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Artigo 5 min read

Checklist de vendas: o que não pode faltar na sua equipe comercial?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Manter a rotina de uma equipe comercial pode ser um grande desafio. Afinal, são diversas tarefas e acontecimentos muitas vezes inesperados que causam estresse e sobrecarregam o time. Justamente para evitar isso, é importante fazer um checklist de vendas. 

Com eles, os vendedores conseguem focar no que realmente importa, conquistar a confiança dos clientes e finalizar uma venda. O resultado é uma melhora do processo como um todo e o aumento da produtividade geral. 

Pensando em te ajudar com isso, preparamos o artigo a seguir. Nele, você aprenderá qual a importância do checklist de vendas e ainda verá uma lista com os pontos mais importantes para ser mais eficiente nas vendas. Confira!

Por que fazer um checklist de vendas?

Primeiro, é preciso entender que um checklist de vendas é um passo a passo, com uma série de estratégias, que poderá te ajudar a melhorar o desempenho da sua equipe comercial. Por isso, é parte essencial do processo de como ser mais eficiente nas vendas.

Esse tipo de documento conta com tarefas que devem ser feitas para alcançar um determinado objetivo. Imagine-o como um  guia, que permitirá que todos do time saibam exatamente o que devem fazer.

Como ser mais eficiente nas vendas? Checklist com 6 pontos essenciais    

Ter um checklist de vendas em mãos serve para otimizar todo o processo comercial da sua empresa. Não apenas por definir as tarefas para os responsáveis, mas também por estabelecer uma espécie de rotina a ser seguida e objetivar o cumprimento de objetivos claros.

Não precisa se assustar, pensando que esse é um processo complicado. Na verdade, um checklist de vendas é mais simples do que você pode imaginar. A seguir, você conferirá os 6 essenciais para esse documento e como desenvolver cada um deles com o seu time!

1. Gerencie bem a sua equipe 

O primeiro ponto do checklist de como ser mais eficiente nas vendas é garantir que sua equipe comercial esteja bem gerenciada. Ou seja, é necessário que você, como gestor de vendas, empregue as estratégias corretas para garantir que todos os processos sejam cumpridos com excelência.

O ato de gerenciar um bom time inclui estar presente no dia a dia, garantir que todos estejam motivados e que todos os protocolos sejam postos em prática. 

Aproveite e leia também: Administração da força de vendas: otimize a sua em 7 passos

2. Monte uma estratégia de vendas

Outro passo essencial do checklist é montar uma estratégia de vendas sólida. Esse processo serve para que você consiga estabelecer e ditar cada uma das etapas a serem seguidas para garantir a fidelização do cliente. É como se fosse um guia para a equipe de vendas.

Mas lembre-se que é preciso ser realista. Logo, não faça um plano que não pode ser posto em prática no momento, seja por falta de pessoal ou investimento.

3. Defina suas metas 

Também não esqueça de definir com cuidado as metas que deseja alcançar com sua equipe de vendas. Isso é, os resultados que espera obter após colocar sua estratégia em prática.

Até porque, sem isso em mente, a equipe vira um barco à deriva, sem ter um destino de chegada claro. Logo, pode ocorrer uma perda da motivação de todos os envolvidos no processo. 

Porém, novamente, seja realista e estabeleça metas alcançáveis. Objetivos absurdos, além de não poderem ser atingidos, podem desmotivar a sua equipe de vendas, que não vê os frutos de seu esforço.

Para aprender mais, leia também: Metas de vendas: o que são, como estabelecê-las e como mensurá-las?

4. Faça uma previsão das suas vendas 

Sim, é extremamente importante focar no presente e pensar nas vendas que você pode fazer agora. Porém, fazer uma previsão para o futuro serve para acompanhar a eficiência das ações propostas, aumentar a motivação e, se necessário, fazer alterações no planejamento.

Apenas para exemplificar, você pode prever que, seguindo as estratégias estabelecidas, venderá um número X de produtos em uma semana.  

Para acompanhar esse processo é possível montar um pipeline de vendas. Isso é, basicamente, um mapa que mostra todas as etapas da jornada do cliente, da prospecção até a conclusão do processo. 

Com isso, você consegue dados importantes para a estratégia de vendas. Por exemplo, se vários potenciais leads abandonam o contato com a marca no meio da jornada, pode indicar que uma das etapas não funciona da maneira prevista e, portanto, deve ser ajustada.

5. Invista na qualificação da sua equipe 

De nada adianta ser um bom gestor de vendas, ter um planejamento sólido e metas bem estabelecidas, se a sua equipe não está apta para realizar todas as ações necessárias.

Sendo assim, investir em treinamento e qualificação é essencial para que o seu time seja mais eficiente nas vendas, consiga identificar mais leads, aplicar as melhores técnicas e, assim, aumentar o faturamento da empresa.

6. Monitore seus resultados

O último passo do checklist de vendas é acompanhar os resultados alcançados. Se as metas foram cumpridas, superadas ou não. Para isso, é importante analisar os indicadores certos. 

Essas são ferramentas que servem para saber quais dados levar em consideração para descobrir a eficiência da equipe comercial. Portanto, devem ser estabelecidos logo no início da jornada e conferidos ao longo de todo processo. 

Existem diversos tipos de indicadores e você pode aprender mais sobre cada um deles no nosso artigo, 8 principais indicadores de vendas: como medir e otimizar para melhores resultados.

Como melhorar a estratégia de vendas da sua equipe?

Além de usar um checklist de vendas, outra maneira de melhorar o desempenho comercial da sua equipe é investir em um bom software de vendas, como o Zendesk Sell

Essa é uma ferramenta de CRM, sigla para Customer Relationship Management (Gestão do Relacionamento com o Cliente em português). Ela permite que a sua empresa aumente a produtividade e ainda melhore o relacionamento com os clientes, tudo de um só lugar.

Faça um teste grátis do Zendesk Sell e confira, na prática, o que ele pode fazer pelo crescimento do seu negócio. 

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