ou não.
Com isso em mente, considere colher depoimentos dos seus alunos e construa cases de sucesso para gerar mais autoridade para a sua escola, faculdade ou cursinho pré-vestibular.
Evidencie os resultados obtidos com estudantes antigos e avaliações do seu atendimento para melhorar a imagem do seu negócio.
Ao mesmo tempo, essa prática:
- fortalece seu diferencial competitivo;
- potencializa sua credibilidade;
- gera interesse em potenciais alunos;
- apresenta as vantagens do seu serviço.
Por isso, dedicar-se a construir essas recomendações e depoimentos é, simplesmente, provar que sua escola é capaz de formar estudantes cada vez mais capacitados.
E essas análises precisam ser adicionadas em diversos canais que você tiver, não somente no site, mas também no Google My Business e em redes sociais.
8- Trabalhe com programas de indicação
O programa de indicação, por sua vez, é uma das estratégias de marketing mais antigas utilizadas pelas instituições.
Em síntese, ele consiste em recompensar um aluno ou um parceiro pela recomendação da sua escola para terceiros.
O marketing de indicação tem um grande poder. Isso porque nos inclinamos a dar mais destaque por sugestões feitas por pessoas em quem confiamos, do que propagandas compartilhadas pela internet.
A propósito, mais de 43% dos brasileiros já concluíram uma compra por influência de uma celebridade ou influenciador digital, uma taxa mais elevada que outros países, como 17% no caso dos Estados Unidos.
Pelo menos, é o que aponta a plataforma de cupons Cupom Válido, com informações da Statista e HootSuite, sobre a força dos influencers.
Mas como trabalhar com esses profissionais?
Dê o play no vídeo abaixo e descubra as melhores estratégias:
9- Acompanhe os resultados
Acompanhar indicadores de vendas é vital para verificar se as estratégias de captação escolar trouxeram retorno ou se são necessários fazer alguns ajustes.
Entre os KPIs mais importantes para monitorar, podemos destacar:
- número de oportunidades abertas;
- número de oportunidades concluídas;
- canais de venda;
- ticket médio;
- custo de aquisição por cliente (CAC);
- lifetime value (LTV);
- tempo médio de venda;
- taxa de conversão.
Achou difícil?
De fato, são várias métricas.
Por isso, separamos este guia que te ajuda a compreender os principais indicadores de venda com mais qualidade.
Como otimizar a captação escolar? Aprenda com Forbes!
A partir de agora, você conhecerá três dicas dos membros do Conselho de Jovens Empreendedores da Forbes para obter bons resultados com a captação escolar. Vamos a elas!
Personalize suas mensagens
Ao criar mensagens personalizadas, os clientes se sentem como um elemento importante para a organização, o que influencia diretamente no poder de decisão.
Para Duran Inci, da empresa Optimum, escrever um cartão postal à mão ou um e-mail direcionado para um consumidor, traz resultados positivos para o seu negócio.
Uma prova do poder dessa estratégia é o relatório desenvolvido pela Zendesk. Neste estudo, 96% dos clientes afirmam que gastarão mais com marcas que oferecem sua opção personalizada de atendimento.
Que tal levar esses resultados para a sua escola?
Assista a este vídeo e saiba como transformar o atendimento ao cliente em uma experiência completa:
Entenda seus pontos problemáticos
A chave para atrair os alunos certos é entender seus principais problemas, segundo John Brackett, da empresa Smash Balloon LLC.
Dito de outra forma, como sua escola atende as necessidades dos seus alunos?
Uma vez que você descobre a resposta para essa pergunta, fica mais fácil direcionar sua estratégia de marketing para solucionar problemas graves em seu setor.
Crie autoridade e crie confiança
Uma das melhores estratégias de atrair os alunos certos é se concentrar em construir sua autoridade e criar confiança.
A maioria da pesquisa de produtos e serviços, conexões e relacionamentos entre clientes e empresas ocorre de maneira online.
Logo, construir sua autoridade e reputação por meio de mídias sociais e blogs é vital para se posicionar como um especialista e atrair seu aluno ideal, de acordo com Blair Thomas, da empresa eMerchantBroker.
Por falar em autoridade, selecionamos este vídeo que te ensina como dar os primeiros passos, acompanhe:
Em paralelo, ouça este podcast e veja como o Ivan Preti, da Zendesk Brasil, prevê o relacionamento com o cliente no futuro:
3 ferramentas para decolar a jornada do aluno
Como vimos acima, as estratégias de captação de alunos envolvem várias técnicas e procedimentos. Por isso, considere contar com o apoio de ferramentas que te ajudem a colocar estas ideias em prática.
Abaixo, separamos cinco opções de tecnologia. Veja só:
1- Chatbot
Em suma, o chatbot é uma ferramenta que conversa com uma pessoa por meio de orientações pré-definidas sem deixar de lado a naturalidade e a conexão humanizada.
Ao usar o chatbot para redes sociais ou sites, sua empresa automatiza parte de seu atendimento e consegue torná-lo mais dinâmico não só para a companhia, mas também para o cliente.
Em linhas gerais, ele permite levar sua instituição até onde o seu cliente está. Descubra como:
2- WhatsApp Business
Direto ao ponto, o WhatsApp Business é uma versão do aplicativo de mensagens que busca atender às necessidades das empresas.
Gratuita, a tecnologia facilita a conexão com os consumidores e proporciona recursos para automatizar, classificar e responder mensagens com agilidade.
É uma ótima opção para que os negócios levem a relação com seus clientes para um patamar mais profissional.
3- Base de conhecimento
A base de conhecimento (ou knowledge base), por sua vez, é uma ferramenta que reúne todas as informações úteis que a escola tem sobre os cursos que ela oferece, seus métodos aplicados, procedimentos e processos.
Sua proposta é facilitar o acesso ao conhecimento interno e melhorar a resolução de dúvidas e problemas frequentes apresentados tanto pelos funcionários como pelos pais dos alunos.
Em outras palavras, é a biblioteca virtual da escola, na qual ficam armazenados materiais de vários formatos e sobre diversos temas.
Dica de leitura: O que é base de conhecimento, como funciona e vantagens!
O que não pode faltar nas estratégias de captação de alunos?
Abaixo, você confere 3 Teds que te ajudam a aperfeiçoar o marketing escolar. A partir daí, sua escola terá insumos suficientes para aprender como captar alunos na pandemia ou em qualquer outro momento.
O que os consumidores querem — Joseph Pine
Neste vídeo, você viaja ao tempo e descobre como era o marketing tradicional, até atingir a fase que estamos agora, no qual a personalização se tornou extremamente importante, como vimos acima.
Quem nos acompanha nesta jornada é o palestrante Joseph Pine, que mostra a necessidade de compreendermos essa transformação de consumo e do quanto promover uma ótima jornada ao aluno é imprescindível.
Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir — Julian Treasure
A comunicação é primordial em qualquer relação, entretanto, quando estamos lidando com pais, merece ainda mais atenção.
Aqui, Julian Treasure reforça a necessidade de saber falar, mas também de ouvir o cliente. Confira!
Fui seduzido por um atendimento excepcional ao cliente — John Boccuzzi Jr.
Ninguém conquista a fidelização do consumidor sem implementar boas experiências, de acordo com o palestrante John Boccuzzi Jr.
Para comprovar essa ideia, o especialista apresenta um fato acontecido com ele mesmo na década de 1990. Vale a pena conferir!
Tudo certo com as estratégias de captação escolar?
Como vimos acima, obter alunos em uma instituição de ensino é uma tarefa complexa que envolve vários processos e técnicas.
Para facilitar a sua rotina, considere investir em um CRM de vendas, que permite o acompanhamento automatizado (a partir de inputs pré-determinados pela equipe, de acordo com o perfil da jornada do cliente) de diversos canais de contato.
Um bom exemplo disso é o Zendesk Sell, que apresentaremos adiante.
Conheça o Zendesk Sell
De forma prática, eis aqui algumas das funcionalidades encontradas nos melhores CRM de venda (como o Zendesk Sell):
- têm uma interface simples, com ótima usabilidade — o que estimula e engaja a equipe de vendas;
- oferecem a possibilidade de acompanhar, registrar e prospectar novos clientes de qualquer lugar;
- permitem acompanhar o desempenho das equipes de vendas por meio de relatórios e painéis;
- facilitam o trabalho conjunto entre os times de suporte e vendas.
Parece interessante? Saiba mais:
Se, após ler nosso artigo, você compreendeu a importância do software de CRM para guiar sua gestão de relacionamento com o cliente, chegou a hora de dar um passo à frente!
Nosso convite é para que você conheça e experimente uma avaliação grátis do Zendesk Sell, nosso CRM de vendas. Uma ferramenta simples, integrada e projetada para manter a matrícula de novos alunos a todo vapor!