Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

Como a IA melhora a acessibilidade do atendimento ao cliente?

Por Zendesk

Última atualização em 26 fevereiro 2024

Se o seu objetivo é oferecer uma experiência completa na empresa, certamente já se perguntou como a IA melhora a acessibilidade do atendimento ao cliente, certo?

Esse tipo de questionamento é importante para empresas que querem se destacar no mercado, especialmente considerando que, de acordo com o IBGE, o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência — o que corresponde a 8,9% da população. 

Logo, adquirir novas ferramentas e recursos no atendimento não apenas atende às expectativas de um público mais amplo, mas também representa um passo importante em direção à inclusão e à diversidade.

É por isso que, neste artigo, você vai compreender como a IA melhora a acessibilidade do atendimento ao cliente, além de conhecer os benefícios do recurso para pessoas com deficiência e algumas tecnologias do mercado para essa finalidade. 

Se você quer garantir que todos possam ser atendidos pela sua empresa, não perca este conteúdo! Então, boa leitura! 

Por que investir em acessibilidade no atendimento ao cliente?

Antes de nos aprofundarmos sobre como a IA melhora a acessibilidade do atendimento ao cliente, é preciso compreender a importância de investir em acessibilidade em uma empresa. 

Essa decisão é mais do que uma simples adequação. É um compromisso com a inclusão e a diversidade, que reflete uma visão empresarial centrada no respeito às individualidades de cada consumidor. 

Ao oferecer uma experiência do cliente inclusiva, a sua empresa não apenas cumpre uma obrigação ética, mas também expande significativamente seu alcance de mercado, independentemente das limitações e desafios do seu público. 

Nesse sentido, uma forma de tornar todo o processo mais simples e assertivo é se apoiando em recursos de inteligência artificial. Vamos descobrir de que forma? 

Como a IA melhora a acessibilidade do atendimento ao cliente? 

A IA pode auxiliar pessoas com deficiências visuais, auditivas, motoras e mentais, automatizando tarefas que proporcionam mais independência e acessibilidade. Tudo depende do tipo de recurso que será oferecido, afinal, pessoas com limitações diferentes também necessitam de soluções específicas para cada caso. 

Por exemplo, no caso de deficiências visuais, a IA pode ser usada em leitores de tela, sistemas de reconhecimento de objetos e descrição de conteúdo visual em tempo real. Já para as deficiências auditivas, a tecnologia possibilita tradutores automáticos de linguagem de sinais, legendagem automática em tempo real e reconhecimento de fala. 

Pessoas que sofrem com deficiências motoras também podem se beneficiar de interfaces adaptativas e assistentes virtuais controlados por voz. 

Agora que você já sabe como a IA melhora a acessibilidade do atendimento ao cliente, chegou a hora de ver mais de perto quais são os benefícios da IA para pessoas com deficiência. 

Benefícios da IA para pessoas com deficiência

Os principais benefícios das ferramentas de inteligência artificial para pessoas com deficiência são:

    • aumento da acessibilidade: ferramentas baseadas em inteligência artificial ampliam a acessibilidade, adaptando-se a diferentes formas de comunicação e permitindo que mais pessoas possam interagir digitalmente;
  • rapidez no atendimento: a IA agiliza o atendimento, reduzindo o tempo de espera e proporcionando uma experiência mais dinâmica para os usuários;
  • facilidade de comunicação: por oferecer suporte em diferentes formatos, a IA facilita a comunicação, gerando um ambiente mais inclusivo;
  • melhora da independência: as ferramentas acessíveis capacitam as pessoas com deficiência, tornando-as mais independentes na busca por informações ou resolução de problemas.

3 tecnologias para pessoas com deficiência

Não basta compreender a importância da acessibilidade no atendimento ao cliente, é preciso conhecer as tecnologias para pessoas com deficiência que ajudam em sua experiência com as empresas. Separamos 3 para você conhecer e, se achar necessário, adotar.

1- Reconhecimento de voz 

O reconhecimento de voz é uma tecnologia que permite que pessoas com deficiências motoras e/ou visuais interajam com os sistemas de uma empresa por meio da fala. 

A tecnologia converte a fala em texto sem a necessidade de digitação em uma máquina, como o computador ou o celular, por exemplo. 

2- Legendagem automática em tempo real

A legendagem automática em tempo real é uma ferramenta para pessoas com deficiências auditivas. Ela transforma o discurso oral em texto, exibindo legendas em tempo real durante chamadas de vídeo, transmissões ao vivo ou interações on-line. 

Chatbots acessíveis

Os chatbots acessíveis são ferramentas capazes de interagir por meio de texto, voz ou linguagem de sinais. O recurso atende às diferentes necessidades de comunicação das pessoas com deficiência auditiva, visual ou motora, além de serem projetados para uma navegação mais intuitiva e fácil. 

Só para ter uma ideia, segundo o relatório CX Trends, da Zendesk, 70% dos líderes de CX acreditam que os bots estão se tornando arquitetos habilidosos de jornadas do cliente altamente personalizadas — o que inclui as pessoas com deficiência. 

A Zendesk AI, por exemplo, é construída com base em bilhões de interações reais de atendimento ao cliente, permitindo personalização das interações e garantindo uma abordagem mais sensível e individualizada.

Use a IA no atendimento inclusivo!

Como você notou neste artigo, usar a IA no atendimento inclusivo pode ser uma estratégia altamente benéfica para a experiência do usuário, já que proporciona uma resposta mais rápida e eficiente. Paralelamente, ainda é capaz de adaptar-se a diferentes formas de comunicação. 

No entanto, a personalização do atendimento com IA deve levar em conta diferentes tipos de limitações. 

Agora que você já sabe como a IA melhora a acessibilidade do atendimento ao cliente, deve estar se perguntando onde encontrar uma tecnologia capaz de oferecer tudo o que os seus consumidores merecem, não é mesmo?

A resposta, neste caso, é simples: com o software de atendimento ao cliente da Zendesk: nossa solução de atendimento que permite que você personalize as experiências, gerando fidelidade e receita! 

Nossa solução conta com recursos de assistente virtual e central de ajuda para o autoatendimento dos clientes, além de recursos de mensagem e voz, automação de tarefas e personalização de interações.

Quer saber mais? Faça agora uma avaliação grátis ou solicite uma demonstração e garanta acessibilidade no atendimento da sua companhia! 

Histórias relacionadas

Artigo
11 min read

Como aplicar a análise SWOT no atendimento ao cliente? Passo a passo

Saiba o que é e qual a importância da análise SWOT no atendimento ao cliente e confira 7 passos para analisar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Artigo
12 min read

Falta de comunicação interna: entenda os problemas que pode causar

Entenda as causas e efeitos da falta de comunicação interna e descubra que estratégias podem ser implementadas para superar esse obstáculo.

Artigo
7 min read

Quais são os 4 estilos de comunicação interpessoal?

Os diferentes estilos de comunicação interpessoal afetam a percepção dos clientes e parceiros sobre sua empresa. Veja as diferenças entre eles!

Artigo
11 min read

5 domínios da transformação digital: a importância para sua empresa

A tecnologia trouxe alterações no comportamento do consumidor e nas necessidades dos negócios. Atualmente, as marcas…