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Como a inteligência artificial ajuda o marketing? Como usar IA?
Por Zendesk
Última atualização em 18 fevereiro 2024
O marketing orientado por IA deve impulsionar 45% da economia global total até 2030, segundo o estudo “PwC’s Global Artificial Intelligence”. O que parece muito longe está apenas a alguns anos de acontecer. E, se ainda há dúvidas sobre como a inteligência artificial ajuda o marketing, este artigo é para você.
A boa notícia é que dá tempo de se atualizar e começar a investir no uso da inteligência artificial no marketing.
Se você continuar parado, o bonde vai passar e sua empresa tende a ficar perdida no tempo, desatualizada e com baixo potencial de competitividade.
Algo bem similar ao que aconteceu com as companhias que se recusaram a implementar o computador e a internet em suas rotinas, há poucas décadas.
Como temos certeza que não é isso que você quer e espera, continue lendo este artigo e entenda tudo sobre os benefícios da inteligência artificial no marketing.
A IA ajuda a criar estratégias de marketing mais eficazes, melhorar a jornada do cliente, qualificar os leads, personalizar o conteúdo, aumentar o engajamento, automatizar tarefas, implementar um chatbot inteligente e mais.
O marketing preditivo visa prever o comportamento dos clientes, identificar tendências e tomar decisões embasadas. A inteligência artificial fornece as ferramentas necessárias para realizar essas previsões de maneira assertiva.
Os benefícios da IA no marketing incluem: melhora da experiência do cliente, redução de custos, otimização do gerenciamento de dados, aumento do ROI e posicionamento à frente do mercado, identificando e atendendo às demandas.
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Neste artigo, você aprenderá
- Afinal, como a inteligência artificial ajuda o marketing?
- Automação x inteligência artificial no marketing
- Benefícios da inteligência artificial no marketing
Afinal, como a inteligência artificial ajuda o marketing?
A inteligência artificial ajuda o marketing a partir de duas frentes de trabalho principais: o acesso a uma grande base de dados estrategicamente organizados e a possibilidade de automação e personalização da comunicação. Com isso, é possível antecipar o comportamento e otimizar cada etapa da jornada do cliente.
Na prática, isso significa que a IA pode auxiliar a:
criar estratégias de marketing mais eficazes;
melhorar a jornada do cliente;
qualificar de leads;
personalizar o conteúdo que será entregue;
aumentar o engajamento do cliente;
automatizar tarefas repetitivas;
otimizar o investimento em mídia paga;
criar um sistema de recomendação;
- implementar um chatbot inteligente;
analisar grandes quantidades de dados;
e mais.
A partir desses resultados, a companhia tende a ampliar sua base de clientes, aumentando o retorno sobre o investimento e a competitividade no mercado.
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O que é marketing preditivo?
Responder à pergunta “como a inteligência artificial ajuda o marketing?” envolve a compreensão do que é marketing preditivo.
Por meio dele, sua empresa consegue prever quais serão os comportamentos dos clientes e, então, preparar-se para atendê-los.
Mas, antes de continuar, vamos com um pouco de conceito! O marketing preditivo e a inteligência artificial estão intimamente relacionados e, muitas vezes, são usados em conjunto para melhorar a eficácia das estratégias de marketing.
O marketing preditivo utiliza dados, métricas, indicadores e modelos analíticos para:
prever o comportamento dos clientes;
identificar tendências;
tomar decisões.
Já a inteligência artificial é quem fornece as ferramentas necessárias para realizar essas previsões de maneira assertiva.
Ou seja, a inteligência artificial ajuda o marketing ao permitir que a equipe acesse as informações necessárias para fazer suas previsões e tomar decisões que vão levar a um retorno sobre investimento maior.
Mas de onde vêm essas informações? Elas são geradas a partir da coleta e do uso de dados e recursos como o aprendizado de máquina, o processamento de linguagem natural e, claro, a inteligência artificial, visando identificar padrões históricos.
Um dos usos é a previsão das tendências e dos comportamentos de clientes e do mercado.
Entre as informações que a IA é capaz de processar e compreender estão:
dados demográficos;
históricos de compras;
comportamento nas redes sociais.
Com os indicadores em mãos, a IA irá identificar as tendências e experiências que os clientes estão procurando dentro do setor.
A partir disso, a equipe decide quais produtos e serviços oferecerá para atender a essas demandas.
Afinal, é mais fácil fazer uma venda quando você sabe o que o cliente quer comprar, concorda?
Automação x inteligência artificial no marketing
Uma dúvida muito comum quando o assunto é o uso de inteligência artificial no marketing é qual é a sua relação com a automação.
Será que esses dois conceitos são sinônimos? A resposta é não.
A IA é um software desenvolvido para simular o pensamento humano, partindo da captação de uma informação, compreensão, análise e tomada de decisão em resposta ao estímulo recebido.
Já a automação de campanhas de marketing acontece a partir de um sistema programado para executar um conjunto específico de atividades, seguindo a ordem pré-determinada por um humano.
A inteligência artificial é autônoma, podendo aprender e melhorar seus processos e resultados, conforme interage com usuários e dados. Enquanto isso, a automação segue regras de maneira repetitiva até que outra regra seja programada.
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Leia também: Automação de marketing digital: o que é e como aplicar na sua empresa?
Benefícios da inteligência artificial no marketing
Agora que você entendeu como a inteligência artificial ajuda o marketing, é essencial que compreenda como tudo isso tem impacto nos seus resultados.
Afinal, implementar a tecnologia em um negócio tem como foco melhorar a produtividade, gerar mais resultados e trazer mais assertividade e excelência para cada etapa de trabalho, não é mesmo?
De maneira mais específica, os insights valiosos com inteligência artificial fazem com que o marketing alcance resultados como:
melhora da experiência do cliente;
redução de custos;
- otimização do gerenciamento de dados;
aumento do ROI;
posicionamento à frente do mercado, identificando e atendendo às demandas dos compradores com velocidade.
Tudo isso tende a escalar seus resultados e fazer com que a companhia alcance a alta performance.
A execução desse trabalho, entretanto, depende do uso correto das ferramentas que oferecem o suporte para a criação de recursos que usem a IA, como os chatbots.
Por falar nisso, o Zendesk Service oferece um sistema que permite a criação de bots de conversa personalizáveis, respondendo os clientes nos canais de mensagens com assertividade e rapidez.
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