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Chatbot para Facebook: como essa ferramenta impacta o seu negócio?
Por Zendesk
Última atualização em 1 Abril 2024
Seria incrível poder oferecer um atendimento rápido, gratuito e eficiente nas suas redes sociais, não acha? E se dissermos que, com o chatbot para Facebook, isso já é possível?
Buscando otimizar cada vez mais a gestão das redes sociais, o Messenger, aplicativo de mensagens do Facebook, oferece a funcionalidade de integração com chatbots e, com isso, traz diversas vantagens para a sua marca.
Isso porque, apesar do crescimento de outras redes sociais, o Facebook segue sendo importante para uma estratégia de marketing. Em 2023, a plataforma atingiu 3 bilhões de usuários ativos no mundo todo. Um número desses significa também muitas oportunidades.
Logo, não é difícil concluir que é fundamental que as empresas também estejam presentes no Facebook para atender e vender para os seus usuários. E, para que esse suporte seja oferecido de forma eficiente, algumas ações precisam ser colocadas em prática, como por exemplo, o chatbot para Facebook.
Se você ainda não sabe o que é chatbot, como utilizá-lo e qual o melhor chatbot para Facebook, continue a leitura deste artigo até o final!
O que é chatbot?
O conceito de chatbot, na realidade, é bem simples. De maneira resumida, podemos dizer que chatbot é uma ferramenta tecnológica capaz de conversar com uma pessoa por meio de comandos predefinidos, sem perder a naturalidade e a pessoalidade.
O programa utiliza técnicas de processamento de linguagem natural para entender e interpretar as mensagens dos usuários, respondendo-os de maneira apropriada. Pode ser utilizado de diversas maneiras em vários contextos, inclusive para atendimento ao cliente, suporte técnico, vendas, educação e entretenimento.
Um chatbot integrado às redes sociais, por exemplo, ajuda a automatizar parte de seu atendimento e torná-lo mais fluido e otimizado para sua equipe de atendimento e clientes.
Com ele, você é capaz de levar sua marca até onde o seu cliente está, proporcionando interações instantâneas e personalizadas.
Como funciona o chatbot para Messenger do Facebook?
Atualmente, grande parte dos aplicativos de conversa permite integração com chatbots, mas vamos falar neste artigo especificamente do Facebook.
O chatbot para Facebook busca auxiliar seu processo de atendimento ao cliente e trazer soluções mais rápidas para os problemas do usuário, melhorando sua experiência.
O uso da ferramenta ocorre no Messenger, aplicativo de mensagens do próprio Facebook, por onde as empresas interagem com seus clientes. Para promover um diálogo mais fluido , o chat dessa rede social conta com a inteligência artificial como aliada.
Esse tipo de estratégia facilita a vida do usuário, já que para enviar uma mensagem só é preciso acessar o Messenger, sem a necessidade de baixar nenhum outro tipo de aplicativo. Isso torna a comunicação mais natural e efetiva.
Caso a sua empresa já tenha uma estratégia de marketing digital para Facebook, utilizar um chatbot ajuda a reforçar e otimizar essa estratégia, abrindo um canal de comunicação direto com todos os usuários que têm conta nessa rede social.
Além disso, o bot para Messenger do Facebook pode ser usado para além do atendimento ao cliente se sua marca souber aproveitar o potencial comercial do canal. Afinal, 90% dos consumidores querem falar com as empresas por meio de mensagens.
Por que o chatbot para Facebook é fundamental em uma empresa?
O chatbot para Facebook Messenger é uma das melhores soluções para garantir atendimento rápido aos usuários e otimizar o processo de relacionamento com o cliente. Confira algumas de suas funcionalidades:
- acelerar a compra de produtos;
- realizar transações, como compras online, reservas de hotéis, agendamento de compromissos etc;
- coletar dados e feedbacks;
- enviar notificações e atualizações;
- descobrir o endereço ou outros canais de contato com o usuário;
- fornecer treinamentos e informações educacionais.
Em relação às dúvidas dos usuários, o bot pode:
- oferecer assistência a um cliente;
- responder perguntas frequentes;
- indicar outros links para que a pessoa busque novas informações;
Diante disso, podemos afirmar que o chatbot para Facebook é uma excelente estratégia para o seu negócio, já que traz diversos benefícios. Vamos conhecer melhor alguns deles?
Benefícios de usar o chatbot para Facebook para vender mais
Os principais benefícios de adotar o chatbot para Facebook em sua empresa são: poder escalar mais facilmente um bom serviço, oferecer um suporte conforme a conveniência de cada cliente, gerar maior valor ao atendimento e ainda fornecer um serviço mais personalizado.
Vamos compreender cada um desses pontos de forma mais aprofundada?
Permite fornecer um melhor serviço em escala
O chatbot para Facebook permite que você se envolva com os usuários de forma relevante e em escala. Vamos a um exemplo prático?
Se um cliente entra na página da sua empresa e envia uma mensagem, a ferramenta consegue filtrá-la e, se necessário, transferi-la para um chat em tempo real com um agente. Já as questões simples e pontuais podem ser facilmente resolvidas pelo chatbot.
Com ele, pode tirar dúvidas, direcionar para outras páginas de atendimento e fornecer um serviço relevante para o contexto do usuário. Isso minimiza o seu custo de equipe sem interferir na qualidade do atendimento e na quantidade de interações.
Oferece suporte aos usuários conforme sua conveniência
A tecnologia do chatbot é capaz de oferecer suporte ao usuário conforme a sua conveniência. Isso porque, com ele, a sua empresa pode oferecer opções para que os clientes:
- encontrem suas próprias respostas (autoatendimento) com conteúdo relevante da base de conhecimento, fornecido por um chatbot;
- solicitem a transferência para um agente em tempo real;
- deixem uma mensagem para o atendimento ao cliente;
- continuem as conversas de onde pararam.
Além disso, com o uso de um chatbot, as empresas são capazes de oferecer suporte aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana porque tanto o robô quanto as opções de autoatendimento estão sempre disponíveis sem onerar a organização.
Isso gera escores CSAT mais altos, e uma equipe de suporte que pode se dedicar a atendimentos mais complexos e se tornar cada vez mais eficaz.
Gera maior valor ao cliente e ao agente
Segundo uma pesquisa disponibilizada pelo Statista, 26% dos profissionais de empresas B2B que usam chatbots em seus programas de marketing obtiveram entre 10 e 20% mais volumes de geração de leads.
Outros 15% afirmaram que os chatbots os ajudaram a aumentar a geração de leads em mais de 30%.
Esses números repercutem bem a vantagem de usar chatbot para Facebook. Afinal, além de valorizar o tempo de seus agentes, a ferramenta também:
- filtra perguntas fáceis;
- lida com logística repetitiva (ou seja, marcação e encaminhamento de tickets);
- fornece insights relevantes.
Ao ter as perguntas simples filtradas pelos chatbots em tempo real, seus agentes podem se dedicar à prestação de serviços personalizados que geram fidelidade à marca e que, consequentemente, resultam em maior volume de vendas.
Fornece um serviço personalizado
Os chatbots também são capazes de fornecer um atendimento personalizado aos usuários, pois são criados justamente para compreender a intenção por trás das mensagens enviadas. Isso é feito por meio de algoritmos que analisam o texto para identificar o que o usuário está procurando ou solicitando.
Além disso, essas ferramentas têm a capacidade de acessar informações adicionais dos usuários a partir de bancos de dados da empresa. Isso inclui dados,como preferências do cliente, histórico de compras e comportamentos de navegação anteriores.
Ao integrar essas informações, os chatbots podem maximizar a personalização de interações, oferecendo respostas e sugestões mais alinhadas com as expectativas e preferências de cada cliente.
No entanto, para que essa personalização seja realmente eficaz, é preciso contar com ferramentas de ponta. Nesse caso, é essencial se atentar aos programas que contam com a inteligência artificial (IA) mais avançada e recursos relacionados. Falaremos mais sobre o assunto a seguir.
Qual a importância da inteligência artificial para um chatbot?
De maneira geral, podemos classificar os chatbots em dois tipos principais: os baseados em regras e os apoiados em inteligência artificial. A diferença entre essas duas categorias está no tipo de tecnologia utilizada.
Os chatbots baseados em regras são mais simples e seguem um conjunto predefinido de respostas para atender aos usuários. Essas respostas são geralmente pré-programadas para lidar com perguntas frequentes e comuns.
Já os chatbots baseados em inteligência artificial são mais avançados e complexos,pois utilizam algoritmos de machine learning e processamento de linguagem natural para entender e responder às mensagens dos usuários de maneira mais flexível.
Além disso, podem aprender com interações passadas e melhorar sua capacidade de resposta ao longo do tempo.
Portanto, a inteligência artificial é importante para capacitar os chatbots a oferecerem um atendimento mais eficiente, personalizado e contextualizado.
É a partir dela que a ferramenta consegue lidar com a complexidade das consultas dos usuários, reconhecendo padrões, adaptando-se a diversos cenários e fazendo com que as interações sejam mais naturais e satisfatórias.
Qual o melhor chatbot para Facebook?
Existem no mercado diversas opções de integração de chatbot para Facebook, mas hoje vamos falar sobre uma das opções mais completas disponíveis: a solução da Zendesk.
Formamos parceria com o Facebook para integrar os principais aplicativos de conversas por redes sociais (Facebook Messenger, WhatsApp e Instagram) com a inteligência das soluções de atendimento ao cliente da Zendesk.
Com a solução, você permite que o cliente se sinta sempre à vontade, que a sua empresa retome a conversa no ponto em que parou e personalize a interface de acordo com o estilo da sua marca. Você ainda mantém contato usando recursos avançados de mensagens, como carrosséis e respostas rápidas.
O dispositivo oferece diversas funcionalidades, como:
- visualização das notificações em tempo real;
- botões personalizados para seu website ou aplicativo;
- mensagens automáticas e personalizadas no mesmo instante;
- plataforma aberta e flexível para personalização de cada detalhe da conversa.
Comece a utilizar o chatbot para Facebook com a Zendesk, faça agora mesmo uma avaliação gratuita e conheça melhor a plataforma e seus benefícios!