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Como alavancar as vendas on-line? As 6 melhores estratégias!
Por Zendesk
Última atualização em 11 Abril 2024
Um dos segredos de como alavancar as vendas na internet é utilizar diferentes estratégias simultaneamente. Entre as mais indicadas estão o chat em tempo real, o marketing de conteúdo, a personalização da experiência do cliente e o uso de diferentes tecnologias.
Para você entender tudo isso melhor, vamos por partes, começando pela explicação de como um chat pode ajudar a vender mais.
A maioria dos gestores, quando pensa nessa ferramenta, logo alinha seu uso apenas para o serviço de suporte ao cliente, não é mesmo? Porém, a verdade é que ela também é uma forte aliada dos representantes de vendas.
Isso porque o chat de vendas oferece uma linha direta entre esse profissional e seus potenciais compradores.
Você deve estar se perguntando: “E de que maneira isso ajuda a fechar negócios?” Simples! Soluções de atendimento em tempo real ajudam a responder os clientes mais rapidamente, contribuindo para tomarem suas decisões de compra também em menos tempo.
Inclusive, as pessoas querem usar essa ferramenta para essa finalidade!
Segundo o nosso relatório CX Trends, 80% dos consumidores esperam que os agentes do chat e os representantes de suporte os auxiliem com tudo o que precisam. Essa preferência deixa claro que a linha entre suporte e vendas começou a se sobrepor.
Interessante, não? Quer saber melhor como essa e as outras estratégias de como alavancar as vendas on-line funcionam? Então, continue a leitura deste artigo e descubra agora!
Por que utilizar chats em tempo real ajuda a vender mais?
Buscar formas de como alavancar as vendas é uma constante em qualquer empresa que quer crescer e lucrar mais. O que poucos gestores sabem é que o chat de vendas pode ser um importante parceiro nessa conquista.
A solução vai muito além da área de atendimento ao cliente, pois permite um atendimento mais ágil pela equipe de vendas, bem como identificação de novas oportunidades de negócios.
Por isso, se você quer saber como alavancar as vendas do seu negócio, veja as três principais razões pelas quais vender via chat faz tanto sentido.
1. Cria uma linha direta com os clientes
Uma antiga pesquisa da Harvard Business Review já havia constatado que, quanto mais rápida for a resposta a um contato feito via web, maior a probabilidade de a empresa conseguir fechar a venda.
Quando a resposta ao lead é dada na primeira hora do seu contato, há 7 vezes mais chance de o representante de vendas conseguir falar com quem realmente toma a decisão de compra.
Agora, pense isso nos tempos atuais, no qual a internet e as soluções de conversação que vieram com ela deixaram tudo mais “urgente”, digamos assim.
O chat em tempo real se torna uma excelente maneira de conseguir atingir esse objetivo e, com isso, aumentar as chances de fechar boas vendas.
2. Promove uma interação mais dinâmica
Integrar um chat de vendas ao site da sua companhia permite que seus representantes conversem diretamente com os visitantes, otimizando o atendimento e gerando novos leads.
Além disso, se a conversa evoluir, pode conduzi-la para outros canais de atendimento, como e-mail, voz, mensagem de texto, entre outras.
3. Gera novas oportunidades de negócio
Integrar o chat de vendas ao seu software de CRM é outra forma de aumentar o volume de vendas com essa solução.
Isso é possível porque esse software centraliza todas as informações e interações com o potencial cliente. Dessa forma, o vendedor tem uma visão clara de qual fase do funil de vendas no CRM o lead está, contribuindo para oferecer o produto/serviço certo, na hora certa.
O uso do CRM aliado ao chat de venda promove um atendimento mais ágil, pois permite, em poucos segundos, ter informações como:
- há quanto tempo a pessoa é cliente;
- quais produtos comprou no passado;
- quantas vezes acessou a página de preços;
- entre várias outras que ajudam a direcionar a negociação e aumentar as chances de sucesso.
Com informações como essas em mãos, é possível enviar uma mensagem direcionada e personalizada ao cliente, explicando os benefícios e diferenciais do que está comercializando.
Além disso, também permite compartilhar histórias de sucesso, ou mesmo oferecer descontos especiais que ajudam na sua tomada de decisão.
Para o representante de vendas, nem sempre é óbvio quando um cliente pode se beneficiar de um novo produto ou de uma expansão do pacote que já têm. No entanto, com a integração dessas duas ferramentas, fica mais fácil identificar essas oportunidades.
Os chat ajudam mesmo a alavancar as vendas? Veja!
Saber como alavancar as vendas inclui conhecer diferentes soluções e tecnologias que podem ser usadas no seu negócio. No caso do chat de vendas, por exemplo, é comprovado que ele ajuda a aumentar as taxas de conversões.
Uma companhia parceira da Zendesk, por exemplo, conseguiu aumentar as conversões em 29% utilizando o Zendesk Chat.
Podemos citar também a Gympass, plataforma mundial de descoberta de atividades físicas. Mesclando com outras ferramentas da Zendesk, a Gympass conseguiu resolver mais de 100 mil tickets por mês em 14 países diferentes.
Segundo a empresa, o uso de soluções integradas aumentou entre 20% a 30% na produtividade do time. O chat, inclusive, é uma das ferramentas que ganha destaque.
Para entender o passo a passo de como alavancar as vendas on-line, assista ao webinar completo a seguir.
Nele, você aprenderá em detalhes sobre como:
- configurá-lo passo a passo (incluindo automatizações);
- criar e/ou integrar o chat ao processo atual de vendas;
- mostrar resultados do chat de vendas com os relatórios de performance.
Para conferir tudo isso e muito mais, é só apertar o play no vídeo abaixo:
+ 5 dicas de como alavancar as vendas on-line, além do chat!
Você acabou de descobrir como alavancar as vendas on-line via chat, certo? Porém, como comentamos logo na abertura deste artigo, essa não é a única abordagem que pode usar. Existem outros cinco ótimos caminhos que vale muito a pena você seguir. São eles:
- explorar todo o potencial do marketing digital
- personalizar a experiência dos clientes;
- treinar continuamente o seu time de vendas;
- usar estratégias de fidelização de consumidores;
- adotar diferentes tecnologias.
Veja abaixo detalhes de cada uma!
1. Explorar todo o potencial do marketing digital
Aqui, começaremos explicando o que é marketing de conteúdo, que é uma das ferramentas mais importantes do marketing digital.
O marketing de conteúdo usa a criação de peças digitais para atrair, educar, engajar e converter leads em clientes, sem necessariamente falar sobre os produtos e/ou serviços que a empresa vende. Isso pode ser feito via textos para blog, redes sociais, e-books, entre vários outros formatos de conteúdo.
Neste momento, você deve estar pensando em como vender mais com marketing digital se essa estratégia não fala das suas soluções, acertamos?
Entenda que o objetivo principal é “chamar” os potenciais compradores para perto da sua marca, a partir da entrega de respostas, dicas e orientações que respondem às principais dúvidas que têm.
Ao usar o marketing de conteúdo, é possível posicionar a sua empresa com uma autoridade no setor.
Dessa forma, sempre que as pessoas precisarem de um produto ou serviço relacionado ao que você vende, é no seu negócio que pensarão — e é por isso que as vendas aumentam e também é possível fidelizar clientes com marketing desse tipo.
Somada a essa estratégia de vendas com marketing digital, há outras que podem ser adotadas, tais como e-mail marketing e anúncios on-line, como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.
2. Personalizar a experiência dos clientes
Personalizar a experiência dos clientes não se resume a chamá-los pelo nome. Uma venda personalizada inclui também adaptar a interação às necessidades e expectativas dos consumidores e prestar um atendimento único, empático e exclusivo.
Ao trabalhar essa forma, é possível aumentar vender mais, pois:
- fica mais fácil conduzir a pessoa interessada pelo funil de vendas;
- a relação entre sua marca e o potencial comprador se estreita;
- há um aumento da sensação de confiança por parte do potencial comprador.
E atenção! Segundo o CX Trends, trazido anteriormente, os clientes estão exigindo experiências personalizadas há anos. Eles querem que as empresas que apoiam realmente os entendam, ofereçam interações que pareçam honestas, informadas e
simpáticas.
Por esse motivo, atender este chamado está na lista de como alavancar as vendas on-line e presencial.
Dica de leitura: “Como entregar personalização na experiência do cliente?“
3. Treinar continuamente o seu time de vendas
Ninguém sabe tudo. Por mais que seus vendedores sejam experientes, e conheçam profundamente como funcionam e todas as vantagens dos produtos/serviços que sua empresa vende, mantê-los atualizados é essencial para ajudá-los a fechar bons negócios.
O treinamento de vendas deve ser uma prática presente na agenda da sua empresa. O aprendizado contínuo pode ser usado como forma de promover o desenvolvimento de habilidades importantes para quem trabalha com o público, como a de comunicação, empatia, persuasão, negociação e outras.
Além desse objetivo, garanta a realização de treinamentos com o time de vendas sempre que:
- perceber que as metas não estão sendo alcançadas;
- novos produtos/serviços foram lançados por sua empresa;
- houve mudanças no comportamento dos consumidores;
- novas tecnologias chegar no mercado;
- os objetivos e abordagens do seu negócio foram ajustados;
- entre outros semelhantes.
4. Usar estratégias de fidelização de consumidores
Lembra que falamos que o marketing de conteúdo é uma forma de fidelizar clientes? Pois bem, essa prática não é a única.
Já que estamos falando sobre como alavancar as vendas utilizando diferentes abordagens, existem outras que você precisa conhecer e que podem ajudar a conquistar um público fiel, que compra do seu negócio recorrentemente.
Criar um programa de fidelização é uma ótima estratégia para isso. Trata-se de ações que mantém os clientes vinculados à sua marca e que dá a eles benefícios a cada compra feita, estimulando novas aquisições.
Nesse contexto, você pode criar, por exemplo:
- programas de pontos: que podem ser trocados por descontos ou outros produtos/serviços;
- programas de níveis: entregando mais recompensas conforme o cliente evolui nessa trajetória;
- programas de parceria: oferecendo descontos em compras de lojas e negócios parceiros.
Temos um artigo que explica tudo isso em detalhes. Confira! “Programa de fidelização de cliente: entenda o que é, qual objetivo + 5 tipos de planos que podem lhe ajudar a vender mais“
5. Adotar diferentes tecnologias
Nossa primeira dica de como alavancar as vendas on-line foi o chat em tempo real. Porém, somada a essa tecnologia, há várias outras que colaboram para a sua empresa a não perder bons negócios.
O CRM de vendas, por exemplo, centraliza todos os contatos feitos com os leads em um mesmo ambiente. Com isso, os vendedores têm uma visão clara da posição de cada potencial cliente no funil de vendas, e insights do que fazer para conduzi-los à tomada de decisão final.
Ferramentas baseadas em Inteligência Artificial também são excelentes para potencializar as conversões. Elas ajudam a, por exemplo:
- analisar o perfil do cliente e, a partir dessa informação, entender melhor suas necessidades;
- prever tendências e mudanças de comportamento;
- gerar indicações personalizadas;
- criar chats para reduzir o tempo de resposta e, com isso, incentivar as tomadas de decisão dos compradores.
A IA da Zendesk é construída com base em bilhões de interações reais. Essa solução entende a experiência do cliente e, por esse motivo, aprimora a interação entre eles e seus agentes.
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