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Artigo 9 min read

Como usar o chat de vendas para melhorar sua abordagem ao cliente

Por Zendesk

Última atualização em 22 novembro 2024

Sua empresa utiliza chat de vendas como estratégia na abordagem de clientes? Se a sua resposta for não, talvez esteja na hora de repensar isso.

O atendimento via chat, seja ele humano ou autônomo, tem crescido e fortalecido o uso dessa ferramenta, que com o passar dos anos deixou de ser uma exclusividade de alguns sites, para se tornar um método de abordagem essencial para os empreendimentos.

Segundo o Gartner Institute, 72% das interações entre clientes e empresas acontecem via chatbot, número que prova como a Inteligência Artificial já é e será ainda mais presente, tanto nas vendas, como no atendimento de clientes.

Neste artigo, você aprenderá:

  • O que é abordagem ao cliente?
  • O que é abordagem em vendas?
  • O que é chat online?
  • Por que usar chat de vendas?
  • Como usar o chat de vendas?
  • Chat de vendas: como a Inteligência Artificial pode ajudar?
  • Zendesk para vendas + Chat: a melhor opção para a sua abordagem ao cliente
  • IA da Zendesk: atendimento e vendas de alto nível

O que é abordagem ao cliente?

A abordagem ao cliente é a maneira que as empresas treinam seus agentes de vendas para abordar, ou melhor, realizar um contato com potenciais clientes, e, dessa maneira, iniciar o processo de encantamento desses consumidores.

Antigamente, era muito comum que as abordagens fossem feitas apenas de maneira direta, em lojas físicas, ou por meio de telefonemas, e-mails ou propagandas na televisão. 

Hoje em dia, com a grande concorrência e o avanço da transformação digital, as abordagens com os clientes mudaram, e podem ser realizadas por muitos canais de comunicação, incluindo os chats de vendas.

Mas, será que a abordagem de vendas funciona da mesma maneira que as abordagens de apresentação e reconhecimento de uma marca? Vamos entender.

O que é abordagem em vendas?

Tradicionalmente, as abordagens servem para apresentar algo a potenciais clientes e os tornarem consumidores da marca, e em vendas isso não seria diferente. 

A abordagem de vendas é a principal etapa do processo de prospecção de clientes, sendo fundamental que os agentes de atendimento utilizem todas as boas estratégias de Customer Success e Customer Experience para conseguir fechar vendas e fidelizar consumidores.

Além de boas skills, é fundamental que os vendedores conheçam bem todas as ferramentas as quais podem recorrer para ampliar as vendas de um negócio, e, pensando nisso, entendemos a seguir como funciona o atendimento via chat, e os motivos do chat de vendas melhorar a experiência de compra dos consumidores.

O que é chat online?

O chat online é uma ferramenta tecnológica que permite às empresas oferecerem uma abordagem de atendimento digital aos seus consumidores.

Tal estratégia tem sido muito utilizada nos últimos, e favorecem vendas com abordagens ágeis, assim como ampliam a capacidade do atendimento dos negócios.

O atendimento via chat auxilia as empresas a aproveitarem melhor suas oportunidades, já que com essa ferramenta o relacionamento com os clientes pode acontecer de maneira humanizada, ou usando chatbots baseados em Inteligência Artificial, e essas são apenas algumas das vantagens do chat online.

Para você ter uma ideia, o relatório CX Trends, elaborado pela Zendesk, revelou que 68% dos consumidores têm preferência por solucionar seus problemas por meio de chatbots.

Além disso, os resultados indicam que a satisfação dos consumidores apresenta um incremento significativo de até 24% quando os chatbots são empregados de maneira eficaz.

Quer ficar por dentro das principais tendências em Experiência do Cliente para este ano? Então confira a mais recente edição do relatório CX Trends:

Por que usar chat de vendas?

Engana-se quem acredita que o chat online é apenas uma estratégia de atendimento e suporte. Usar o chat de vendas é uma maneira inteligente de gerar leads e melhorar as taxas de conversão da empresa.

Essa ferramenta pode ser utilizada 24 horas, durante os sete dias da semana, e permite que os agentes de vendas tenham uma linha direta de abordagem com o cliente, contando com dinamismo e muitas possibilidades no fechamento de vendas.

Dentre as principais vantagens do chat de vendas estão:

  • a melhoria do atendimento ao cliente;
  • a captação de leads qualificados;
  • um processo de vendas mais organizado;
  • a redução dos custos;
  • a praticidade da utilização do sistema;
  • dentre outras.

Como usar o chat de vendas?

Um atendimento via chat de vendas proporciona aos clientes mais objetividade na solução de problemas, interação e uma excelente experiência de compra, dessa forma, mais leads se tornam consumidores fiéis da marca, e os resultados nas vendas se tornam expressivos.

Avaliando tantos pontos positivos da abordagem de vendas via chat, confira algumas maneiras de como usar essa ferramenta.

Para se apresentar

A primeira forma efetiva de usar o chat de vendas, é para realizar apresentações. Sempre que uma pessoa interage com um chat, é comum que a primeira mensagem seja uma apresentação da empresa.

Boas maneiras de chamar a atenção de leads, é usando frases como “Em que posso ajudar”, “Receba esse cupom de desconto para a sua primeira compra”. Conheça as vantagens do nosso produto”. 

Para tirar dúvidas

Um bom chat de vendas também pode servir de central de dúvidas, que quando bem esclarecidas podem levar ao fechamento de vendas, ou ao maior interesse dos leads por um produto ou serviço específico. 

Para gerar novas vendas

O chat de vendas pode ser utilizado em alinhamento com um CRM de vendas, dessa forma, a empresa consegue visualizar o pipeline do atendimento, e então determinar quais perguntas ideais devem ser feitas ao cliente, considerando a fase do fluxo de vendas que ele estiver.

Chat de vendas: como a Inteligência Artificial pode ajudar?

A Inteligência Artificial (IA) remodelou completamente as estratégias de vendas por meio do chat, trazendo uma gama de benefícios substanciais para as empresas.

Ao integrar chatbots alimentados por IA, as organizações estão capacitadas a oferecer suporte ao cliente altamente eficiente e personalizado.

Instantaneamente, os chatbots respondem às perguntas dos clientes para guiá-los ao longo de sua jornada de compra com precisão e rapidez.

A capacidade da IA em compreender a linguagem natural permite interações mais fluidas e contextualizadas, que enriquecem significativamente a experiência do usuário.

Além disso, os chatbots têm a capacidade de analisar o histórico de interações dos clientes para prever suas necessidades e oferecer recomendações personalizadas de produtos ou serviços de forma proativa.

Ao automatizar tarefas rotineiras, a IA libera os agentes de vendas para lidarem com questões mais complexas, como aspectos que demandam empatia e conhecimento humano.

Outro ponto crucial é a capacidade da IA em realizar análises preditivas com base no comportamento do cliente, a fim de refinar continuamente as estratégias de vendas e aumentar a precisão das abordagens comerciais.

Essas funcionalidades impulsionam as vendas e fortalecem o relacionamento entre a empresa e o cliente, o que aumenta a fidelidade e a satisfação do cliente a longo prazo.

Assim, a IA não tem a intenção de substituir, mas sim complementar o trabalho humano para elevar a eficiência geral da equipe de vendas.

Zendesk para vendas + Chat: a melhor opção para a sua abordagem ao cliente

A Zendesk conta com diversas ferramentas capazes de fortalecer o bom atendimento e as vendas dos negócios, e, quando unidas, essas ferramentas tendem a ampliar ainda mais o potencial competitivo dos negócios.

O Chat da Zendesk é uma solução eficiente para a abordagem de clientes em vendas, que quando integrado ao Zendesk para vendas, torna a comunicação com os consumidores muito mais veloz, personalizada e escalável.

Com essas duas estratégias alinhadas, sua empresa irá economizar o tempo dos agentes, reduzirá os custos operacionais, e criará um relacionamento conduzido por meio de mensagens via chat em WhastAPP, Instagram Direct, e outros aplicativos, tornando a comunicação totalmente omnichannel.

Assista o webinar da Zendesk, e aprenda a aproveitar todo o potencial do Zendesk Chat:

IA da Zendesk: atendimento e vendas de alto nível

Agora que você já sabe o que é e por que usar chat de vendas, que tal contar com uma ferramenta capaz de oferecer um jornada satisfatória que resultará em mais vendas e na fidelização de mais clientes?

Um bom software de atendimento, como o Zendesk Service, permite que você atenda seus clientes onde eles estiverem, personalizando os processos e otimizando as tarefas dos seus agentes. 

Além disso, o sistema oferece recursos muito interessantes, como: 

  • integração de diversos canais de atendimento, como mensagens, chat em tempo real, email ou voz;
  • espaço de trabalho do agente unificado para facilitar o monitoramento, a priorização e as respostas aos clientes;
  • central de ajuda e um fórum da comunidade integrados que podem ser criados para oferecer melhor atendimento ao cliente;
  • ferramenta de colaboração, que conecta parceiros internos e externos, facilitando o trabalho dos atendentes;
  • criação, gestão e disponibilização de uma base de conhecimento inteligente para melhorar o autoatendimento dos clientes e capacitar a equipe, e mais.  

Com nossa solução equipada com Inteligência Artificial, é possível oferecer suporte inteligente em grande escala com o uso de IA e bots; eles dão respostas instantâneas aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.

Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas de que precisam sobre seus produtos ou serviços.

Quer ver como tudo isso funciona na prática? Então faça um tour pelo Zendesk Service para conhecer todos os recursos e inicie o período de avaliação gratuita do nosso sistema.

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