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Chat para WordPress: entenda os benefícios para suas vendas

Por Zendesk

Última atualização em 12 fevereiro 2024

A forma como as pessoas consomem produtos e se relacionam com suas marcas favoritas mudou bastante nos últimos anos. E o crescimento do chat para WordPress deriva diretamente disso. 

Por sinal, o Relatório de Tendências no Atendimento ao Cliente da Zendesk mostrou que o envolvimento dos consumidores com as marcas aumentou 14% em um ano. No mesmo período, o número de conversas via chat cresceu 17%.

Esses dados indicam que usar um chat para site pode te ajudar a alcançar seu público-alvo de maneira mais direta, rápida e dinâmica e, com isso, alavancar o crescimento do negócio. 

Pensando nisso, preparamos um artigo que explica o que é um chat para WordPress e os benefícios dessa ferramenta para sua empresa.  

Resumo
  • O chat para WordPress viabiliza o envio de mensagens instantâneas, enquanto o cliente navega pelo site ou loja virtual. Basicamente, a ferramenta funciona como um software de atendimento ao cliente em tempo real.

  • Um chat para atendimento no WordPress funciona de maneira bem simples. O plugin é adicionado ao site, criando um canal de mensagens entre a marca e o consumidor, sendo similar a uma conversa pelo WhatsApp ou Messenger.

  • Os benefícios do chat para WordPress incluem: melhoria da experiência do cliente, vantagem competitiva sobre os concorrentes, redução de gastos, aumento das vendas e possibilidade de coletar dados dos clientes.

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Neste artigo, você aprenderá

O que é um chat para WordPress?

O chat para WordPress é uma ferramenta que viabiliza o envio de mensagens instantâneas, enquanto o cliente navega pelo site ou loja virtual, através do chat para WooCommerce. 

Com isso,  a marca se comunica em tempo real com seu público. Aliás, ele funciona como um software de atendimento ao cliente em tempo real, no qual os visitantes da página podem conversar com um atendente humano ou um bot. 

>>>> Leia mais: atendimento ao cliente via chat – o que é, como fazer e vantagens 

Como essa ferramenta funciona?

Um chat para atendimento no WordPress funciona de maneira bem simples. No caso, ele é um plugin adicionado ao site, que cria um canal de mensagens entre a marca e o consumidor. 

O funcionamento dele é semelhante ao de uma conversa pelo WhatsApp ou Messenger, por exemplo. Inclusive, a Zendesk já preparou um passo a passo de como instalar o chat usando o plugin no WordPress.

Por que usar o chat para WordPress na empresa? 5 benefícios

O chat para WordPress pode trazer muitos benefícios para a companhia e impulsionar as vendas, sobretudo pelo fator “tempo real”. Ou seja, seu cliente pode falar com a marca no momento da compra, o que agiliza todo o processo. 

Para entender as vantagens de usar essa ferramenta no seu negócio, veja a seguir o que ela pode fazer pelo seu empreendimento. 

1. Melhora a experiência do cliente 

Um dos principais motivos para usar o chat para WordPress é que essa ferramenta promove uma melhora no relacionamento com o consumidor. 

Imagine a seguinte situação em uma loja online de roupas femininas. A cliente está com uma dúvida a respeito do tamanho das peças. Porém, ela não quer esperar horas ou até dias para ter uma resposta via e-mail ou falar com alguém por telefone.

Caso a marca tenha um plugin de chat WordPress instalado, ela pode, com apenas um clique, conversar com um atendente ou chatbot e ter sua pergunta respondida na hora. 

Nesse caso, a consumidora entenderá que a marca é acessível e está disposta a ajudá-la. Isso aumenta as chances de ficar mais satisfeita com toda a experiência e voltar a fazer negócios no e-commerce. 

>>>> Leia também: como oferecer o melhor atendimento em loja virtual – 7 dicas para seu negócio

2. É uma vantagem sobre os concorrentes 

Aproveitando o exemplo dado acima, você acha que aquela consumidora preferirá comprar com uma marca que responda suas dúvidas imediatamente ou na concorrente, que não oferece essa opção?

A resposta é a primeira opção, já que ela resolverá seu problema imediatamente e poderá seguir em sua jornada de compra. Em outras palavras, é o resultado direto de vivermos em um mundo superconectado. 

Com efeito, é essencial que as empresas estabeleçam uma maneira rápida e prática de se comunicar com seu público. Quem não se adapta a isso, fica para trás.

3. Reduz os gastos 

Sim, usar o chat para WordPress ajuda a reduzir seus gastos com atendimento ao cliente. O motivo principal é que essa ferramenta não tem um custo alto de adesão e manutenção, ao contrário do que ocorre em uma linha telefônica, por exemplo. 

Além disso, o chat possibilita que sua equipe atenda mais pessoas ao longo do dia e até ao mesmo tempo. Assim, acaba a necessidade de contratar outros colaboradores para dar conta do serviço. 

4. Aumenta as vendas

Outra vantagem do chat para WooCommerce ou WordPress é o aumento das vendas. Ainda usando aquele primeiro exemplo, a cliente tem mais chances de comprar a peça que olhou caso a resposta para sua dúvida seja rápida e satisfatória. 

Fora isso, o relatório da Zendesk também citou que 94% das pessoas gastarão mais com marcas que oferecem a forma de atendimento ao cliente que elas mais gostam. 

5. Permite coletar dados de clientes 

Por último, usar um chat para site viabiliza a coleta de dados sobre os clientes. Essas informações incluem: o que eles mais consomem, quanto tempo passam no site ou loja e os números de telefone e e-mail que usam no dia a dia. 

Tudo isso ajuda a direcionar as campanhas de marketing, pois evidencia o que impacta seu público. E, se houver recursos de inteligência artificial, pode-se entender o comportamento de compra, antecipar tendências e personalizar as interações.

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Ademais, essa estratégia serve para avaliar a qualidade do seu atendimento. Dependendo do que foi visto, é possível estabelecer treinamentos e protocolos para otimizar todo o processo.  

Como começar a usar o chat no seu negócio? 

Agora que você já sabe o que é um chat para WordPress e as vantagens dele, está pensando em usá-lo para alavancar seu negócio? Então, saiba que existem várias opções no mercado. 

Uma delas é o software de atendimento ao cliente da Zendesk. Ele permite que você atenda seu consumidor onde ele estiver, a qualquer momento e de maneira personalizada. Tudo preparado para facilitar sua vida.

Sabe o que é melhor? Você pode testar o Zendesk Service gratuitamente e conferir, na prática, o que ele pode te oferecer. Depois, é só escolher seu plano!

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