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Como a IA melhora a eficiência operacional e eleva a lucratividade das empresas
Por Zendesk
Última atualização em 13 junho 2023
Empresas de todos os setores devem buscar formas de maximizar sua produtividade, minimizar custos, melhorar a experiência do cliente e aprimorar a entrega dos seus produtos e serviços para elevar seus lucros.
Esses objetivos podem ser facilmente alcançados ao melhorar a eficiência operacional, otimizando processos, reduzindo desperdícios, utilizando recursos de forma mais consciente e atendendo às demandas do mercado mais rapidamente.
Nesse sentido, a Inteligência Artificial se apresenta como uma importante aliada para automatizar processos e tarefas repetitivas, analisar um grande volume de dados em tempo real, identificar erros e gargalos mais rapidamente, prever falhas e resultados e otimizar a gestão de todos os departamentos de uma empresa, especialmente a cadeia de suprimentos.
No entanto, apesar dos incríveis benefícios, para entender como a IA melhora a eficiência operacional, é preciso estar ciente dos desafios que essa tecnologia traz para as equipes.
Neste artigo, vamos falar mais sobre como a IA melhora a eficiência operacional, apresentar cases de sucesso para você se inspirar e fornecer dicas para superar os desafios da implementação da IA na empresa.
Continue a leitura do artigo para conferir!
Como a IA pode melhorar a eficiência operacional?
Entenda, nas próximas linhas, de quais formas a IA pode melhorar a eficiência operacional.
Automação de tarefas
Quando falamos sobre IA e eficiência operacional, é normal que a primeira coisa a atravessar nosso conhecimento seja a automação de tarefas.
Não é para menos, afinal, automatizar tarefas repetitivas e operacionais permitem que erros e retrabalhos sejam reduzidos consideravelmente.
Além disso, com a automação de tarefas, os colaboradores podem ganhar mais tempo para se dedicarem a tarefas mais estratégicas e que podem impactar positivamente os resultados da empresa.
Os chatbots alimentados por IA, por exemplo, podem responder a perguntas frequentes dos clientes, ou realizar uma qualificação prévia antes de entrarem em contato com o time de atendimento ao cliente.
Assim, ganha-se mais agilidade no atendimento, o que melhora a experiência do cliente e sua satisfação.
Análise de dados em tempo real
Imagine ser capaz de prever a demanda de cada mês, e assim, otimizar toda a sua cadeia de suprimentos para reduzir custos e planejar a produção com mais precisão.
Isso é possível graças à análise de dados operacionais em tempo real que a IA é capaz de promover e identificar padrões e tendências que direcionam as ações com mais agilidade e eficiência.
As análises preditivas feitas por IA são ferramentas essenciais nesse processo, já que também utilizam algoritmos e modelos estatísticos para identificar tendências nos dados presentes nos históricos das empresas.
Otimização de processos
Outro exemplo sobre como a IA pode melhorar a eficiência operacional amplamente conhecido é a otimização de processos.
A IA pode analisar workflows e identificar gargalos que podem mitigados para tornar a sequência de tarefas mais lógica e fluída e elevar a produtividade dos colaboradores.
Como resultado, é possível ajustar a alocação de recursos, melhorar o resultado final dos processos e identificar melhores práticas para elevar o desempenho dos fluxos de trabalho.
Gerenciamento de energia
As práticas de consumo das organizações podem ser mapeadas e otimizadas através da IA.
Na prática, isso significa que a IA pode monitorar, através de sensores de medição, o consumo de energia nas instalações de uma empresa, analisar os dados, prever índices de consumo futuros e, com isso, sugerir recomendações de economia e sustentabilidade para reduzir os custos de energia e elevar a eficiência operacional.
Otimização de rotas e logística
A eficiência operacional está diretamente ligada à redução de custos, certo?
Nesse contexto, todos os custos de operação devem ser repensados para sofrerem uma redução, e isso inclui o controle e planejamento das rotas e logística.
As aplicações da IA em geolocalização e monitoramento de tráfego ajudam a planejar o roteamento considerando um menor tempo de duração das entregas. Isso gera mais agilidade na logística da organização e maiores taxas de satisfação do cliente que recebe as entregas.
Personalização
Personalização é a nova regra do jogo.
A operação de vendas pode utilizar a IA para analisar dados do histórico de compras do cliente para identificar padrões de comportamento, preferências e informações que os ajudem a personalizar ainda mais suas abordagens.
Ou seja, a equipe de vendas terá mais facilidade para:
- segmentar clientes;
- recomendar produtos e serviços;
- identificar oportunidades de up selling e cross-selling;
- prever cancelamentos;
- otimizar a precificação.
Tudo isso resulta em um aumento geral da receita e da eficiência operacional de vendas.
Exemplos de empresas que utilizaram IA para otimizar sua eficiência operacional
Que tal conferir exemplos de empresas que utilizam IA para melhorar a eficiência operacional para se inspirar?
Acompanhe!
Amazon
Não tem como falar de tecnologia e eficiência operacional sem mencionar a Amazon.
A gigante do comércio eletrônico utiliza IA para fazer o gerenciamento do estoque, otimizar as entregas e, principalmente, para recomendar produtos na loja virtual de forma inteligente e automatizada.
Nubank
A IA possui um papel crucial na segurança e na privacidade de dados, e as fintechs se beneficiam muito com essa relação.
O investimento em IA tem sido uma das grandes prioridades da Nubank, e é implementada principalmente para melhorar o relacionamento com o cliente e oferecer serviços de assessoramento de impostos e investimentos. O objetivo final é ampliar a receita média por cliente da empresa.
O próprio presidente-executivo da Nubank afirmou que, com a IA, pretendem transformar o banco digital em uma “plataforma de dinheiro” para aumentar a oferta de produtos e serviços.
Os principais desafios na implementação da IA para eficiência operacional e como superá-los
Os benefícios são muitos, mas não é simples implementar a IA para melhorar a eficiência operacional.
Os desafios envolvem:
- a utilização de dados confiáveis e completos;
- conhecimentos especializados em IA;
- cumprimento com a LGDP;
- aceitação dos colaboradores.
Por isso, é importante investir em uma infraestrutura que comporte as práticas de IA com conformidade, oferecer treinamento interno para integrar a IA como parte da rotina dos times e adotar práticas transparentes e éticas de coleta e manutenção de dados.