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Chatbot para marketing: melhore sua estratégia de comunicação
Por Zendesk
Última atualização em 18 fevereiro 2024
O imediatismo que surgiu junto com o crescimento da era digital, mostrou para as empresas que a segmentação é, sem dúvidas, o caminho do sucesso. Nesse caminho, alinhar ferramentas de automação, com estratégias já fortalecidas, pode mostrar a direção certa, por isso, investir em chatbot para marketing é uma boa.
As estratégias de marketing digital, criadas principalmente para que os resultados de uma empresa fossem avaliados, por algum tempo foram limitadas a e-mails, landing pages e chegada ao fundo do funil de vendas. Com o chatbot isso mudou, já que simples conversas começaram a render dados, que geram leads em potencial.
O alinhamento de chatbot para marketing, potencializou o alcance e a proximidade de empresas com seus clientes, o que fez dessa estratégia algo importante para o fortalecimento de marcas e também para o alcance de novos clientes.
Tem dúvidas de por que usar as estratégias de chatbot marketing nas vendas e na comunicação da sua empresa? Então, continue essa leitura!
Entre os tipos de chatbot, destacam-se o informativo e o utilitário. Enquanto o primeiro fornece informações ao consumidor, o segundo conclui tarefas e responde perguntas, solucionando problemas de maneira rápida.
Em estratégias de marketing digital, o chatbot agiliza a captação de dados e qualificação de leads, permite que as empresas tenham interações mais ágeis com seus consumidores e oferece experiências personalizadas.
O atendimento humanizado é um ponto-chave no treinamento do bot, pois sensibiliza, mostra empatia e torna a empresa mais próxima dos clientes, de modo que as interações sejam mais personalizadas, claras e coesas.
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Neste artigo, você aprenderá
- Entendendo o que é chatbot e como funciona
- Chatbot para marketing: por que usar?
- Como treinar um chatbot para marketing?
- Os dados do chatbot no marketing
Entendendo o que é chatbot e como funciona
Entender o que é chabot e como funciona, não é algo muito difícil, basta pensarmos em sistemas de autoatendimento que interagem com a gente quando acessamos algum site. Isso é um chatbot! Um software de gerenciamento de mensagens automatizadas, que simulam uma conversa humana.
Geralmente, os chatbots são pré-programados com respostas que podem se basear em palavras-chave, em FAQs, ou em respostas mais completas, geradas via inteligência artificial, e quando o chatbot não tem a resposta para uma pergunta, ele encaminha o atendimento para uma central de atendimento humana.
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A grande vantagem de se utilizar chatbot para atendimento, é a velocidade nas respostas, e a possibilidade de oferecer atendimento 24/7. Isso eleva o índice de satisfação do cliente, e reflete também na conversão de leads em clientes, por isso, um chatbot pode ser um grande aliado das estratégias de marketing.
Principais tipos de chatbot
Antes de uma empresa começar a utilizar um chatbot como uma das suas estratégias de marketing e vendas, é importante saber selecionar qual dos tipos de chatbot é capaz de gerar mais resultados positivos para o negócio.
São dois os tipos de chatbot. Confira!
- Informativo: esse tipo de chatbot fornece ao consumidor informações. Por exemplo: no meio de uma compra surge alguma dificuldade para a finalização da compra, os bots podem auxiliar de forma rápida para a finalização da compra.
- Utilitário: esse tipo de bot conclui tarefas e responde perguntas. Ideal para solucionar problemas de forma rápida, elevando a experiência de atendimento dos clientes.
Chatbot para marketing: por que usar?
A criação de estratégias de marketing online, são importantíssimas para que empresas consigam mensurar seus resultados e segmentar o público com mais eficiência. Por isso, a utilização de ferramentas de automação se tornou grande aliada do marketing, e o uso de chatbots se mostrou essencial na captação de dados que geram qualificação de leads.
Usar chatbot para marketing permite que as empresas tenham interações mais ágeis com seus consumidores, em qualquer dia ou hora, sempre com atendimento cordial, e gerando economia.
O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots mostrou que 94% das empresas já utilizam bots, principalmente no SAC, e ao investir no chatbot para marketing é possível:
Aumentar o engajamento da marca
Ao utilizar chatbot para marketing, as empresas conseguem gerar aproximação com seus consumidores, o que gera identificação do público com a marca. Com o chatbot, é possível criar discursos personalizados, de acordo com o interesse de cada lead, isso aumenta o engajamento da empresa, o que reflete em mais clientes e vendas.
Melhorar a qualificação de leads
O chatbot para marketing aproveita os dados coletados em uma conversa, não só para personalizar um assunto, mas também para criar conteúdos exclusivos e segmentados para cada tipo de lead. Um robô consegue personalizar um grande número de mensagens, tornando cada experiência de um possível cliente única.
Oferecer experiências personalizadas
Chatbots tem a capacidade de mapear os contatos de cada usuário, e isso permite a criação de conteúdos e experiências exclusivas. Isso, sem dúvidas, causa ao cliente um sentimento de acolhimento, o que gera resultados muito mais positivos para a empresa.
Um bom exemplo de experiências personalizadas, são os e-mails e mensagens de promoções de produtos de interesse de um lead, determinado a partir de um contato, esse, sem dúvidas é um bom uso de chatbot para marketing.
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Como treinar um chatbot para marketing?
Todos os dias, novas tecnologias são criadas, e os chamados robôs se tornam mais humanizados. O treinamento de um chatbot marketing é importante, pois, não basta que o bot entenda todas as métricas, é preciso que ele saiba se comunicar bem, afinal, aquele chatbot é a empresa se comunicando.
Pensando em tecnologias que auxiliem o treinamento do chatbot para marketing, personalizar o bot com recursos de inteligência artificial e machine learning são fundamentais para otimizar a comunicação dessa ferramenta.
Treinamento de chatbot humanizado
Além dos recursos tecnológicos fundamentais para o aprendizado e manutenção de um chatbot para marketing, as empresas precisam avaliar a questão da humanização do atendimento.
Um atendimento humanizado sensibiliza, mostra empatia, e torna a empresa mais próxima dos seus consumidores, e educar o bot para avaliar as experiências do cliente, com o user experience (UX) + as palavras ideais, com o UX Writing, pode ser uma boa forma de tornar o chatbot: personalizado, claro e coeso.
Os dados do chatbot no marketing
O atendimento via chatbot permite o armazenamento massivo de todas as informações da pessoa que entra em contato com a empresa por esse canal. Os dados ficam à disposição da empresa, o que representa uma mina de ouro para o marketing, que sempre terá a possibilidade de criar leads com essas informações.
Alinhar os dados do chatbot para marketing representa: criação de leads, monitoramento de métricas, avaliação de resultados, aumento das vendas e muito mais. Os benefícios são inúmeros, o que mostra que a união dessas estratégias só pode somar positivamente para os resultados da sua empresa!
Outra estratégia que tende a gerar novos negócios para a empresa é a solução de atendimento da Zendesk, com o apoio da inteligência artificial. Aliás, você pode testar os recursos gratuitamente. Experimente!