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Como aumentar a produtividade da equipe de vendas? Confira 10 dicas!
Por Zendesk
Última atualização em 19 setembro 2023
Muitos gestores se perguntam como aumentar a produtividade da equipe de vendas para elevar a receita e lucratividade da empresa.
Por sinal, em virtude do avanço tecnológico que temos na era da informação, a gestão de equipes de vendas se tornou uma peça fundamental para melhorar a produtividade do time.
A motivação da força de vendas ajuda os colaboradores a buscar resultados cada vez melhores. Isso sem se descuidar do bem-estar que é vital para a saúde mental e melhoria contínua da produtividade.
E por que é importante se preocupar com isso? Segundo o levantamento “Panorama de Vendas”, 71% das companhias brasileiras não bateram as metas do setor em 2022.
Nesse contexto, se a sua empresa está em uma situação parecida e busca ações para alavancar os resultados, não deixe de conferir nossas 10 dicas de como aumentar a produtividade da equipe de vendas.
Mas, antes, que tal compreender melhor por que é tão importante investir na produtividade em vendas?
Por que investir na produtividade em vendas?
A produtividade em vendas é essencial para o crescimento sustentável de uma empresa. Trata-se de uma necessidade estratégica para garantir a vantagem competitiva no mercado, enquanto proporciona uma experiência positiva aos clientes e colaboradores.
Ao melhorar a produtividade, a companhia reduz desperdícios e custos operacionais, otimiza processos e recursos e, ainda, direciona esforços de forma mais eficiente.
Além disso, ao investir na produtividade em vendas, a equipe ganha a liberdade para explorar possibilidades. Com menos tarefas repetitivas, os vendedores têm espaço para se dedicar ao atendimento, desenvolvimento de novos produtos e exploração de novos mercados.
Compreendeu a importância do assunto? Então, descubra a seguir como aumentar a produtividade da equipe de vendas!
Afinal, como aumentar a produtividade da equipe de vendas?
Para aumentar a produtividade da sua equipe de vendas, existem alguns fatores que você não pode deixar de lado, como:
- o planejamento estratégico: permite um direcionamento mais assertivo para as metas estabelecidas;
- a comunicação clara: evita falhas na comunicação e falsas expectativas, além de garantir um ambiente de troca de experiências entre os colaboradores;
- os treinamentos: são essenciais para atualizar a equipe de novas tendências e manter a produtividade do time coesa;
- os incentivos para a motivação dos vendedores: programas estratégicos são capazes de manter a motivação da equipe alta e reconhecê-la pelos esforços;
- as inovações tecnológicas: agilizam as tarefas repetitivas e burocráticas e liberam a equipe para desenvolver atividades mais criativas e de maior valor.
A partir desses pontos, desenvolvemos 10 técnicas que sua empresa deve começar a implementar se quiser aumentar a produtividade nas vendas. Conheça todas a seguir!
10 técnicas para aumentar a produtividade da sua equipe
Para sair deste artigo com todas as informações e ferramentas sobre como aumentar a produtividade da equipe de vendas, venha conhecer 10 técnicas efetivas.
1 – Defina metas e objetivos de vendas
Uma das melhores formas para elevar a produtividade da equipe de vendas é por meio do alinhamento dos objetivos. Ou seja, ajustar os objetivos dos colaboradores com os da empresa.
Essa é uma excelente maneira de aumentar a motivação do time e pode ser feita pelo acompanhamento pessoal com o vendedor. O interessante é que a liderança marque uma reunião individual com cada um.
Durante a reunião, a ideia é selecionar o objetivo e, então, definir um passo a passo para alcançá-lo, de modo que o vendedor possa bater suas metas e receber um bônus de gratificação, por exemplo.
Essa é uma forma de mostrar ao vendedor que seus esforços não favorecem apenas a empresa, mas também ajudam a realizar os próprios sonhos.
2 – Desenvolva um plano de vendas
O plano de vendas é um documento que orienta os esforços do time. Isto é, ele utiliza as metas e os objetivos que foram estabelecidos anteriormente e organiza-os em um documento, estipulando um período para sua realização.
Dentre essas metas, temos:
- alavancar as vendas;
- aumentar a produtividade da equipe;
- atingir novos públicos;
- entre outros.
Em paralelo, o plano serve para que o vendedor saiba lidar com as situações que surgirão em decorrência dos objetivos traçados.
Por exemplo, com o plano, fica mais fácil descobrir como conduzir ligações de vendas eficazes para cada tipo de cliente, baseado em suas reais necessidades.
3 – Compartilhe informações para manter o time realizado
Outra técnica para aumentar a produtividade é compartilhar o máximo de informações possíveis dentro da empresa, procurando assim motivar os colaboradores.
Ao dividir notícias, conquistas e objetivos, o time se sentirá uma peça importante dentro desse tabuleiro, sendo que cada membro passa a entender bem seu papel dentro da companhia.
Assim, todos compreendem porque o trabalho desempenhado é crucial para o sucesso da organização, tornando-se verdadeiros embaixadores dos objetivos da empresa.
4 – Identifique e qualifique leads
Mais uma técnica importante para se aprofundar ao aprender como aumentar a produtividade da equipe de vendas é saber fazer a identificação e qualificação de leads.
Essa técnica consiste em reconhecer quem são os clientes em potencial que entraram em contato de alguma forma com a empresa (seja pessoalmente ou de forma digital) e classificá-los de acordo com o grau de disposição e prontidão para comprar.
Com essa prática, o time de vendas otimiza o tempo ao focar nas oportunidades certas, o que melhora sua produtividade.
Para fazer essa qualificação, atente-se nos seguintes critérios:
- grau de interesse;
- perfil do possível cliente;
- potencial financeiro;
- timing.
Saiba mais em:
5 – Invista constantemente em treinamentos para o aumento de vendas
Quando uma equipe é bem treinada, ela se torna mais produtiva. Logo, investir em treinamentos constantes é uma maneira de capacitar o time e aumentar as vendas da empresa.
Para isso, é preciso escolher o treinamento de vendas adequado, considerando a análise de competências. Vale destacar que não podemos focar somente no desenvolvimento de hard skills, pois é vital treinar as soft skills ligadas à inteligência emocional. Isso tem um grande impacto nos resultados.
Leia também:
- 4 tipos de negociação e 5 estratégias para conversão;
- O que é marketing B2B e como montar uma estratégia vencedora?
6 – Garanta a transparência na comunicação
A gestão de equipe de vendas deve ser feita de forma muito transparente. Nesse sentido, é preciso que um colaborador saiba no que o outro membro do seu time está trabalhando.
A falha na comunicação é um dos principais fatores responsáveis pelo retrabalho, resultando em perdas de horas e, consequentemente, recursos para a empresa.
Cabe ao gestor buscar soluções com o intuito de melhorar a troca de informações entre a equipe, inclusive por intermédio de reuniões frequentes e objetivas nas quais todos tenham vez para falar.
Adicionalmente, uma plataforma de comunicação que seja clara e acessível ajuda os colaboradores a entender o processo como um todo e visualizar sua parte dentro dele.
7 – Crie um programa de recompensa com base nas conquistas
Outra técnica primordial para aumentar a produtividade da equipe de vendas é a criação de um programa de recompensas.
Quando há uma estratégia de remuneração variável, isso favorece a motivação do time de vendas. Afinal, é uma forma dos vendedores se sentirem reconhecidos pelos seus esforços.
Nesse sistema, outros elementos da performance do vendedor são avaliados, sendo que você pode escolher quais são os mais interessantes para as metas do negócio, como:
- número de visitas;
- novos clientes conquistados;
- número de propostas enviadas.
Essa é uma maneira de aumentar a produtividade, visto que os vendedores focam em ações concretas que levam à padronização do processo de vendas, tornando-o mais eficiente.
8 – Use e abuse da tecnologia
Uma das melhores soluções para turbinar a produtividade da equipe de vendas é usar e abusar da tecnologia.
O uso da inteligência artificial (IA) com assistentes virtuais está se tornando mais sofisticado, o que otimiza o tempo da equipe e garante que os vendedores possam focar no que realmente importa.
A propósito, segundo a pesquisa CX Trends 2023 da Zendesk, 74% dos entrevistados acreditam que a IA deve melhorar a eficiência do atendimento ao cliente.
Só para exemplificar, um software de CRM online com aplicativo para vendedores no celular ajuda a aumentar a produtividade, pois fornece informações que ele precisa na hora e no local em que estiver.
Se você quiser saber mais sobre esses recursos, não deixe de conferir esse vídeo:
9 – Procure gerenciar o tempo da equipe
Há quem diga que a disciplina é mais importante do que a motivação. O que isso quer dizer? Que o gerenciamento de tempo é o segredo para não sobrecarregar o time, já que o excesso de tarefas acarreta atrasos com certa frequência.
Isso pode causar estresse, desmotivando os colaboradores. Mas, quando bem gerido, o tempo se torna um aliado (e não um vilão na vida dos funcionários), de maneira coletiva e individual.
10 – Faça a integração de ferramentas online
Por fim, para fechar com chave de ouro nossa lista de como aumentar a produtividade da equipe de vendas, é primordial integrar as ferramentas online.
É possível fazer isso por meio de APIs de integração, protocolos da internet que possibilitam que duas aplicações diferentes troquem informações entre si.
Com APIs, você integra as ferramentas de gestão de vendas que usa na organização, automatizando tarefas repetitivas, de modo que sua equipe de vendas possa focar naquilo que realmente importa.
Nesse caso, eles têm mais tempo para se dedicar às tarefas estratégicas e não operacionais, ampliando sua atuação dentro do mercado.
Vale destacar que o gestor precisa acompanhar os indicadores de performance dos vendedores em tempo real, no painel eletrônico visível para a empresa.
Assim, fica mais fácil saber qual é a posição de cada vendedor em relação aos demais e, claro, o que pode ser feito para melhorar o desempenho.
Principais ferramentas e softwares para vendas
As ferramentas e os softwares para vendas são aliados indispensáveis para suporte e aumento de produtividade da equipe de vendas.
Com eles, pode-se agilizar as tarefas repetitivas e burocráticas do dia a dia, permitindo que os colaboradores foquem em atividades mais estratégicas, criativas e de relacionamento com os clientes.
A seguir, elencamos as principais que você deve conhecer!
- Automação de marketing: ferramenta que automatiza o envio de e-mails e o agendamento de postagens em redes sociais e blogs, além de gerar dados sobre a audiência.
- Geração de leads: solução utilizada para encontrar e atrair leads potenciais para o funil de vendas.
- Análise de dados: ferramenta de coleta e análise de dados sobre vendas, leads, desempenho das equipes e outras métricas relevantes.
- CRM (Customer Relationship Management): solução que une tudo o que as anteriores fazem e muito mais. É ideal para gerenciar o relacionamento com os clientes, acompanhar interações e negociações e, ainda, gerar informações valiosas.
Agora que você já sabe como aumentar a produtividade da equipe de vendas, aproveite e conheça o software da Zendesk. Com nosso moderno CRM, você pode maximizar a produtividade, manter a visibilidade do pipeline e aumentar a receita.
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