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Como aumentar as vendas pelo whatsapp? 5 ideias que funcionam. Confira!
Por Zendesk
Última atualização em 11 Agosto 2023
Se você chegou até aqui, provavelmente, está querendo aprender como aumentar as vendas pelo whatsapp, não é mesmo? O lado positivo é que esse processo não é mais encarado como um grande desafio para as empresas. Isso porque, existem diversas ferramentas e ações que podem ser implementados por qualquer negócio, seja de pequeno, médio ou grande porte.
E os números mostram o quanto a sua empresa precisa se adaptar às necessidades do aplicativo de mensagens. Isso porque, de acordo com o relatório
CX TRENDS 2022, 98% dos clientes afirmam que gastarão mais com empresas que oferecem sua opção preferida de atendimento ao cliente (ex: chat).
Portanto, continue lendo este artigo e aprenda como vender por whatsapp de uma vez por todas. Confira!
Por que vender por whatsapp?
De acordo com informações divulgadas pelo Opinion Box, 76% dos entrevistados destacaram que se comunicam com as marcas por meio do aplicativo de mensagens e 52% adquiriram produtos e serviços pelo whatsapp. Nesse contexto, apenas 6% não classificam a comunicação entre organizações e clientes adequada.
Isso prova que os consumidores estão mais presentes no aplicativo de mensagens. Por isso, a sua marca precisa aprender o quanto antes como aumentar as vendas pelo whatsapp. Caso contrário, perderá um diferencial competitivo no mercado.
Como aumentar as vendas pelo whatsapp?
A partir de agora, você aprenderá como vender por whatsapp com o auxílio de mensagens automáticas, recurso de múltiplos usuários, robô para whatsapp, entre outras questões. Acompanhe!
1- Use as mensagens automáticas
Trata-se de uma mensagem pré-escrita que é encaminhada ao consumidor e leads quando eles entram em contato com a sua empresa por meio do whatsapp.
O mais interessante é que o conteúdo pode ser personalizado de acordo com uma determinada situação: saudação, comunicado de ausência, abordagem comercial, lembretes, entre outros.
As respostas automáticas é um recurso de atendimento automatizado por mensagens que ajuda a aperfeiçoar a experiência do consumidor.
Funciona assim: com as mensagens instantâneas no aplicativo de mensagem, você pode comunicar ao usuário que ele será atendido em poucos minutos ou quando a sua equipe estará disponível novamente, caso seja acionada fora do horário comercial.
Uma mensagem automática pode agilizar o processo de compras e a qualificação de leads, uma vez que não é necessário ter um profissional online o tempo todo aguardando um recado do cliente. Ela ainda traz outros benefícios para a sua equipe.
- Otimizar o tempo e a produtividade da equipe;
- Reduzir processos manuais e repetitivos;
- Aumentar a satisfação do atendimento ao cliente;
- Diminuir a fila de espera para falar com um atendente;
- Melhorar o desempenho dos profissionais;
- Oferecer atendimento 24 horas nos 7 dias da semana.
A mensagem automática também influencia positivamente no tempo de resposta ao cliente. Ele é uma métrica que calcula os minutos ou horas em que uma marca demorou para responder às solicitações dos consumidores.
Segundo o Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente 2021, 65% dos entrevistados pretendem adquirir produtos e serviços de uma companhia que ofereça um atendimento online com agilidade. Já 75% disseram que desejam gastar mais com empresas que oferecem uma experiência de qualidade durante os processos de vendas.
Esses dados mostram o quanto as respostas automáticas não podem ser ignoradas pela sua empresa. Caso contrário, perderá o diferencial competitivo no mercado, satisfação do consumidor e até bons lucros.
2- Foque em qualidade, não em quantidade
Engana-se quem pensa que o foco do atendimento em uma empresa deve ser a quantidade de clientes atendidos. Pelo contrário, o mais importante é trabalhar a qualidade da comunicação com os consumidores, conforme explica Adrian Mcdermott, diretor de tecnologia da Zendesk.
“Quando se trata de interações humanas, a qualidade, não a quantidade, é o que mais importa. As interações de um atendimento ao cliente de qualidade são essenciais e são o principal fator que afeta um relacionamento com o cliente, não importa quantos tickets você processa em um dia específico.”, explica o diretor no relatório CX TRENDS 2022.
Uma dica interessante para melhorar a experiência do cliente no aplicativo de mensagem é solicitar feedbacks aos usuários. Eles são as melhores fontes de informação para dizer o que é destaque no setor de comunicação do seu negócio e o que precisa ser aperfeiçoado.
Existem três tipos de pesquisa de satisfação por WhatsApp que podem ser aplicadas em sua empresa.
- CSAT (Customer Satisfaction Score): calcula a satisfação do consumidor em determinada situação por meio de uma escala linear. Basta perguntar ao usuário: “Como você avalia a sua experiência com a nossa marca?”. A escala pode ser feita por meio de números (de 1 a 5 ou 1 a 10) ou palavras (Insatisfeito; Indiferente; Satisfeito; Muito Satisfeito);
- CES (Customer Effort Score): a proposta dessa metodologia é descobrir como foi a experiência do cliente ao solicitar uma demanda para uma empresa. Isto é: ao considerar o último contato que o usuário teve com a marca, ele teve facilidade para solucionar aquele determinado problema? Esse é um indicador essencial para compreender como o consumidor analisa a facilidade da sua página, SAC e outros canais de atendimento;
- NPS: o objetivo é interpretar a satisfação do consumidor e a experiência do usuário conforme o critério de recomendação. Isto é: o quanto o cliente recomendaria a sua empresa para amigos ou familiares.
Vale a pena conhecer as características de cada tipo de pesquisa de satisfação para descobrir qual é o método mais indicado para a sua empresa.
Leia mais em:
- 5 frases para atrair clientes no Whatsapp: conheça técnicas de abordagem e persuasão em vendas para lidar com seus consumidores
- Como usar o suporte via WhatsApp Business na sua empresa
- Assistente virtual inteligente: o que é como usá-lo nos negócios
3- Invista no recurso de múltiplos usuários
Na nossa lista de dicas para aprender como aumentar as vendas pelo Whatsapp, não podemos ignorar o uso da funcionalidade múltiplos usuários. Ela permite que uma mesma conta empresarial seja atendida por até quatro aparelhos simultaneamente, garantindo mais agilidade e assertividade no atendimento.
4- Experimente o robô para whatsapp
A próxima sugestão da nossa lista é um sistema ou programa de computação que foi construído utilizando algoritmos complexos de inteligência artificial ou aprendizagem automática. Ele simula conversas e responde às solicitações dos usuários como se fosse um atendente interagindo com o consumidor.
Por isso, se o seu usuário está em busca de um atendimento ágil e inteligente, um robô para Whatsapp pode ser uma ótima alternativa.
Com essa funcionalidade, é possível administrar os gargalos dos seus clientes e responder os questionamentos imediatamente. Esse processo traz diversos benefícios para a sua empresa, como: economia de tempo, fortalecer e aprofundar o relacionamento do consumidor junto a sua companhia.
5- Use a tecnologia ao seu favor
No mercado, você pode contar com o auxílio de várias ferramentas para aprender como aumentar a vendas pelo whatsapp. Uma das mais importantes é o Service. Ele é uma solução de atendimento ao cliente completa e fácil de usar que acompanha o crescimento da sua empresa.
A tecnologia fornece suporte em qualquer canal. Assim, os clientes sempre podem entrar em contato com você. A conversa permanece ativa, seja qual for o canal de interação (mensagens, chat em tempo real, redes sociais, e-mail ou voz).
Outro ponto positivo é que a sua empresa pode dar um toque pessoal mesmo em grande escala. Isso só é possível graças a automação e bots viabilizados por IA que obtêm o contexto necessário dos clientes. Assim, eles nunca precisam repetir informações, garantindo mais assertividade no atendimento.
Agora que você já sabe como aumentar as vendas pelo Whatsapp, chegou a hora de revolucionar o processo comercial da sua empresa. Conheça o Service e surpreenda-se com todos os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.