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Artigo 6 min read

Guia prático: como atrair clientes pela internet + principais dicas

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

O mundo evolui e com ele as pessoas também desenvolvem novos hábitos de pensar, viver e de consumir. Você, empreendedor, precisa estar atento a essas mudanças para não ficar perdido no mercado. 

Para que seu negócio sobreviva e consiga se desenvolver cada vez mais com o tempo é preciso se fazer a seguinte pergunta: como atrair clientes pela internet? Afinal, todo o mundo está conectado e seu futuro cliente é uma dessas pessoas. 

Se você quer prospectar novos clientes e não sabe como, então chegou ao lugar certo! Preparamos um conteúdo que irá te guiar por esse caminho com algumas das principais dicas para aplicar na sua empresa. 

Quer saber quais são?

Continue a leitura para não perder nada!

7 dicas de como atrair clientes pela internet

O passo anterior para entender como prospectar clientes pela internet é saber quais equipes fazem parte desse processo. Geralmente estão envolvidas as áreas de marketing (responsável pelas ações de marketing para atrair clientes), atendimento ao cliente e vendas.

Para que todas as dicas funcionem, todas as três equipes precisam trabalhar em conjunto com o objetivo em comum de prospectar, converter em vendas e oferecer uma boa experiência. Pensando nisso, separamos as sete principais dicas.

  • Conheça o mercado que está inserido;
  • Trace o perfil do seu público;
  • Esteja nas redes sociais que mais fazem sentido;
  • Invista em marketing de conteúdo;
  • Faça parcerias;
  • Invista em anúncios pagos;
  • Capacite suas equipes de atendimento e vendas.

Confira a seguir os detalhes de cada uma das dicas.

1- Conheça o mercado que está inserido

O primeiro passo para implementar qualquer tipo de estratégia na sua empresa, além da de entender como atrair clientes pela internet, é conhecer o mercado a qual está inserido. Caso esteja montando seu negócio faça um planejamento estratégico para definir os valores, metas e objetivos da sua empresa.

Além disso, analise os ambientes macro e microeconômicos que cercam seu negócio. Essa ação vai te ajudar a compreender onde está inserido e como trabalhar com as mudanças de cada um desses meios.

Com essas informações documentadas em um planejamento estratégico você poderá sempre visualizá-las quando for implementar algum tipo de estratégia ou ferramenta no negócio. 

Leia também: [GUIA] Etapas do planejamento estratégico: como montar o seu?

2- Trace o perfil do seu público

Conhecendo sua empresa e o mercado a qual ela está inserida, é hora de traçar o perfil do seu público que já existe. Essa é uma das etapas mais importantes nas ações de marketing para atrair clientes.

Entenda quem é o seu público, faça um mapeamento com as principais características e monte personas para basear suas estratégias de prospecção. É muito importante que essa pesquisa seja feita abrangendo a sua base atual de clientes e também atributos adicionais que acredite fazer parte das pessoas que se interessem por seu produto ou serviço.

Basear-se nas personas trará visitas de leads mais qualificados e que tenham real interesse de progredir nos estágios do funil de vendas.

3- Esteja nas redes sociais que mais fazem sentido

Se o seu intuito é prospectar clientes que tenham real interesse nos seus produtos e serviços, concorda que precisa estar onde eles estão? E isso significa ter perfis nas redes sociais.

Mas, atenção a isso! Esteja apenas onde for mais interessante e fizer mais sentido para sua empresa. 

Como assim? Veja o exemplo abaixo.

Maria é dona de uma empresa que vende artigos femininos e seu público são mulheres entre 30 e 50 anos. Então não faria sentido ela criar um perfil ou fazer ações no TikTok, por exemplo, que é uma rede que tem como maioria adolescentes da geração Z. 

Portanto, tenha atenção aos detalhes e informações de público de cada rede para não investir tanto em algo que pode não trazer o lucro esperado.

4- Invista em marketing de conteúdo

Sabendo todas as informações anteriores, invista em uma estratégia de marketing. Uma das principais é o marketing de conteúdo. 

Inserida no Inbound Marketing, essa estratégia atrai potenciais clientes por meio de conteúdos atraentes e relevantes dentro do blog do seu site. Para fazê-la de maneira eficiente é preciso conhecer as técnicas utilizadas para ranquear bem nos mecanismos de busca, como o Google. 

Também pode te interessar: SEO para vendas: saiba a importância para os negócios e como aplicar essa estratégia.

5- Faça parcerias

Fazer parcerias também é uma boa opção de como prospectar clientes pela internet. Você pode trocar tráfego com empresas que possuem público parecido com o seu, através de conteúdos ou até eventos online. 

Assim, ambos estarão ganhando com a menção de suas marcas em outros ambientes. Nessa parceria, é importante pesquisar e entender também os valores da outra empresa para que não relacione seu negócio com algo que não vá de encontro com o que propõe. 

6- Invista em anúncios pagos

Além do tráfego orgânico, você também pode atrair clientes com anúncios pagos. Analise o planejamento financeiro da sua empresa para saber quanto é possível investir. 

Vale lembrar que em qualquer estratégia de captação de clientes, a equipe de marketing precisa estar envolvida em todo o processo. Afinal, é ela que entenderá melhor onde e quando colocar certa quantidade de recursos nas ações de marketing para atrair clientes.

7- Capacite suas equipes de atendimento e vendas

A última das sete principais dicas de como atrair clientes pela internet é investir na capacitação dos agentes que entram em contato com seus clientes. O motivo é que após a prospecção é preciso fazer a primeira interação com esse lead.

Para que ela ocorra da melhor maneira e a experiência desse potencial cliente seja boa, treine as equipes de atendimento ao cliente e vendas. 

[BÔNUS] Como atrair clientes pelo whatsapp?

Propor a melhor experiência ao seu cliente precisa ser o foco das instituições que querem obter um alto desempenho contínuo. Então, por que não se comunicar com seus clientes pelo canal que eles preferem?

Dados do Relatório de Tendências da Experiência do Cliente 2022, realizado pela Zendesk mostra que o volume de tickets no WhatsApp, por exemplo, aumentou em 370% em comparação ao ano anterior. Com essa informação você pode estar se perguntando:

“Como atrair clientes pelo WhatsApp?”

A capacitação das equipes de atendimento ao cliente é muito importante na atração de clientes pelo WhatsApp. O motivo é que é preciso entender como acontece a comunicação dentro do app e aliar isso a maneira de se comunicar com seu cliente. 

Para isso, confira 5 frases para atrair clientes no WhatsApp e vender mais.

Ofereça a melhor experiência ao seu cliente

Agora que já tirou todas as dúvidas sobre como atrair clientes pela internet e pelo WhatsApp, será que existe alguma maneira de otimizar a relação da sua empresa com seus clientes?

A resposta é… SIM!

O software de atendimento ao cliente da Zendesk é um bom exemplo. Com ele você proporcionará uma experiência mais completa ao seu cliente e também apoio aos seus colaboradores.  

A motivação para isso é simples! A instituição foca na gestão do relacionamento com o desenvolvimento profissional da equipe.

Não perca tempo e faça agora mesmo uma avaliação gratuita do software de atendimento da Zendesk. Sua equipe e clientes agradecem!

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