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Chatbot no WordPress: como implementar? Tutorial + ferramenta
Por Zendesk
Última atualização em 18 fevereiro 2024
A tecnologia é uma aliada na busca por melhorar a experiência do cliente com o atendimento. Nesse cenário, os bots possibilitam a redução do tempo de espera e possibilidade de atendimento 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Mas, afinal, como usar esse recurso? É possível adicionar um chatbot no WordPress?
A resposta é sim. Com a ferramenta correta, em poucos passos, você vai ativar o programa e começar a usá-lo.
Por sinal, o WordPress é a plataforma de hospedagem de 43.3% dos sites do mundo. É um sistema democrático porque inclui desde blogs simples até lojas virtuais complexas, passando por sites institucionais e afins.
Se você tem um site hospedado no WordPress e quer melhorar o suporte que oferece aos clientes, dando passos rumo a uma estratégia omnichannel, saiba que chegou ao lugar certo!
A seguir, apresentamos um passo a passo de como adicionar chatbot no WordPress, qual ferramenta usar e boas práticas para seguir. Confira!
O uso de chatbots propicia: prestar suporte 24 horas, agilizar o atendimento, reduzir a fila de espera, ampliar a produtividade do time, melhorar os índices de satisfação dos clientes, prever a intenção dos usuários e mais.
No WordPress, pode-se instalar o recurso Answer Bot para automatizar a comunicação, que faz parte da solução Zendesk Chat. O sistema imita conversas reais e cria uma experiência de suporte mais natural.
Um chatbot programado com inteligência artificial reduz o tempo de espera no atendimento e responde a mais tickets. Na Zendesk, por exemplo, o número de tickets tratados por automações e chatbots com IA aumentou 53%.
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Neste artigo, você aprenderá
- O que é chatbot?
- Chatbot no WordPress: passo a passo
- Como implementar um chatbot no WordPress? O que há além da ferramenta?
- Por que escolher a Zendesk para o chat do WordPress?
O que é chatbot?
Chatbot é a união dos termos chat (mensagens) e bot (robô). Logo, chatbot é uma tecnologia que permite a troca de mensagens entre usuários e robôs que são capazes de compreender uma demanda e respondê-la automaticamente, sem a presença de um atendente humano.
Existem diferentes tipos de chatbots, incluindo os que funcionam por diretrizes (respostas pré-programadas) e outros com inteligência artificial (capazes de aprender a cada atendimento e refinar ainda mais as suas respostas).
Forneça respostas instantâneas para seus clientes.
Independente da sua escolha, entre os benefícios de adotar um chatbot, estão:
possibilidade de suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- maior agilidade no atendimento ao cliente, reduzindo a fila de espera e o tempo médio de atendimento;
maior capacidade de ajudar o cliente a encontrar a resposta certa, em menos tempo;
maior produtividade do setor;
melhora nos índices de satisfação dos clientes;
capacidade de prever a intenção do usuário e mais.
Com isso em mente, seguimos para compreender como instalar um chatbot no WordPress.
Chatbot no WordPress: passo a passo
O primeiro passo para instalar um chatbot é escolher a ferramenta ou plugin que será usada. Ao longo deste artigo, vamos apresentar como instalar o Zendesk Chat no WordPress.
A Zendesk oferece um recurso chamado Answer Bot que é ativado dentro dos chats tradicionais para automatizar a comunicação.
O sistema é capaz de imitar conversas reais e criar uma experiência de suporte mais natural, resolvendo, especialmente, tickets de baixa complexidade.
A tecnologia também é capaz de transferir um chamado complexo para um agente , compartilhando todo o contexto do cliente, para que ele não precise repetir as informações já compartilhadas.
O Answer Bot é totalmente personalizável e você não precisa se preocupar em escrever códigos de automação. A inteligência do sistema também está na facilidade de configuração.
Dentro do programa, você precisará criar fluxos de conversa, usando o recurso já disponível. Com essa etapa você começa a criar um bot de mensagens para interagir com seus clientes.
Ofereça o melhor suporte, não importa o canal de atendimento
Como adicionar chat no WordPress?
Antes de configurar um bot, será necessário fazer a instalação da ferramenta de live chat dentro do WordPress. Esse é um recurso de troca de mensagens tradicional, operado por um atendente humano. O bot será configurado posteriormente.
Para instalar o chat, acesse o site da Zendesk e escolha um dos planos. Aliás, você pode fazer uma avaliação gratuita para testar a solução.
Agora, sim, vamos ao passo a passo para adicionar o plugin de chat da Zendesk no WordPress.
- Entre na sua conta do WordPress, na área administrativa. Clique em Plugins > Add New.
- Pesquise o aplicativo do Zendesk Chat e clique em Install Now.
- Após a instalação do plugin, clique em Activate.
- Selecione Zendesk Chat no menu do lado esquerdo. Quando solicitado, insira as credenciais de sua conta, geralmente, email e senha.
- Clique em Link Up para concluir o processo de configuração.
Como ativar o bot no live chat do WordPress?
Depois do chat instalado no WordPress, abra qualquer produto Zendesk e siga os passos adiante.
Clique no ícone de produtos Zendesk na barra superior e selecione Central de administração.
Escolha o menu Canais e depois Bots e automações > Bots;
Clique em Adicionar.
Insira um nome para o bot.
Selecione a marca em que deseja aplicar o bot.
Clique em Concluir.
Como publicar um fluxo de bot para um canal?
É preciso publicar o bot antes que ele seja exibido no live chat do WordPress. Para isso, siga os passos abaixo.
Acesse novamente a Central de administração.
Clique em Canais e selecione Bots e automações > Bots.
Passe o cursor do mouse sobre o bot que deseja publicar.
Clique em Editar no Criador de fluxos.
Faça as alterações necessárias no fluxo de conversas e clique em Publicar. Se o bot já estiver ativo em um canal, ele será atualizado com as mudanças feitas.
É possível instalar o Zendesk Chat no Woocommerce, a plataforma de e-commerce do WordPress. Para entender quais os benefícios de abrir esse canal de comunicação em sua loja virtual, indicamos que leia o artigo, “Chat para e-commerce: o que é e quais são seus benefícios?”.
Como implementar um chatbot no WordPress? O que há além da ferramenta?
Sem dúvidas a tecnologia é indispensável para a instalação de um chatbot no WordPress, contudo, a implementação desse recurso em sua estratégia exige mais do que isso.
Na prática, sem um bom plano de ação, seu chabot pode oferecer uma experiência negativa aos clientes.
Segundo o relatório CX Trends da Zendesk, 64% dos consumidores brasileiros dizem não obter respostas precisas quando se relacionam com bots, e por isso preferem o contato humano.
Todavia, eles permanecem abertos em relação à tecnologia. A mesma pesquisa indica que o número de clientes dispostos a recorrer aos chatbots para questões simples saltou 13 pontos no período de 1 ano.
O estudo indica ainda que 74% dos consumidores acreditam que o chatbot economiza tempo e 72% acreditam que a qualidade do atendimento ao cliente deve ser melhorada.
Para que isso aconteça, os chatbots devem fazer parte de um planejamento bem elaborado que inclui as seguintes etapas:
- identifique quais são os principais problemas de atendimento ao cliente;
analise quais demandas precisam de um suporte humano, quais podem ser totalmente automatizadas e as que exigem uma combinação dos dois;
- priorize problemas que podem ser totalmente automatizados;
- crie os canais de atendimento por chat e instale os bots;
- programe-os para identificar quais demandas não devem tentar resolver e enviar diretamente para o setor de suporte.
Tenha sempre em mente que os chatbots não substituem o trabalho dos profissionais de atendimento, eles complementam o suporte, funcionando em parceria.
De fato, as demandas complexas são melhor solucionadas por atendentes humanos, já os problemas simples e corriqueiros podem ser repassados aos chatbots.
Por que escolher a Zendesk para o chat do WordPress?
Para responder a essa pergunta, vamos voltar ao estudo apresentado acima sobre as tendências de customer experience. Segundo ele, as empresas que utilizam a Zendesk estão reduzindo os tempos de espera e respondendo a mais tickets com IA e automação: o número de tickets tratados por automações e chatbots aumentou 53%.
A consequência desses números impactam a qualidade de experiência do cliente com a marca, a satisfação dos consumidores e os indicadores do departamento, afinal, há um claro aumento de produtividade.
Por isso, se você quer mais eficiência e qualidade, conheça agora o software de atendimento da Zendesk, uma ferramenta completa que engloba tudo o que você precisa para realizar um suporte de excelência ao cliente da sua empresa.