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Como a cultura organizacional é formada e qual sua importância? 4 aspectos indispensáveis
Última atualização em 21 fevereiro 2022
No cenário mercadológico, o termo cultura é usado para definir o conjunto de costumes e hábitos de uma empresa. Entretanto, como a cultura organizacional é formada? Qual é a importância dela para o dia a dia da empresa? Essas são algumas das perguntas que vamos buscar responder ao longo deste artigo, Confira!
O que é cultura organizacional?
Cultura organizacional é o conjunto de crenças, hábitos, valores e comportamentos que uma empresa pratica em seu dia a dia, junto a todos os seus stakeholders, sejam eles fornecedores, parceiros, clientes, colaboradores e líderes.
Geralmente, a cultura organizacional nasce com a empresa, a partir do comportamento de seus fundadores, primeiros clientes e colaboradores, de maneira natural e não pensada.
Atualmente, entretanto, é cada vez mais comum que as empresas já nasçam com valores pré-definidos, que vão guiar parte das crenças da empresa.
Esses valores e crenças moldam o comportamento de quem faz parte da organização e cria o que chamamos de cultura organizacional.
Cultura organizacional x clima organizacional
Antes de continuarmos, é importante reforçar que o clima organizacional pode ser resultado da cultura da empresa, mas ambos não são sinônimos.
O clima organizacional é um conceito relacionado à qualidade do ambiente de trabalho. Um bom clima organizacional indica que os colaboradores e todos os demais envolvidos nos processos da empresa se sentem bem dentro da organização.
A cultura organizacional quando bem criada e aplicada contribui para que o clima seja favorável. Pesquisas de clima contribuem para medir e indicar os resultados associados a essas práticas.
Entretanto, o clima também está muito relacionado à realização profissional, a possibilidade de crescimento e as relações interpessoais dentro da empresa.
Cultura organizacional e as decisões estratégicas da empresa
A cultura, além de impactar o clima da empresa, também tem um papel central na forma de trabalho da organização, contribuindo para decisões estratégicas do negócio.
Se a empresa tem a inovação como característica central da cultura organizacional, isso indica que geralmente implementações de tecnologias serão comuns e farão parte do dia a dia de todos os setores e não apenas de um ou outro departamento.
Uma cultura organizacional que tenha os clientes como centro de todas as decisões têm um processo de vendas que prioriza a experiência do cliente e a oferta de valor à venda a qualquer custo. Além disso, também existe mais abertura para a criação de setores relacionados a satisfação dos consumidores, como o customer success.
De maneira geral, mesmo que os líderes da empresa não percebam, a cultura organizacional define como o negócio será conduzido.
A importância da cultura organizacional
Acima citamos brevemente como a cultura organizacional começa a ser implementada dentro das empresas. É ainda muito comum que ela surja sem grandes preparos ou planejamento. De forma natural, alinhada à maneira como os fundadores implementam seus processos de gestão e treinamento.
Entretanto, com uma importância cada vez mais central para as organizações de todos os portes, as empresa vem buscando controlar melhor os aspectos envolvidos na criação e implementação da cultura organizacional. Ou seja, cada vez mais os gestores da empresa buscam por uma forma de desenvolver uma cultura com valores que contribuam para o crescimento da empresa.
Isso está relacionado ao fato de toda empresa possuir uma cultura própria, podendo esta ser positiva ou negativa.
A cultura organizacional pode ser negativa e, geralmente, nesses casos está relacionada a comportamentos que são destrutivos à organização.
A microgestão, por exemplo, é uma característica comum da cultura de várias empresas. É provável que essa característica não seja parte de uma cultura planejada, mas fruto de um comportamento repetitivo de longo prazo dentro da organização.
Logo, perceba que a cultura e suas características surgem dentro das empresas, queira os gestores ou não.
Por isso, ao encarar a cultura organizacional como parte estratégica da empresa, o papel dos gestores é identificar os pontos fracos e buscar mudar comportamentos que ao longo do tempo irão mudar também a cultura da empresa.
Como a cultura organizacional é formada?
Se você procurar irá perceber que existem diferentes modelos que propõem uma forma de organizar a cultura organizacional.
A seguir, reunimos os aspectos que são indispensáveis para essa criação. Confira e aprenda como aplicar.
1. Artefatos
Os artefatos são elementos concretos de uma empresa que contribuem para a identificação de alguns valores presentes na cultura organizacional.
Por exemplo, a forma como as pessoas que trabalham na empresa se vestem pode dizer muito sobre a cultura do lugar. Da mesma forma, a disposição das mesas e das salas também tem um impacto comunicativo muito forte sobre a organização.
Se a empresa possui como valor central a comunicação integrada entre os setores, ter um ambiente integrado e aberto, dentro de uma arquitetura open space, vai ajudar a comunicar isso para todos os stakeholders do negócio, inclusive os colaboradores que já fazem parte da empresa e os talentos que ainda vão chegar.
2. Valores
Os valores de uma empresa não devem ser apenas termos bonitos que fazem parte do planejamento estratégico. Eles devem ser aplicados no dia a dia para garantir que estamos falando de uma cultura solidificada e não apenas de fachada.
Se a sua empresa tem o respeito como valor é fundamental que os líderes apliquem isso no seu dia a dia em todas as relações que tiverem dentro e fora da empresa, se tornando exemplos a serem seguidos.
Também é indispensável que os colaboradores reproduzam esse comportamento junto a clientes e seus colegas de trabalho.
Um código de conduta pode ser uma boa forma de apresentar esse valor aos novos talentos que chegam à organização.
Em suma, o segundo passo de como a cultura organizacional é formada está relacionada à definição e a aplicação dos valores da empresa no dia a dia do negócio.
Esses valores devem se tornar quase palpáveis para quem lida com a empresa.
3. Histórias
Nada como uma boa história para passar a cultura de um povo por gerações, é assim com as empresas também. Uma boa cultura organizacional, que dura anos e se perpetua mesmo com a mudança de equipe é construída também com histórias que exemplificam o que está sendo contado.
Entre as opções de histórias que podem ajudar na formação da cultura organizacional estão:
como a empresa foi criada,
como os principais desafios da organização foram superados,
casos de sucesso de clientes,
fatos sobre o crescimento de alguns colaboradores dentro da empresa,
a conquista de importantes clientes,
eventos e cerimônias passadas, e mais.
4. Processos
Os processos da empresa devem estar relacionados aos valores que ela apresenta. Se a sua empresa tem como valor, e parte da cultura, a inovação, é impossível ter processos ultrapassados, demorados e antigos.
Estar atento às novidades e implementá-las se torna fundamental para tornar a inovação parte da cultura e mantê-la lá.
Vale lembrar, ao aprender como a cultura organizacional é formada, que os processos da empresa não são apenas internos. Os processos externos também precisam refletir os valores da cultura que você deseja criar.
Ou seja, se parte da cultura da sua empresa está relacionada à inovação, isso deve estar refletido também na forma como seu cliente pode se comunicar com a empresa durante toda a jornada de cliente, seja durante o processo de compra ou para solicitar suporte, por exemplo.
É impossível querer uma cultura organizacional que reflita valores como inovação e ter processos de atendimento ao cliente ultrapassados.
Ao compreender como a cultura organizacional é criada lembre-se que cada valor deve estar presente em cada processo.
Com o tempo isso estará tão incorporado que automaticamente a forma de pensar da equipe estará moldada para a cultura que está sendo criada.
Esperamos que você tenha entendido como a cultura organizacional é formada e qual é a sua importância para a sua empresa.