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Artigo 16 min read

Como atrair clientes pelo WhatsApp? 13 dicas para vender mais

Por Zendesk

Última atualização em 7 fevereiro 2024

Não é segredo para ninguém que o WhatsApp é o aplicativo para troca de mensagens instantâneas mais usado no Brasil – inclusive, nosso país perde apenas para a Índia no ranking de usuários ativos.

O queridinho dos brasileiros tem mais de 120 milhões de contas ativas e é usado por cerca de 80% da população como canal para se comunicar com as marcas.

Então, por que não tê-lo como uma ferramenta aliada ao seu negócio, não é mesmo?

Em 2021, a troca de mensagens entre clientes e empresas pelo WhatsApp registrou um aumento de 251%. Isso mostra o quanto o aplicativo é relevante para a geração de oportunidades de negócio e aumento das vendas.

Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo para explicar as principais vantagens do WhatsApp Business e por que você deve empregá-lo na sua estratégia de vendas pelo WhatsApp

Além disso, te convidamos a prosseguir com a leitura para descobrir, nas próximas linhas, 13 dicas valiosas de como atrair clientes pelo WhatsApp e alavancar as suas conversões. Aqui vai um spoiler:

  1. Não faça abordagens pelo WhatsApp sem autorização prévia do contato
  2. Ofereça alguma recompensa em troca do número de WhatsApp de seu potencial cliente
  3. Dê preferência às listas de transmissão em vez de grupos
  4. Envie conteúdos relevantes para os seus leads
  5. Use o WhatsApp Web
  6. Utilize as redes sociais para atrair novos contatos
  7. Acione os gatilhos mentais para persuadir seus potenciais clientes
  8. Organize uma rotina para executar sua estratégia pelo WhatsApp
  9. Estruture um planejamento de disparo de mensagens
  10. Use mensagens de áudio breves e em momentos estratégicos
  11. Facilite transações com o WhatsApp Pay
  12. Analise e refine sua estratégia com métricas
  13. Integre o WhatsApp a uma plataforma de CRM

Quais são as vantagens do WhatsApp Business para as vendas?

Antes de mostrarmos como atrair clientes pelo WhatsApp, vale a pena explicar os benefícios de usar a versão Business do aplicativo.

O WhatsApp Business foi lançado em 2018 visando atender as demandas de usuários que vinham usando o aplicativo como ferramenta de negócio.

Essa versão traz funcionalidades específicas que as contas normais não têm. Por exemplo, quem configura o WhatsApp para uma conta comercial consegue cadastrar um telefone fixo e não apenas o número de celular.

Além disso, a interface da versão Business é diferente e possibilita configurar mensagens automáticas. Então, sempre que um cliente ou potencial cliente entra em contato com a empresa pelo WhatsApp, uma resposta pode ser enviada automaticamente até que o vendedor decida responder ele mesmo o usuário.

Outra vantagem de utilizar técnicas de vendas pelo WhatsApp Business é que o app também permite realizar videochamadas com o clientes, o que é muito útil para explicar com mais clareza as funcionalidades do produto e passar mais segurança para o cliente. 

No WhatsApp Business, você tem acesso a métricas que permitem ter maior controle sobre o desempenho das suas estratégias. Na conta comercial, você consegue analisar números relacionados à quantidade de mensagens enviadas, entregues e lidas, por exemplo.

Por fim, você também pode empregar tags para categorizar seus contatos e organizar as interações pelo aplicativo.

Leia também: Adote canais de vendas digitais e amplie suas oportunidades!

O WhatsApp é uma das muitas ferramentas digitais que podem apoiar negócios. Veja mais sobre elas neste vídeo:

Como atrair clientes pelo WhatsApp?

Para atrair clientes pelo WhatsApp, é essencial:

  • disponibilizar conteúdo relevante e engajante, como promoções exclusivas e informações úteis;
  • utilizar listas de transmissão para comunicar ofertas personalizadas;
  • responder rapidamente às consultas, mostrando proatividade e eficiência no atendimento;
  • incentivar a interação por meio de enquetes e pesquisas de satisfação;
  • adotar uma abordagem personalizada, conhecendo as preferências dos clientes;
  • usar chamadas de voz ou vídeo para estabelecer conexões mais humanas;
  • integrar o aplicativo com uma plataforma de CRM para potencializar a gestão de contatos e ser mais assertivo na construção de relacionamentos sólidos.

13 dicas de captação de clientes no WhatsApp

Agora que já esclarecemos as vantagens do WhatsApp Business, é hora de mostrarmos como divulgar um produto no WhatsApp e captar clientes pelo aplicativo de troca de mensagens mais utilizado pelos brasileiros.

Confira, a partir de agora, 13 dicas de como fazer propaganda no Whatsapp Business e gerar novas oportunidades de negócio.

1 – Não faça abordagens pelo WhatsApp sem autorização prévia do contato

Antes de tudo, para uma boa execução da estratégia de vendas pelo WhatsApp, é necessário ter a autorização dos prospects para abordá-los por meio do canal.

Não pega bem para a empresa realizar disparos “do nada” para contatos que sequer ouviram falar da companhia ou demonstraram o mínimo interesse pelo produto ou serviço que ela oferece.

Essas abordagens mais frias de captação de clientes no WhatsApp devem ser evitadas, pois pode soar invasivo para o prospect e causar uma má primeira impressão em quem poderia vir a se tornar um cliente da sua empresa.

Portanto, evite comprar aquelas listas de contato com telefone de pessoas aleatórias que não autorizaram esse tipo de interação.

Leia mais: Como usar o suporte via WhatsApp Business na sua empresa

2 – Ofereça alguma recompensa em troca do número de WhatsApp de seu potencial cliente

Como bem vimos na dica anterior para captar clientes pelo WhatsApp, não é legal que a sua empresa envie mensagens para pessoas sem que elas tenham autorizado interações dessa natureza.

Sendo assim, uma forma de conseguir esse consentimento é oferecendo algum tipo de recompensa. Você pode, por exemplo, criar um conteúdo especial no seu blog e permitir o download mediante o número de WhatsApp e a autorização para o envio de mensagens.

Dessa forma, o visitante se torna um lead e não vai estranhar quando, daqui a alguns dias, você realizar alguma abordagem pelo WhatsApp.

É importante criar uma boa landing page para que o visitante tenha clareza sobre o que ele vai receber após fornecer alguns dados cadastrais.

Veja também: Como melhorar a experiência de atendimento via WhatsApp?

3 – Dê preferência às listas de transmissão em vez de grupos

Uma das funções mais conhecidas e utilizadas do WhatsApp se refere à criação de grupos de conversa. Esse é um recurso até interessante, pois reúne pessoas com interesses em comum e gera um senso de comunidade e pertencimento.

No entanto, quando falamos sobre como atrair clientes pelo WhatsApp, o disparo de mensagens em grupos pode não ser uma boa ideia.

Isso porque as suas mensagens podem se perder no meio da conversa e acaba-se perdendo a personalização nas interações, algo que é muito importante para despertar o interesse das pessoas no seu produto.

Portanto, dê preferência às listas de transmissão. Esse é um recurso que permite enviar a mesma mensagem para diferentes pessoas individualmente, em um chat privado.

Você pode usar as listas de transmissão para divulgar promoções e lançamentos e segmentar seus contatos de acordo com nível de maturidade deles no funil de vendas.

Veja mais: O que é o WhatsApp Business? Entenda a diferença entre o WhatsApp e o WhatsApp Business

4 – Envie conteúdos relevantes para os seus leads

Outra dica de como fazer propaganda no WhatsApp Business é produzir conteúdos relevantes relacionados ao produto ou serviço que a sua empresa oferece.

A partir dessa estratégia de conteúdo, é possível posicionar a sua marca como autoridade e ajudar seus leads a entenderem melhor o problema que enfrentam.

Isso pode até ser mais vantajoso para a sua empresa do que as peças publicitárias mais ostensivas.

Uma empresa que vende carros, por exemplo, pode enviar conteúdos com dicas sobre como escolher o modelo de carro ideal para as necessidades do lead em vez de simplesmente disparar banners com ofertas de financiamento.

A boa gestão de conteúdo é uma das técnicas de vendas pelo WhatsApp que fazem com que o potencial cliente enxergue valor na sua solução e prefira fechar negócio com você e não com o seu concorrente.

Confira em nosso blog: Como fazer atendimento via WhatsApp? 3 dicas para fazer agora

5 – Utilize o WhatsApp Web

De fato, muita coisa pode ser feita pelo celular hoje em dia, inclusive prospectar novos clientes por meio de mensagens via WhatsApp.

Porém, com o WhatsApp Web, você consegue gerenciar melhor as suas conversas, enviar e receber diferentes tipos de arquivo e digitar com mais agilidade do que no teclado minúsculo do smartphone.

Experimente instalar o WhatsApp no seu navegador web. Você vai perceber um aumento na sua produtividade.

6 – Utilize as redes sociais para atrair novos contatos

Outra forma de entender como atrair clientes pelo WhatsApp é divulgando nas redes sociais o número que a sua empresa usa para interações na plataforma.

Se, por exemplo, você já criou um perfil no Facebook e no Instagram para a sua empresa, passe a fazer posts divulgando o canal de comunicação.

Convide a sua audiência nas redes a entrar em contato pelo WhatsApp caso queiram esclarecer dúvidas ou saber mais informações sobre o seu produto ou serviço.

A partir desse primeiro contato espontâneo, você pode nutrir seus leads com conteúdos relevantes e apresentar as suas ofertas.

No mínimo, um perfil nos canais mais visitados pelo seu público serve para divulgar seu número de contato para vendas.

Vale conferir: 5 frases para atrair clientes no Whatsapp: conheça técnicas de abordagem e persuasão em vendas para lidar com seus consumidores

Veja como usar duas ferramentas em conjunto para gerenciar de forma mais eficaz suas redes sociais em prol do atendimento ao cliente:

7 – Acione os gatilhos mentais para persuadir seus potenciais clientes

Os gatilhos mentais podem ser definidos, resumidamente, como atalhos aos quais o nosso cérebro recorre quando precisa tomar certas decisões. Esse é um mecanismo que visa poupar energia do cérebro humano e nos faz decidir quase que de forma instintiva em determinadas situações.

Pois bem. Em se tratando de como vender mais pelo WhatsApp, os gatilhos mentais podem ser acionados pelo marketing e vendas para persuadir potenciais clientes a adquirir a solução que lhe foi oferecida.

Na sua estratégia de vendas via WhatsApp, um dos gatilhos que você pode incorporar nas mensagens e conteúdos é o da Prova Social. Depoimentos de outros clientes e dados sobre a quantidade de vendas já realizadas podem mostrar para o seu lead que os seus produtos são seguros e confiáveis.

O gatilho da Escassez também é muito utilizado. Você pode dizer para o seu lead que a oferta é por tempo limitado, ou que as unidades estão acabando, por exemplo.

Entenda mais sobre o assunto neste post: O que são gatilhos mentais para vendas?

8 – Organize uma rotina para executar sua estratégia pelo WhatsApp

Para que a sua estratégia de vendas pelo WhatsApp gere os resultados que você espera, é fundamental estabelecer uma rotina de trabalho, a começar pelo horário de atendimento. 

É possível, por exemplo, determinar que o horário para responder os leads será de 8h às 18h. Para mensagens recebidas antes ou depois desse intervalo, você pode programar respostas automáticas.

Você deve definir também quantas mensagens devem ser enviadas por dia, o conteúdo de cada uma dessas abordagens e a melhor hora do dia para realizar os disparos.

Leia também: Pesquisa de satisfação por WhatsApp: por que você deveria considerar essa opção em sua empresa?

9 – Estruture um planejamento disparo de mensagens

Considerando que seus contatos percorrerão estágios diversos no funil de vendas, é imperativo adotar uma abordagem personalizada.

Para alcançar esse objetivo, desenvolva um cronograma estratégico para o disparo de mensagens, reconhecendo os diferentes níveis de maturidade dos leads.

O planejamento deve ser meticulosamente elaborado. Identifique os momentos ideais para interagir com cada grupo de leads, levando em conta fatores como comportamento on-line, histórico de engajamento e ações anteriores.

Defina intervalos precisos entre as interações, garantindo que o engajamento seja contínuo sem ser intrusivo.

Esse cronograma estratégico não apenas personaliza a comunicação com os leads, mas também maximiza a eficácia das mensagens.

Ao alinhar os contatos com a etapa específica em que se situam no funil de vendas, a empresa evidencia uma compreensão aprofundada do que o cliente precisa e suas expectativas, aumentando as chances de conversões bem-sucedidas.

O planejamento estratégico para o disparo de mensagens não é apenas uma prática de comunicação, mas sim uma ferramenta refinada para nutrir leads de maneira eficiente e direcionada ao longo de sua jornada de compra.

10 – Use mensagens de áudio breves e em momentos estratégicos

A inclusão de mensagens de áudio no WhatsApp é uma ferramenta valiosa, especialmente quando falamos sobre estratégias de vendas.

Contudo, é crucial aplicar esse recurso de forma criteriosa, reservando-o para momentos em que já se tenha firmado uma relação de confiança com os clientes e se confirmou que estão confortáveis com esse tipo de interação.

É essencial adotar a brevidade como princípio fundamental. Enviar áudios longos pode sobrecarregar seus leads e clientes, resultando em uma experiência menos eficaz.

Ao contrário, opte por mensagens de áudio concisas, transmitindo informações cruciais de maneira clara e objetiva.

Essa abordagem respeita o tempo e a atenção dos destinatários e maximiza a eficácia do conteúdo transmitido.

Ao usar mensagens de áudio de forma breve e estratégica, a empresa demonstra consideração pelo tempo dos clientes, reforçando a comunicação eficiente e impactante.

A prática não só fortalece o elo com os clientes, mas também contribui para uma abordagem de vendas mais personalizada e adaptada às preferências de cada destinatário.

11 – Facilite transações com o WhatsApp Pay

O WhatsApp se sobressai como uma plataforma de comunicação instantânea que também oferece praticidade nas transações financeiras — característica especialmente valiosa para quem usa a ferramenta para vendas.

O WhatsApp Pay, uma funcionalidade integrada, possibilita tanto o recebimento quanto o envio de pagamentos, ampliando as opções de transação para os usuários.

O recurso viabiliza que os usuários realizem pagamentos com versatilidade, tanto por meio de cartões de crédito quanto de débito. Para os usuários do WhatsApp Business, a vantagem é a ausência de limites para transações, proporcionando flexibilidade e adaptabilidade às diversas necessidades comerciais.

A funcionalidade descomplica o processo de pagamento e reforça a relação entre vendedor e cliente. Ao incorporar o WhatsApp Pay nas transações, a empresa agiliza o ciclo de vendas, o que consolida a plataforma como uma ferramenta abrangente e eficiente para o comércio.

12 – Analise e refine sua estratégia com métricas

A capacidade de acompanhar o desempenho da estratégia é um dos benefícios marcantes ao implementar o WhatsApp Business como ferramenta de vendas.

Essa funcionalidade não apenas concede insights valiosos, mas também possibilita promover refinamentos contínuos para alcançar resultados mais eficazes.

As métricas disponíveis no WhatsApp Business oferecem uma perspectiva ampla da interação com o cliente. Não se limitando a quantificar mensagens enviadas e lidas, os indicadores permitem uma análise mais profunda, como a correlação entre a quantidade de mensagens enviadas e o volume de conversões efetuadas.

A análise detalhada facilita a identificação de padrões de comportamento por parte do cliente. Dessa maneira, otimiza-se a abordagem de comunicação e ajusta-se a estratégia conforme necessário. 

Além disso, a capacidade de avaliar a performance em relação às conversões permite uma compreensão direta do impacto das interações no resultado final.

Ao utilizar essas métricas de maneira proativa, a empresa pode tomar decisões informadas, otimizar a efetividade de suas mensagens e, em última análise, alavancar o sucesso das iniciativas de captação de clientes no WhatsApp.

13 – Integre o WhatsApp a uma plataforma de CRM

Por fim, encerrando as nossas dicas de como divulgar um produto no WhatsApp e atrair clientes, procure integrar a sua conta comercial no aplicativo a um sistema de Customer Relationship Management – CRM.

Esse tipo de plataforma especializada em relacionamento com cliente pode te ajudar a ter mais controle sobre o fluxo de trabalho e sobre a evolução das suas oportunidades no funil de vendas.

Além de monitorar o desempenho, elevar a estratégia de vendas no WhatsApp Business envolve uma abordagem integrada, destacando a importância da conexão com uma plataforma de CRM.

Investir nessa integração é mais do que uma prática; é uma estratégia inteligente para aprimorar a gestão de contatos (tornando-a mais organizada), impulsionar as oportunidades no funil de vendas e acompanhar mais precisamente a progressão das oportunidades.

Essa sinergia permite que a empresa acesse informações detalhadas sobre cada potencial cliente, possibilitando personalizações mais refinadas nas interações.

Ainda, a facilidade de acesso a dados específicos de cada cliente oferece uma compreensão mais aprofundada das necessidades específicas de cada indivíduo, viabilizando uma abordagem precisa e personalizada.

Isso, por sua vez, potencializa as oportunidades de transformar leads em vendas efetivas, o que fortalece a eficácia da estratégia de vendas.

Além dos benefícios de organização e acompanhamento, a integração com o CRM dá acesso a uma perspectiva abrangente do ciclo de vida do cliente. Dessa maneira, você não apenas otimiza o processo de vendas, mas também alimenta dados de extremo valor para direcionar estratégias futuras.

Essa característica favorece o estabelecimento de um ciclo de vendas mais inteligente, adaptável e orientado por insights precisos.

Bom, agora que você já sabe como atrair clientes pelo WhatsApp, que tal criar uma estratégia poderosa para esse canal? Utilize o WhatsApp como aliado do seu negócio e conquiste mais clientes.

A Zendesk, por exemplo, pode te ajudar nessa tarefa. A nossa ferramenta de CRM completa é perfeita para tornar a experiência de seus clientes incrível.

Ela permite rastrear e-mails, compartilhar informações entre plataformas sem interromper a conversa com o cliente, faz automação de e-mails, conta com excelentes relatórios de atividades e tudo isso funcionando em seu celular.

Implemente os conhecimentos adquiridos neste conteúdo e alavanque as vendas do seu empreendimento com uma eficaz utilização do WhatsApp.

Veja como integrar o Zendesk com WhatsApp, neste vídeo:

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